2 em 1

SÃO PAULO (com as marcas do tempo) – Pelo que pude perceber, há pouquíssimos registros fotográficos, em detalhes, do Fusca de 2 motores dos Fittipaldi. O blogueiro-piloto Dinho Amaral revirou aquela velha caixa de sapato cheia de retratos e encontrou estas duas.

Foi, realmente, uma idéia bem original.

Dinho, conta tudo para a blogaiada!

PS: o blogueiro Benito di Paula deu um trato nas fotos enviadas pelo Dinho num tal de fotoxópi. Melhorou bem.

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Romeu
Romeu
17 anos atrás

Mestre Joaquim, bom de automobilismo e bom de musica.
Lembrou de Regininha, que fazia parte da familia Correia, que nos deu Golden Boys e Trio Esperança.
Familia afinadíssima.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Grande Sidney GT-40 Cardoso,
Nessa me pegou mesmo!!
Mas rapaz, Véu de Noiva…Cláudio Marzo (interpretava o piloto de corridas Marcelo Montserrat), Regina Duarte, José Augusto Branco… e o tema:
“Corro, estrada curva, sou despedida
Por entre lenços brancos de partida
Em cada curva, sem ter você vou mais só.
Corro, rompendo laços, abraços, beijos
E, em cada passo é vc quem vejo
No telespaço forjado em cores do além…”
Interpretação, Regininha.
Grandes tempos!!

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Joaquim
Já te enviei por e-mail as fotos maiores do caminhão.
Abs.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes.
Mario Saporito
Eles não puseram a refrigeração desta maneira por falta de outra opção devido os dois motores estarem acoplados, se é que entendi bem o que vc quis dizer.
Digo isto, pq antes deles utilizarem este recurso neste Fusca de dois motores, já haviam feito no Fitti-Fusca 1600 com apenas um motor.
Quando fizeram isso da primeira vez, foi com dois tubos.
A vantagem de usar o ar direto é que os giros subiam mais depressa, pois não havia resistência do ar nas palhetas da ventoinha.
Muita gente imitou-os, como o Fusca 63 de Antônio rodrigues e o famoso Ovo de Codorna.
Nosso mecânico à época, Benjamim Vera Molano,
tb colocou dois tubos em nosso Karman-Ghia VW 1600.
Acontece que com os dois tubos refrigerava bem na reta, mas aquecia no miolo, daí eles partiram para essa solução de uma área maior sob o teto.
Quanto à reportagem que vc se refere da revista Quatro Rodas, não a li, mas se saiu, podes crer que houve equívoco, pois este carro foi um fenômeno para fusca, sem dúvida. O tempo que ele conseguiu 1m.36.3s é para ser lembrado para o resto da vida.
Agora, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, ele não andou na frente da Alfa P33, nem do Ford GT 40, pois estes rodaram respectivamente, 1m. 28, 8s e 1m. 28. 9s.
Grande joaquim
Que saudade do seus papos, do Claudio Ceregatti, Vitão, Thiago. Bem vou parar por aqui, pq posso esquecer algum nome.
desta te peguei. Hehehe.
Depois te envio uma foto maior e vc verá.
Preste bem atenção nesta aí mesma que dará para reconhecer.
Era o caminhão de filmagem externa da TV Globo, que, neste dia, estava fazendo takes para a novela Véu de Noiva.
Um forte abraço pra vc e todos deste blog que sempre proporcionam uma ótima manhã a seus convidados. Que turma hospitaleira!!!

Galvão
Galvão
17 anos atrás

Essa idéia de unir os motores surgiu com os porsches. Varios modelos eram a uniãp de dois e até 3 motores! A refrigeração foi feita por cima, com enormes ventoinhas como dos porsches 917 e 935.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sidney, este ônibus não era uma daquelas unidades volantes da escola de mecânica do Senai, ou coisa parecida? Lembro-me que havia um no autódromo naquela época. Sds.

fred
fred
17 anos atrás

O ônibus parece unidade móvel de televisão.

