Roncando em Interlagos

SÃO PAULO (escapamento quebrado faz barulho) – Participei ontem de um evento em Interlagos, o IV Festival de Carros Antigos e Esporte, do Auto Union DKW Clube do Brasil. É uma salada mista, e eu iria correr na divisão A, para carros até 1.200 cc. No fim, porque meu carro é de corrida, me enfiaram na B, carros até 1.800 cc.

Pena, porque na A seriam só DKWs e tinha um Mini Cooper, também. E era largada Le Mans. Andaram só sete carros e três quebraram. Paciência. Me enfiei nesse grid da B, com mais de 20 carros, entre eles Alfas, Pumas, SP2, tinha um pouco de tudo.

Foi meio bagunçado, mas deu para me divertir. Cheguei em sexto na geral, virando 2min37s. E terceiro na B2, que não sei direito o que era. Nem deu para pegar o troféu, porque tive de voltar correndo para escrever.

Dos DKWs, acabei sendo o melhor, contando as outras duas carreteras que andaram na B2 (uma quebrou, a outra estava estreando, apenas em testes). E esse sexto na geral é um resultado interessante. Tive boas brigas com um Karmann-Ghia, um Puma e um Fiat. No miolo passava os caras, na reta levava. Nas últimas duas voltas meu escapamento arrebentou. Um barulho dos diabos.

Enfim, um sábado agradável, registrado pela câmera do blogueiro Nenê, de Campinas, que colocou um pequeno vídeo na rede. Dá para ver a zona que foi a largada, mas eu passei bastante gente e me enfiei no meio do pelotão. É legal largar no meio de um monte de carro. Normalmente largo atrás na Superclassic, cheio de carros bem mais rápidos na frente. Ontem passei uma meia-dúzia no S do Senna. Morrendo de medo de alguém bater no #96, que correu como #99.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
manoel schmitz Gravataí rs
manoel schmitz Gravataí rs
14 anos atrás

haaa meu tempo !!!!é gostaria de ta no volante desta deka certa vez girou um rolam.do virabreq. o Karl iwers disse ! n~tem cura!!peguei meu motor e mand, retificar que locura o conjunto subiu e quase que o pistão bateu na tampa.ficou andando mais que noticia ruim ,so que nunca mais apagou na chave. eu regulava cilindro por cilindro onde a rotação ficava mais alta e por fim regulava amesa dos platin.ficava melhor que os aparelhos do pms.

Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
17 anos atrás

Perdi essa, mas vou tentar ir na próxima.
Nene e Petrus, tbem sou de Campinas, podiamos combinar de ir juntos na próxima. Podemos até ir com meu fusca, pra entrar no clima dos carros velhos, hahaha.
É sempre bom bastante gente no carro pra ajudar a empurrar.
Eduardo Pereira

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Máximo:

Não entendo porque o FG estava estressado no box, não havia motivo algum…

Só porque finalmente ia andar com carros semelhantes ao seu e a cartolagem detonou a brincadeira?

Ou será porque tinha pressa, pois havia 2 corridas clássicas para cobrir e comentar?

Teria sido devido a alguns poucos comentários desairosos em seu Blog?

Como voce vê, não há porque ficar estressado, principalmente nesse país de gente séria, educada e bem intencionada.

Não consigo entender, acredite…

Daniel Gomes
17 anos atrás

AMANTE DO 2T

Sempre fui apaixondado por motores 2 tempos, escutar o ronco afinado do 96 foi bem legal!!!

Uma pena nunca ter dirigido um carro 2 t a nao ser o um automodelo de autocross que tive, mas quebrava muito direto tinha q trocar pistao e anel acabei parando de mexer com automodelismo….

Mas motos 2 t ja pilotei variar, de cr 250 a RD 350 , sempre gostei de esguelar um 2 T !!!

Máximo
Máximo
17 anos atrás

“seo” Claudio,
sua ausência foi sentida pela torcida #96…

mais uma vez estivemos nos boxes enchendo o saco do Flavio, dessa vez mais de leve porque ele já tava meio estressado…

o FG se preparou pra “ralar” os Dekas e depois teve de correr na categoria B… acabaram com o sonho de levar de ponta-a-ponta a sua primeira vitória com o #96…

Dinho Amaral
Dinho Amaral
17 anos atrás

Oi Flavio, gostaria de dizer que até agora não entendi colocarem vc e os outros DKW na nossa bateria…se o evento é dos DKWs e neste evento eles não andam juntos ….não entendo mais nada….gosto do Eduardo mas dessa vez pisou na bola…é isso o pior é sair do Rio fazer boa corrida estava em terceiro…e ser traído por uma porca do trambulador….corrida é assim…
valeu…

