Assim se andava

SÃO PAULO (e os tróleibus, onde estão os tróleibus?) – Caiu na minha caixa-postal. Esse aí embaixo era o Papa-filas, invenção dos anos 50, salvo engano. Os Matuzas já devem ter entrado num. Mas parece que não se transformaram na solução para o transporte público de São Paulo.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tarcísio
Tarcísio
14 anos atrás

Acho que a Aeronáutica era quem mais usava este meio de transportes aqui no Brasil. Também em Recife, até o final da década de 70, tinha um, todo azul, que rodava nos bairros próximos à Base Aérea, apanhando os praças que serviam naquela instituição.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Aqui em Pirassununga, na Academia da Força Aérea, existia um. Quando eu tinha os meus 6, 7 anos, era o meu transporte diário para a escola. As meninas se sentavam na parte dianteira, e a gente ficava no fundão, só na batucada.
Aqui existe também um daqueles ônibus articulados, que é conhecido aqui na AFA pela alcunha de sanfonado. Esse ainda roda, fazendo a linha cidade-AFA-cidade diariamente.

Papa-fila. Até hoje, vendo aquela frente de FNM, na cor azul-força-aérea, me remonta à minha infância.

Abraços.

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
17 anos atrás

Tem uma versão um pouco mais moderna, com cavalo mecânico Volvo, circulando diariamente no pátio do Porto de Paranaguá.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Putz !

Eu nunca andei, mas eu ví !
Sou um verdadeiro clássico, né ???

Acho que todos os motoristas destas dragas tiveram morte prematura. Morreram cozidos…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Imaginem o estado do coitado do motorista ao final da jornada diária pilotando essa jamanta carregada de gente parando em todos os pontos, semáforos e mudando as marchas do câmbio “seco” do FNM.

Leandro Bragança
Leandro Bragança
17 anos atrás

flávio se você quiser andar de tróleibus de uma passada na Mooca

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Grande Romeu, por favor “me inclua fora desta ” :))))))))))

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Ainda hoje, tem um negócio parecido com este – motorista no cavalinho e cobrador e passageiros no reboque – em Balneário Camboriú.

Prperalta
Prperalta
17 anos atrás

Romeu, eu no inicio dosanos 60 trabalhava no centro antigo (São João, Ipiranga, São Bento, Rio Branco e adjacencias…) e estudava na Vila Mazzei e me lembro de ter andado muito nesses /Papa-filas/ e olha que os caminhos são tortuosos, não eram retos como os prá Sto. Amaro.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Os Papa-filas ficarm famosos aqui em Sampa no final da decada de 60.
Tinha capacidade para 100 passageiros.
Era formado por um “cavalo” FNM (a cada freiada uma emoção) e um “reboque” articulado, anorme.
Fazia a linha Anhangabaú/Sto. Amaro, praticamente em linha reta, pois as dificulades em manobrar o mastodonte eram enormes.
Porisso durou pouco, gerando prejuizos a CMTC quando rodava com poucos passageiros.
Bons tempos, andei muito de papa-filas da CMTC que usava o “slogan ” pintado na capota: “Mais transportes, melhores transportes”

Alemão
Alemão
17 anos atrás

O Acarloz está certo. O veículo lá em Cuba apelidado de camelo, serve como “transporte público”dos trabalhadores. Já imaginaram o aroma desta baiúca nos 40 graus da ilha?

Caique
Caique
17 anos atrás

Mefistófeles,

Aqui no Rio também eram chamados de Papa-Filas.

Mefistófeles
Mefistófeles
17 anos atrás

Em São Paulo, a antiga CMTC tinha alguns, chamados de papa-fila iam do anhangabaú até santo amaro

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Esses modernos veículos ainda podem ser vistos na simpática ilha de Fidel, como um dos principais recursos de transporte.

Abraço.

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

MVG:

A França proíbe a venda de Red Bull pq ninguém sabe o que é a tal de Taurina (principio “ativo” do Red Bull), quem proíbe é a entidade similar a americana FDA de lá.

O unico problema disso tudo é que o consumo de Red Bull lá é altíssimo, tudo devidamente contrabandeado da Bélgica, Espanha ou Inglaterra….

Esse é o provável motivo da Red Bull Racing ser chamada de RBR pela FIA, afinal a sede é em Paris, na Place de la Concorde.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Putz, Lucas…
Foi lembrar do Tatuapé…
Tinha uma tia (morreu à 5 anos) que morava na Rua Felipe Camarão…
Ela sempre dizia, naquelas reuniões de família que quando eu era ainda “de colo” (deve ser lá pra 1960-1961…) acordava no colo dela no bonde e dizia “O bonde anda com gasolina Esso”, só por causa da propaganda…
O FG precisa maneirar nessas antiguidades, pô…
Vira e mexe percebo que tô ficando vecchio….
Que maldade, Lucas e FG…

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

Tenho 48 anos mas memoria de “Milton Neves”, vi, andei, e gostaria de saber se alguem tem fotos das carrocas de lixo puxadas por cavalos -decada de 60 ate quase 1970, inclusive aqui no bairro do Tatuape

Maurício Carvalho
Maurício Carvalho
17 anos atrás

Havia um desses que servia a aeronáutica, aqui no Rio. Todo dia ele passava pela rua da minha avó em Marechal Hermes; tenho 30 anos, digamos, uma matuza mirim.
Grande abraço.

MVG
MVG
17 anos atrás

Por que a Farnça proibe o RedBull?
Se alguém descobrir seria interessante…
O redbuletin pegou pesado…