Baú do Sidney

SÃO PAULO (olha o asfalto) – Imaginem essa foto rasgada em página dupla, num livrão quadrado de capa dura, papel bom, impressão de primeira…

Ah, esse livro… Sai ou não sai? Será que me atiro nesse projeto?

Bem, enquanto não sai, informo apenas que esse é o Patinho Feio do Alex Dias Ribeiro, da Camber, nos 1.000 Km de Brasília de 1970. Acervo do Sidney Cardoso.

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jovino
jovino
17 anos atrás

(.) Por um acaso você mora em Brasília? Se sim, gostaria de entrar em contato com você.

Jovino

jovino
jovino
17 anos atrás

Para quem curte veículos militares, tanques de guerra, todo tipo de veículos militares, inclusive alguns raríssimos da 2ª guerra mundial, aqui em Brasília tem um cara numa chácara do lago sul que tem um verdadeiro museu.

Jovino

1GT
1GT
17 anos atrás

Novamente agradeço as informações tanto do Veloz, quanto do ponto (.), dos tanques de guerra que o EB usou, outro dia visitei aqui em Porto Alegre o museu do exército que têm vários exemplares de veículos que fizeram parte de seu arsenal. Vale a visita, e quanto aos tanques M4 creio eu que entre as fotos do meu pai dos seus tempos de caserna ele tenha uma dos M4 desfilando em Uruguaiana, sendo que o regimento no qual ele fez parte ainda era hipomóvel…isso nos anos 70.

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17 anos atrás

O exército brasileiro usava os tanques M4, batizados de General Sherman.O sensacional destas máquinas era o motor, um radial de 30 cilindros, movido a gasolina. E o curioso era o sistema de partida – um tiro de fuzil na cabeça de um pistão, sem bala logicamente…
O museu de Bebedouro tinha uma peça destas.
Mais tarde estes tanques foram reformados pela Bernardini, que trocou os motores por diesels Scania, reforçou a blindagem e instalou canhões de 105 milímetros.
Um brinquedinho de 45 toneladas !

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17 anos atrás

VELOZ,
O Bonanza 35 era feito pela Beechcraft. Era uma avião convencional e usava motor Continental.
O modelo 50 Twin turbo era um bi-motor executivo.
Os 2 estavam bem longe serem um Teco-Teco !!!!.
Se é que vc realmente pilotou um teco-teco, deve ter sido um Piper J3 Cub.

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17 anos atrás

1GT,
Os tetos retráteis ou RagTops que eram chamados de lona, mas que na verdade eram de plástico, foram importados pela DACON em 1976, e eram fabricados na Inglaterra.
Custavam caro, mas eram muito bem acabados e podiam se montados em qualquer carro.
Logo em seguida o Santilli fabricou no Brazil uma réplica, de qualidade duvidosa.
A Street Beat nos USA que continua fabricando um modelo parecido com o Birminghan, e também de excelente qualidade.
Veja:
http://www.streetbeatcustoms.com/ragtopsunroofs.html

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Grande 1GT, boa tarde.
Posso te responder essa questão do teto solar em Puma.
Sim, existiu e eu ví instalar, com dor no coração, esse teto solar do tipo lona numa Puma.
Eu mesmo instalei um desses num dos Marericks que tive e me arrependi depois. Foi no ano de 1981 e no início foi legal, parecia que estava num carro conversivel sem os inconvenientes desse porém, depois de umas lombadas e subidas de garagens de lado, começaram a aparecer pequenas ondulações que quase só eu via nos cantos do monobloco entre as colunas A e C e então achei que era a carroceria se torcendo. Uma checagem no alinhamento das rodas foi o bastante para confirmar minhas suspeitas.
Resultado : depenar o V-oitão dos acessórios e vendê-lo o mais rápido possivel.
Carro rebaixado, preparado, com rodas gauchas de 10 polegadas atráz, 8 na frente, amortecedores do Rogério recalibrados e duros, barra estabilizadora mais grossa e uma “tocada” sempre “animal”, não combinam com buracos, lombadas, emendas, costelas de vaca, etc, junto a um monobloco enfraquecido por um buraco no teto.
Quanto às máquinas motorizadas que já pilotei, ontem mesmo estava conversando sobre isso com uns amigos e creio que só faltou submarino e carro anfíbio pois aviões e até tanques de guerra já pilotei.
Apesar de que o avião era um Cesna Bonanza do tipo que chamamos aqui em São Paulo de “téco-téco” ou seja, monomotor Lycomingh (deve estar escrito errado) e quatro lugares bem apertados e o tanque não me lembro mais o nome mas era uma daquelas sucatas da II Guerra Mundial que o Brasil comprou para treinar seu exército (contra quem ou o que, ainda não sei).
Abraços e bom domingo.

