Profissão: vergonha

SÃO PAULO (o jornalismo acabou) – Acho que já disse aqui que há anos deixei de assinar a “Veja”, porque sua careta de classe média babaca me dava nojo (antes que alguém se sinta ofendido: tenho grandes amigos que já passaram ou estão na “Veja”; falo do produto final, que nem sempre é o produto entregue à “máquina de transformar reportagens em babaquices para a classe média” pelos repórteres; operam a máquina seus editores; mas dá no mesmo).

Agora abro o Último Segundo e vejo, estarrecido, que na edição de hoje há uma chamada na capa para uma “suposta conta de Lula no exterior”.

Como assim? Como suposta?

Reproduzo trecho do Último Segundo, para quem ficou com preguiça de ver o link:

O nome do presidente Lula aparece ao lado de um saldo de 38,5 mil dólares, mas não constam nome do banco ou número da conta.

Também aparecem os nomes, ao lado de possíveis contas, do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e dos ex-ministros José Dirceu, Antonio Palocci e Luiz Gushiken, entre outros.

A revista informou que tentou comprovar a veracidade dos dados e que o material apresentou inúmeras inconsistências. “Mas nenhuma suficientemente forte para eliminar completamente a possibilidade de os papéis conterem dados verídicos”, disse a reportagem.

Este último parágrafo é de abismar. A revista tentou comprovar a veracidade, não comprovou e publicou? Puta que pariu. Isso é jornalismo? O material apresentou inconsistências, “mas nenhuma suficientemente forte para eliminar completamente a possibilidade de os papéis conterem dados verídicos?” Puta que pariu. Olha, acabei de ver um disco voador com 12 venusianos dentro trajando quimonos e turbantes amarelos. Publique, “Veja”. Não tenho como provar a veracidade de meus venusianos, seus quimonos e turbantes, meu depoimento é inconsistente, mas não o bastante para eliminar completamente a hipótese de que eu tenha visto venusianos de quimonos e turbantes amarelos.

Nunca vi nada igual. Quem escreveu isso, quem publicou isso, quem permitiu que isso fosse impresso, deveria ter vergonha de se considerar jornalista.

Vou assinar a “Veja” de novo. Só para poder cancelar.

Subscribe
Notify of
guest

94 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bonilha
17 anos atrás

E pensar que, quando era ‘foquinha’, quis trabalhar na Veja…
Hoje nem sei o que quero fazer/ser…
Lamentável é o minimo que posso escrever…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Nossa, até racista defendendo pena de morte apareceu por aqui!

vitão
vitão
17 anos atrás

Tom, vamoos fazer um acordo então? quando a gang to PT chegar a 100 milhas vcs param de roubar? assim ficamos quites tá. O problema do PT é a voracidade. O FHC levou 8 anos pra juntar esta grana e o PT quer fazer em 4 . É muita ganância !

vitão
vitão
17 anos atrás

Festão dos malucos do blog está fechado. Se agente perguntar pro FG ele vai marcar no ritz, então a gente marca e avisa a figura. A gente podiar fazer um negócio politicamente correto e pedir para o pessoal levar um quilo de alimento ( ou litro de petroleo pra traquitana do FG. Assim ele põe fogo na coisa !).

FERNANDO
FERNANDO
17 anos atrás

iMPRENSSA “INVESTIGATIVA” BRASILEIRA.

Troll
Troll
17 anos atrás

hehehehe,

ora se os mensaleiros foram absolvidos, mesmo diante de todas as provas, pq a veja não pode publicar sem provas.

Cães de guerra
Cães de guerra
17 anos atrás

Morte ao crime organizado(PCC) e ao desorganizado também (PT)
Lula na cadeia , injeção letal no Marcos Valério e saúde e prosperidade aos cidadãos de bem.
http://www.whitepower.com

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Quanto à Editora Abril…

há alguns anos eles começaram a destruir a credibilidade das suas revistas especializadas, quando resolveram, como disse muito bem o FG, torná-las palatáveis para a classe média.

A Quatro Rodas está uma m3rd, por exemplo!

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Não li e não gostei!

Publicar fatos supostos sem prová-los é inaceitável!!!

