Coluninha – I

SÃO PAULO (tem dia que só começa quando acaba) – Coluna Warm Up de hoje no ar.

Até eu, que sempre escrevo sobre assuntos que nada têm a ver com os principais temas da semana, acabei falando do óbvio.

E o óbvio nunca é bom, por isso, coluninha meia-boca.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

A APAE que me perdoe, pois nem eles merecem esses malas aí.

De fato, não vou mais brincar com isso.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Paulo Aidar;
Deixa que eu aplaudo com tuas palmas também!
O mundo precisa se desarmar mais.
Vi a despedida de Pelé (no Morumbi e Maracnã – Seleção e na Vila – do Futebol), assisti o fim de Muhamad Ali, às despedidas de Michael Jordan, dos Beatles, de Bjorn Borg etc e sempre fiquei com a mesma sensação : um pequeno vazio…
Não haverá nenhum piloto como Schumacher, como não houve. Seu poder de manter-se concentrado e motivado por 15 anos, tendo ganho tudo e mais um pouco impressiona.
Dia 22 de Outubro, chorarei por dentro.
Volta, Schumacher!

Rodolfo
Rodolfo
17 anos atrás

Sr. Acarloz,
Conheço de perto o brilhante trabalho realizado na APAE e, em razão disso, lhe peço um favor: A APAE cuida de pessoas especiais, gente que realmente precisa de respeito, amor, cuidados específicos. Não é caso desses dementes que Vossa Senhoria critica. Obrigado e um abraço.

Nick Bichinha
Nick Bichinha
17 anos atrás

Ana,
eu concordo com você em parte, fofis.
O Fer, realmente, é muito lindo. MA RIO VE LO SO!!!
Mas o Schummy também é tudo de bom. Ele tem sex appeal, tem jeito de ser pra lá de caliente. Beijocas.

cunha
cunha
17 anos atrás

Brasileiro não é japonês para aplaudir de pé qualquer farsa. O Massa se explica pois está levando dele. Mais do que sua competência permite.
Agora a gente não. Além de pagar ingresso, ter que pagar mico.
Nada justifica. Mesmo se algumas “amebas” esqueceram temos 8 títulos mundais. Mesmo se a gente não sabe ler direito; a gente sabe a diferença de uma farsa e de um campeonato de verdade. Se o alemão levar o título merece sair vaiado. Se não levar merece ser esquecido mais rápido. De pé, eu vou aplaudir o asturiano se levar o bi

sabiam desta...
sabiam desta...
17 anos atrás

O chefe comercial da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, criticou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por anular os três melhores tempos do espanhol Fernando Alonso no treino classificatório para o GP da Itália, no fim de semana passado.
Na ocasião, o piloto da Renault foi penalizado por, supostamente, ter bloqueado uma volta do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. A punição fez com que Alonso caísse da quinta para a décima posição no grid de largada.

“Não há prova alguma de que Alonso atrapalhou Felipe Massa”, disse Ecclestone.

O dirigente classificou a decisão como uma “farsa” e afirmou que a Ferrari é a única equipe com “apoio político” da FIA.

ana
ana
17 anos atrás

Mais do que a vigarice do Schumacher, eu me impressiono com a feiúra dele.
Nossa! Que homem feio-).
O espanhol é lindo. Parece um principe das Astúrias. Somente por isto já merecia ser o cara de 2006.

marcus
marcus
17 anos atrás

O Schumacher pode até ganhar o campeonato de 2006 mas só se recupera na história se o espanhol descer ao nível da “baixaria” brasileira em Monza 2006. Dúvido ! Como dúvido que o espanhol perca o título.
Em tempo: é no mínimo rídiculo o Willi Weber falar em golpe baixo. Seria golpe se falassa na surdina mas até nisto o espanhol é melhor que cliente dele.

marcio21@uol.com.br
17 anos atrás

Concordo que é completamente parcial a coluna.
Além disto, já basta o Massa pagando o mico de ser carregado no colo por Schumacher.
Nada de induzir o inocente público brasileiro a aplaudir a canalhice. Mesmo que ganhe o campeonato, o dick só se recupera se o espanhol cometer um ato de deslealde semelhante ao de Monza.
É meio dificil que venha ocorrer considerando a atitude do mesmo.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

