O primeiro Lada…
SÃO PAULO (…a gente nunca esquece) – Budapeste, 1991. Minha primeira visita ao país, para cobrir o GP da Hungria. No aeroporto, fui à Avis e à Hertz e os preços de aluguel de carros eram absurdamente altos. Ainda são.
Aí um sujeito me aborda naquele antigo terminal do Ferihegy (“aeroporto”, em húngaro) e pergunta, num inglês meio atravessado, se eu queria alugar um carro. Respondo que sim, mas que queria um Trabant. Trabant eu não tenho, serve um Lada? Serve.
Aí o cara me coloca numa caranga caindo aos pedaços e diz que vamos buscar o carro. Entramos naqueles subúrbios cinzentos e empoeirados de Budapeste, imaginei que seria assaltado e jogado no Danúbio, mas o sujeito me leva até sua casa.
Estamos em 1991, os húngaros começavam a montar seus pequenos negócios. Em casa, mesmo. Chegamos e na sala ele tinha montado um pequeno escritório, uma mesinha, um telefone, papel para todo lado. Assina aqui, preenche ali, e lá vem meu Lada.
Um Laika novinho em folha, lembro até hoje: 52 km rodados. Cheirando carro novo, cheiro de Lada, só quem já entrou num sabe do que estou falando.
Ignição na esquerda (a Porsche copiou, com certeza), quatro marchas, um radiador horroroso na frente, mas lindo!
Fiquei uma semana com o Lada. Na primeira esquina a maçaneta de abrir o vidro saiu na minha mão. No segundo dia fiquei sem a primeira marcha. No terceiro, sem a terceira. Na noite de sábado tive de pagar propina para um policial na praça escura atrás do prédio do Parlamento.
Ah, Budapeste, querida Budapeste…
Devolvi o carro na segunda-feira só engatando a segunda e a quarta, sem maçaneta do vidro, e com o motor fervendo a cada 5 km rodados. Feliz da vida.
O primeiro a gente nunca esquece…
No antigo estacionamento de Hungaroring, fiz questão de dar
a ele uma visão privilegiada da pista…
Os Ladas eram tão ruins que viraram….piadas.
“Quem reclama de Lada é porque ainda não andou de Celta…”
Repararam que tem sempre um Lada ao lado ? Eles andam em turma ou é fila para a Oficina …
Doug:
A neve acumula barro, óleo e demais detritos que podem cegar os faróis. Um pouco de pretensa inovação também.
É pitoresco…me diga quem não teve uma traquitana que dava pilhas de defeitos a cada km rodado…
Quanto o caso do Lada em budapeste…no comments…
Mas aqui já presenciei uma Parati zero km com o painel tipo leite glória…desmancha sem bater…caia tudo que era peça imaginavel no motorista e no passageiro…o pior foi escutar da concessionária que era normal…
E tem gente que ainda não dá o devido valor ao Gurgel.
Entendido Comendattore.
Emerson:
Diria que além das barreiras leste-oeste, outras barreiras caíram no leste europeu… Não foi apenas a cortina de ferro que caiu…
As mulheres são lindas, e uma beleza diversa da brasileira. São diferentes, apenas. Mas belas e não muito raras.
Quanto ao verbo “dar”, sua colocação na frase não foi gratuita…
Não vou generalizar, mas não é difícil ficar apaixonado em Budapeste… Mesmo tratando com profissionais do ramo ou amadoras…
Não consegui achar uma resposta pra minha pergunta.
Por que esta coisa tem limpadores nos faróis?
Pergunta que não quer calar Comendattore: em Budapeste é preciso dar para ser bonita?
Ovomaltine
Desmancha sem bater…
Depois de passar isso tudo o FG ainda gosta do Lada…
Definitivamente amor é uma coisa que não tem explicação!
Mas esse Flávio é um piadista (a Porsche copiou, com certeza) …..Tinha que tentar um lugar no Casseta e Planeta.
Se com apena 52 km, já deu todos os problemas citados… imagina quando chegar aos 500.000 km como qualquer motor vw refrigerado a ar ….
Pô meu carro tá com 130.000 km e agora começou a dar pequenos problemas ( o porta -luvas travou , não abre nem com reza brava ; a trava eletrica pifou , a máquina do vidro eletrico quebrou pela 3º vez em 2 meses ; o miolo da fechadura da porta do motorista saiu com a chave e tudo , e por ai vão se arrastando os problemas ) .
A principo pensei : Vou ligar para Volks e esculhambar os caras ….
Mas ai o Flavio Gomes vem com esta de 52 km rodados e três problemas ….
Desisti de ligar para Volks …..
Vou mandar consertar meu carro que ele é muito BOM !!!!
E francamente, o radiador parece um escudo medieval !
E carro branco, é taxi. ahahah
Gosto muito de antigos, pela sua simplicidade, romantismo e boa qualidade técnica.
