Pau puro

SÃO PAULO (The Ring) – Para quem achou a corrida de domingo chata, e não se conforma com a versão pós-moderna de Nürburgring, seguem dois vídeos que me foram enviados tempos atrás — e me perdoem os blogueiros, mas foram vários, só guardei os do Umberto (eram os mesmos que outros mandaram).

Neste aqui, Hans-Joachin Stuck esmerilha com uma BMW M3 pelos mais de 20 km da pista antiga. Dura mais de oito minutos, mas vale a pena.

Se quiser comparar a pilotagem e a velocidade com outro carro, um Radical SR8 (que cazzo é isso?) faz o mesmo pelo velho Nordschleife. A volta do Stuck, notem, começa na pista nova.

Neste outro site, mais sobre Nürburgring. Bom proveito.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Everson de Abre
José Everson de Abre
17 anos atrás

O carro da dupla Stuck-Piquet, tinha um desenho do Nordschleiffe e fazia campanha para a preservação do circuito. A corrida foi realizada na pista de 22 Km. Quem fuçar na Net vai achar fotos de Fords Capri, BMWs M1, dentre outros, andando pela floresta de Nurburg. O GPtotal também tem um artigo sobre essa corrida.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

ô Zé Everson, acho que em 81 o circuito já era o novo, não o de 23 km de extensão, não. Então, acertamos os dois. Agora, Bóris Said, rapaz de onde vc desenterrou esse cara? Vi esse maluco andando de Camaro em Laguna Seca há alguns anos atrás… Quem diria….SDS.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao José Everson,
Ora pois pois, ô gajo, grato pela informação. Não me recordava mais dessa, valeu.Sds.

José Everson de Abre
José Everson de Abre
17 anos atrás

Ora pois ô Joaquim:

O Alex Dias Ribeiro não foi o único brasileiro a vencer no Norschleiffe. Piquet em dupla com, se não me engano… Hans Stuck ( ele mesmo ), os 1000 Km de Nurburgring de 81 com uma BMW M1Procar, prova que acabou antes de sua totalidade em virtude da morte, se não me engano de novo ( é a idade… ) do piloto suiço Herbert Muller. Esse vídeo é bem legal mesmo, mas existem mais duas partes dele em que aparecem os pilotos Boris Said e Ducan Haisman também dando a volta na pista com o mesmo carro ( se bem que o ” TIO ” Stuck é sem sombra de dúvida o mais bota dos três ).

faria
faria
17 anos atrás

Filipe,
Vc deve ter razão. Então, o ruido alto, deve ser pelo microfone – que está dentro do cockpit – estar bem proximo ao cambio.
Abraços

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Olá rapaziada!Esta pista é demais.Acontecem provas de 24 hs ,onde correm várias categorias juntas.Acessem o site http://www.frankuhlig.de.Há vários videos de corridas de alta resolução, emelhor,totalmente free.

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

As 24 horas de Nurburgring é disputada próximo da data das 24 horas de LeMans, todo ano. E, sim, participa qualquer tipo de carro divididos por várias categorias.
Todo mundo que gosta de corridas tem esse vídeo do Stuck, eu tenho por dentro e por fora do carro, além do Vatanen em Pikes Peaks. Até hoje a pista pode ser alugada (e sempre é) por fabricantes para testar os seus carros antes de lançamentos, aliás metade das fotos-espiãs que as revistas alemães publicam são feitas no “Inferno Verde” e, dizem, o Corvette virou carro esporte de verdade, na geração anterior à atual, a C5, depois que a GM fez vários testes por lá…

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Faria,
tenho quase certeza de que o que canta é o câmbio mesmo, primeiro por serem engrenagens de dente reto, que são muito mais ruidosas em relação as helicoidais, e pelo fato do m3 gtr não se utilizar de turbo, o turbo dá um espirro ao se reduzir as marchas oque não se nota durante o vídeo, o grito que ouvimos acompanha todas as reduções, assim como as ascensões de marcha.

faria
faria
17 anos atrás

Felipe, quem tá cantando aí no video, é o turbo.
O vídeo é de chorar, mesmo. Quem quizer ter um gostinho, apesar de simulador não fazer milagres, compra o GTL da Simbin, baixa a pista Nordschleife, aka The Mother, em http://forum.rscnet.org/showthread.php?t=242682 e divirta-se.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Nunca se esquecendo que a única vitória brasileira no velho Nurburgring pertence a Alex Dias Ribeiro, pilotando um March de F-2. O ano nem me lembro mais, 77, 78, por aí….

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Cara o que canta esse cambio do M3 do stuck, rapaz o bicho grita mais que o motor !!!!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Acho que ainda é Philipe, e a prova é uma loucura eles correm por todo antigo Nordschleife e há algum tempo atrás vi um vídeo de uma prova acho que foi a de 2001, não me lembro bem, mas o legal é que tinha de tudo, desde um Opel Calibra do DTM até fusquinha, um barato.

Phillipe
Phillipe
17 anos atrás

Acho que as 24 hs de Nurburgring de carros de turismo ainda é (ou até recentemente foi) disputada na pista antiga (ou parte dela), o que explicaria o vídeo da M3, alguém confirma?
Para ficar com mais vontade de ir lá: http://www.nurburgring.ork.uk

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Paulo,
esqueceu de incluir na sua lista de simuladores o GT4 do playstation 2, que tb tem o velho Nürburgring.

anselmo
anselmo
17 anos atrás

maravilhosa a volta no velho nurburgring com hans-joachim stuck.
será que alguem tem algo parecido no nosso velho interlagos ?

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Fantástico e lindo o video do radical SR8, pra ter noção de quão rapido foi, 6m55, o recorde absoluto da pista é 6m11 com um 956, pilotado por Bellof

Felipe Luz - CWB
Felipe Luz - CWB
17 anos atrás

Este tem mais coisas sobre o cazzo!
http://www.radicalsportscars.com/range/sr8/index.php

Felipe Luz - CWB
Felipe Luz - CWB
17 anos atrás

Sobre o Radical SR8, cazzo!
http://www.gulf-sport.com/News/sr8_record.htm

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Esse foi um dos primeiros videos que mandei aí, no inicio do ano

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Radical SR8 é um carro montado na Inglaterra com cara de ‘Silhouette’, e motor da Suzuki Hayabusa 1200. Nas mil milhas de 2005 alguém trouxe um para correr. Para os mortais mais comuns, o Radical SR8 pode ser encontrado no ‘Paris Pack’ do Gothan Racing Project 2 do X-Box. E andar com ele em Nurburgring (Nordschleife, não o circuito de gp) é uma delícia… pelo menos no videogame da Microsoft, que tem a pista inteira, em todo o seu esplendor. Outra opção para curtir o Nordschleife é o antigo Grand Prix Legends, o melhor simulador de corridas para PC na opinião deste babão aqui.

Felipe Luz - CWB
Felipe Luz - CWB
17 anos atrás

A pista é muito boa para brincar, mas para competição como a F-1 é inviável, alguém iria morrer lá não muito raramente. Imagine um pneu furado naquelas retas onde se pode acelar tudo?
Alguém percebeu na transmissão da Globo a imagem aérea mostrando um carro dando uma volta na velha Nurburgring?

Kako
Kako
17 anos atrás

A Radical (http://www.radicalsportscars.com/) é uma empresa que começou fazendo pequenos carros com motor de Hayabusa (algo como uma versão mais, duh, radical dos carrinhos da Stock Matchbox), foi crescendo, fez esse SR-8 com motor V8, e agora fez um LMP2 que já andou nas cabeças na primeira corrida. O pessoalzinho é bom.

Mas bom de braço, virtualmente falando, é um doido que fez uma volta em 5min e 34seg. numa Sauber GT, no Playstation2, claro, num vídeo que tenho aqui. Deve ser algum engenheiro da Sony que passou meses andando na pista. Não era o Rubinho pois ele achou o joystick com botões demais.

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

O vídeo do tal de Radical SR8 é muito bom. (Além de radical ele também é meio nervoso).
O mais legal é que no site sobre a pista diz que você pode andar pelo traçado antigo com seu próprio carro ou alugar um Ringtáxi que é uma BMW M5 dirigida por um piloto que conhe o circuito. Demais!

Em tempo
Em tempo
17 anos atrás

Radical SR8 é um esportivo ingles, homolgado para andar na rua e emplacado normalmente na europa. Fabricado exclusivamente para Track Days, eventos de automobilismo amador que acontecem todos os finais de semana na terra da rainha. Existe inclusive um autodromo exclusivo para esse tipo de evento, de propriedade do ex-piloto Johnny Herbert (www.bedfordautodrome.com).

Esse carro usa mecanica que vai desde motor moto hayabusa, de 180 hps ateh um V8 2.6 cosworth de 360 hps, que eh o caso do carro do video.(www.radicalsportscars.com/). e essa volta é o recorde de nordscheleife para carros de rua. o recorde anterior pertencia a um Porsche Gemballa.

Existe um no Brasil com motor de hayabusa de propriedade do Eduardo Homem de Mello. que andou correndo provas de endurance e forca livre aqui no brasil

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Eu tenho um VHS, não me lembro o nome, onde pode-se acompanhar Jackie Stewart guiando por Nürburgring com um carro de passeio, descrevendo todos os detalhes, e com seu Tyrrell. Simplesmente magnífico.

Outra passagem que me recordo de Nordschleife é o acidente de Manfred Winkelhock, com um Maurer de Fórmula 2. Em uma das lombadas existentes no circuito, o carro de Manfred simplesmente decolou, efetuando diversas capotagens. Para o espanto geral de todos que assistiam a prova, Winkelhock sai ileso do Maurer destruído.

Vicente
Vicente
17 anos atrás

Acabei de voltar de Nurburgring. Andei em nordschleife (que eh a pista antiga) de BMW 320… todos os videos que eu vi na vida, nao servem de referencia pro que é aquela pista…nao dao nocao de quao ingrime sao as subidas e as decidas…. completamente assustadora… mas muito, muito divertida.

Gomes… tirei a foto de um Monoposto com motor DKW pra vc… talvez vc jah tenha visto no Museu que tem lah… suspencao koni com feixe de molas que eh um luxo.

Diego Ximenes
Diego Ximenes
17 anos atrás

Por que não fizeram alterações na pista de Ímola? Niki Lauda e Piquet quase morreram ali, esperaram alguém morrer pra modificar? DEPOIS DIZEM QUE BRASILEIRO É QUE SÓ BRASILEIRA QUE TOMA ALGUMA PROVIDÊNCIA DEPOIS Q ALGUMA M. ACONTECE

Rodrigo Garcia Gonça
Rodrigo Garcia Gonça
17 anos atrás

É bom lembrar que se trata de uma M3 GTR. Tem tb um video com um Porsche preparado pela Alzen que é bem mais forte que essa BMW. Vale a pena assistir para comparar.

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Qual seria hipoteticamente o tempo de volta de um F1 no velho Nurburgring hoje? Alguém saberia me dizer ?