Ah, a Mãe Rússia

SÃO PAULO (morram de inveja, Boeing e Airbus!) – Sinto-me meio manco sem conseguir colocar fotos, mas não tem problema, para isso existe o link. Falávamos, vocês bem se lembram, das maravilhas da indústria soviética, até Gorbachov roer a corda.

Sovietólogo de mão cheia, o blogueiro Veloz-HP, admirador das coisas feitas ao longo das estepes, mencionou uma aeronave de porte, digamos, exagerado, o Antonov 225. Como este é um blog feito a várias mãos, o brasiliense Jovino descobriu uma página fotográfica sobre o bichão.

É realmente impressionante. Deliciem-se e imaginem aquele compartimento de carga cheio de Ladas…

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Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Valeu pessoal, o meu mérito foi só comprar a revista, guardar e retirar algumas passagens para vcs.

Eu adoro fazer propaganda de coisas boas e bem feitas! Nem cobro nada!

Só para terminar vi que o pessoal adora um dog-fight como eu tb… Mas temo dizer q esse tipo de combate dificilmente acontecerá entre aviões de grande tecologia… Fazer o q né…

Com as ogivas cada vez mais desenvolvidas, dificilmente sobra algo para contar história, como o caso do F-15 que abateu 2 Mig-29 de uma vez só recentemente… Apenas 1 piloto ejetou que eu me lembre…

Esses pássaros deveriam só voar mas não tem jeito. Quem pode mais chora menos…

Vou dar outro exemplo da tática desenvolvida para o F-22 Raptor.

Normalmente voariam 2 avições. Mas não juntos em formação como nos acostumamos a ver nas belas fotos aeronáuticas.

Vem um atrás a grande altitude com o radar ligado e iluminando os possíveis alvos.

Mais na frente vai outro mais embaixo com os radares de busca desligados, mas recebendo o sinal do radar do avião de trás. Esse segundo lança os mísseis com o sinal do radar do avião de trás…

Aí já era né… Quando o piloto adversário tiver o sinal dos mísseis pode ser tarde demais, pq o avião da frente simplesmente não existia…

Parece que a invisibilidade ao radar do F-22 está sendo questionada… Mas só li rumores…

Os russos trabalham em uma forma diferente de invisibilidade, ao invés de mudar a forma dos aviões, eles investem em dispositivos para eliminar o sinal do radar…

Que vença o melhor!!!

Abraços

Doug
Doug
17 anos atrás

Na área aero-espacial, a Russia é execelente, mas colocar um monte de Ladas lá dentro!!!
É muita apelação… ahahahah

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Reginaldo,

eu esqueci de colocar no post a palavra “lenda” hehehehe vi isso em um documentário, não sou muito adpto de teorias de conspiração, mas como dizem por ai “eu não acredito em bruxas mas que elas existem, existem !”

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

ô Felipe W
O tupolev (concordoff) caiu em Le bourget (?) porque estolou, não bateu em ninguém , talvez, apenas na soberba do piloto que o conduzia…uma pena…Era um aviãozasso!!!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Jonas, o TU144 é cópia do Concorde sim, só que com pitadas dos Russos, tem uma história que quando descobriram que estavam sendo espionados, ao pegar um técnico catando lascas de borracha na pista, para envia-las aos Russos, resolveram pregar uma peça neles para atrasa-los pediram para Michelin fazer uma borracha mole e deram a tal borracha para o técnico e falaram para ele entrega-la aos Russos, dizem que os caras quase ficaram loucos tentando entender como eles conseguiam fazer pneus com aquele tipo de borracha pois era só sair do molde que o pneu perdia a forma.
O Tu144 caiu por ter se chocado com um Mirage francês que foi designado para tirar fotos dele, em especial das pequenas asas retáteis logo atrás da cabine, essas asas acho que tinha a ver alguma coisa com o stol, ou controle em baixas velocidades, talvez alguem aqui no blog saiba mais, mas era um problemas que o pessoal do Concorde tb estava enfrentando e então quiseram conferir de perto, mas foi perto até demais, ou seja foram copiar os copiadores, neste mundo nada se perde, nada se cria, tudo se copia. hehehe

