Profissão: vergonha

SÃO PAULO (o jornalismo acabou) – Acho que já disse aqui que há anos deixei de assinar a “Veja”, porque sua careta de classe média babaca me dava nojo (antes que alguém se sinta ofendido: tenho grandes amigos que já passaram ou estão na “Veja”; falo do produto final, que nem sempre é o produto entregue à “máquina de transformar reportagens em babaquices para a classe média” pelos repórteres; operam a máquina seus editores; mas dá no mesmo).

Agora abro o Último Segundo e vejo, estarrecido, que na edição de hoje há uma chamada na capa para uma “suposta conta de Lula no exterior”.

Como assim? Como suposta?

Reproduzo trecho do Último Segundo, para quem ficou com preguiça de ver o link:

O nome do presidente Lula aparece ao lado de um saldo de 38,5 mil dólares, mas não constam nome do banco ou número da conta.

Também aparecem os nomes, ao lado de possíveis contas, do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e dos ex-ministros José Dirceu, Antonio Palocci e Luiz Gushiken, entre outros.

A revista informou que tentou comprovar a veracidade dos dados e que o material apresentou inúmeras inconsistências. “Mas nenhuma suficientemente forte para eliminar completamente a possibilidade de os papéis conterem dados verídicos”, disse a reportagem.

Este último parágrafo é de abismar. A revista tentou comprovar a veracidade, não comprovou e publicou? Puta que pariu. Isso é jornalismo? O material apresentou inconsistências, “mas nenhuma suficientemente forte para eliminar completamente a possibilidade de os papéis conterem dados verídicos?” Puta que pariu. Olha, acabei de ver um disco voador com 12 venusianos dentro trajando quimonos e turbantes amarelos. Publique, “Veja”. Não tenho como provar a veracidade de meus venusianos, seus quimonos e turbantes, meu depoimento é inconsistente, mas não o bastante para eliminar completamente a hipótese de que eu tenha visto venusianos de quimonos e turbantes amarelos.

Nunca vi nada igual. Quem escreveu isso, quem publicou isso, quem permitiu que isso fosse impresso, deveria ter vergonha de se considerar jornalista.

Vou assinar a “Veja” de novo. Só para poder cancelar.

Comentários

  • Tom, vamoos fazer um acordo então? quando a gang to PT chegar a 100 milhas vcs param de roubar? assim ficamos quites tá. O problema do PT é a voracidade. O FHC levou 8 anos pra juntar esta grana e o PT quer fazer em 4 . É muita ganância !

  • Festão dos malucos do blog está fechado. Se agente perguntar pro FG ele vai marcar no ritz, então a gente marca e avisa a figura. A gente podiar fazer um negócio politicamente correto e pedir para o pessoal levar um quilo de alimento ( ou litro de petroleo pra traquitana do FG. Assim ele põe fogo na coisa !).

  • Não li e não gostei!

    Publicar fatos supostos sem prová-los é inaceitável!!!

    Particularmente acho que o Lula tem muito mais do que isso na “poupança”, assim como o FHC.

    Enquanto os impostos representarem 40% do PIB e nossas leis forem tão complexas, políticos de A a Z continuarão metendo a mão.

    Não existe o conceito de mais corrupto ou menos corrupto… ou o sujeito é ou não é. Considerando os custos de uma campanha política, fica fácil deduzie que um sujeito não gasta o equivalente a 4 anos de salário “oficial” pra se eleger sem ter a expectativa de vender facilidades aqui e ali. Os honestos sofrem como Serpico.

    Só dando CTRL-ALT-DEL no país e começando tudo de novo. INCENTIVANDO A EDUCAÇÃO!!!

  • Qualquer análise sistematizada irá provar facilmente o tratamento parcial que meios de comunicação com a revista da Abril tem dedicado ao noticiário envolvendo o governo federal e os políticos do PT.
    Não me iludo com esta corrupção(acho que ainda tem mais coisa para aparecer) mas os governos anteriores foram muito mais corruptos.
    É uma pena este “marcatismo ” se aprofundando no país. A turma deve estar com saudades do ACM, JKB(presidente do PFL), Comendador, etc.

    gustavo

  • Bem, eu concordo c/ vc e penso que este jornalismo só tem vida longa aqui, pelo mesmo motivo que faz a gente pensar que “Politicos são todos iguais”, ou seja, a certeza da impunidade faz c/ que vc possa falar o que quiser que não vai acontecer %[email protected]$&@#nenhuma… Pena que é provavel que esta informação seja verdadeira mas sem provas é no mínimo leviano publicar este “furo”.