Mario Saporito
Mario Saporito
17 anos atrás

O que eles fizerma foi bem simples: juntaram os dois motores, um de frente para o outro, criando um 8 cilindros em linha. Na foto não dá pra ver direito por que os dois motores estão “de comprido”, e a gente acaba vendo um emaranhado de fios e tubos, o que confunde um pouco. Mas a idéia era boa. Aqueles tubos que sobem para a parte de cima são tomadas de ar para refrigeração do motor. Como não era possível funcionar sem refrigeração, e não tinha espaço para tomadas de ar, eles rebaixaram o teto por dentro, criando um forro falso, por onde as tomadas de ar passavam.
No ano passado saiu uma matéria muito legal na 4 Rodas clássicos, com esse carro, inclusive um raio-x dele. Muito legal, dava pau em GT 40, Alfa…

ASkjao
ASkjao
17 anos atrás

Esse Benito seria aquele amigo do Charle Brow?!

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Não posso dizer o que ou de quem era o ônibus, mas me parece um dos primeiros Mercedes-Benz com carroceria monobloco fabricados no Brasil, o O-352 (ou O-354, não lembro bem o número), motorzão traseiro e (opinião pessoal) um dos ônibus mais bonitos que apareceram no Brasil. As outras informações, por favor, Joaquim, tenha a palavra.

Benito Santos
Benito Santos
17 anos atrás

Link da história completa no site da Óbvio – http://www.obvio.ind.br/O%20VW%20Fusca-Fittipaldi%20de%20dois%20motores.htm

Sidney.Cardoso
Sidney.Cardoso
17 anos atrás

Dinho
Estou atrasadíssimo, que pena… Não resisti e vim dar uma olhada no blig, virou vício. À noite volto para conversarmos com mais calma.
Seu pai está certo, as fotos foram tiradas após o carro quebrar, no dia da corrida.
Tenho mais uma foto inédita dele, logo mais te envio
Gostaria que vc me enviasse as outras que vc tem e essas no tamanho normal, pois são muito raras estas fotos.
Nesta segunda foto, aquele número de pessoas em volta do carro, não eram todos assistentes de mecânicos, eram também, as pessoas que estavam nos boxes.
Agora uma pegadinha para o Joaquim.
Que ônibus é aquele atrás do carro e o que estava fazendo alí?
11:31h.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Esse fusca é exatamente aquilo que eu disse sobre Tunning no post de cima. Os irmãos Fittipaldi conseguiram transformar um Nerd Fusquinha em uma feroz máquina de corridas!

Eu não sairia com ela pelas ruas, mas devo admitir que nas pistas o resultado foi dos mais felizes!

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

O Totiy arrancou as palavras do meu teclado!

TOTIY
TOTIY
17 anos atrás

olhando isso me vem duas coisas na cabeça,com diria o edgar de mello “a ideia era original,mas que cadeira eletrica hein?’ já pensou andar com dois motores que jogam oleo nos pneus tras
é por isso que o emerson transformou-se num eximio poupador e acertador de carros,depois disso quando ele foi pra europa ele deve ter falado “puxa aqui é mais facil tá tudo pronto”.

Dinho Amaral
17 anos atrás

As fotos são do meu pai…sobre a primeira ele falou que foi depois da corrida mas note o óleo nos pneus…a segunda foi quando o carro parou…note a quantidade de assistentes de mecânico…sobre a outra foto que te mandei do protótipo está um pouco longe….mas manda pro Joaquim que ele está nervoso…

Saulo
Saulo
17 anos atrás

A todos, como já foi dito em outro lugar, visitem o site da obvio. Lá tem muitos detalhes deste carro.

Gabriel Izar
Gabriel Izar
17 anos atrás

Eu olho a foto, olho de novo, presto mais atenção e não entendo o que se passa ali… não sei onde começa um motor e onde termina o outro…

Tem algum mecânico habilitado a nos explicar de fato o que foi feito no fusca ?

Laert FS 27
Laert FS 27
17 anos atrás

… mas isso andava? e pq não vingou?

Laert FS 27
Laert FS 27
17 anos atrás

..mas andava mesmo? e porque não vingou?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Senhores, olhem bem.
Isso era o paddock do antigo circuito de Jacarepaguá. Por aqui passavam Alfa P-33, GT-40, Lola T-70, Alfa GTA, BMW, AC e tantos outros menos votados.

Benito Santos
Benito Santos
17 anos atrás

Continuo sem entender. Mas te mandei uma versão melhor das fotos!