Jonas
Jonas
17 anos atrás

Vivem dizendo que tudo que é russo é cópia… Aqui foram vários.
Esse An224 tem seis turbinas, cópia estranha do C5A Galaxy que só tem 4.
O TU144 é bem diferente do concorde, tem 4 motores unidos debaixo do corpo, não nas asas, outra cópia mal-feita?
Bem, já que é assim, então todos os aviões são cópias do 14Bis, pois tem asas e motor……………….

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Ao Filipe W,
Vi o Sukhoi 47, sim. Ele parece o Grumann X29. Mas ainda é um protótipo.

Ao Rones, deixe tudo pra lá que é ruso, menos as tenistas e as russas em geral….

Ao Lawrence Jorge, elegantemente deito o meu Rei diante de um adversário em posição muito mais vantajosa que a minha….

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

só pra completar…a uns cinco anos atras eu representei uma industria de caminhões russos, eram caminhões de guerra adaptados para uso civil…isto é, só tiraram a tralha bélica, o resto era igual…eu que sou agrimensor e mexo com máquinas pesadas, nunca vi nada igual. A cabina era um lixo em termos de conforto e tal…mas, o bichão trepava em paredes, atravessava lamina d’agua de 1,2 mts, uma coisa de maluco. qdo chegou a primeira leva em Santos, o operador local não sabia pilotar e eu, todo feliz – diga-se, tive que dirigir todos eles de um patio até o local de armazenagem…6 rodas, cada uma podendo ser desligada, Feio de doer, mas um brutamontes fora da estrada…nem os MB 6×6 eram páreo …pena que o dolar ferrou o sonho…ponto proce FG, pelo menos nesse tópico… :-)

Rick Lucas
Rick Lucas
17 anos atrás

Que bom que temos admiradores do velho regime por aqui. Não sou comunista, nunca fui e acho que nunca serei, mas no sabadão lá em Interlagos vou fazer questão de estar com a minha camiseta CCCP. Só não vou chegar de Lada…

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Grande Lawrence Jorge, obrigado pela aula aeronáutica! Eu tb compro a ASAS, muito boa a revista, e efetivamente o material aeronautico russo não deve nada aos americanos. Podem não ter a eletrônica de ponta dos americanos, mas são tão ou mais eficientes. Àqueles que criticam tudo que vem da Russia (e eu também critico, a começar pela forma de governo immposta desde 1917), cabe lembrar que tudo o que foi desenvolvido pensando em uso militar foi extrememente confiável. O que era para o povo… o povo, ora o povo! Enquanto eles se procriarem para fornecer homens para as Forças Armadas, tudo bem!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

VELOZ – HP, desculpe, mas Mareas, Hondas, Toyotas, Vectras, Omegas, Porsches, Ferraris, Bugatis, Alfas não suportam aquelas estepes, isso é fato!

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

inacreditavel como o urubu ai sai do chão…eu vi o seu irmão menor em viracopos e o bicho era muuuuuuuuito grande…imagine esse então…..ô Fabio Edo..vc tem alguma coisa a ver com o Carlo Edo dos T-6?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Joaquim, só tô espereando essa fotos hein ! hehehe esse seu scanner tá privando a galera de boas fotos, daqui a pouco eu inicio o movimento “troca de scanner Joaquim ” hehehe.

Thiago, alêm de Viracopos eles tb andaram por aqui no RJ, me lembro uma vez de estar voltando da Ilha do Fundão e ao fazer o retorno na Ilha do Governador, me passa um decolando por cima da minha cabeça, nunca mais esqueci, o bicho é enorme, tinha vindo entregar latinhas de alumínio, pois as fábricas de latinhas não estavam dando conta e resolveram importar, e ai quem, veio entregar foi um
An-124, pena que nunca mais vi.

