Hermanos, expliquem…

SÃO PAULO (lindas corridas, mas…) – Abrimos aqui uma interessantíssima discussão sobre a Stock Car no domingo e muita gente falou do TC2000 na Argentina, um verdadeiro campeonato de carros de corrida, multimarca, não multibolha. E lá também tem o TC Pista, uma espécie de primo-pobre da TC2000 (me corrijam se estiver enganado), que arrasta multidões aos autódromos argentinos.

Ocorre que morreram dois caras no último fim de semana numa dessas provas: piloto e co-piloto. A notícia foi enviada pelo Paulo Aidar, nosso colega de aceleradas em Interlagos.

A TC Pista é hiperpopular na Argentina e outro dia vi até um programa na TV sobre suas corridas. Mas pergunto: alguém aí sabe por que os caras correm com um co-piloto? Não são navegadores, são apenas “caronas”. Já me perguntaram isso e não soube responder. Quem souber, desvende o mistério!

A pergunta vale porque parece que, depois dessas mortes, estão questionando também na Argentina a presença do “carona” nas corridas…

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flavio Lopes Padilha
flavio Lopes Padilha
15 anos atrás

ai Galera!! que show de postagens!!!tudo que eu queira saber , do que vejo no velocidad sur, voces falaram. mas tem uma categoria de protótipos que lembram os porsches dos anos 70, que não encontrao na internet , em lugar nenhum…alguem saberia me dar informação.?acho que o nome , é GT 2000.
abraços a todos e parabéns mais uma vez….nota 10
Flavio Padilha
qualquer coisa.
[email protected]

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Agora, é certo que não rola um incentivo fiscal do governo para as fábricas que investem em automobilismo na Argentina???

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Grande aula sobre automobilismo argentino!! Nem se questiona a superioridade do automobilismo de turismo na Argentina em relação ao Brasil. E pra quem fala sobre o baixo nível dos monopostos na argentina, está começando a ocorrer o mesmo em outro país sulamericano…
Sinceramente não sou fã de TC silhouete. A única coisa que prefiro ao automobilismo são carros, e numa categoria na qual não consigo identificar nenhum modelo fico totalmente perdido, parece monomarca. Claro que falo sem conhecimento de causa.
Acho que a TC 2000 é que é o show do turismo na América do Sul…

Felipe
Felipe
17 anos atrás

O video do acidentes esta aí no link. http://www.youtube.com/watch?v=yfPqHz3fYfk&NR

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Explicação interessante, nunca tinha ouvido falar disso.
Tomara que essa moda de carona nao pegue na Classic, rsssss

FG, se vc me permite gostaria de dar uma opinião
Acho que tudo que voce falou sobre blog tá perfeito
E no caso do teu mais ainda pelo fato de vc ser jornalista, então tem comentário de tudo que for interessante
Por isso acho teu blog muito legal
Mas quanto ao pedido do Zuquim, eu acho isso complexo demais para um blog e não é mesmo o objetivo
Proponho um meio termo mais simplificado
Que voce tenha um filme resumo do evento em pista e mais um no podio e box, os quais voce colocaria em local conhecido fornecendo o link. Mas coisa resumida, pra registro e nada mais. Arquivos pequenos.
O único problema ruim disso é que acaba virando compromisso, alem do fato de que o tema do blog nao é a Classic
Mas vc tá nela.
É apenas uma sugestão

Leandro
Leandro
17 anos atrás

O Mazzacane, que é melhor do que pareceu ser na F1, corre na TRV6…mas andou se machucando num acidente em San Juan e ficou de fora de algumas etapas, não sei se já voltou…

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Pra quem quiser se informar um pouco mais:
http://www.carburando.com.ar/

Abçs

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Como já postei antes, realmente quase não existe categorias de fórmulas na argentina. Atualmente sequer tem algum (as vezes um ) na F3 sulamericana. A preferência por turismo, acompanhada pelos salários, não anima ninguém a se aventurar na Europa ou nos EUA, com raras exceções (exceção já não é rara?).
Uma vez conversei com o Emerson, quando ele promovia a fórmula mundial e tinha que dar ingressos de graça para levar gente ao autódramo. Chegamos a conclusão (folhando a extinta revista corsa) de que se fosse na Argentina, a casa enchia sem esforço algum.
Por fim, não se pode confundir a TC2000 e a TC com a TC Pista. Aliás, tem na Argentina várias TC…alguma coisa, o que pra mim é maravilhoso.