  • Tem gente que acusa o Gomes de sr parcial, mas estes ainda não entenderam o que é um blog, que serve como um diário completamente pessoal. Aqui ele pode ser parcial sim, pode falar o que quiser, o espaço é dele. Quem não quiser que não leia.
    Diferente é a revista Veja, que tem pretensões jornalísticas, vende seu produto a quem quer informações sérias mas que recebe um texto tão contaminado quanto o jornalzinho da CUT.
    Aqueles que aceitam que a revista use desses artifícios para fazer campanha não podem reclamar desse bundalelê que virou o Brasil, onde qualquer um faz o que quer e f*-se o resto.

  • Tem muito mané aqui que se tivesse que fazer uma redação de vestibular ia se enrolar por fugir do tema.
    Todo e qualquer furo jornalístico tem que ser fundamentado, se não vira factoide. Se o Lula é bom ou ruim, se o PT é bom ou ruim não é a questão (neste comentário especifico, veja bem e não se esqueça disso até o término do post). A questão é que é leviandade uma revista do naipe de Veja públicar uma denúncia séria sem ter o menor indício, o furo vira furada, descredencia a revista e desinforma o leitor. Peguem uma Carta Capital, leiam a Agência Carta Maior e apreciem o bom jornalismo, imparcial, que não defende mas também não inventa denúncia e comparem com a Veja.
    braço a todos.

  • O que entristece mesmo é ver que uma pessoa como vc Flavio, que também tem o poder de comunicação ( assim como a VEJA mas em menor escala é claro) se mostra totalmente tendencioso e manipulador já que não escreve uma linha sequer sobre o mar de lama que o Partido que mata prefeitos instaurou no Brasil….
    Não se esqueça que a VEJA não fabricou o mensalão, não fabricou o caixa 2, não fabricou a dança da pizza da p.uta deputada ou melhor dizendo, deputada p.uta e nem fabricou o Silvinho Land Rover ….
    Pior que ler a VEJA é saber que existe bgente tão tendenciosa como vc na imprensa….

  • Flávio, adoro quando você escreve sobre automobilismo………mas…..

    Mas na boa, como jornalista se você “ouvisse” falar, “visse” alguma coisa suspeita, ou algo parecido sobre o Schumacher montar uma equipe para 2007 e colocar o Bruno Senna como piloto DUVIDO que você como jornalista não ia publicar. Outros publicariam e você levaria o FURO do ano caso fosse confirmado. O que a Veja fez (independente de ser ou não boa revista) é o que todo jornalista faria: tem a informação: publique. O Grande Prêmio já fez isso várias vezes.

  • “O Presidente (olha que não vou mais pra cara dele) devia fechar a essa evista e os responsáveis ir pra trabalho forçado pros garimpono pará”

    Relaxa amigao.. nos ja estamos tomando o poder novamente.. em 2009 vms fazer o PT-5 e quero ver alguem pensar diferente…

    Infelizmente nos proibiram de tirar armas de vcs.. era para o seu bem.. haveriam menos civis mortos… mas isso agora eh irrelevante.. os fins justificam os meios!

    Che!

  • Vou começar a falar de automobilismo, assunto que domíno com maestria e imparcialidade.

    Mas ja era de se esperar neh FG.. sua parcialidade te queima progressivamente.. shumi.. petro.. politica..

    grande premio deve ser o nome interno ao PT para mensalao…

  • O que eu acho gozado é o sujo falando do mal lavado. O governo Lula é tão corrupto quanto foi o do FHC, quanto foi o do Tupetudo, do Sarney, etc. etc. É uma questão de cultura de origens etnicas, pois não me surpreendo com mais nada em falando-se de governo brasileiro. Vou votar nulo, pois não dá para votar em nenhum malando mais.

    João

  • Flavio:
    Seu petismo incomoda mesmo, porque essa corja atrasou em vinte e cinco anos a história política do Brasil.
    Mas para quem, como eu, quer ver as investigações levadas a sério, focadas no que realmente pode produzir punições e, quem sabe, o ‘impeachment’ do Lula, esse tipo de reportagem só dá mais tempo ao Barbudo.
    Notícias bobas como essa, sem fundamento, dão a impressão de que algo PODE acontecer, mas nada acontece.
    Nesse caso, a Veja beneficia o PT e atrapalha o Brasil.

  • Jornalista ganha o suficiente para colecionar automóveis e brincar de piloto? Sei não. Esse papo de ética o PT também tinha…
    Torço para que o nosso amigo seja apenas filhinho de papai.

  • Sabem quem é o mais novo ganhador de indenização por ter sido supostamente perseguido político? O Franklin Martins, aquele jornalista chapa-branca de quem o FG tomou as dores. Pois é, o cara perdeu uma boquinha e ganhou outra, paga por nós, trouxas. Para vocês verem quem o FG considera jornalista de verdade. Sabe nada esse rapaz.