Virgo, conhece o Skhoy Su-47 (berkut) ? antes chamavam de Su-37 mas mudou não sei pq, é um desenvolvimento do Do Su-27 Flanker, só que com enflechamento invertido, lendo demais todo preto, só com as estrelinhas vermelhas na cauda, com certeza um dos mais lindos aviões já feitos.

Rick Lucas
Rick Lucas
17 anos atrás

Pessoal, vamos fazer justiça ao mastodonte. Ele não é russo, e sim ucraniano. A Antonov fica em Kiev.

O povo de lá não gosta muito que se diga que Russia e Ucrânia é tudo a mesma coisa. É mais ou menos como dizer que Brasil e Argentina dá no mesmo. Um rolo…

Paulo
Paulo
17 anos atrás

A Rússia sempre teve os melhores aviões e mísseis do mundo…

Uma vez li uma frase dita por um piloto americano: “O melhor lugar de estar em um dogfight é atrás do inimigo, a não ser que o inimigo seja um Flanker (SU-27)”

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Um barato !! Seis motores..cargas dentro até não dar mais (Stolichnayas, Russkaias, caviar do Báltico, tá bom.. Ladas, MIGs desmontados)……trens de pouso que parecem centopéias..imagina um pit stop para troca de pneus e reabastecimento….

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Tambem gosto de aviação e, um pouco atrasado neste tópico, quero dar uma dica: num post lá no fórum do http://www.contatoradar.com.br estão dizendo que um A-380 deve vir ao Brasil (Guarulhos e Galeão) em novembro deste ano. Já fiz spotting do bicho em FRA, mas estarei lá prá registrar tambem.
[ ]´s

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Só para terminar, lembrei de uma que eu achei engraçada sobre os aviões russos…

O dono da Oracle, mega software house e arqui-rival do Tio Bill queria comprar um caça Sukhoy desarmado para brincar nos fins-de-semana mas a USAF não permitiu… Kkkkkkkk

O empresário falou q os militares americanos ficaram com ciúmes pq o avião dele seria mais rápido que os deles…. Rs….

T+

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Agora só aqui entre nós…

A pérola do arsenal aéreo russo é o TU-160 BlackJack!!!!

Também tem reportangem sobre ele na ASAS de Outubro/Novembro-2002. Que surpresa né!??!?!?

A “criança” é um super-bombardeiro com asas de geometria variável e velocidade de 2x a do som; mach2!!!

Os russos só de onda testavam os tempos de reação dos F-15 baseados no Alaska com os Black-Jacks… Que retornavam ilesos deixando os F-15 comendo poeira…

Da-lhe!!!

Não há duvidas que as turbinas russas são muito mais potentes e eficientes que as americanas.

Mas a eletrônica embarcada yanke compensa isso com folga que em eventuais combates, os americanos lança mísseis fora do alcance visual… Aí não tem turbina ou manobrabilidade que dê jeito…

Abraços!

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Esse é mais um post que eu não posso deixar passar batido… Mesmo atrasado!!!

Para os que gostam desse tipo de máquina, eu sou suspeito, recomendo a Revista ASAS, uma publicação primorosa capitaneada pelo seu editor Cláudio Lucchesi.

Fiz essa adentro pq na revista Julho/Julho-2004 existe uma reportangem sobre esse gigante dos ares.

Material fascinante que eu vou recortar algumas passagens e postar aqui. Quem quiser ler tudo tem que comprar!! Eu recomendo, só perde no quesito fotos, pq é uma revista sem as mesmas facilidades da www.

São as minhas 10 pratas mais bem gastas a cada 2 meses.

Vamos lá…

Tanto o AN-124 como o AN-225 nasceram de requerimentos militares embora tenham sido construídos com usabilidade civil quando o NA-22, até então o mais potente cargueiro turbo-hélice se tornou obsoleto frente ao crescente peso e dimensionamento da máquina de guerra russa e foi retirado de produção.