E se Deus quizer eu vou estar lá pra assistir ao vivo a última apresentação do maior de todos os tempos, e aplaudir de pé.

ricardo@uol.com.br
17 anos atrás

Que adianta a gente aplaudir de pé se o cara está _ do primeiro ao últmo ato_ sentado/charfudado na lama. Vai parecer complexo de inferioridade de gente de país subdesenvolvido. Tou fora da cena

Felipe
Felipe
17 anos atrás

Sabendo que mais de um terço das voltas que o Schumacher completou na fórmula 1 foi liderando, é muito provavel q Barrichello tenha feito mais ultrapassagens, caso contrario, ele é pior do q eu imaginava

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

Lanço outro desafio! Podemos eliminar as 68 corridas em que ele largou na pole? Porque pelo que me lembre, o cara que larga na frente não tem niunguém para ultrapassar. Assim ficamos com 179 corridas. Pegue essas 179 em que ele não largou na pole e faça as contas de quantas ele ganhou.
Os maiores ultrapassadores da F1 são aqueles que largam a vida toda no meio do peltoão. Lá todo mundo passa todo mundo.
Quanto ao discurso do outro cara ali embaixo, eu acho que… zzzzzzzzz

Desafiador
Desafiador
17 anos atrás

Lanço um desafio!
Se O Vigarista Shucrute é o cara mesmo, por favor pesquisem um numero que não vejo ninguem informar e de lambuja comparem com o do barrica!
Quero saber o numero de ultrapassagens em corrida de formula 1 ambos executaram em suas carreiras, de um lado o Alemão e de outro o Barrica!
O desafio esta lançado! Quero ver quem descobre com fonte fidedigna!

