Tarefa para os Matusaléns

SÃO PAULO (das loucuras que já fizeram por aqui) – Voltemos a tirar o pó. Descobri nesta enorme fototeca que é meu disco-rígido dois retrados de automóveis que nossos Matusaléns hão de saber quais são. Aproveitem, então, para contar um pouco de história.

Esse primeiro aí embaixo a maioria esperta vai sacar pelo menos o piloto, pelo número. Notem a espessura do santantônio. Parece um fio de cabelo… E a altura? Se capotasse, babau.

Esse aí embaixo tem história mais, digamos, excêntrica. Um conhecido do sul me jurou, uns dois anos atrás, que estava com ele e que seria restaurado. Não tive mais notícias.

Saciem vosso apetite por velharias e bons papos.

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MARCELO RINGO
MARCELO RINGO
17 anos atrás

A PRIMEIRA FOTO É UMA “ANDORINHA”..

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Grande Caíque,

EM CIMA DE UMA TÁBUA !!!!!! putz tinha falado que o Norman era da pá virada, o cara era é maluco mesmo !!!!!
Bons tempos, em que o que valia mesmo, era acelerar não importa como.
Bons tempos !!!!!

Caique Pereira
Caique Pereira
17 anos atrás

Flávio,

Quando eu enviei esta foto, também pensava que era o Norman, mas o Bob me enviou um e-mail dizendo que naquela foto o piloto era ele, que deu uma “testada” nas barata, que inclusive nâo tinha bancos e o Norman correu em cima de uma Tábua, escorregando muito, já que cinto quase não se usaVA – ESTA INFORMAÇÃO QUEM ME PSSOU FOI O NOSSO AMIGO NEUDY

Caique Pereira
Caique Pereira
17 anos atrás

Flavinho,

Mirage foi o nome de re-batismo dado pelos Moraes ao Geraldes Special.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Caíque,

sacanagem, esse negócio dos “novos” donos do Geraldes Special, estarem de birra, o carro acabando, eles não fazem nada, e não deixam ninguem fazer, putz, não dá para entender, e assim nossa memória vai para o buraco, por causa de uma birra pra lá de infantil.

felipe clark
felipe clark
17 anos atrás

Tive a oportunidade de presenciar uma prova no autódromo de Curitiba onde tentou andar este protótipo do Muffato. No sábado fundiu o motor DKW e no domingo o VW. Foi muito engraçado. Ora funcionava um motor , ora os dois, ora o outro…..bizarro………mas valeu a experiência…..o acelerador, embreagem e cambio era bem próximos de maneira que le pudesse acionar ambos simultâneamente……

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Gente, esse treco do Norman não se chamava Mirage? Caíque, já passei seu e-mail para o Dinho, mas entre em contato direto com ele, nos comentários do Lorena ele deixou seu e-mail.

Caique Pereira
Caique Pereira
17 anos atrás

Caros Amigos,
O Geraldes Special da foto está sendo pilotado pelo Bob Sharp e foi nesta corrida que o Casari correu mesmo. Este carro foi construído par receber Mecânica Simca, mas a Simca virou Crhysler e o sonho do meu amigo Neudu foi-se, depois ele teve motor VW e foi de mais dois pilotos (vou enviar ao Flávio as fotos dele com Patrocínio da Ducauto de Duque de Caxias e o Luis Moraes sentado no Sto. Antonio. Tem também uma reportagem da Auto Esporte que mostra o Geraldes atrás do Bino Mark II com o L. P. Bueno. Eu sei onde este carro está, mas o s donos (herança) não querem papo. O carro está acabando.
O Joaquim, tÔ ESPERANDO UM CONTATO VIA E-MAIL E fLÁVIO, PODE PASSAR MEU E-MAIL PRO dINHO.

Hugo Ibanhes
Hugo Ibanhes
17 anos atrás

caramba!!!
eu nunca imaginei que alguém, algum dia, resolveu construir um carro com 2 motores, 2 cambios, 2 aceleradores e tudo mais… e pior, um só volante e um só cérebro pra controlar tudo!!! e ainda apostar corrida com isso!!!!!!!!!!! e eu achava q dirigia bem…

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Agradecimentos feitos, vamos ao “trabalho”:
Paulo Aidar, tá de gozação (claro, o Aidar manja muito…), vou desconsiderar…
Flávio Chinini, não é o AC, o protótipo do Norman era o Casari A-1, que usava a plataforam que foi do Carcará, motor Ford V-8 e a frente do AC.
Marcos, olhando bem você tem razão, lembra bastante o Chaparral. Se colocar uma capota e aquele aerofólio, tipo prateleira, então…
Filipe W, só fez essa prova aí, regional do Campeonato carioca, com o mestre Norman Casari e terminou mal (não lembro a colocação).