Particularmente acho que o Lula tem muito mais do que isso na “poupança”, assim como o FHC.

Enquanto os impostos representarem 40% do PIB e nossas leis forem tão complexas, políticos de A a Z continuarão metendo a mão.

Não existe o conceito de mais corrupto ou menos corrupto… ou o sujeito é ou não é. Considerando os custos de uma campanha política, fica fácil deduzie que um sujeito não gasta o equivalente a 4 anos de salário “oficial” pra se eleger sem ter a expectativa de vender facilidades aqui e ali. Os honestos sofrem como Serpico.

Só dando CTRL-ALT-DEL no país e começando tudo de novo. INCENTIVANDO A EDUCAÇÃO!!!

Deodato Filho
Deodato Filho
17 anos atrás

Flávio!!! Melhor você não comentar sobre política pois sua objetividade fica tolhida por sua opção política. Em tempo, você é da classe média babaca.

gustavo
gustavo
17 anos atrás

Qualquer análise sistematizada irá provar facilmente o tratamento parcial que meios de comunicação com a revista da Abril tem dedicado ao noticiário envolvendo o governo federal e os políticos do PT.
Não me iludo com esta corrupção(acho que ainda tem mais coisa para aparecer) mas os governos anteriores foram muito mais corruptos.
É uma pena este “marcatismo ” se aprofundando no país. A turma deve estar com saudades do ACM, JKB(presidente do PFL), Comendador, etc.

gustavo

Carlos
Carlos
17 anos atrás

Bem, eu concordo c/ vc e penso que este jornalismo só tem vida longa aqui, pelo mesmo motivo que faz a gente pensar que “Politicos são todos iguais”, ou seja, a certeza da impunidade faz c/ que vc possa falar o que quiser que não vai acontecer %!$&#nenhuma… Pena que é provavel que esta informação seja verdadeira mas sem provas é no mínimo leviano publicar este “furo”.

Wagner
Wagner
17 anos atrás

Tem gente que acusa o Gomes de sr parcial, mas estes ainda não entenderam o que é um blog, que serve como um diário completamente pessoal. Aqui ele pode ser parcial sim, pode falar o que quiser, o espaço é dele. Quem não quiser que não leia.
Diferente é a revista Veja, que tem pretensões jornalísticas, vende seu produto a quem quer informações sérias mas que recebe um texto tão contaminado quanto o jornalzinho da CUT.
Aqueles que aceitam que a revista use desses artifícios para fazer campanha não podem reclamar desse bundalelê que virou o Brasil, onde qualquer um faz o que quer e f*-se o resto.

Nilton Lopes
Nilton Lopes
17 anos atrás

Tem muito mané aqui que se tivesse que fazer uma redação de vestibular ia se enrolar por fugir do tema.
Todo e qualquer furo jornalístico tem que ser fundamentado, se não vira factoide. Se o Lula é bom ou ruim, se o PT é bom ou ruim não é a questão (neste comentário especifico, veja bem e não se esqueça disso até o término do post). A questão é que é leviandade uma revista do naipe de Veja públicar uma denúncia séria sem ter o menor indício, o furo vira furada, descredencia a revista e desinforma o leitor. Peguem uma Carta Capital, leiam a Agência Carta Maior e apreciem o bom jornalismo, imparcial, que não defende mas também não inventa denúncia e comparem com a Veja.
braço a todos.

Altair
Altair
17 anos atrás

O que entristece mesmo é ver que uma pessoa como vc Flavio, que também tem o poder de comunicação ( assim como a VEJA mas em menor escala é claro) se mostra totalmente tendencioso e manipulador já que não escreve uma linha sequer sobre o mar de lama que o Partido que mata prefeitos instaurou no Brasil….
Não se esqueça que a VEJA não fabricou o mensalão, não fabricou o caixa 2, não fabricou a dança da pizza da p.uta deputada ou melhor dizendo, deputada p.uta e nem fabricou o Silvinho Land Rover ….
Pior que ler a VEJA é saber que existe bgente tão tendenciosa como vc na imprensa….