Carlos Maciel
Carlos Maciel
17 anos atrás

Bom FG e todos os Blogueiros, posso não estar 100% correto, mas vamos lá…

Aqui no RS, quando eu corria de Kart, tinha um adversário que prefiro chamar de amigo, chama-se Fernando Wortman, que trabalhava em uma empresa patrocinadora de um dos carros da TC Pista e ele mesmo me disse que andou de carona e é fantástico.

Tratasse mesmo de tradição, pois antigamente se corriam de dois, um mecânico, mas hoje, a função do co-piloto é passar as parciais, tempo de volta, diferença, etc… coisas que em algumas categorias são feitas diretamente pelo pessoal do box, mas lá não.

Espero ter respondido.
Abraços

amaroto
amaroto
17 anos atrás

A pouco tempo (2 ou 3 meses) o Discovery Channel passou uma série sobre uma família argentina que disputa o campeonato TC (inclusive o patriarca morreu numa corrida, acho que foi em Rafaela), muito interessante porque retratava o dia a dia deles e as inevitáveis disputas entre os próprios irmãos. O programa era o Zona Di Palma (nome da família), deve estar por aí no youtube o emule da vida. Rafaela é o bicho, muito rápido e extremamente perigoso.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Guilherme, antes que nada, uma correçao: JAMAIS chame a um argentino do interior de portenho, isto só se aplica ao pessoal de Buenos Aires e há uma rixa muito grande entre Capital e Interior (basicamente que os da Capital sao muito nariz empinado, etc). Dito isso, a questao de ter novos talentos em fórmulas nao é, na minha modesta opiniao, culpa das categorias turismo. O fato é que ir para o exterior sai caro, MUITO caro. E nem sempre a peneira que fazem tem que ver com questoes esportivas, senao comerciais. E a gente tem que ter cuidado em dizer que nao há talentos novos, muita gente boa corre de turismo no mundo todo porque o funil, como disse antes, é apertado demais hoje em dia. Um exemplo é o Lewis Hamilton: independente de ele ser bom ou nao, querem o cara sentado num F1 só porque é negro e isso, em termos de marketing, seria bom. F1 que, convenhamos, é o que interessa de verdade em termos de fórmula, é um excesso de política hoje em dia, com corridas chatas, grana demais rolando e, quando muito, duas equipes e dois pilotos disputando o título. Entao, quem quer pilotar de verdade, se divertir e ganhar uma grana honesta, acaba ou nao ficando muito tempo na F1 ou nem vai pra lá diretamente. Em tempo: o Mazzacane, lembram dele?, ainda corre! Numa categoria que agora me escapa o nome… Ah, quem quiser me adicionar no MSN, meu email taí em cima.

Abçs

pedro pessoa
pedro pessoa
17 anos atrás

FG, essa pista é braba um oval muito rápido com mais de 200 km/h de média…… tem curva que os caras fazem a 230…….

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
17 anos atrás

Pessoal,

OK. O automobilismo da Argentina é isso e aquilo…mas onde estão os portenhos pilotando em categorias de ponta? Nas categorais Fórmula não existe nada de interessante na Argentina. Assim como está acontecendo com o Brasil. Portanto, em conssonância com um artigo recente do Blig pergunto….essas categorias não favorecem a formação de pilotos de ponta para a F1? A Stock brasileira está matando no ninho uma nova geração de pilotos brasileiros? Cadê o investimento em categorias escola?