Luiz
Luiz
17 anos atrás

Estava eu na reta dos boxes em interlagos quando escuto um estrondo subindo a reta, Será uma ferrari?, um fórmula?, não, era o DKW de nosso amigo Gomes… Parabéns pela corrida, mandou muito bem no S do Senna.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Zé do caixão, taí um carro que não é comum de se ver em corridas embora tenha visto fotos de alguns em revistas antigas, tinha um acho que da marinhos veículos que apareceu em um QR antiga que se dizia que era o VW melhor preparado no país, com uns 200 CV, devia ser um canhão.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Anselmo, bem lembrado, o Bianco do Magnusson ganhou a prova da B e ele participa da Superclassic. O Zé do Caixão foi para a pista pela primeira vez para testar, mesmo. Estréia conosco dia 10 de junho.

anselmo
anselmo
17 anos atrás

estive em interlagos e achei o evento meia boca, os carros foram divididos p/competir de uma maneira que não entendI, até na bateria dos dkws tinha um mini junto
sou fã da superclassic e assisti,alem da bateria dos dkws a bateria onde carros que disputam esta categoria correram.
correram e deram show, como sempre.
fiquei feliz com a vitoria do bianco gulf, que sobrou na disputa
gostei muito de um fusca, super lindo, com motor porsche maravilhoso que IA FAZENDO UMA LARGADA LANÇADA sensacional, só que a largada ” NÃO ERA LANÇADA ” ? ? ?
mesmo assim valeu a pena e espero na proxima super classic ver andar um ze do caixão, LINDO, que só vi treinar.
gde participação, parabens, do Flavio com o lindo 96 ( 99 ) neste sabado

Gomes
Gomes
17 anos atrás

É o Niltinho, eu o conheço. Mas ele já tirou o motor DKW e colocou de Gol 1000. Se quisesse correr, seria na nossa divisão 3, para carros não-originais, e carros de 1600 a 2000 cc.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Este final de semana soube que um cara aqui do Rio adaptou um câmbio de cinco marchas do Gol Mil, numa Deka além do distribuidor da Towner. Quem viu disse que a bichinha está um capeta! O regulamento da Classic permitiria essa modificação?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Ô pessoal…

Desta vez não pude ir, não tinha jeito mesmo…

Mas na próxima estarei lá, sem dúvida nenhuma.

No fim, voces tiveram sorte, livraram-se de mim…

Na próxima, aproveitem para levar cotonetes… É que falo tanto, mas tanto, que derrete a cêra do ouvido… Aproveitem.

Quanto ao escapamento aberto, não se esqueçam em em motores 2T o escapamento “faz parte do motor”. É dimensionado para ajudar na compressão e desempenho…
Pode ser que faça um barulho lindo e não ande nada… Só o FG pode dizer.

O duro é o seguinte:
Quem viu uma Ferrari 312 B2 reduzindo de quinta para quarta na entrada da Curva do Sol, motorzão 12 cilindros boxer virando lá em cima, o excesso de gasolina estourando no escape, embaralhando tudo num ronco tão lindo, tão alto, tão forte nunca mais esquece…

Vi as Dekas tambem, mas era muito garoto… Só lembro que doía o ouvido…

Garôto, com as Dekas tampava os ouvidos de dor.

Mais velho, com as Ferraris abria os ouvidos de prazer…

Abraços a todos os maníacos de plantão.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Esses caras dos DKWs deveriam participar da Classic também.
Só tá faltando repensar um pouco o regulamento pra dar incentivo ao pessoal que corre de DKW.

Maurício Morais
17 anos atrás

FG que bela festa esta de Interlagos. Pena não poder participar. Parabéns pelo resultado final. Um abraço.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

O Nenê, desculpe cara, Andre escreveu mais embaixo, hehehe, foi mal

Nenê
Nenê
17 anos atrás

Petrus, acho que vc escreveu “André”, mas se referia a mim mesmo (Nenê); Eu moro muito perto do Castelo, no Bonfim, e também fui muito ao kartódromo quando criança ,e ainda vou às vezes; Não há o que agradecer; Foi um prazer fazer a ediçãozinha do vídeo e colocar aqui pra todos; Grande abraço!

marcelo
marcelo
17 anos atrás

Quem andou animal nessa bateria foi o fusca azul

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

André, obrigado voce pelo video, muito leval,moro em Limeira hoje mas sou Campineiro e minha familia toda mora ai ainda, cresci ali no Castelo, Guanabra,Chapadão, ouvindo os roncos do Kartodromo do Taquaral de manhazinha, hehehe, bons tempos aqueles…. mais uma vez obrigado por nôs ter levado a Interlagos hoje pra ver a pequena enceradeira 99 correr, valeu e abraço