imparcial
imparcial
17 anos atrás

Flávio,
seu comentário na Warm up é parcial. Infelizmente para seus leitores!
É aceitável dizer que Schumacher é o maior de todos os tempos porque os números (frios ou quentes) confirmam. Mas dizer que é o melhor …é lamentável.
Alguém já disse neste Blog que tamanho não é documento e nem dá necessariamente prazer. Se aplica a trajetória do Schumacher como uma luva. E aos anos nos quais dominou a Formula 1 dentro e, acima de tudo, fora da pistas.
A “Era Schumacher” é a também um excesso porque seria preciso que o mesmo tivesse realizado embates memoráveis em pista.
Caso seja inevitável, prefiro dizer a “Era do Ross Brawn” cujo o ano sabático, na minha opinião, determinou mais a aposentadoria do Schumacher que a esposa e os filhos. Ou tudo mais que você descreveu.
O Schumacher tem todos os atributos de um grande campeão: velocidade acima da média, habilidoso, preciso, sensível a máquina, determinado ao extremo, forte nos momentos de decidir, concentrado, ousado, razoávelmente louco, etc…
Aliás como o espanhol de 25 anos de idade que lhe roubou a coroa.
Sim !O Schumacher é uma era dentro da Ferrari. Mas a Ferrari, apesar de seu glamour, sempre sofreu de uma desordem e de imprevidência. De maneira que a organização germânica deve ter sido um marco. E esta não realiza a perda . Principalmente porque a perda vem acompanhada de outras perdas. Ou será ao contrário ?
Em todo caso, coincide com um ganho fondamental para a McLaren na pessoa do asturiano.
Por outro lado, é preciso ser honesto e imparcial quando analisamos a história. Uma análise acima das escuderias. Confesso que sou ferrarista.
O que determina uma lenda ou uma legenda em qualquer esporte é algo bem mais intangível. Pouca referência nos números. E se traduzir como personalidade esportiva além dos números sempre foi o ponto mais fraco de Schumacher.
Em parte, não por sua culpa.
Pra ser uma lenda é preciso ser anti -qualquer um. Pela história, Schumacher não se impôs a ninguém de forma contudente como fez o espanhol nas últimas corridas.
Quando foi ameaçado neutralizou com esquemas políticos.
Embora, pessoalmente, ache que Rubens Barrichello esteja aquém; o fato é que a estória seria outra em benéficio da “lenda” Schumacher caso tivesse havido possibilidade de competir.
Falta também carisma ao piloto alemão que sofre inevitávelmente do fato de vir depois do Ayrton Senna. Brasileiro ou não, é indiscutivel que o carisma do brasileiro começava fora das pistas. E mesmo entre seus adversários. Encantava de pop star a nobres do Principado
Algo que o asturiano repete hoje com extrema facilidade.
Com uma vantagem para o brasileiro de ser mais louco que o espanhol e com a vantagem do espanhol de possuir uma maior retidão ainda que muito jovem. Talvez beneficiado pelo sucesso ainda muito menino e pelo fato de ser um prodígio do esporte.
O fato é que sua retidão o coloca
realmente em vantagem quando comparado as “vigarices” históricas do seu antecessor.
Mais há algo que tem mais força ainda. O fato do espanhol não fazer parte (de corpo e alma )do mundo político da Formula 1. Mesmo sendo cria também do Briattori.
Até aqui, Villeneuve, Montoya , Weber e, até Rubens Barrichello tentaram contar uma outra estória que não a oficial. Mas não conseguiram porque nunca tiveram um desempenho espetacular em pistas. O que deixava a impressão que o Schumacher tinha sempre razão. E que a Formula 1 é isto mesmo. Misto de tecnologia e trapaças políticas.
Por outro lado, é exatamente no instante que a Renault fraquejou que o espanhol cresceu imensamente de estatura como piloto em pistas e, em seguida, como líder.
Nem memso o staff ferrarista se pronunciou face ao golpe de Monza 2006. Deixou ao duvidoso Willi Weber a única defesa do ato sujo de Monza. Simplesmente porque é constragedor e, na verdade, muito mais contrangedor que a cabeçada do Zidanne.
E de uma certa forma a escuderia francesa cresceu junto com seu líder. Friamente: mesmo se não ganhou as últimas corridas; a Renault respondeu a força do espanhol já nos últimos grandes prêmios..
O fato é que a Renault da Hungria, da Turquia nada tem haver com a cambaleante Renault dos Estados Unidos e da Magny Cours. Mas é sobretudo a Renault de Monza que diz que vai brigar e forte.
Imagine porém o que acontece com a “lenda” Schumacher se:
1) Depois da FIA proibir os amortecedores de massa da Renault:
2) Depois de emborrachar o circuito de Monza sem comunicar a Michellin;
3)Depois da Fia permitir calotas ilegais da Ferrari;
4)Depois do Golpe de Monza 2006 aplicado por Schumacher, Massa & Cia;
5) Depois de sapray, etc…
Acontecer o que me parece inevitável:
O espanhol levar o campeonato. Eu assino com Jung.
Longe de estar morto, o espanhol ressucitou a Renault nos ânimos e vem comendo pelas beiras.
O favoristismo da Ferrari está vinculado a mais um possível golpe da «FIA/FERRARI. Por isto, é preciso fazer barulho…muito barulho.
Mas algo me diz que teremos um bi-campeonato . E Schumacher já sentiu o golpe severo da história.

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Palmas para o segundo melhor piloto de todos os tempos. E palmas para a volta da emoção à Formula 1em 2007

Ibá
Ibá
17 anos atrás

Para aqueles que insistem em minimizar o alemão através de expressôes como Dick Vigarista, é bom lembrar que na F-1 não há nem nunca houve santos.
Fangio chegou a pegar o carro de seu companheiro de equipe durante uma corrida para garantir um campeonato (naquela época podia).
Senna barrou Warwick, atropelou Prost, e fez muita artimanha nos bastidores para manter-se no topo. E ainda falando em Senna, em 1993 ele teve uma proposta da Ferrari para ganhar os tubos e levar a equipe de volta aos triunfos. Não topou. Shummy recebeu a mesma proposta em 1995. Largou uma equipe vencedora e aceitou o desafio. Perdeu entre 96 e 98 para pilotos menos capacitados, é verdade (99 só perdeu por conta do acidente), mas conseguiu fazer da Ferrari a melhor equipe do mundo, e levou cinco títulos para casa.
Senna e Shummy fazem parte do rol dos grandes da F-1, ao lado de Fangio, Clark, Prost, Piquet…ambos talvez se equivalham em técnica e habilidade, dizer quem foi melhor é mero achismo. O que os diferencia é que enquanto Senna só queria o melhor equipamento, Shummy teve peito para deixar de lado o melhor carro e ficar por baixo por um tempo antes de se tornar o maior. Claro, muita grana rolou nisso, mas teria rolado para Senna também.

