McLaren, 40

SÃO PAULO (velinhas para eles, uai) – A McLaren festeja neste fim de semana seus 40 anos, considerando o marco zero seu GP de estréia, em Mônaco, no dia 22 de maio de 1966. O piloto era Bruce McLaren, fundador do time, que hoje pertence à Mercedes-Benz e a Ron Dennis.

O primeiro carro era esse branquinho com faixas verdes aí embaixo, que aparece bastante em “Grand Prix”.

No site da McLaren tem mais informações sobre esse carro, o M2B. Material legal.

Como legal foi o e-mail que a equipe me mandou, com 40 fatos relevantes sobre esses 40 anos. Em meio aos números de sempre (602 GPs, 148 vitórias, 11 títulos de pilotos, 8 de construtores, 3 vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, 5 em Le Mans, 40 dobradinhas, 122 poles, 126 melhores voltas, etc, etc e etc), o que achei mais interessante foi: “387 pódios, o que equivale a 1.161 litros de champanhe”.

Outro legal: na primeira corrida, eram Bruce e mais quatro. Em Mônaco, neste fim de semana, o staff do time chega a 137 pessoas.

Essa F-1 é uma mãe, gera emprego pacas.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marina Kovac
Marina Kovac
15 anos atrás

Como faço pra conseguir comprar a camiseta da McLaren de 40 anos???

carretera
carretera
17 anos atrás

O Mk 1 é um grupo 7 que aparece num filme do Elvis, é um carro que tem o estepe sobre as pernas do piloto por baixo do parabrisa, o Bruce faleceu testando o Mk 8 D, no dia 2 de junho de 1970 (a curva fico devendo) em Goodwood.

carretera
carretera
17 anos atrás

Se é Mk 2 deve ser o segundo McLaren. Joaquim, F1 com motor de Maverick é demais.

FerAva
FerAva
17 anos atrás

Po, pessoal, ‘brigado…na verdade vcs eh que sao meus idolos. O FG me deu a inspiracao e ainda um belo apoio para comecar o meu blog, quando conversei com ele antes…e vcs matuzas, leitores, catedraticos, never cease to amaze me…Em tempo: o meca de 66 hoje eh um dos engenheiros de sistema do Raikkonen, e tem cerca de 140 colegas de trabalho…Valeu de novo, e boa sorte para o FGomes na corrida…

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

No livro F1 moderna essa temporada de 66 e contada detalhadamente , demais.
Foi um ano em que os construtores estavam a pé em relação a motores , que vinham das mais diversificadas fontes(Maserati v12 de 1958, este Ford indy da maclaren, o Repco v8 com 2 valvulas por cilindro) mas o mais incrivel foi o BRM H16 ,sem duvida.
Agora pergunto, o que teria sido da F1 ,se o Ford não tivesse entrado em 67?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Que história é essa de um mecanico há 40 anos na Mclaren?
Tremendo mérito e grandes conquistas… Talvez a principal delas seja suportar aquela simpatia do Ron Dennis, o homem-sorriso da F1.
Quem é, ou será o próprio Ron Dennis, que foi mecanico no passado e hoje é o primeiro da fila para o lugar de Deus?

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Em LeMans a McLaren ganhou antes de correr com o McLaren F1 GTR??? Deve ter ganhado pois o F1 não ganhou 5 vezes. Não lembro de outro carro da McLaren em LeMans…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

É o blog do grande Fernando Avallone, leitura obrigatória para todos nós!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Paulo, vc está certo, eu ando sempre muito bem acompanhado, graças a Deus. Recomendo a todos a dar uma passadinha por lá, vale a pena:
copabrasil.blogspot.com

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Fg, vc esqueceu de citar o mecanico que estava lá em 66 e que vai estar lá de novo domingo, trabalha na equipe até hoje!!
O Joaqui está bem inormado, deve ter lido o blog do Fernando, lá tem muito mais informação e fotos maiores.
Até…

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Bruce Mclaren já havia vencido em Mônaco em 62, pilotando um Cooper-Climax. Apareceu em 66 com o M2B equipado com um motor Ford Indy V-8 de 4.2 litros, reduzido para 3 litros, conforme pedia o regulamento daquele ano. Porém logo descobriram que o carro não rendia mais que 300 hp, além de ser terrivelmente pesado e a faixa de torque completamente inadequada para o circuito de Monaco, uma vez que o motor fora desenhado para andar de pé embaixo em Indianápolis. Largou em 10o. lugar e em poucas voltas já estava em sexto, quando abandonou na 9a. volta por estouro do radiador de óleo.
Respondendo ao Vitão: morreu testanto um Mclaren Grupo 7 Can-Am, na pista de Goodwood, ano acho que 1970. Curva, você aí está pedindo demais, não Vitão? Abs.

Ana
Ana
17 anos atrás

Concordo com o Bruno e com o Milton! Fiquei curiosa pra saber quais são os 40 fatos. E por favor, não me peça pra acessar o site da McLaren porque meu inglês é péssimo.
B-jim

Vitão
Vitão
17 anos atrás

E já que estamos no clima, quantas vitórias, dobradinhas e títulos a McLaren tem em CAN-AM ? Qual o carro em que o Bruce morreu? Em qual pista? qual curva? onde ele bateu o carro?

Vitão
Vitão
17 anos atrás

FG, que mau humor ! só comentei a possibilidade do grande timoneiro se interessar pelo potencial de pleno emprego da F-1 (depois de ajudar a assassinar o autodromo de jacarepagua) e criar um equipe movida a gás, sob o patrocínio do grande amigo Evo . O Trajano te mandou narrar torneio de dominó, é? Fui !

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Vitão, que tal se limitar a comentar os assuntos postados? Além do mais, certos comentários seus são incompreensíveis.

vitão
vitão
17 anos atrás

se o nove dedos desobre o potencial de geração de emprego loguinho a gente ia ter a equipe PT movida a gás. Pena que a chave de igniçào ia ficar na mão do Imorales.

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

Concordo com o Bruno. Fiquei curioso para saber os 40 fatos relevantes.

bruno mantovani
bruno mantovani
17 anos atrás

ops, fatos, não fotos…

bruno mantovani
bruno mantovani
17 anos atrás

Flávio, disponibiliza essas 40 fotos da mclaren pra gente tbm! hehe

abs