  • Fála Gomes, te acho um cara super bacana, muito gente boa, mas não concordo com você. Que a imprensa inventa, inventa sim, isso estamos carecas de saber, eu faço faculdade de Jornalismo e sei muito bem o que acontece. É ético? Não! Mas veja bem, não houve infelicidade maior pro Brasil ter tido como presidente o Luís Inácio Squid da Silva e ter levado junto com ele uma corja vagabunda do PT, que nem representa o verdadeiro PT………A população em geral, não só a classe média, quer a cabeça do Lula e eu não estou nem aí se a mídia malha ele….Tem + é que malhar, não queremos transformar o Brasil numa nação “neo-esquerdista-prafrentista” com um presidente populista com esse papinho mentiroso de “Fome Zero”. A Veja malhou e tem + que malhar mesmo!

  • Tem gente que não vê um palmo a frente do nariz. Quem foi precipitado na realidade foi o editor que publicou a reportagem sem respaldo. No modo do seu raciocínio deve-se primeiro acusar para depois ir a busca das provas! O pessoal esquece de alguns casos em que o jornalismo arruinou pessoas com o mesmo tipo de publicação irresponsável. Será que os que aprovam este tipo de reportagem fariam o mesmo em se tratando de acusações sobre sua própria pessoa ou algum de seus familiares?
    O que eles gostariam de fazer com o editor do jornalzinho de bairro que publicasse: viram o encanador entrando na casa da mãe do fulano. Ainda não conseguimos provar nada, mas vamos continuar tentando…

  • O Sr. Presidente deveria processar judicialmente a editora. Não sou petista. Mas se não me engano, alguma vez eu li algo mais ou menos assim:
    – todo o cidadão é inocente até que se prove o contrário.
    Revista Veja provou? Então se ferrou

  • Não sou petista, nem vou votar no Lula, mas o que a revista VEJA fez foi lamentável … fica óbvio o desespero de quem não está vendo o Lula cair nas pesquisas ….

  • Gomes
    Baseado em que você pode afirmar que realmente se trata de uma calúnia?
    A meu ver, vc está sendo precipitado, seria melhor esperar um pouco mais para ficar tão indignado…
    Só uma perguntinha: se a reportagem se referisse a pessoas da oposição, será que vc escreveria esse post? Acho que não.
    Desculpe, sem querer ofender, mas suas opiniões e atitudes são completamente paradoxais.

  • pois é, fazem com o lula mais ou menos o que você faz com o Rubens.
    lembro quando o FG fez um tópico sobre como criticavam o lula com apenas 3 meses de governo. E ele que fez colunas vorazes sobre o Rubens após 3 corridas?

    Temos que sempre procurar nos erros dos outros o nosso próprio, assim fica mais fácil se corrigir.

    É melhor que bater o pé e negar até a morte que errou.

  • Olá,
    Após ver que ainda tem gente que acha que ser “crasse média” é crime, vamos lá: o que é que tem de tão sagrado e inocente na pobreza e na ignorância que só quem vive nelas tem o dom da verdade ?
    []´s

  • A veja é babaca…
    mas esse tipo de comentário constante do FG de “a classe média”, “os classe média q andam de toyota”, sempre ofensivos…é chato, né? Ainda mais de uma pessoa da Classe Média. Ou alta???
    Pq do povão o sr. FG não é, né?

  • Sai muita bobagem nestes post sobre automobilismo, mas nos de politica é muito pior. Teve aquele da Petrobras que um tal de “sem Tom” falou que o PT era mais honesto que o PSDB porque roubaram só um pouquinho … Como se fosse possível medir honestidade. A Veja faz o que toda imprensa faz, cumpre o seu papel que na verdade não é de informar e sim de vender a revista mesmo que seja com materias sensacionalistas como esta. Lula e os petistas são corruptos mas como todos os outros politicos ninguém consegue provar nada.

  • É preciso separar o joio do trigo: a Veja foi totalmente tendenciosa e parcial ao publicar uma suposta conta do Lula no exterior, isto é fato, agora o q é fato também, é q o sapo barbudo é o chefe da quadrilha e um dos grandes articuladores junto com o zé dirceu, desta máfia q foi criada para este projeto de poder q só visava aumentar a intervenção do Estado e o seu poder de arrecadar e transformar o governo cada vez mais em um cabide de empregos de todos os companheiros, isto também é fato.

  • Concordo contigo, Flávio.

    A Veja, infelizmente, num país com liberdade de expressão, a usa da pior maneira possível: com explícita parcialidade. Que o diga os “Diogo Mainard ” da vida. A Veja trata os assuntos de forma previsível e , por não dizer, tendenciosa. Já não a leio faz tempo, e não a uso como subsídio para formação de opinião.

    Abraços