MENU

Tuesday, 30 de May de 2006 - 22:58Automobilismo brasileiro

Linda e dourada história

SÃO PAULO (“Toss me a cigarette, I think there’s one in my raincoat”/”We smoked the last one an hour ago”/So I looked at the scenery, she read her magazine/And the moon rose over an open field) – Na caça a fotos de Zé do Caixão correndo, o blogueiro Petrus Portilho esbarrou num site que eu desconhecia, e que será uma fonte de alegria para a turma daqui.

É a página do filho de Expedito Marazzi, o histórico Marazzi que ensinou tanta gente a pilotar, e tantas outras a viver.

No link acima, você vai cair direto numa história deliciosa, de 1970, que merece entrar em qualquer livro que alguém pretender escrever sobre automobilismo brasileiro.

História singela e belíssima, dourada como esse Lorena aí embaixo. Leiam. E viajem no site do Marazzi. É um colírio. Além do quê, com textos muito bem escritos.

.

15 comentários

  1. joaquim says:

    Jonni´O, você viu bem: o carro de capota cortada ERA um dos dois únicos Elgar Gt 104, projetado pelo Enio Lourenço Garcia (daí o ELGAR) e construidos pelo Waldir Lomazzi em Brasilia. O criminoso que cometeu esse bárbaro crime, deveria ser apedrejado em praça pública. Uma pena. sds.

  2. P.S. de Castro says:

    Achei muito bom voce Gomes mostrar para a rapaziada de hoje nossos ídolos.Fui, com muito orgulho, aluno do PROFESSOR ou VELHO MARAZZI como era gentilmente e carinhosamente chamado pelos alunos. Era gente finíssima. Lembro-me que uma de suas aulas, quando fiz o curso, não me lembro a razão foi em um sabado a tarde. Como sempre, depois das aulas, ficamos conversando em um dos boxes do autodromo. Lá pelas tantas, já estava escuro e velho professor resolveu nos mostrar como seria participar de uma corrida noturna. Entramos, todos os alunos que alí estavam, no carro do professor, acotovalando-nos no banco trazeiro e dianteiro. O velho Mazza saiu do box, fez a curva dois e entrou no retão de pé embaixo. Então falou: Para dar mais sensação vamos vazer o circuito com farol e luzes apagadas. Dito isso apagou todas as luzes e continuou de pé embaixo. Fez o circuito todo assim. O duro foi descer do carro quando ele parou.
    ETA TEMPO BOM!!!!!!

  3. ricardo bifulco says:

    Oi amigos

    Se nao me engano, nesta mesma arrancada na Marginal Pinheiros, o Camillo cravou com a carretera 18 o melhor tempo entre todos os participantes e o recorde ficou registrado.

    Bons tempos!!!!

  4. Engate é para imbeci says:

    A média foi bem alta ,em torno de 175 km/h. Devia estar bem envenenado!

  5. valmir chicarolli says:

    Se eu não me engano este carro tem gaiola de cano de água e tava com problemas de superaquecimento, resolvido com um picolé (acho que de limão). Essa corrida, se eu estiver certo, foi realizada na Marginal Pinheiros.

  6. Maurício Carvalho says:

    Bacana d + !
    Graças a Deus eu visito blig todos os dias, e a cada dia que passa, descubro e reparto com outros amigos, muita coisa bacana que vejo por aqui. Parabéns ao dono do #96 e a todos que contribuem para o sucesso desse blig.
    Grande abraço a todos!

  7. Askjao says:

    Legal a história… Com certeza estou aprendendo muito por aqui… valeu a todos!

  8. Salvador Costa says:

    Caro Andre

    O que o Flavio escreve entre parenteses (ele nao gosta de aspas…), depois do titulo dos posts e em inglês, são frases de letras de músicas da boa decada de 70 (muito apropriadas aos assuntos dos posts). Essas a que voce se refere são de America by Simon & Garfunkel. Ja teve ate Beatles (nao aquelas manjadas, mas as inesquecives Golden Slumbers, The End). Vale a pena conferir pra quem veio ao mundo depois dessa epoca do LP e do santo antonio de cano de PVC…

  9. NORONHA says:

    Belissíma história, parecia até a coluna do Brandão, demais….

  10. Jonny'O says:

    Tava me esquecendo!Na pagina do filho de Expedito Marazzi,os outros 2 prototipos eram o que?
    Um o laranjão numero 2 parece uma copia mais ou menos do Alfa 33 de 67,e aquele outro parece um Elgar sem capota?
    Por favor antigos blogueiros ,ajudenos?

  11. Jonny'O says:

    Que tempos em?O Marazzi era demais,na decada de 80 ficava esperando meu pai chegar de viagem ,ele sempre trazia a revista Motor3 ,eu ficava ancioso pra ver o que o Marazzi iria testar.Torcia pra que fosse um Formula qualquer,era o que me interessava.Nunca vou esquecer quando ele testou um Heve de F2-Brasil,todo vermelho do Alvaro Buzait ,ele passava como ninguem as reações e caracteristicas desses carros de competição.Temos depois ele voltou a testar os F2 ,do Ronaldo Ely um Mufatão,e novamente um Heve do Buzait (azul e branco Pull ,lindo).
    Nunca vou esquecer o Marazzi.

  12. pedro says:

    O cara acabou com uma lorena a a transformou nesta coisa horrível e vocês acham legal. Tenha paciência.

    Pedro

  13. andre says:

    Erro de portugues devido a pressa.

    E engracado nao engrassado.

  14. andre says:

    historia muito legal , retrata um pouco aquela epoca que tinha muito mais romantismo do que hoje.
    Lendo este caso do carro dourado com alguns remendos, lembrei daquela historia comica do roberto brandao sobre o carro de gesso, muito engrassado.
    Gostei de ter conhecido sobre a historia do marazzi, que pelo que entendi, foi um dos grandes pioneiros , nao conhecidos e por isso nao reconhecidos pelo publico em geral.
    Resumindo; este site realmente e muito bom , otima fonte de informacao para todos e principalmente para os leigos sobre historia do automobilismo brasileiro, como eu.

    Sobre o que escreveu em ingles:

    O que quis dizer?

    jogue-me (passe-me um cigarro, Eu acho que tem um na minha capa de chuva/ Eu fumei o ultimo uma hora atras / Entao eu olhei a cena , Ele leu sua revista/ E a lua levantou sobre um campo aberto.

    e no post abaixo: Rindo no onibus, brincando com caretas (face)/ Ela disse que o homen de terno gabardine era um espiao/ Eu disse Cuidado (Seja cuidadosa) a bowtie dele e na verdade uma camera.
    Eu levei 4 dias para fazer longa caminhada (percurso) de saginaw/ E teria vindo para olhar para(procurar) descobrir? america.
    Sao trechos de alguma historia?Passagens antigas?

  15. Lawrence says:

    Só a internet para propiciar esses momentos…

    Show de bola!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *