Pau puro

SÃO PAULO (The Ring) – Para quem achou a corrida de domingo chata, e não se conforma com a versão pós-moderna de Nürburgring, seguem dois vídeos que me foram enviados tempos atrás — e me perdoem os blogueiros, mas foram vários, só guardei os do Umberto (eram os mesmos que outros mandaram).

Neste aqui, Hans-Joachin Stuck esmerilha com uma BMW M3 pelos mais de 20 km da pista antiga. Dura mais de oito minutos, mas vale a pena.

Se quiser comparar a pilotagem e a velocidade com outro carro, um Radical SR8 (que cazzo é isso?) faz o mesmo pelo velho Nordschleife. A volta do Stuck, notem, começa na pista nova.

Neste outro site, mais sobre Nürburgring. Bom proveito.

Comentários

  • O carro da dupla Stuck-Piquet, tinha um desenho do Nordschleiffe e fazia campanha para a preservação do circuito. A corrida foi realizada na pista de 22 Km. Quem fuçar na Net vai achar fotos de Fords Capri, BMWs M1, dentre outros, andando pela floresta de Nurburg. O GPtotal também tem um artigo sobre essa corrida.

  • ô Zé Everson, acho que em 81 o circuito já era o novo, não o de 23 km de extensão, não. Então, acertamos os dois. Agora, Bóris Said, rapaz de onde vc desenterrou esse cara? Vi esse maluco andando de Camaro em Laguna Seca há alguns anos atrás… Quem diria….SDS.

  • Ora pois ô Joaquim:

    O Alex Dias Ribeiro não foi o único brasileiro a vencer no Norschleiffe. Piquet em dupla com, se não me engano… Hans Stuck ( ele mesmo ), os 1000 Km de Nurburgring de 81 com uma BMW M1Procar, prova que acabou antes de sua totalidade em virtude da morte, se não me engano de novo ( é a idade… ) do piloto suiço Herbert Muller. Esse vídeo é bem legal mesmo, mas existem mais duas partes dele em que aparecem os pilotos Boris Said e Ducan Haisman também dando a volta na pista com o mesmo carro ( se bem que o ” TIO ” Stuck é sem sombra de dúvida o mais bota dos três ).

  • As 24 horas de Nurburgring é disputada próximo da data das 24 horas de LeMans, todo ano. E, sim, participa qualquer tipo de carro divididos por várias categorias.
    Todo mundo que gosta de corridas tem esse vídeo do Stuck, eu tenho por dentro e por fora do carro, além do Vatanen em Pikes Peaks. Até hoje a pista pode ser alugada (e sempre é) por fabricantes para testar os seus carros antes de lançamentos, aliás metade das fotos-espiãs que as revistas alemães publicam são feitas no “Inferno Verde” e, dizem, o Corvette virou carro esporte de verdade, na geração anterior à atual, a C5, depois que a GM fez vários testes por lá…

  • Oi Faria,
    tenho quase certeza de que o que canta é o câmbio mesmo, primeiro por serem engrenagens de dente reto, que são muito mais ruidosas em relação as helicoidais, e pelo fato do m3 gtr não se utilizar de turbo, o turbo dá um espirro ao se reduzir as marchas oque não se nota durante o vídeo, o grito que ouvimos acompanha todas as reduções, assim como as ascensões de marcha.

  • Acho que ainda é Philipe, e a prova é uma loucura eles correm por todo antigo Nordschleife e há algum tempo atrás vi um vídeo de uma prova acho que foi a de 2001, não me lembro bem, mas o legal é que tinha de tudo, desde um Opel Calibra do DTM até fusquinha, um barato.

  • Radical SR8 é um carro montado na Inglaterra com cara de ‘Silhouette’, e motor da Suzuki Hayabusa 1200. Nas mil milhas de 2005 alguém trouxe um para correr. Para os mortais mais comuns, o Radical SR8 pode ser encontrado no ‘Paris Pack’ do Gothan Racing Project 2 do X-Box. E andar com ele em Nurburgring (Nordschleife, não o circuito de gp) é uma delícia… pelo menos no videogame da Microsoft, que tem a pista inteira, em todo o seu esplendor. Outra opção para curtir o Nordschleife é o antigo Grand Prix Legends, o melhor simulador de corridas para PC na opinião deste babão aqui.