Abraços a todos

Guilherme Corrêa

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Ricko, obrigado pela aula! Leandro, o problema é o seguinte: automobilismo, desde sempre, é um esporte perigoso. Não se pode querer imaginar segurança plena a mais de 200 km/h. Algumas coisas têm de ser encarardas como fatalidade, do jeito que foi a batida apenas uma estrutura tubular com bolha (como os NASCAR e a Stock Car Brasil) salvaria os ocupantes. Só que daí cairíamos naquela discussão de outro tópico, da stock não ser multimarcas e sim multibolhas. É a mesma coisa de um goleiro tentar defender o gol, bater a cabeça na trave e morrer de traumatismo craniano. Vai-se obrigar o infeliz a jogar de capacete? Posso ser chamado de insensível e desumano, mas se o cidadão não quiser correr riscos, que vá jogar xadrez ou videogame (se bem que nesse caso tem o perigo da tendinite).

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Bem, já que o assunto é esse, estou na minha praia :-) Na verdade, nao há muito a acrescentar ao que o Tony disse. Inclusive, ele nao foi nem um pouco exagerado com essa estória de marcas. Quando aqui cheguei, a primeira coisa que me perguntaram foi: Ford ou Chevrolet? Eu, desconhecedor dessas peculiaridades, escolhi Ford. Justamente, quem me perguntou preferia Chevrolet… entao eu tive que contemporizar, etc. O fato é que os argentinos sao EXTREMAMENTE fanáticos por velocidade, nao só há TC2000 e TC Pista, há uma infinidade de categorias, muitas delas correndo uma após a outra na mesma pista. Os famosos Fiat 600 preparados fazem um barulho tremendo e dao um grande espetáculo no TC do Atlântico. Pelo menos, a pista de Mar del Plata tem boxes, coisa que Mar de Ajó nao tem, hehe. E ter uma equipe, embora nao seja pra qq um, nao custa tao caro, o meu sogro até pouco tempo atrás tinha e está longe de ser rico (é que se cansou mesmo). Um hábito muito comum é acompanhar as corridas, passando o fim de semana inteiro em um circuito, quase que acampando (geralmente, a galera tem estes ônibus com cama, banheiro e cozinha). Entao, fazem asado(churrasco) e tomam chimarrao. Muito legal, realmente. Quanto ao acidente, bem, Rafaela é sempre muito criticado pelos pilotos, o pessoal da TC 2000 nao gosta de correr lá, acham muito perigoso. Mas dessa vez, foi uma fatalidade, batida lateral nao tem jeito, tanto que até o piloto nao pôde suportar os ferimentos causados. Nesse caso, sem querer ser cruel, nao faria muita diferença ter acompanhante ou nao. Por sinal, como disseram mais embaixo, o acompanhante hoje em dia nada mais é que um amigo ou patrocinador do piloto, quem aqui nao gostaria de acompanhante? Admitam! Ah, detalhe adicional: aqui chamam o Barrica de Rubinho e o Massa de Felipinho e admiram o primeiro pra caramba e com frequência elogiam ao segundo…

Abçs

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


seria este o link?
http://www.youtube.com/watch?v=yfPqHz3fYfk&NR
Olha, se alguém puder me explicar o motivo do piloto resolver manobrar o carro naquele ponto, àquela hora…

Abrass,
http://www.papelgrafite.zip.net

Leandro Sanco
Leandro Sanco
17 anos atrás

Vi cenas no acidente no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=ohwgikik8cg). Tem um filme também mas não achei o link.
Apesar de chocante um acidente desses, andar com o co-piloto é uma tradição de muitos anos que os argentinos preservam. O pessoal já falou bastante sobre isso aqui no post.
Entretranto não acho que eliminar os co-pilotos seja a solução. Vejam bem, se o carro estivesse virado, ou seja, com o lado do piloto exposto, a fatalidade também aconteceria, ou seja, não é retirando o co-piloto que eles vão evitar outros acidentes assim. Esses carros não tem uma estrutura tubular lateral apropriada. Na verdade poucos carros de turismo a tem. Aqui em Tarumã as duas últimas fatalidades aconteceram em acidentes semelhantes. Carros parados no meio da pista, sinalização pouco visível e choque lateral. Acho que a FIA deveria rever o projeto de estruturas (santo-antônio) dos carros de turismo que na minha opinião não são seguros o suficiente. Vocês com certeza já viram uma gaiola da Nascar e lá também já ocorreu choque lateral e coisa muito pior e na maioria das vezes o piloto sai andando do carro. Talvez não precisariamos exagerar a tal ponto, copiando a maneira como é feita a gaiola lateral, mas algo deveria ser feito. Digamos que temos mais sorte que juízo…