O Antonov-124 Ruslan é o avião russo na mesma classe do C-5 Galaxy, porém os resultados ultrapassaram a inspiração yanke em muito. Nunca teve os problemas de fadiga do rival yanke com uma envergadura 5,42m maior, a fuselagem rebaixa entrada de carga tanto na dianteira como na traseira e por aí vai…

O Antonov-225 foi desenvolvido especificamente para auxiliar no projeto do ônibus espacial russo, “Buran”. Para fazer o transporte entre a linha de montagem e a base de lançamento. O AN-124 quase daria conta do trabalho, mas seria uma operação no limite da capacidade, algo impensável em uma operação aeroespacial de tal importância.

É derivado do AN-124 porém com comprimento maior e com número de 6 turbinas do mesmo tipo. Os lemes verticais são duplos justamente evitar problemas pelo carregamento externo do “Buran” tais como turbulências e afins.

Porém o colapso da União Soviética pôs fim ao programa Buran e conseqüentemente ao uso do AN-225. Que chegou a ser canabalizado para ceder peças aos AN-14…

Só existia um AN-225 que se chama Mriya em 2004 e nessa época existiam conversas para a construção de um segundo avião.

Quem quiser ler mais, compre a revista!!!

Abraços!

Thiago
Thiago
17 anos atrás

realmente, estão corretos os colegas que afirmaram que o AN225 nunca veio para o Brasil. Os que vieram foram os AN124, que fazem voos cargueiros, normalmente pousando em Viracopos.
Os avioes russos, (todos eles sem exceção, inclusive os helicopteros) possuem muito melhor rendimento aerodinâmico do que os semelhantes ocidentais. Vide um dog fight ( combate aéreo) realizado nos EUA, entre um F15 ( caça sem nenhuma derrota em teatro de operações) e um SU35 com empuxo vetorado. Simplesmente não houve como o F15 ganhar de uma aeronave que praticamente pára no ar, e/ou efetua curvas de raio muito muito menor que o Eagle.
Ao contrário também do que disseram, o AN225 Myria ( ou sonho em russo) não é copia do galaxy, visto que, é maior, tem maior payload (carga paga)
Uma empresa que opera esses pesados chama-se Volga-Dnepr, senão me engano é ucraniana, e especializada em transportes nessas fantasticas maquinas.
O Cockpit é antigo, justamente em função da época em que a aeronave foi projetada e construída. Só faltava a galera querer EFIS, com EHSI, EADI, EICAS, FMGS, GPWS , etc e tal….

Bela aeronave. O mais impressionante é o diedro negativo, e o leme duplo. Apesar de gigantesco, possui carisma.

Abraço.

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Gostaria de ver uma foto do A380 ao lado deste Godzilla dos céus!!!

Mas eu gosto mesmo é do “The Russian Concorde Tupolev TU-144”

O bichão é lindo.

[ ] s

Rones
Rones
17 anos atrás

Antonovs, Nivas, Laikas e tenistas russas….eu quero a CCCP de volta!!!

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Os Sukhoi 30 do Chavez são caças-bombardeiros all-weather. Decolam com até 8 ton de armamento – imaginem um caminhão truck cheio de bombas para ter uma idéia da capacidade destes aviões – e dependendo do peso de decolagem, sai do chão e sobe na vertical.
Tem todo o jeitão do F15 Eagle, (é para 2 tripulantes, inclusive; um pilota e atira, o outro controla o radar e o armamento), que melhor que ele tem só a eletronica.
Nós que somos fãs de automobilismo não fazemos nem idéia do poder desses aviões; lembro que uma vez o Ayrton Senna pegou carona em um F5 Tiger de Santa Cruz; o piloto, para sacanear o Senna fez todo tipo de acrobacias em velocidade quase supersonica; o Senninha desceu do avião carregado, totalmente mareado!
Mas esse tipo de caça são aviões de operação muito cara. Nuestros hermanos e nosotros no tenemos plata para comprar aviões decentes, por iso em geral só compramos sucata usadas, como F5 e Mirage.
Aliás, aquele famoso comercial da Danone em que havia um pentelho corrigindo a mãe dele dizendo que o aviãozinho dele era um Phantom F5, era na verdade prova do analfabetismo aeronáutico de quem escreveu o texto. Phantom era o F4. O F5 é o Tiger, como os da FAB baseados na base Aérea de Santa Cruz.