1GT
1GT
17 anos atrás

Venho aqui agradecer ao ponto (.) pelas dicas.
Uma outra dúvida, mas essa acho fruto de minha imaginação é quanto a um acessório que nem sei se existiu para o Puma, que era o teto solar, mas de lona, procurei referências em sites de clubes do carrinho, mas nenhuma referência concreta, e o GTE que vi tinha um teto solar normal. digamos, adaptado pelo dono na época da compra, pena que o carro caiu nas mãos do filho do cara que destruiu o carrinho.
E uma pergunta ao Veloz, se existiu algum veículo que possuísse motor que vc não tenha pilotado, como aviões por exemplo?
Desde fusca fuçado até super moto esse homem andou de tudo…heuheuhe
Abraços.

cara!
cara!
17 anos atrás

cara!

SÃO PAULO (êita gosto…) – Uma coisa eu digo: se Schumacher parar, pelo menos nos livraremos de seus modelitos das quintas-feiras. Sempre que ele chega a um autódromo, fica todo mundo de olho para ver com qual visual vai aparecer. Tem dia que dá medo.

Essa camisa aí foi a de Monza, ontem. Tenha dó

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Não conheci o Interlagos antigo, mas, por fotos aéreas notamos que com um pouco de investimento — e boa vontade — é possível reativar o traçado antigo, pelo menos para pequenas competições.

Mas, não se assustem com este tipo de assassinato. Aqui no Rio temos um tal de Cesar Maia, que fez um negócio aqui em Jacarepaguá…

zalex
zalex
17 anos atrás

Putz ! Uma das primeiras corridas que vi ao vivo na minha vida.
Eu tinha 13 anos e estava em cima da rodoviária, exatamente de onde foi tirada essa foto!!

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Sidney,

A notícia é confirmada, sim. Além do Adriano, da 4-Rodas, que esteve no evento, tenho uma fonte poderosíssima, que passou o início da noite tentando me convencer dos benefícios sociais para o Municípío.
É do governo e muito próximo ao prefeito.
Ele só não me disse sobre a empreiteira (afirma não ter informações).
Mas, outra fonte da prefeitura (setor engenharia) me disse que existe um projeto pronto (do tempo da Martha), visando a criação de um super-parque-condomínio-escolas etc aproveitando a área poiticamente incorreta (encontra-se num meio urbano, sem receita significativa) onde está o nosso templo.
De IPTU são mais de R$ 100 mil por mês de arrecadação, sem a despesa de de R$ 480 mil do autódromo. Sai despesa e entra receita. Simples assim..
Eles se esquecem que a semana do GP Brasil rende à cidade coisa de R$ 20 milhões por ano. É o maior evento turístico de Sampa.
Mas, se há empreiteiras e empresários poderosos por trás…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Sim, agora entendi.
Realmente esse motor é um canhão.
Eu tinha um jet da Sea Doo com um Bombardier 650 que acreditava que era forte, porém um dia passou por mim algo que pensei que fosse uma lancha mas era um desses.
O bicho fazia uma marola de navio e acelerava como o diabo da cruz.
Esse da Yamaha não cheguei a ver mas se for mais raçudo que o da Kawa, pelo amor de Deus.
Tenho um amigo das antigas que tem umas lojas de motos e Jet em São Paulo de nome Chinchão que pode te ajudar nessa busca.
Talvez você já o conheça, se não, eu o porei em contato com ele.
O Casarini, antigo piloto de motos, tem uma revenda Yamaha enorme de Jet`s na Barra Funda. Voce certamente já conhece e talvez já tenha contatado ele. Se não, também posso falar com ele para te ajudar nessa.
Abraços.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao amigo X de Bsb,
Como disse abaixo, minha memória não é assim tão prodigiosa e às vezes comete essas barbaridades. Confundi os Zecas e as mães, mea culpa, mea culpa. Ainda bem que vcs estão atentos e me corrigem a tempo. Abs. agradecidos.