Tony Bonfato
Tony Bonfato
17 anos atrás

É isso mesmo Leandro! São 46, mas como lá é quase tudo plano, é só meter um asfalto e boa. Autódromos conhecidos como Mar de Ajó, sequer possuem boxes. As categorias armam tendas no cimentão!!!!! Até o ano passado, não tinha elergia elétrica, tinha que levar gerador. Na inglaterra é meio parecido…

Alguns precisam de reforma urgente, como Balcarce….

Estruturas de boxes como Curitiba e Londrina, nem imaginar. Interlagos, então, é sonho….

O que eles têm é autódromo lotado, seja qual categoria for ( e tem um monte, além dos zonales (regionais)

São fanáticos mesmo, de brigar na rua pela marca. hehehehe!!!!!

ABração

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Valeu Tony Bonfato, então não existe este tal imposto…eu já achava que era esse o segredo do sucesso do automobilismo argentino…então as fábricas participam por “vontade própria” mesmo…agora tenho mais inveja dos argentinos…
Nossa são 46 autódromos…se bem que parece que a infra-estrutura deles é pior que a nossa, pois eles elogiam muito nossos autódromos, e reclamam do deles…bem tendo as categorias que eles possuem, incluindo as não citadas até agora, Turismo Nacional e suas três classes ( que fazem corridas excelentes, lembrando nosso antigo Marcas e Pilotos) e TRV6 (que é quase igual à nossa Stock só que com motor BertaV6, bolhas de carros muito bonitos e corridas bem disputadas), eu pouco me importaria com a infraestrutura dos autódromos…

Tony Bonfato
Tony Bonfato
17 anos atrás

Leandro, quanto à questão do imposto estatal, ele não existe. É pura “broma”. As fábricas investem pelo mesmo fenômeno americano! O carro vencedor na TC2000 vende mais na semana seguinte. Os protenhos são meio fanáticos! Esse fenômeno, infelizmente, não acontece no Brasil.

Taí uma grande oportunidade de repensar nosso amado automobilismo!!! Isso é, se a CBA sair da inércia!!!! Coisa difícil…

O FG falou da Stock no Limite: essa já passou da hora de repensar…

ilias
ilias
17 anos atrás

Não gosto da Stock por ser uma bolha que não é um carro de rua preparado e ainda mais dessa palhaçada da bolha ser da Mitsubishi e motor gm. Deveríamos ter um TC2000 no Brasil.

Tony Bonfato
Tony Bonfato
17 anos atrás

É isso aí, Leandro. Só de autódromos são 46!! Imagine! 46 autódromos!! Todos asfaltados. E nós, deixamos Jacarépagua ir pra cucuia!
Agora a notícia do site anexado “último final de semana” está totalment equivocado! confunde alhos com bugalhos e dá informações absurdas! Nossa Stock é protótipo, a TCPista é silhouette!! Há uma grande diferença e não dá pra comparar!

Abração!

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Aliás, a TCpista utiliza os carros usados na temporada anterior da TC.
Sobre a participação das fábricas no automobilismo argentino, uma vez ouvi falar é cobrado um Imposto sobre as Indústrias automobilisticas para o fomento do esporte a motor naquele país…alguém me confirma, será que é verdade?