Alfredo
Alfredo
17 anos atrás

Bom, para muitos isso não tem importância, estão lá todos os anos mas todos tiveram a primeira vez, pois é, após alguns anos prometento pra mim mesmo e nunca comprindo hoje comprei meu ingresso, setor G mesmo e terei o privilégio de ver o maior piloto de F1 de todos os tempos, apesar de seus defeitos e pela minha opinião de que só venceu tudo pois tinha um carro fora de série e criticas de muitos aqui eu o considero o melhor piloto de todos os tempos. Realmente ninguém alcançará seus números!!!! E eu estarei lá pra ver!!!! Abraço!!!

Enrico Siqueira
Enrico Siqueira
17 anos atrás

Finalmente vai dar pra assistir F1 sem babação de ovo do galvão, do flavio e ultrapassagem nos boxes.
Demorou, mas esse dia chegou !!!

Felipe
Felipe
17 anos atrás

Foi bom poder acompanhar a f-1 na era Schumacher. Realmente, ele eh o maior de todos os tempos e merece nossos aplausos. Quem sabe a nova era nao seja marcada por disputas intensas como nos velhos tempos, os quais nao tive a oportunidade de presenciar. Ta certo q não é fácil ultrapassar, mas a FIA ta tomando as devidas providencias, como as asas revolucionárias, por ex. Se der certo, seria legal ver Alonso, Raikkonen, Massa, Kubica, Kovalainen, Piquet Jr., Hamilton, Vettel, Rosberg e Senna (não aposto muito no último e o Vettel é uma incógnita) disputando posição roda a roda e se revezando na liderança do campeonato. Eu sei q iso eh sonhar demais, mas nao custa nada, ne? De fato, vem ai uma nova era, uma era q nao sabemos quem vai dominar, se é que haverá, realmente, um único grande ídolo. Tomara q não. Não sei como é assistir a um campeonato de F-1c/ + de 3 favoritos ao título, mas deve ser bem emocionante. Vou torcer por isso. Que venha a nova era!

José Paulo
José Paulo
17 anos atrás

Gomes,
Em cima do que vc escreveu e levando em conta o que o Rubinho e o Alonso falaram durante a semana, bem que vc, se ainda estivesse cobrindo as corridas nos autódromos, poderia dar um adesivo pra ele colar na Ferrari dele, com aquela frase de caminhão: “A inveja é uma %!$&#”

Wilson
Wilson
17 anos atrás

Ele mereçe os aplausos, independentemente de se gostar ou nao dele!!!!
Resta saber se ele receberá ou nao a quadriculada em Interlagos e em que posição.
Afinal em corrida pode aconteçer tudo quebras..acidentes…
essa corrida promete!!!!!!

Salvador Costa
Salvador Costa
17 anos atrás

Primeira coisa que fiz, após a entrevista coletiva do GP de Monza: comprei dois ingressos setor G (o menos caro…) e vou me despencar do Rio para SP, com meu filho, para aplaudir e agradecer o privilégio de ter visto o maior piloto da história da F1.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Tem nada de meia boca não!

Quem conhece esporte sabe que as suas palavras foram extremamente corretas, pena que desperte esse sentimento de impotência em alguns, de admitir o óbvio.

De qualquer forma, lembro que já sugerimos à APAE que crie um Blog, onde todos eles estarão amparados.

Pirulitos prá voces!!

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Gomes, em tempo:
Nunca haverá outro Pelé. Pode haver um melhor, mas não igual.
Assim também com Schumacher. Poderá haver uma que faça mais que ele, mas nunca outro Schumacher. ( Por isso, Fangio, foi Fangio, Senna foi Senna, Piquet foi Piquet etc. )

mantovanelli
mantovanelli
17 anos atrás

Me recuso aplaudir um cidadão que sempre trapaceou ou sempre precisou de ajuda alheia – muitas vezes forçada – para ganhar tudo o q ganhou.