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17 anos atrás

VELOZ,
Nada disto !
É o motor do JetSky Kawasaki.
O 900STX é um 3 cilindros, 891 c.c., 100 HP a 6.750 rpm.
Outro bem engraçadinho é o do Jet Yamaha GP1300R, com 1296 cc e APENAS 170 HP.
Mas este é caro, e não achei (ainda…) um usadinho.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Grande Joaquim
Né que o homem sabe tudo ,mesmo.
Depois de tudo que disse, só resta acrescentar uma uma informaçãozinha tipo Leão Lobo ( o nome é esse mesmo?)
Quando acabou esta corrida, Alex deu carona a uma bela moça neste carro e se casaram meses depois.
Agora, falando de coisa mais séria, foi confirmada esta péssima notícia sobre mais um que, assim como o prefeito do Rio, está querendo avacalhar com Interlagos?
As prefeituras tem tanto terrenos, mas parece que tem gente que sente prazer em destruir templos sagrados.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Gente,
Estive com o Adriano Griecco (o menudo) que havia estado na visita do Kassab à Interlagos.
O projeto é avassalador :
1 – Arquibancadas Fixas no (antigo) retão, com escolas funcionando embaixo (cópia do Sambódromo do Rio);
2 – Criação de uma escola Senai de mecânica no espaço interno entre a antiga Curva 3 e o Lago;
3 – Um ginásio poli-esportivo, com capacidade para 60 mil (???) pessoas no miolo do Sol;
4 – O antigo anel anel externo se tranformaria numa área de jogging e ciclismo, com um pomar.

E outras cositas más (e põe maldade nisso)!

É o fim de qualquer possibilidade de se retornar ao antigo traçado.

Precisa ver se a empreiteira que está interessada nesta PPP (parceria público-privada) não é relacionada com o pessoal que está construindo o autódromo em Cabreúva….

Será que, em quatro anos, estaremos dando adeus a nosso templo?

FG, abra um post com isto para que as pessoas se manifestem.

Farei uma coluna no site do autódromo para protestar.

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Meio atrasado, mas ainda no mesmo post…

Veloz, quanto é o ingresso pro museu?

X (matuza de bsb)
X (matuza de bsb)
17 anos atrás

Joaquim, sua memória tá te traindo um pouco. Você misturou um pouco a história. A Camber começou na casa da D. Lourdes, mãe do Zeca (José Álvaro Vassallo), o JOÃO Luiz Fonseca era sócio e piloto da Camber junto com Alex e Heládio. A mãe do Alex (D. Lolita) não tinha sítio ele ficou guardado no sítio da mãe do Piquet. Aliás Brasília era uma cidade apaixonada por corridas, agora tá muito morna, quase morrendo.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Jovino, voltando ao tema Camber:
Este carro correu até 1970, ficando depois jogado num sítio da mãe do Alex até ser resgatado pelo Piquet e o Ruyter Pacheco que deram uma reforma geral no bicho: encurtaram o entreeixos, melhorarm suspensão e meteram um motorzão 2 litros roletado. Eram quase invencíveis no circuito do Pelezão e tinham como principal rival o ex-senador Luis Estêvão, este inicialmente com o protótipo OK (erroneamente chamado Camber II) e depois com um Royale motor Opala 2500 cc . Também o Alex venceria uma prova em 71 no Pelezão pilotando o Porsche 910 da Hollywood. Piquet foi campeão brasiliense de automobilismo em 72 pilotando este carro. Agora é peça de museu…
Abs.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Mestre Jovino,
Como vê, minha memória não é assim tão prodigiosa. Tinha esquecido do pastel da rodoviária e do caldo de cana, minha única refeição nessas corridas noturnas e diurnas pelo Eixão. Ah, e o sanduíche de mortadela com Coquinha 200 ml, aquela da garrafinha barriguda também.
Lembro ainda do Arabesque, Curso Guelman, Shalako, Gilberto Salomão, Bar dos Inocentes… e Cidade Livre também. Enfim, a memória já não ajuda muito.
Abs. candangos

jovino
jovino
17 anos atrás

Joaquim,
Tô achando que você filmou tudo o que aconteceu naquela época, vai ter memória assim lá na China.
X, a pastelaria viçosa faz o melhor pastel de Brasília. Aliás, muitos dizem que o prato típico de Brasília é pastel e o caldo de cana da rodoviária da pastelaria Viçosa.