  • A pista é muito boa para brincar, mas para competição como a F-1 é inviável, alguém iria morrer lá não muito raramente. Imagine um pneu furado naquelas retas onde se pode acelar tudo?
    Alguém percebeu na transmissão da Globo a imagem aérea mostrando um carro dando uma volta na velha Nurburgring?

  • A Radical (http://www.radicalsportscars.com/) é uma empresa que começou fazendo pequenos carros com motor de Hayabusa (algo como uma versão mais, duh, radical dos carrinhos da Stock Matchbox), foi crescendo, fez esse SR-8 com motor V8, e agora fez um LMP2 que já andou nas cabeças na primeira corrida. O pessoalzinho é bom.

    Mas bom de braço, virtualmente falando, é um doido que fez uma volta em 5min e 34seg. numa Sauber GT, no Playstation2, claro, num vídeo que tenho aqui. Deve ser algum engenheiro da Sony que passou meses andando na pista. Não era o Rubinho pois ele achou o joystick com botões demais.

  • O vídeo do tal de Radical SR8 é muito bom. (Além de radical ele também é meio nervoso).
    O mais legal é que no site sobre a pista diz que você pode andar pelo traçado antigo com seu próprio carro ou alugar um Ringtáxi que é uma BMW M5 dirigida por um piloto que conhe o circuito. Demais!

  • Radical SR8 é um esportivo ingles, homolgado para andar na rua e emplacado normalmente na europa. Fabricado exclusivamente para Track Days, eventos de automobilismo amador que acontecem todos os finais de semana na terra da rainha. Existe inclusive um autodromo exclusivo para esse tipo de evento, de propriedade do ex-piloto Johnny Herbert (www.bedfordautodrome.com).

    Esse carro usa mecanica que vai desde motor moto hayabusa, de 180 hps ateh um V8 2.6 cosworth de 360 hps, que eh o caso do carro do video.(www.radicalsportscars.com/). e essa volta é o recorde de nordscheleife para carros de rua. o recorde anterior pertencia a um Porsche Gemballa.

    Existe um no Brasil com motor de hayabusa de propriedade do Eduardo Homem de Mello. que andou correndo provas de endurance e forca livre aqui no brasil

  • Eu tenho um VHS, não me lembro o nome, onde pode-se acompanhar Jackie Stewart guiando por Nürburgring com um carro de passeio, descrevendo todos os detalhes, e com seu Tyrrell. Simplesmente magnífico.

    Outra passagem que me recordo de Nordschleife é o acidente de Manfred Winkelhock, com um Maurer de Fórmula 2. Em uma das lombadas existentes no circuito, o carro de Manfred simplesmente decolou, efetuando diversas capotagens. Para o espanto geral de todos que assistiam a prova, Winkelhock sai ileso do Maurer destruído.

  • Acabei de voltar de Nurburgring. Andei em nordschleife (que eh a pista antiga) de BMW 320… todos os videos que eu vi na vida, nao servem de referencia pro que é aquela pista…nao dao nocao de quao ingrime sao as subidas e as decidas…. completamente assustadora… mas muito, muito divertida.

    Gomes… tirei a foto de um Monoposto com motor DKW pra vc… talvez vc jah tenha visto no Museu que tem lah… suspencao koni com feixe de molas que eh um luxo.

  • Por que não fizeram alterações na pista de Ímola? Niki Lauda e Piquet quase morreram ali, esperaram alguém morrer pra modificar? DEPOIS DIZEM QUE BRASILEIRO É QUE SÓ BRASILEIRA QUE TOMA ALGUMA PROVIDÊNCIA DEPOIS Q ALGUMA M. ACONTECE