Nenê
Nenê
17 anos atrás

Pra completar, umas “legendas” sobre o vídeo que fiz:

No começo, podemos ver que o #96 travestido de #99 deu um trabalhinho pra pegar e depois pra engatar; O roncão dentro do box é demais;

Largada e corrida podemos ver que realmente rolou uma briga boa com o Fiat e o Puma, mas na reta ele levava fumo;

Na subida do laranjinha, apesar de eu estar filmando bem longe, ao lado dos boxes, ele já estava sem o escape, e o barulho era ensurdecedor. Dá pra ouvir bem nesta hora o ronco metálico do 2T;

E na volta aos boxes, o roncão de novo, agora bem de perto!

Abração, Flávio! Foi um prazer!!

Nenê - Campinas
Nenê - Campinas
17 anos atrás

Foi realmente muito divertido; um sábado de sol, temperatura agradável, belas máquinas e a possilibidade de trocar umas palavras com o “cara”, que acompanho há mais de 3 anos na net. Ele n me pareceu este monstro autoritário que os comentários das pessoas nos outros posts sugere; E isso me faz pensar que o que falta, como disse o amigo aí embaixo, é respeito mesmo. Quem o conhece ou conheceu ao vivo sabe do que to falando.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Só Pra completar o que o André falou ai em baixo, e pra quem me chamou de puxa saco, falta uma palavrinha muito simples no coraçãode muitos que tornaria as coisas mais faceis para todos nessa vida, RESPEITO, só isso, com respeito tudo muda,principalmente quando se faz comentarios sobre alguem que sabe mais sobre o assunto, viveu no ambiente, conhece mais. É possivel se opor sem denegrir o outro, mas valeu. RESPEITO o que voce fala Flavio, e nem pense em tirar esse vicio do ar em !!!!abraço

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Ae Flavio
Deixa o 96 com esse ronco, meu ficou muito legal, sei que não foi muito agradavel dentro do carro mas perdeu aquele som de enceradeira quando passa na reta, olha, vai por mim, impõe respeito em !!!!!hehehehe Muito legal, dia 10 estamos lá , ou melhor, ai. Abraço

André Buriti
17 anos atrás

Linda corrida, o mais bacana das imagens do vídeo é ouvir os sons diferentes de cada tipo de motor, de olhos fechados dava pra diferir o ronco do Fiat para o Fusca para o do DKW, acho que corrida de automóvel é isso, diversidade, diversão, prazer, não importa quem ganhe, o importante é estar lá, fazer a história.
Seja sempre assim, não importa o que os outros dizem. Personalidade não se compra na concessionária de carro importado, se conquista com o tempo e a maturidade.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Eu tambem estava lá, e tambem não entendi o critério para selecionar os grupos A e B, em todo o caso…
Mas foi um sabadão especial com bons pegas, entre carros veteranos, carros originais, carros preparados, e carros muuuuiiito preparado$$$.
E o “agente” 96 promovido a 99, mostrou serviço, dividindo curvas, dando e tendo trabalho com os “inimigos” do dia.
Acho que foi um 6º lugar com gostinho especial, brigado no bom sentido.
Nas outras baterias tambem tiveram boas disputas e muito “passeio” de alguns “braços enrigecidos”.
A ultima bateria (Força Livre) teóricamente a mais veloz, não chegou ao fim, porque foi interrompida por duas vezes, por causa de algumas tampas de bueiros que se desprendiam, chegando a causar um acidente com um Porsche Boxter, na saída do “S” do Senna.
Preconceito à parte, na minha opinião essas tampas “pulantes” foram causadas pela “maledetta” corrida de F-Truck da semana passada.
Acho bom o pessoal fazer uma BOA revisão nessas tampas, pois se acontecer na F-1 o que aconteceu no sabado…
Foi um bom divertimento passar o dia em Interlagos, e de quebra ainda bater um bom papo com o colega blogueiro Joaquim.
Valeu Flavio. Em Junho tem mais!

Joel
Joel
17 anos atrás

O ronco ta bonito de se ouvir, parabéns.

Ronaldo topete
Ronaldo topete
17 anos atrás

Parabens pela exibição, eu tava la e vi o pega com o 147 na 2º volta. . . pena nossos carros ainda não estarem prontos… mas na proxima estaremos lá, um forte abraço Flavio