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás
Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

Esse Antonov só teve 2 unidades produzidas, sendo que apenas uma voa hoje.
Nunca voou para o Brasil.
O que vocês viram por aqui foi um Antonov cargueiro bem menor.

CONDE
CONDE
17 anos atrás

Tb vi um gigante desses em São José dos Campos , uma vez .
Armaram o maior esquema só pro bichão descer . Era impressionante . Virou atração enquanto permaneceu no solo . A decolagem foi outro espetáculo à parte .
Agora esse monstro cheio de Ladas é pesadelo…

Bolivariano
Bolivariano
17 anos atrás

Viram os Shukoi que a benezuela do tchxavez comprou?
Beleza de avião, os pilotos da FAB julgaram os melhores quando testaram, beyond the F16-NATO, much beyond the others (inglês, sueco, any european else).
Viva bolívar
screwd 4ever

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

O QUE MAIS ME IMPRESSIONA SÃO OS EQUIPAMENTOS NA CABINE…

Para levantar essa obra de arte do chão…

IMPRESSIONANTE MESMO…

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Gorbachov não roeu a corda, apenas foi corajoso o suficiente para admitir que o comunismo não dava certo e tinha que acabar. Merecia uma estatua maior do que este avião. O engraçado é que mesmo já tendo acabado por lá, aqui ainda continua tendo alguns sonhadores.

A tecnologia russa produziu maravilhas em alguns setores, este avião é um exemplo disso. Produziram bons relógios e câmeras fotograficas também, todos com comprovada resistência e durabilidade. O lado ruim disso é que não foram capazes de botar comida na mesa da população. Se o regime não tivesse acabado hoje a fome na Russia seria parecida com a da Etiópia de alguns anos.

Gabriel Izar
Gabriel Izar
17 anos atrás

VELOZ – HP, fala assim pro Gomes não que ele infarta…
Brincadeira desse tipo tem que ser dividida em vários posts pra não traumatizar :)

italiano
italiano
17 anos atrás

Quando trabalhei na American Airlines no aeroporto de CONFINS- BH, um desses Antonov pousava la de vez em quando ( era todo branco nao tinha nada escrito, exceto Antonov) e tive a oportunidade de entrar no compartimento de carga. Quando ele estava la nao tinha espaco pra aviao nenhum no terminal de cargas.Nao sei se ainda continua pousando por la, sai da American depois de 11 de Setembro.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Flávio Casari Gomes, meu amigo comunista.
Admiro demais os aviões de lá mas, em se tratando de um deles cheio de Ladas, a única coisa que consigo imaginar é ele caindo espalhafatosamente bem em cima da fábrica deses carros como num 11 de setembro e que fosse num domindo, com os pátios e estoques repletos e nenhum operário trabalhando.
Seria uma perda terrivel pelo avião porém, talvez fosse a chance de na segunda feira após limpar o lixo construir uma outra fábrica de carros, esses de verdade, e começarem a ser felizes como os ocidentais capitalistas o são, ou ao menos, menos infelizes.
Aquelas estepes geladas sendo cruzadas por Mareas, Hondas, Toyotas, Vectras, Omegas, Porsches, Ferraris, Bugatis, Alfas, que maravilha.
Todos com aquecedor interno e pneus de cravos com pregos para o inverno.
A canalhada antiga iria se revirar no túmulo mas a moçada de hoje iria adorar e entender o monte de mentiras que os seus avós contaram para eles.
É o carro, esse demônio mecânico, mostrando o que é viver aos infelizes gelados.
Abraços.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