Jovino

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Jovino, meu jovem,
Lembro-me bem do Camber (acabem com essa história de Patinho Feio, esse era o do Zé Morais da Speed Motors, os goianos o chamavam de Formigão), desde a época de sua construção nos fundos da casa do Zé Luiz Fonseca. Feito em cima de um chassi de fusca 66, que tinha sido do pai do Alex e no qual ele sofreu um sério acidente. No inicio, conseguia ser mais feio do que isto, tinha um pára-brisas estranho retirado de uma lancha abandonada no lago Paranoá, banco da tal lancha, e um enorme tanque de gasolina de caminhão ao lado do piloto. À guisa de faróis, dois Oscar da Cibié. O santo-antonio era risível, apenas um arco atrás da cabeça do piloto. Esse aerofólio da foto apareceu na segunda versão, apresentada nos Mil Km de Brasilia de 69 e uma ligeira repaginada geral. Mas os garotos da Camber provaram a todos que o sonho era possível. Abs. matusalênicos.

X
X
17 anos atrás

Jovino só agora li os comentário, o Joaquim que sabe pela sombra do carro um monte de coisa não sabia que a camber, depois de sair do quintal do Zeca, foi prá esse endereço, ao lado da Pastelaria Viçosa. Pastel e graxa, bons tempos. A garotada com um chassi de fusca 1200 e muita vontade correr e sem grana nenhuma fez mágica com o Patinho, que mesmo sem patrocínio nenhum, tirava o sono de muita gente boa. Alex foi um senhor piloto, como disseram abaixo, pena que Max Mosley estragou tudo. Flávio, continua a nos presentear que essa época de ouro do nosso automobilismo. Quero comprar o livro, resolve isso rápido.

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Blogaiada:
já perceberam que a alta direção está praticando a velha e surrada política de comunicar a conta-gotas as decisões já tomadas? Parece coisa do Tancredo, que só participava de reuniões se a coisa já estivesse resolvida. O livro já deve estar no prelo – existe isso ? -será o novo sucesso editorial da holding Gomes, candidato a Prêmio Nobel de Literarura Automobilística.
O comentário de um veloz cavalo-de-força nunca deve ser tomado ao pé da letra e sim interpretado. Sidney includes.
Já não era sem tempo.
O que é o tempo hoje ?

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Olá!

Não sei como corridas automobilísticas não eram consideradas práticas subversivas à época. :)

Até!

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Petrus Portilho:
Daqui debaixo da minha pequenez, concordo plenamente. Motivado pelo clima desta mesa suja de limalha e graxa, aventei a possibilidade de acontecer uma prova da Super Classic, na rua, com túneis, à beira-mar, com grande público e iates ancorados ao lado da pista. Contatei o FG que me passou alguns pré-requisitos de logística e, por incrível que pareça, o impossível foi a pista. Que por sinal existe, já se correu de F-Renault e outras. Infelizmente, não era em Monte Carlo, mas em Florianópolis.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Brandão.
Uma camiseta comemorativa para a iniciação 2006 da blogaiada por Rodrigo Ruiz e Mauricio Sabe-Tudo Morais.
Uma carteira de verdade, com credenciamento junto a APTA, semelhante à que o patrão tem, para acesso livre (todo o ano 2007) entre Box, Centro Hospitalar /Tribuna de Honra.
Festa de fim de ano (2006), buffet contratado privê com podium, hino e demais ‘oba-boa’ como queríamos nos 500 Km.
Associação Portal D’ajuda.
Tudo isso por R$ 400,00, divididos em prestações.
Ofereço-me para gerenciar.
Tá bom como idéia inicial?

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Gente!

vcs viram o que foi postado a respeito do projeto “novo Interlagos”? nos posts abaixo? é verdade?

O que este animal do Kassab quer fazer com nosso autodromo?????????????????????

Porra, nao tem espaço p fazer esta m.. de ginasio em outro lugar?????????????????????????????????????????

desculpem mas esta noticia me estragou o dia…

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Patrão.
Veloz e Sidney se oferecendo, e vc ainda acha q vai…
Ó que eu aviso o Téo José…

jovino
jovino
17 anos atrás

Joaquim,

A Camber começou nos fundos da W3 norte 702 que dava de frente para a Disbrave. Ficou lá por pouco tempo e depois mudou-se para a 503 ou 504 sul. O meu irmão, inclusive, comprou um fusca brabíssimo preparado por eles. O Marcio que mora aí em Alfhaville conhece melhor a história deste carro.