FR
FR
17 anos atrás

Flávio, adoro quando você escreve sobre automobilismo………mas…..

Mas na boa, como jornalista se você “ouvisse” falar, “visse” alguma coisa suspeita, ou algo parecido sobre o Schumacher montar uma equipe para 2007 e colocar o Bruno Senna como piloto DUVIDO que você como jornalista não ia publicar. Outros publicariam e você levaria o FURO do ano caso fosse confirmado. O que a Veja fez (independente de ser ou não boa revista) é o que todo jornalista faria: tem a informação: publique. O Grande Prêmio já fez isso várias vezes.

Ze Dirceu
Ze Dirceu
17 anos atrás

“O Presidente (olha que não vou mais pra cara dele) devia fechar a essa evista e os responsáveis ir pra trabalho forçado pros garimpono pará”

Relaxa amigao.. nos ja estamos tomando o poder novamente.. em 2009 vms fazer o PT-5 e quero ver alguem pensar diferente…

Infelizmente nos proibiram de tirar armas de vcs.. era para o seu bem.. haveriam menos civis mortos… mas isso agora eh irrelevante.. os fins justificam os meios!

Che!

Noblat
Noblat
17 anos atrás

Vou começar a falar de automobilismo, assunto que domíno com maestria e imparcialidade.

Mas ja era de se esperar neh FG.. sua parcialidade te queima progressivamente.. shumi.. petro.. politica..

grande premio deve ser o nome interno ao PT para mensalao…

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Nossa que isso!
O Presidente (olha que não vou mais pra cara dele) devia fechar a essa evista e os responsáveis ir pra trabalho forçado pros garimpono pará…

João
João
17 anos atrás

O que eu acho gozado é o sujo falando do mal lavado. O governo Lula é tão corrupto quanto foi o do FHC, quanto foi o do Tupetudo, do Sarney, etc. etc. É uma questão de cultura de origens etnicas, pois não me surpreendo com mais nada em falando-se de governo brasileiro. Vou votar nulo, pois não dá para votar em nenhum malando mais.

João

ROBERTO JEFERSON
ROBERTO JEFERSON
17 anos atrás

O DIRCEU ME DISSE QUE A VEJA É TUCANA.

walter
walter
17 anos atrás

Flavio:
Seu petismo incomoda mesmo, porque essa corja atrasou em vinte e cinco anos a história política do Brasil.
Mas para quem, como eu, quer ver as investigações levadas a sério, focadas no que realmente pode produzir punições e, quem sabe, o ‘impeachment’ do Lula, esse tipo de reportagem só dá mais tempo ao Barbudo.
Notícias bobas como essa, sem fundamento, dão a impressão de que algo PODE acontecer, mas nada acontece.
Nesse caso, a Veja beneficia o PT e atrapalha o Brasil.

Delúbio
Delúbio
17 anos atrás

Jornalista ganha o suficiente para colecionar automóveis e brincar de piloto? Sei não. Esse papo de ética o PT também tinha…
Torço para que o nosso amigo seja apenas filhinho de papai.

Diogo
Diogo
17 anos atrás

Sabem quem é o mais novo ganhador de indenização por ter sido supostamente perseguido político? O Franklin Martins, aquele jornalista chapa-branca de quem o FG tomou as dores. Pois é, o cara perdeu uma boquinha e ganhou outra, paga por nós, trouxas. Para vocês verem quem o FG considera jornalista de verdade. Sabe nada esse rapaz.

José Morelli
José Morelli
17 anos atrás

Fála Gomes, te acho um cara super bacana, muito gente boa, mas não concordo com você. Que a imprensa inventa, inventa sim, isso estamos carecas de saber, eu faço faculdade de Jornalismo e sei muito bem o que acontece. É ético? Não! Mas veja bem, não houve infelicidade maior pro Brasil ter tido como presidente o Luís Inácio Squid da Silva e ter levado junto com ele uma corja vagabunda do PT, que nem representa o verdadeiro PT………A população em geral, não só a classe média, quer a cabeça do Lula e eu não estou nem aí se a mídia malha ele….Tem + é que malhar, não queremos transformar o Brasil numa nação “neo-esquerdista-prafrentista” com um presidente populista com esse papinho mentiroso de “Fome Zero”. A Veja malhou e tem + que malhar mesmo!