O bom desse blog é que o pessoal não nega fogo. Provoquei o Filipe W e o Virgo responde à altura. Ô meninada boa, sô!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Re-começou o delírio…
Deve ser a proximidade da corrida, não pode ser…

Stealth
Stealth
17 anos atrás

notaram a cabine do teco-teco? imagina se o Rubinho tivesse de mexer nos botões…….. :-))

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Isso aí, Joaquim!
O Antonov 225 foi a resposta russa ao Galaxy C5 americano, concebida no tempo da guerra fria como vetor para transporte rápido de tropas e equipamento pesado ao redor do mundo. É o maior avião que existe, e uma boa prova do que a mãe Rússia pode fazer quando quer. outra prova é que os americanos de vez em quando ficam sem vetor para a estação espacial, e os foguetes russos, ultrapassados, continuam subindo!
Felizmente ou infelizmente, nunca se pôde saber se os aviões russos seriam ou não páreo para os americanos.
Quando a URSS desmoronou – por si só uma indicação de que algo não ia bem com a ideologia – pilotos americanos que puderam experimentar os caças russos ficaram espantados com a força desses aviões. Os caças americanos tinham mais tecnologia eletrônica, mas os caças russos eram tão manobráveis quanto os oponentes; um desses caças – acho que um Sukhoi 25 – arrancou de um piloto americano, a contragosto, a expressão até elogiosa: um fusca com motor de Cadillac…

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Se há um cara que eu respeito aqui neste blog, entre tantos, mas por seus conhecimentos aeronáuticos, este é o Filipe W. Longe de mim, humilde servo de Alá, de contestá-lo. Se o meu scanner funcionasse direito, lhe mandaria minha foto à frente de um Beluga, outra trabalhando num Galaxy C-5 (Marietta, Georgia), outra ao lado de uma B-29 (autêntica, lutou em Guam e Guadalcanal) além de umas de Orion EP-3. A propósito, só de raiva, dia 15 vou com minha velha jaqueta de trabalho da Lockheed, manchada de óleo, ou melhor, sangue de Electras, Hércules C-130 e quejandos. Quem viver, verá…

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

Mais curioso é ver a foto dele servindo de “mula” para o “Buran”, cópia cuspida e escarrada do “Onibus Espacila Americano”… Mais um roubo de projetos secretos americanos, como foi o caso do Concord / Tupolev 144…
Os soviéticos eram bons em desenvolver tecnologia, mas se pudesse ser roubada…melhor ainda! Rsrsrss

Arquimedes
Arquimedes
17 anos atrás

Não sei se foi o 225 mas eu vi um Antonov de perto quando este esteve aqui em São José dos Campos. A Embraer fica encostada no aeroporto aqui e a fábrica praticamente parou para ir vê-lo. Os EMB-145 ficaram minúsculos, era até estranho.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

http://it.geocities.com/aereicuriosi/
ecranoplani/ekra.html#km

eis o link para ver uma foto do ecranoplano ! o link eu quebrei para não abrir scroll lateral.

Joaquim conhecia este ? hehehe

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Ops falha minha tem mais um sim, só que esse eu não sei onde está hehehe !

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

O antonov 225, unico no mundo, foi comprado por uma empresa inglesa, acho que é a airfoyle, alêm deste, eles possuem va´rios outros modelos para transporte de cargas, digamos , pouco usuais, como locomotivas, fuselagem de outros aviões e por ai vai.
Mais louco que o Antonov pelo seu tamanho, só mesmo o Ecranoplano ou “monstro do mar cáspio”, vou ver se acho uma foto dele.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

I M P R E S S I O N A N T E

edu
edu
17 anos atrás

Uma cópia barata do cargueiro americano galaxy, alias,como tudo que é feito neste pais(???)

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Deve ficar baratinho a troca de pneus!