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Veloz, Ceregatti, Filipe W, Askjaoe o resto do pessoal,
Agradeço penhorado as referências elogiosas ao meu nome aqui no blog mas, sem falsa modéstia, o que faço é só repartir com o pessoal aqui velhas lembranças, ao mesmo tempo que aprendo muito com todos vocês. Já disse ao Flávio, esse blog é meu botequim virtual, meu boteco eletrônico e é realmente um privilégio dividir esse espaço cibernético com todos vocês, incluindo todos aqueles os quais não citei os nomes. Eu é que agradeço a todos. Abs.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Um AC? Com certeza não é. e tb não foi feito pelo Norman. Ele apenas pilotou. Acho que este carro só correu uma vez aqui no Rio e sumiu.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Não falei que a turma da enxada ia matar a pau… o Joaquim não vale… ele é café com leite pra gente… o cara saca muito… e foi ele quem me ajudou a descobrir o meu bólido classic!!!!! Abraço ao Joaquim

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Norman Casari fazendo um test drive com um Ford J que vinha num autorama Estrela de 71, junto com uma Alfinha de pneus brancos.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi Flavio , oi pessoal!

Este blog está cada dia melhor!!!!!!!!!!!!!

abraços,
Ricardo Bifulco

Serginho RJ
Serginho RJ
17 anos atrás

rapaz, os caras são OS CARAS. sabem tudo. parabéns.

Gabriel
Gabriel
17 anos atrás

Olá amigos, creio que esse protótipo pilotado pelo Norman é o AC-01 construído e projetado pelo “monumento histórico brasileiro” Anísio Campos. Não tenho certeza absoluta, mas acho que é.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Dá para apagar meu post? Escrevi duas grandes besteiras.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

O 1º carro, é o protótipo que o próprio Norman Casari construiu em 1969-1970, um belo carro.

O segundo é o famoso Patinho-Feio, do Alex Dias Ribeiro!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

oi Marcos,

è verdade, acho que estavamos mais impressionados com a espessura do santo-antônio que não reparamos direito. hehehe

alguem ai sabe se a bagaça andava bem ? qual colocação do Norman nesta corrida ?

Sergio Luis dos Sant
Sergio Luis dos Sant
17 anos atrás

Lucas, estou enviando uma mensagem para você, sobre a miniatura de DKW.

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Um dos meus sonhos é poder conhecer esses verdadeiros arquivos vivos, é muito conhecimento sobre a história do automobilismo. Porque não juntar essa turma e fazer um livro? Vai ser o maior sucesso, muito melhor do que algumas publicações que existem por aí. Mas tem tanta estória que um livro só vai ser pouco, vai acabar virando enciclopédia mesmo.
Outro sonho é poder juntar todo mundo numa grande confraternização em algum kartódromo, aí poderíamos todos dar uma surra no Flávio, automobilisticamente falando, e dar umas dicas pra ele pilotar o DKW 96 melhor.

Minha admiração e um abraço a todos.

vitão
vitão
17 anos atrás

Desculpe, Veloz, errei o “arvo”
Repetindo:
Veloz-HP , só uma curiosidade : dava para fazer punta-taco na encrenca , ou tinha que ter DNA de polvo ? abz e sucesso em sua carreira .

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Impressionante a memória e o conhecimento do Joaquim e do Veloz-HP.

Já disse isso em algum post por aí, mas não posso deixar de falar de novo.

O Joaquim tive o prazer de conhecer em Interlagos semana passada. Tem uma infinidade de histórias, sabe tudo, verdadeira enciclopédia viva.

O Veloz HP ainda não conheci – e havia muita expectativa da sua presença no Box 21, inclusive do FG.

Ele novamente ficou incógnito em sua “arquibancada cativa” – só ele e mais alguns que cabem numa Kombi assistem corridas do melhor lugar: As arquibancadas.

Essa dupla tem uma memória absurda, inacreditável…

Eu esqueço até meu telefone… Tô ficando velho e gasto…(mas na Granja Viana ainda dou muito trabalho, cuidado…)

Esses dois lembram de datas, pessoas, corridas, nomes, endereços, matam qualquer charada em dez minutos.

Como diz minha filha menor: Tô bege…

Abraços fraternos a todos.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi pessoal !
Mas ninguém cometou um fato interessante aqui !
O carro do Norman era uma réplica do Chaparral !!!!

Gera
Gera
17 anos atrás

De onde foi copiada a foto do Geraldes?
Foi de revista, n’e?
Gera

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Complementando a informação do Paulo, que na unica vez que o Norman correu com oi geraldes especial foi em Jacarepaguá.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Veloz HP,
Desculpe amigo, está fora do tópico, mas preciso falar com vc via email pessoal. Fica tranquilo, não vou pedir emprego, não….he, he, he. Abraços.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Veloz, sem querer ser grosseiro, mas vc há de concordar comigo: é mais fácil pilotar um Boeing do que esse bimotor do Mufatto. E a garotada aqui anda afiada, hein? Abs.