Sergio Falque
Sergio Falque
17 anos atrás

É isso ai Josias…Sr Gomes só se indgna com opiniões contra o governo promiscuo do PT…xooo PT…chega logo outubro!

Lecio
Lecio
17 anos atrás

Tem gente que não vê um palmo a frente do nariz. Quem foi precipitado na realidade foi o editor que publicou a reportagem sem respaldo. No modo do seu raciocínio deve-se primeiro acusar para depois ir a busca das provas! O pessoal esquece de alguns casos em que o jornalismo arruinou pessoas com o mesmo tipo de publicação irresponsável. Será que os que aprovam este tipo de reportagem fariam o mesmo em se tratando de acusações sobre sua própria pessoa ou algum de seus familiares?
O que eles gostariam de fazer com o editor do jornalzinho de bairro que publicasse: viram o encanador entrando na casa da mãe do fulano. Ainda não conseguimos provar nada, mas vamos continuar tentando…

JR
JR
17 anos atrás

O Sr. Presidente deveria processar judicialmente a editora. Não sou petista. Mas se não me engano, alguma vez eu li algo mais ou menos assim:
– todo o cidadão é inocente até que se prove o contrário.
Revista Veja provou? Então se ferrou

Gildo - ZédoCaixão34
Gildo - ZédoCaixão34
17 anos atrás

Tô com voce Flávio.
Imprensa livre e responsável.

Olho Vivo!
Olho Vivo!
17 anos atrás

Parece que o Presidente reclamou e a Veja respondeu. Para saber mais visitem a comunidade “Leu na Veja. Azar o Seu” no Orkut com 29.398 participantes.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=79318

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Não sou petista, nem vou votar no Lula, mas o que a revista VEJA fez foi lamentável … fica óbvio o desespero de quem não está vendo o Lula cair nas pesquisas ….

Freudy
Freudy
17 anos atrás

A melhor do ano:

COMUNISTAZINHO DE BOUTIQUE…

Josias de Abreu
Josias de Abreu
17 anos atrás

Ah, ia me esquecendo:

%!$&#que %!$&#

Escrevi %!$&#q p-a-r-i-u., como fez o Sr Gomes no post, mas a censura bloqueou.

Liberdade de imprensa…

Josias de Abreu
Josias de Abreu
17 anos atrás

Gomes
Baseado em que você pode afirmar que realmente se trata de uma calúnia?
A meu ver, vc está sendo precipitado, seria melhor esperar um pouco mais para ficar tão indignado…
Só uma perguntinha: se a reportagem se referisse a pessoas da oposição, será que vc escreveria esse post? Acho que não.
Desculpe, sem querer ofender, mas suas opiniões e atitudes são completamente paradoxais.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

pois é, fazem com o lula mais ou menos o que você faz com o Rubens.
lembro quando o FG fez um tópico sobre como criticavam o lula com apenas 3 meses de governo. E ele que fez colunas vorazes sobre o Rubens após 3 corridas?

Temos que sempre procurar nos erros dos outros o nosso próprio, assim fica mais fácil se corrigir.

É melhor que bater o pé e negar até a morte que errou.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Olá,
Após ver que ainda tem gente que acha que ser “crasse média” é crime, vamos lá: o que é que tem de tão sagrado e inocente na pobreza e na ignorância que só quem vive nelas tem o dom da verdade ?
[]´s

Nelson
Nelson
17 anos atrás

Parabéns.

Fabiano de Souza
Fabiano de Souza
17 anos atrás

A veja é babaca…
mas esse tipo de comentário constante do FG de “a classe média”, “os classe média q andam de toyota”, sempre ofensivos…é chato, né? Ainda mais de uma pessoa da Classe Média. Ou alta???
Pq do povão o sr. FG não é, né?

Shinobi
Shinobi
17 anos atrás

Os dolares na cueca servem como recibo ? Ate hoje fico curioso para saber como cabia tanto dinheiro.

Fernando
Fernando
17 anos atrás

Do Lula não vai ter recibo nunca pois ele não sabe assinar. Vale o polegar ?