Guiar um Fusca anos 60, inteirão, é um prazer, nunca quebra nada. delícia.
Mas não me apaixonaria por um carro com defeitos e pouca qualidade.]Fica explicado, como disseram abaixo, as ironias do FG quando se refere à Ladas e ao Comandante.
Gomes: atenção ao que disse neste pos: ” quatro marchas, um radiador horroroso na frente, mas lindo!”
Lindo? O amor é belo.
Gomes: será que foi nesta oportunidade que você adquiriu este persistente vírus ? Se foi, talvez a cura esteja lá na própria fonte. Faça uma regressão. Consulte tarólogos. Faça o “hare-chrisna” do Veloz. Mas faça algo. Para o bem geral da blogaiada, da qual me nomeei ombusdman. Que tal mostar os porta-malas, cinzeiros, cubos, cintas, raios duplos, triplos, quádruplos de LADAS? Chega de fotos panorâmicas ou closes de Ladas.
Esta é mais uma campanha do Zuquim fadada ao fracasso, mas não custa tentar. Peço apoio.
(há-há, acho que pelos menos apoio agora terei, com este tema tão cativante)
Tio Gomes, Tio Gomes… Depois qdo no Natal ganhar chicotes, algemas etc. Não reclame, hein! Vai gostar de sofrer aí em São Paulo….
“Devolvi o carro na segunda-feira só engatando a segunda e a quarta, sem maçaneta do vidro, e com o motor fervendo a cada 5 km rodados. Feliz da vida”
Feliz? Doido…
No comments.
hahahahaha.
Nãããããããããããããããããããããããão.
Poxa patrão, tantos carros bons, lindos, duráveis, nós temos pelo mundo…
Larga deste fetiche estranho.
Mais uma vez…
Hare, hare Krishna, hare hare…
Hare, hare Krishna, hare hare…
Hare, hare Krishna, hare hare…
Hare, hare Krishna, hare hare…
Flávio.
Nem masoquista fica feliz com uma tranca dessa. O chefe do RH da empresa onde eu trabalhava acho que até hoje tem o Lada. Ele ganhou como forma de indenização da Lada quando ele trabalhava lá…. E não pense que ele goste do carro, simplesmente, até onde eu sei, ele não consegue vender aquela tranca. Cara tive que andar naquela coisa bastante tempo lá na firma e era muito ruim. Não tem como gostar… Mas a Kombi é maravilhosa.
Inliais , tá na placa CGG-451 : Como Gomes Gosta – 451 defeitos?
“Hare Krishna, hare Krishna….”
o inferno é aqui, óh Deus Pai.
Perdoai-o Senhor, quando criança ele caiu da bicicleta e bateu a cabeça, então….
“Krishna, Krishna, hare, hare…..”
FG a pergunta que não quer calar é : você foi cobrir corrida de F-1 ou demolition derby ? Você acha que isto aconteceria se tivesse alugado uma Lambo ? (ok, são duas, me perdoe). Tomara que você não babe de prazer ao passar em frente a certas lojas da av 23 de maio, que tem na vitrine umas roupas de couro MUITO esquisitas, cruz-credo !
e no final eles te pagaram quanto para fazer teste de resistência ? Com esta qualidade, alguém acha que a russada ia ganhar a guerra fria? os caras apontavam o míssil para washington e ele ia cair no ceará . kodilôco !
Gente, o FG está revelando seu lado mais sombrio: pela descrição do encontro dele com um Lada, ele só pode ser masoquista! Será que existe algum chicote escondido na coleção de DKW???
Flavio,
eu nunca falei de Ladas aqui porque não gosto de ficar enchendo o saco dos outros, mas hoje eu não resisto, então lá vai….
Uma amiga minha a Susi, aliás que mulher maravilhosa, tinha um sitio na Serra da Mantiqueira pra arriba de Camanducaia e para chegar lá por Camanducaia só com 4×4 e ela decidiu na época comprar um Lada Niva novinho, logo conheço o cheiro de um novo.
Bem nos primeiros 15.000 km foi tudo maravilhoso mecânicamente, porque andar direto em um 4×4, ainda por cima um Lada é de chorar, é aquele maldito barulho de pneu lameiro o tempo todo e acima de 80 km/h então é de cag…. . A posição do banco então é um capítulo a parte principalmente para uma pessoa que como eu tem dimensões avantajadas.
Depois dos 15.000 km começou, o câmbio passava mais tempo no chão do que no carro, cheguei ao cumulo de comprar um segundo cambio para garantir o uso do jipinho no dia-a-dia e as viagens de fim-de-semana.
Bem o mecânico desmontou e montou a porcaria umas três vezes, até que consegui todo o kit de engrenagens, rolamentos etc. novo, pensei agora vai…
Foi até Jarinú e voltou no guincho por causa do lazarento do câmbio, fiquei sem marcha nenhuma !
