Contra a extinção

SÃO PAULO (o povo não é bobo) – IRL e F-Mundial, ou ChampCar, ou sei lá como se chama, caminham céleres rumo à extinção se continuarem dividindo verbas, autódromos, pilotos e equipes. E o torcedor americano percebe.

Hoje tem muito time ruim e piloto abaixo da crítica disputando provas pelas duas categorias. Mas há algum nível em rincões como os da Andretti-Green, Forsythe, Newman-Haas, Penske, e pilotos bons como Kanaan, Castro Neves, Bourdais, Hornish.

Juntando as duas, dá uma. Separadas, elas não dão meia.

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Luiz Felipe
Luiz Felipe
17 anos atrás

É crucial a fusão das duas categorias, uma impedi o crescimento da outra, ambas agora tem 18 carros no grid. Mas o grande ponto d discordia eu acho q é a utilização dos autodromos,enquanto a Champ-car faz apenas 1 corrida em oval a IRL(ou indy-car) faz apenas 3 em mistos. Além disso ainda tem as categorias d acesso, a da IRL tem 12 carros nos ovais e uns 16 carros nos mistos enquanto a d acesso pra Champ-car tem mais d 20 carros em todos as corridas

Donizetti
Donizetti
17 anos atrás

Outro dia por curiosidade entrei no site das duas pra ver os arquivos da classificação da prova de Milwalkee a única pista que ambas catergorias correm e pro meu espanto a Cart esta uns milésimos mais rápida e na IRL os tempos dos 10 primeiros era mais apertada.Mas resumindo os carros andam no mesmo tempo na pistinha de Winsconsin.

Kako
Kako
17 anos atrás

Sem contar que os carros da IRL sõ os monopostos mais FEIOS do mundo, com aquele bicão reto pro chão, parece carro deformado, que tá derretendo no sol. Os da Cart são melhores…sempre lembro daquele Tasman do André Ribeiro, uma das pinturas de carro mais bonitas já feitas.

Guilherme
Guilherme
17 anos atrás

Lembrado que os grandes entusiastas da divisão na época foram Bernie Eclestone e a familia France (NASCAR), tanto que estes foram financiadores da IRL no começo.Bem como a prova da NASCAR em Indy, a Brickyard 400 ter começado em 94 , bem na época da divisão e depois terem feito o USGP em Indy. Tudo isso por causa do temor de Bernie com o crescimento galopante da F Indy.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

No meu pequeno conhecimento a União faz é açucar, mas nesse caso faria a força.
A separação não cria apenas um concorrente, ela faz dois concorrentes mais fracos.
Na boa epoca até a Indy lights era bem legal.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Muito bem lembrado mesmo o Mansell. Na minha opinião a F1 perdeu a graça de vez depois que ele saiu.
E na Indy a entrada dele colocou aquela pimentinha legal que às vezes falta num campeonato
Ele era tipo ´sua satisfação garantida ou seu ingresso de volta´.
Tanto que no ano passado a F1 teve literalmente que devolver os ingressos porque simplesmente não houve espetáculo.
Faz muita falta um palhaço pé de chumbo como ele. Será que vai aparecer outro algum dia???

Ingo
Ingo
17 anos atrás

A separação causada pela briga entre o dono do circuito de indianapolis e a Cart acabaou criando duas categorias clonadas uma da outra, Esses americanos vacilaram. O auge da Indy foi a ida de Nigel Mansell pra lá . Uma pena pois era uma opção real ‘a formula 1

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Eu gostava muito da Indy na época do Rato e acho que foi uma passagem brilhante da carreira dele. Mas depois eu perdi o entusiasmo porque alem da saída dele as mudanças que aconteceram não abrilhantaram o espetáculo.
Indy e Nascar são marcas registradas do automobilismo americano a decadas.
Agora tem um monte de categorias paralelas e esse não é bem o perfil de automobilismo do publico americano.
Além disso a mídia americana tambem não tem interesse por tudo e mais um pouco que possa aparecer.
E como o negocio rola na base da grana, porque é assim no automobilismo do mundo todo, se aparece piloto sem braço mas com grana, vai entrar onde for mais interessante e não onde for necessariamente melhor.
A Indy precisa voltar a ser o que era, pois era única em todos os aspectos.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

A fusão das duas categorias poderia criar uma opção global para a chatice da F1 atual. Lembro que antes da separação aconteciam uma corridas bem decentes por aquelas bandas.
Diz a lenda que um dos motivos do Bernie Ecclestone ter entesado com o circuito antigo de Interlagos era a possibilidade de se fazerem corridas da Indy pelo anel externo – que é quase um oval – e ele não quereria concorrência de uma categoria que na época estava crescendo.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Perfeito Sinhozinho Gomes, seria fantastico essa união,e uma grande lição pra todos.
Será que o Téo Jose volta também?
Será que o Bambino #96 tria peito de disputar uma qualificação na Indy500?(teve um reporter japones que classificou)

Francis Henrique
Francis Henrique
17 anos atrás

Falou e disse. Concordo plenamente com vc. Além disso, tanto uma como a outra tem corridas bem chatas e monótonas. Então se juntar, pelo menos qdo tiver essas corridas, pelo menos não serão ‘chatas e monótonas ao quadrado’….