Samuca
Samuca
17 anos atrás

Alguém já viu um “recibo de corrupção” ?

Shinobi
Shinobi
17 anos atrás

Sai muita bobagem nestes post sobre automobilismo, mas nos de politica é muito pior. Teve aquele da Petrobras que um tal de “sem Tom” falou que o PT era mais honesto que o PSDB porque roubaram só um pouquinho … Como se fosse possível medir honestidade. A Veja faz o que toda imprensa faz, cumpre o seu papel que na verdade não é de informar e sim de vender a revista mesmo que seja com materias sensacionalistas como esta. Lula e os petistas são corruptos mas como todos os outros politicos ninguém consegue provar nada.

julio ribeiro da sil
julio ribeiro da sil
17 anos atrás

É preciso separar o joio do trigo: a Veja foi totalmente tendenciosa e parcial ao publicar uma suposta conta do Lula no exterior, isto é fato, agora o q é fato também, é q o sapo barbudo é o chefe da quadrilha e um dos grandes articuladores junto com o zé dirceu, desta máfia q foi criada para este projeto de poder q só visava aumentar a intervenção do Estado e o seu poder de arrecadar e transformar o governo cada vez mais em um cabide de empregos de todos os companheiros, isto também é fato.

Luiz Wagner
Luiz Wagner
17 anos atrás

Concordo contigo, Flávio.

A Veja, infelizmente, num país com liberdade de expressão, a usa da pior maneira possível: com explícita parcialidade. Que o diga os “Diogo Mainard ” da vida. A Veja trata os assuntos de forma previsível e , por não dizer, tendenciosa. Já não a leio faz tempo, e não a uso como subsídio para formação de opinião.

Abraços

julio ribeiro da sil
julio ribeiro da sil
17 anos atrás

Na mosca desta vez gomez, a Veja realmente falando de política é um lixo, totalmente parcial, apesar de todo mar de lama q está beirando o pescoço do nosso sapo barbudo, esta da conta do exterior foi de f.oder a biela, como se diz no interior, publicar algo q não tem prova consistente realmente é um prática horrível de jornalismo!!!

Paulao
Paulao
17 anos atrás

Como eu fico feliz ao ler a maioria dos comentarios depois do FG meter pela ensima vez os pes pelas maos.

Sera, FG, que voce ainda nao percebeu que nao tem moral nenhuma pra comentar essas coisas? Comunistazinho de boutique como voce tem de comentar aquilo que conhece, que no seu caso deve ser automobilismo, ainda que seus ultimos comentarios a respeito ate um chimpanze com paralisia mental faria igual.

Cada dia mais perto do fundo do poco …

do bem
do bem
17 anos atrás

O Flavio:
Já falei para voce comentar AUTOMOBILISMO.

Politica, religião e time de futebol, não se discute.

Por favor faça aquilo que voce entende um pouco.

E fica muito engraçado um cara criticar a “burguesia” sendo colecionador de carros antigos, jornalista com emprego e ao que parece bem remunerado.
Infelizmente quem voce defente não tem defesa.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Normalmente eles vão na casa dos bandidos …

ZELÃO - PI
ZELÃO - PI
17 anos atrás

EU FAÇO APENAS UMA PERGUNTA, SERÁ QUE O PESSOAL DOS DIREITOS HUMANOS VAI LÁ NA CASA DOS POLICIAIS MORTOS PRESTAR ASSISTÊNCIA AS VIUVAS E AOS FILHOS OU SERÁ QUE ELES VÃO NA CASA DOS BANDIDOS QUE MORRERAM TAMBÉM PARA DAR UMA FORÇA ?

Cedar
Cedar
17 anos atrás

O que esta acontecendo em SP é reflexo de anos de abandono no combate a criminalidade. Deram muita corda aos bandidos e agora eles se acham poderosos e querem comandar ate mesmo aonde vão ficar presos. Num pais onde o presidente defende invasores de terrra e usa ate o boné deles você quer o que ? Estamos caminhando para sermos uma nova Colombia, onde ate se proibe andar 2 homens em uma moto…