Jovino

914-6 Sunoco - A bit
914-6 Sunoco - A bit
17 anos atrás

Como provavelmente o unico cara que comprou 3 exemplares do ” O Boto do Renoi” e distribuiu entre os amigos, que compra tudo do Paulo Scali, tambem faz uma distribuicaozinha entre amigos do otimo do Jan Balder, lhe peco….. Se atira neste projeto sim!!!!
Modelo a ser seguido: ” American Racing” , do Tom Burnside… , ou , para ficar mais barato… ” The Speed Merchants” do Michael Keyser.

Guilherme Luis Stric
Guilherme Luis Stric
17 anos atrás

Olhando fotos como essa, nos faz muito pensar em como os autodromos e carros são mais seguros hoje em dia.

Olha o pessoal, todo parado na beira pista…. bah!!!

Gomes, ta na hora de psotar umas coisas sobre o Ayrton Senna heim!!!

http://www.tributoasenna.com.br

Kuka
Kuka
17 anos atrás

Perdoem-me mudar de assunto, mas alguém ficou sabendo dessa notícia que saiu no blog do juca kfouri? Será outra assassinato em interlagos? notícia do blogo: “Novo Interlagos. Daqui a pouco, em entrevista coletiva, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciará o projeto Novo Interlagos.

Na área do parque público que abriga o autódromo, cujo circuíto permanecerá inalterado por força de contrato com a Fórmula 1, será erguido um ginásio poliesportivo com funcionamento durante 24 horas por dia, uma iniciativa bem-vinda para a imensa, e carente, população da região.”

LM
LM
17 anos atrás

Sempre achei esse negócio de BLOG coisa de moça, sabe daquelas coisas de diário pessoal, e agoro tenho certeza… Olhe este comentário do cara ai… Pelo amor de Deus…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

(.) Ponto, entre em contato, ou deixe seu e-mail nos comentários. Tenho a mesma idéia do Kawa 2T para meu DKW de corrida, e se você fez isso, gostaria de trocar umas idéias. Quem é você, afinal?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Caro Mr. Ponto (.),
Se alguém exagerou foi um tal senhor Nelson Piquet – na época Piket – que correu com o mesmíssimo motor em um fusca de rua pertencente à sua (dêle, óbvio) irmâ em uma corrida em Anápolis lá por 71. Me baseei nas informações do prórpio, mas como você já disse, devia ser exagero. Aliás, é meio comum se achar refer~encias aos motores 2200 cc no início da década de 70, quando talvez não passassem de 2050 cc na real. Abs e obrigado pelas informações.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá malucos, bom dia.
Ponto, ( . ) que motor Kawasaki 900, 3 cil. e 2T é esse ?
É um 750 H2 aumentado ?
Se fõr, como foi feito isso ?
Em 1976/77 eu tive uma Kawasaki 750 H2 e me lembro que na época não havia possibilidade de aumentar a sua cilindrada cúbica, apenas um trabalho interno no carter para aumentar a velocidade e a quantidade de combustível para as janelas ao contrário da Suzuki GT-750, onde era possivel aumentar a cilindrada, mesmo comprometendo a refrigeração e tendo com isso de se usar uma mistura de etileno glicol com óleo fino no radiador, numa receita by Suzuki em Daytona.
Bem, isso tudo foi a quase 30 anos atráz, hoje certamente deve haver muito material de ponta para preparar esses maravilhosos motores.
Abraços.

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17 anos atrás

1GT,
Esqueça estes motores do Berg.
As camisas de 94 mm trincam.
Isto é coisa para revistas.
Dá para tirar 170 HP de um 2.0; e se não ralar muito, até que dura !
Comece comprando um kit de 90,5 mm da Mahle.
Custa uns us$100 nos USA.
E compre um par de cabeçotes da Empi – aí vai bala – sai uns us$ 700 o par.
Com isto embaixo do braço, vá procurar o Paulinho Gierun, na TAG, em Campinas, que ele completa a palhaçada !
Quanto a uma injeção decente para o VW a ar, isto custa caro !
Eu ainda uso os Weber 48 IDA.

Comprei um motor Kawa 900 2T para colocar na minha Deka.
Ainda vou ficar no 3 cilindros.
Abraços !