Aí eu me irritei e como na época eu trabalhava numa autopeças multinacional e tinha alguns amigos por lá, levei a tralha lá, aí desmontamos tudo e checamos peça a peça e surpresa ! Nada casava com nada os eixos, engrenagens e rolamentos ficava tudo torto lá dentro, ou seja não era de se espantar o que acontecia e porque estes carros toda hora tem problemas. Bem fizémos uns enchimentos com solda daqui, umas usinagens dali e colocamos o bicho no prumo, trocamos novamente as peças internas fechamos tudo e montamos novamente no lugar, pelo sim pelo não, levei o câmbio reserva no porta-malas, mas não precisou o cambio corretamente feito durou até os 98.000 km, quando o motor começou a dar problemas, mas a esta altura do campeonato a Susi decidiu trocar o bichinho por uma Toyota Hilux, é ela se deu bem na vida e decidiu fazer aventura com mais conforto.
Tava doido para contar esta história, então aí está.
O Lada não é justamente o meu sonho de consumo, prefiro um DKW, um Karmangola, um Interlagos etc, mas que o bichinho é valente isto é !
É verdade também que o carro em si é uma porcaria do ponto de vista da engenharia.
Para os anti-Lada, tinha carro nacional que batia fácil o Lada em feiúra e falta de qualidade. Meu pai teve uma Panorama frente Spazio na empresa dele que era de chorar ela era tão ruim que simplesmente desistiram de consertar, mas este causo fica para a fase FIAT do Flávio.
Amigo Ceregatti a sua rápida descrição de Budapeste é 100%, melhor que Budapeste só conheço Praga, em termos de beleza e mulher bonita.
A quem leu, obrigado pela paciência.
Valeu !
Ainda teve que pagar por isso ???
eh… tem gente que gosta de sofrer…
Esse Lada tava contaminado pela alma captalista, uma semana depois e já tem que comprar outro carro…
parece esses carros descartáveis q tão fabricando por aqui. (gol, palio, etc)
Que bela porcaria vc alugou hein FG?! Já aluguei dois carros na minha vida… e os dois foram pálio… um com 552km e ou com 1620km… fediam a novo…
Então está explicado: O FG não tem nenhuma anormalidade mental – É desvio de conduta mesmo…
Tava bom demais posts e posts seguidos sem essas trancas do leste europeu…
Tem muitas coisas que a abertura propiciou na Hungria…
Budapeste, por si só, é uma jóia de arquitetura…
As mulheres de Budapeste, então…Nem se fala. Quando dá pra ser bonita, é de arrasar.
E é só: Arquitetura, história e as meninas.
Nem o Chico Buarque, que escreveu “Budapeste” jamais esteve lá. E disse que a língua é tão complexa que até o diabo respeita…
Porque os carros… Vou te contar…
Haja paciencia para esse desfile interminável de absurdo em forma de carro…
Quando vejo um Voyage 4P na rua, sempre me lembro dos Laika. Será que a Volks não pegou o projeto emprestado e deu uma “mexida”?
Mas o meu Lada preferido é o Niva. Aquele jipinho era carismático.
faltou o quê prá jogar o LADA morro abaixo ????
o radiador não é mais feio q do UNO fire 2003….rssssss
Mais munição para o VELOZ-HP com essa…..ma que tranqueira esses ladas hein?
Taí a mais pura descrição de um sujeito masoquista em seu momento de delírio total.
De médico e louco…
Q Orgulho desse carro :-)
E tem gente que gosta destes carros. Só voce e um amigo que comprou um Niva para fazer 4×4 fazem 3 meses e ainda não conseguiu sair da oficina. Já fez motor, trocou a caixa de direção, etc, etc. O que ele gastou dava para comprar uma Pajero. Mas ele fala que gosta do carrinho……Vai saber o que se passa na cabeça das pessoas……..
ah, então tá explicado…
é tudo armação do FG… Ironia pra deixar a gente louco…
o FG realmente é normal e gosta de carro bom… o lada é só pra azucrinar.
beleza!
este texto me fez lembrar de uma Brasilia que eu tive. Só que ela tinha muito mais que 52 km…
Aposto que esses pequeninos defeitos apresentados (o que é perder 2 marchas, se ainda nos resta 2) foram causados por um espião da CIA devidamente infiltrado em Buda (ou Peste).
E tinha outro podrera ali do lado???
Que porcaria soviética…
… este post me fez lembrar minha última passagem por budapeste, cruzando de buda para peste num taxi laika vermelho (escolhido a dedo!)… ah budapeste…
bjokas,
miss lips
Caraca, que BOMBA !!!
Sem contar a qualidade do carro… quase não deu defeito… e isso pq tinha 52 kms rodados… hehehe
Que beleza de história… quase chorei…