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Não tenho mais nada a acrescentar à aula de automobilismo argentino dado pelo Tony Bonfato…ele disse tudo.
É isso aí, a TCPista é uma categoria de acesso à TC, que é a categoria mais popular da argentina, e não a TC2000 como alguns pensam…até acho que existe uma certa rivalidade entre as duas categorias…Gosto demais do automobilismo argentino…acho que o Brasil poderia se espelhar mais no automobilismo vizinho, do que nas categorias européias ou na NASCAR.
É impressionante a tradição deles, pois eles tem um campeonato de carreteras até hoje…imagina um campeonato desses no Brasil com carreteras como as de Catharino Andreatta ou Breno Fornari, adequadas tecnologicamente à nossa época…pois é isso que existe na Argentina, com corridas excelentes, muito disputadas e competitivas.
Esse acidente referido pelo Gomes ocorreu no oval de Rafaela, onde piloto e co-piloto morreram…
Pra quem quiser saber mais sobre essa categoria, visitem o site oficial que é muito bom, tem fotos, vídeos etc…
Esse é o site: http://www.actc.org.ar

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Zuquim, não vamos desviar do tema do post. Sobre seu pleito, acho complicado. Um blog, na sua essência, é um diário de seu autor. Não faria sentido outra pessoa, que não eu, escrevê-lo. Sim, entendo que o blog cresceu e ampliou fronteiras, é mais que um blog. Mas é preciso manter a essência. Acho que os comentários no dia seguinte, ou na noite das corridas, suprem a curiosidade de quem não pode ir às corridas. Vamos manter este espírito. Ele é legal, entre outras coisas porque mantém intactas a ansiedade, a expectativa e, sobretudo, a vontade de participar.

Agua mole-pedra dura
Agua mole-pedra dura
17 anos atrás

Zuquim apoia a campanha do Zuquim!

Tony Bonfato
Tony Bonfato
17 anos atrás

Grande FG!!!

Só uma pequena correção: O TCPista não tem ligação com a organziação do TC2000, são conceitos diferentes!

O TCPista é uma espécie de categoria de acesso ao TC (Turismo Carretera), que, acho, é o campeonato de automobilismo mais antigo do mundo, pois está em sua 62ª edicão. Inicialmente corriam nas estradas argentinas e nos anos 80 passaram a correr em autódromos. O Turismo Carretera é a categoria mais popular da Argentina!! Conceitualmente é uma espécie de silhouette, com classis tubulares de corrida, mas com motorização e “bolhas”, obrigatoriamente, dos mesmos construtores (motor Chevorlet, bolha Chevrolet, exemplificando)! Há tambem o TCMouras, nos mesmos moldes do TCPista e do TC (Turismo Carretera).

Já, o TC2000 é uma t %!$&#categoria de Turismo, nos moldes da nossa antiga Divisão 3, onde há um limite de preparação. Há um número enorme de montadoras envolvidas e é, de longe, a categoria mais tecnológica da América do Sul. Além de ARgentina, tem etapas no Brasil(Curitiba) e Punta de Leste e existem planos para correr no México e em SPA, numa espécie de acordo com o WTCC!

Quanto ao co-piloto, chama-se acompanhanate, e só existe nas categorias ligadas ao Turismo Carretera e, antigamente, eram necessários, pois davam apoio na navegação e também como mecânicos nas “rutas” portenhas! Na medida em que eles foram para o autódromo (anos 80) não há mais a necessidade disso e eles passaram a levar patrocinadores etc…
Lembrando que no Turismo Carretera os patrocinadores são pequenos, como oficinas, fábricas de máquinas agrícolas, etc.. Já no TC2000 há grandes patrocinadoras como a Pétrobras nossa, dentre outras.então:

TC = Turismo Carretera
TC2000 = Turismo de Competición 2000 (dois litros)

Participo de foruns argentinos, e a discussão é grande para retirar o acompanhante dos carros do grupo TC, TCPista e TCMouras, há muita tradição e popularidade envolvida..

Aho que é isso…

Aquele abraço, FG!!!!

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

FG: continuo com a campanha para a transmissão tempo real no blig da Classic e da Blogaiada!
Pô. Peço apoio.

André Buriti
17 anos atrás

Esse negócio de carona no carro de corrida é herança dos tempos das carreteras em que o piloto corria com o mecânico ao lado pra solucionar qualquer problema durante os longuíssimos percursos de estrada.
Deve ser uma loucura ficar ao lado do piloto vendo tudo e não podendo fazer nada, podiam fazer isso com a Stock pra ver se os pilotos ficam mais responsáveis, colocar a màe de cada um no banco do carona por exemplo