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Pessoal, só um detalhe, corridas de rua acabaram também, não é? Seria por motivos de segurança ? Ou por falta de vontade $ politica $

1GT
1GT
17 anos atrás

Obrigado Ponto (.)
A carcaça dos volks é limitada mesmo, eu tenho uma revista americana só de fusquinhas sobre o último projeto do Gene Berg encima do bloco original, conseguiu montar um motor 2500cc, com 200HP, quando vi as fotos é simplesmente apavorante…mais uma fresada na carcaça abria…heuheuehe
Quanto ao motor de popa eu havia sugerido ao FG lá na pré história um desses pra Deka…

MEu sonho de carro nem é esses 1.0 que vemos por aí..é somente um sigelo puma, com motor bem grande…mas a ar, se possível com injeção eletrônica.

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17 anos atrás

1GT,
Só o SPG.
É praticamente impossível roletar os mancais, pelas limitações da carcaça.
Teríamos que usar mancais de diâmetro muito reduzido.
Quanto a este motor DKW V6, é mais fácil – e muito melhor – usar um motor de popa !!!!
Há vários Johnson e Mercury V6, com potências acima de 200 HP !

Felipe
Felipe
17 anos atrás

Me esqueci de dizer. Se precisarem eu tenho a coleção da revista Gran Prix toda. Se lembram dessa revista?

1GT
1GT
17 anos atrás

Ponto (.)…quanto a esse virabrequim SPG, qual digamos era mais ultizado que ele? teria algum totalmente roletado? Aliás sou ignorante nesse aspecto.
Comendatore, quanto ao motor monstro da deka seria o famoso unicórnio de 6 canecos?

Felipe
Felipe
17 anos atrás

Ô veloz que selecionar nada. Lança o Livro 1,2,3,….Quantos forem necessários. Posso reservar o meu antes de ser lançado? Já é uma ajuda não é FG?

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17 anos atrás

Joaquim !
Ocê tá exagerado hoje, né ???
NUNCA foi 2.200. Só 2.000.
O virabrequim roletado SPG era uma faca de 2 legumes !
Porque era roletado apenas nas bielas, mas usava bronzinas nos mancais !!!!
Por causa dos roletes, era difícil manter uma pressão de óleo razoável no resto do sistema.
O maior problema deste virabrequim era o peso !
Os VW abanavam a traseira !
Imagine a congesta no Patinho.
Por sinal, o nome é até suave !
Deveria ser Patinho HORROROSO.
O nosso amigo Ênio devia estar de mal com a vida naquele dia.
Se alguem quiser reviver um destes motores, tenho 2 SPG na prateleira.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Ah!
Sem falar nas novidades que estâo em elaboração na APTA. Como, a partir de agora, só poderão correr associados, e o preço da mensalidade é uma baba, podemos iniciar um movimento (mais um) de afiliação maciça dos blogueiros e da Torcida, garantindo eventos de fazer inveja às demais categorias.
Os torcedores/associados, teriam direito a uma carteirinha (tipo cartâo) que já seria o ingresso permanente nos farnéis, com direito a acesso aos boxes.
A outra campanha será de trazer o tal motor alemão. 15 mil euros? Se cada blogueiro der 100, 200 reais, repaginamos a Deka toda e com o patrocínio e o chefe de equipe Joaquim Todt, ninguém segurará o 96.
E expurgaríamos para sempre esta idéia desconchavada de trazer um Lada (tradicional carro das pistas brasileiras???) para nos envergonhar.
É uma proposta. Alguém topa??

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Flávio,
Não fique só colocando pressão. Me recordo de alguém que me disse que “acabada a Copa” iria dar uma mãozinha.
Joaquim e eu já estamos fazendo alguma coisa, há diagramadores, editora, fotógrafo contratados, mas falta um empurrãozinho inicial, como conseguirmos nos reunir, discutir melhor o projeto etc.
Sem falar em nosso outro projeto, muito mais premente, sobre a super-equipe com Joaquim Todt e Ross Brandão, com pilotos como Gomes Flaviosky, da Albânia, e Luís Salamanca de Espanha.
Mas parece que você só tem tempo para suas esquisitices soviéticas…

Japoneis
Japoneis
17 anos atrás

Demoro Gomes pra fazer o livro…
MAs nao coloque fotos em paginas duplas nao…

Fabricio
Fabricio
17 anos atrás

Flávio, no que eu puder, ajudo. Seja para o que for, agora deixa de lenga – lenga e vamos adiante neste projeto!