Paulo
Paulo
17 anos atrás

E o Geraldes tinha mecânica DKW 1080cc.
O Norman correu com ele uma vez só, em 1969.
Paulo

Zinzendorf
Zinzendorf
17 anos atrás

O primeiro é evidente….é o SPEED RACER

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Obrigado Milton.
Quero apenas acrescentar que esqueci de dizer que a caranga tinha também dois pedais de embreagem, um para cada conjunto motriz.
E pelo que ví, o Mufato é fisicamente normal, tem “só” duas pernas e “só” dois braços.
Abraços.

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

Valeu Veloz-HP!
Eu ia perguntar justamente isso. Como é que o cara guiava uma ronha dessa?
E parabéns pelo emprego. Na nossa idade não esta fácil arrumá-los.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos do blog do Gomes, boa noite.
A primeira foto o Joaquim matou a pau, como sempre, a segunda mostra o famoso carro de duas mecânicas do Pedro Mufato.
Tinha o conjunto dianteiro do DKW e o traseiro do VW num total de 2 aceleradores e 2 câmbios.
Na largada o Mufato usava o acelerador e o câmbio do VW, após o embalo inicial, usava os dois aceleradores e os dois câmbios.
Nas reduções usava o conjunto VW, deixando o DKW em roda livre.
Como ele fazia isso tudo sincronizadamente ?
Nem imagino, pois tem piloto que mal consegue mudar as marchas e acelerar uma coisa só na F1, imagine 2 conjuntos distintos, diferentes e independentes.
Só mesmo o Pedrão, que de tão louco foi até prefeito e construiu um autódromo, Cascavel, ao contrário dos outros que destroem os existentes.
Salve Pedro Mufato, o maluco beleza do Paraná.

Mefistófeles
Mefistófeles
17 anos atrás

2 motores, dianteiro era de dkw, depois de corcel, o traseiro de VW a ar, cada um com sua caixa câmbio e girando os 2 diferenciais com rotações e torque diferentes, devia gatar muito pneu

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Postei e acabou que quando fui ver o Joaquim matou os dois !

Finalmente Joaquim o Flávio postou o Geraldes especial, tava na dúvida se era ou não, mas como vc confirmou, taí o bicho, finalmente !!!!

valeu Flávio, estavamos atrás de uma foto do bicho a algum tempo, procurei, procurei mas até agora não tinha achado nada, agora já posso dormir tranquilo hahaha.

O debaixo era realmente o bi-motor do pedro Muffato, alem de dois motores, tinha dois tanques de gasolina, dois câmbios, dois aceleradores, era uma trapizonga tão grande que ele foi classificado como Div 6 embora ele não se enquadra-se em divisão alguma.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

A primeira é fantástica, realmente antigamente os caras eram da pá virada mesmo, o Norman tá sentado numa casquinha de fibra de vidro com um santo antônio de tubo de casa de ferragem, e fino !!!!!!!!!!!
O carro é que estou em dúvida, seria o Geraldes Especial com motor DKW ? Joaquim me ajuda ai !

O outro vou declinar pois como mandei pro Flávio a foto não ia ter graça responder, deixo para o pessoal quebrar a cabeça , hehehe.

abraço a todos

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Me empolguei tanto com o Geraldes que esqueci o outro: protótipo bi-motor do Pedro Mufatto, dianteiro DKW; traseiro VW. Acreditem, se quiser.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Filipe W,… Deus existe…de tanto pedirmos finalmente o Flávio postou. Fácil, garotada: o carro é o Geraldes Special, protótipo DKW com motor traseiro, construido pelo ex-comandante da Varig, Neudy Francisco Geraldes. Nos comandos, claro, ele, Norman Casari. Ou será o Flávio, número 96, sei não…

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Gostaria de uma ajuda de alguem que saiba onde posso encontrar um livro da historia do DKW, ou alguem que venda miniaturas do Vemaguete Pracinha 1965 vermelha.
Quero dar de presente para um amigo que começou a restaurar uma.

Vinicius Nunes
Vinicius Nunes
17 anos atrás

O 96 é lindo! me lembro de um carrinho de Autorama que tive… falando em Autorama, para quem gosta, encontrei este link:
http://www.agfilho.com/7071Pag004.jpg

Abraços

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

Nossa o primeiro é uma cópia do Chaparal. O santantônio realmente é uma piada. O piloto, Norman Casari.

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
17 anos atrás

O de baixo é um protótipo que unia duas mecânicas geniais: a do Fusca e a do DKW. Uma loucura que só os velhos tempos permitiam.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Que show as fotos… vamos lá turma da enxada… começem a trabalhar!!!