A segunda morte das 4 argolas

SÃO PAULO (não tinha me dado conta) – Quando a Audi decidiu interromper a produção do A3 no Paraná, as quatro argolas tiveram sua segunda morte no Brasil. Dei-me conta disso ao ler a coluna do mestre Roberto Nasser no Motorcar.

Para quem não sabe (duvido que alguém neste blog ainda não saiba disso, porque não falo de outra coisa), a DKW é, era, uma das quatro argolas da Auto Union, joint-venture de 1932 que reuniu na Alemanha quatro montadoras: Audi, DKW, Wanderer e Horch.

Depois da guerra as fábricas ficaram na Alemanha Oriental, a Auto Union renasceu, a Mercedes comprou, vendeu para a VW, que resolveu acabar com os motores dois tempos e recriar a marca Audi, etc.

História antiga, enfim.

O curioso, e mais interessante, dessa coluna do Nasser é constatação de que a média mensal de carros feitos pela Vemag na década de 60 foi maior que a média da Audi e sua fábrica do século 21.

Isso sem um computador ou robôs, no charco do Ipiranga, sem indústria de autopeças, sem renúncia fiscal… Até a VW comprar a Vemag e matar as quatro argolas pela primeira vez no Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
fred
fred
17 anos atrás

Faz sentido colocar um motor Audi num Malzoni? DKW e Audi eram brothers.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Pedindo pra ser suspenso…

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Para mim não faz falta nenhuma…

PH
PH
17 anos atrás

Não presenciei a morte dos DKWs, mas pela história que deixaram, devem ter feito muita falta quando pararam sua produção (carro de trabalhador, sabe como é). Tenho algumas 4Rodas dos anos 60 e a presença da DKW era grande, com publicidade e conteúdo. Já na segunda morte, só quem vai sentir falta da Audi são os condenados que compravam A3 e que terão que se contentar com outro hatch, pois os Audi alemães são caros de verdade, apesar de não serem nenhuma Mercedes.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

É o que falei outro dia numa reunião lá na empresa, as cores do arco-iris do Brasil já são em branco e preto e o pote de ouro já foi roubado a muito tempo e em breve até ele será desligado.

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
17 anos atrás

E as duas mortes da fábrica das quatro argolas no Brasil foram causadas pela VW.

Outra que já morreu duas vezes também por aqui foi a Chrysler.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Prá investir no Brasil, com um produto de alto custo, com a concorrência e os impostos que temos por aqui, só se fossem malucos.

Airton
Airton
17 anos atrás

Mas há de ser levado em conta que desta vez se tratou de uma morte diferente, menos dolorosa, pois a planta de São José dos Pinhais era compartilhada com a VW e continua lá.