Campes
Campes
17 anos atrás

FG,

Concordo em gênero, número e grau!
Acho que a torcida brasileira deve, ainda que não gostando do sujeito em sua grande maioria (por razões óbvias), prestar uma justa e bonita homenagem ao Alemão.
Abraço,

RC*

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Meia Boca nada, ficou é muito legal, a limpeza e a organização de toda essa chuva de reportagens e comentários ajuda a gente ver a coisa toda com mais clareza e é um privilegio, sim, vermos o Schumi correr, ele é o mais inteligente picareta e sem escrúpulos que já passou pela F 1, o melhor, parabéns mais uma vez pela lucidez com que analisa os fatos para nos entregar um texto claro! Abraço a todos

LeoAndery
LeoAndery
17 anos atrás

Não sou critico literário nem tenho formação nessa área pra dizer meia boca ou não, mas…ninguem agrada a todos, nem Senna, nem Shummy, nem Deus, nem ninguem, então, nem esquenta a cabeça com os criticos de plantão.

Estarei em Interlagos, sem dúvida, pra aplaudir de pé o alemão. Carreira brilhante, garra e talento indiscutíveis.
Uma nova era começa…quer dizer, já está começando com os V8 e os congelamentos de peças, limite de testes, japones comendo iogurte com roupa anti-tudo, etc.
Só resta saber quem (ou quems, inventando memo) assumirá o trono.

Abraços

Marlon Maestri
Marlon Maestri
17 anos atrás

Olá Flávio, te digo que não foi meia boca. Foi exatamente o contrário. Com um ar muito singelo, esta tua coluna foi a expressão mais pura e verdadeira que qualquer amante de esportes poderia ter. Seja torcedor do alemão ou até não torcedor ou até então odiá-lo como muitos, Michael Schumacher foi sim o Pelé dos carros, um espetacular piloto, seja na pista ou nos setups complicados que a cada ano mudava e muda e sempre mudará, claro. Queria te fazer uma proposta. Se tu conseguires um lugar em Interlagos para eu bater uma foto com ele, o dia que vieres em Santa Catarina, seja em que cidade tu estiveres, eu te buscarei e te levarei pra almoçar num restaurante chamado Schumacher, cidade vizinha a minha, cidade com 90% de descendência alemã. Posso te enviar fotos do lugar para ver se gostas e então, um marreco recheado espetacular, com joelho de porco como aperitivo. Espero uma posição tua. Moro em Brusque e não iria a Interlagos este ano, mas se conseguires esta proeza, ficarei eternamente agradecido. Abraços Flávio e pensa com carinho.

►7
►7
17 anos atrás

meia boca como a grande maioria dos seus textos nos ultimos tempos, aproveita a deixa do alemao, e se aposenta tb!!!

Rouge
Rouge
17 anos atrás

É verdade Flávio, foi meia boca mesmo… Abraco

MARCOS
MARCOS
17 anos atrás

É isto mesmo !! Temos que aplaudir de pé um cara que durante tanto tempo conseguiu conquistar tanto.
E conquistou com uma garra incrível para correr (que muitos outros pilotos não conseguem manter), e na minha opinião, mais importante que isto, garra para defender suas posições dentro da equipe onde trabalha, defendia por sempre acreditar no seu “taco” e mostrar na pista que sempre foi o melhor e mostrou resultados.
Torço para que no final do campeonato ele seja campeão, mas acredito que a F1 vai ficar mais sem graça do que já esta.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Perfeito Gomes.
Sorte de quem está vendo, e azar de quem não quer enxergar.

Caio ,
Prepara uma poltrona confortavel!

torcedor brasileiro
torcedor brasileiro
17 anos atrás

Oi Flávio…
sempre leio tudo mas só às vezes me manifesto…
Confesso não gosto do Schumacher, mas fazer o que temos que admitir o cara é bom e ponto.
Na minha opinião de leigo, os feitos dele só não tem uma dimensão maior do que já são (se é que isto é possível) por que faltaram adversários a altura. Raikonen e Alonso estouraram a pouco tempo e a partir de que momento realmente apareceram competitivos ao lado do Schumacher…??? Não adianta, sou meio saudosista, grid bom foi ver junto Senna, Piquet, Prost, Mansell, Lauda e outros… Aí sim, era faísca pra todo lado…
Mas de qualquer maneira, parabéns para o Alemão, por ter coragem de se retirar na hora certa…

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Que a nova era seja pelo menos parecida com a do inicio dos anos 80, diversos pilotos e equipes brigando pela vitória.
E sobre o Alemão, bem acho que agora ele terá muito mais prazer em sua vida.

TALITA
TALITA
17 anos atrás

ótima coluna flavinho !!! parabéns !! vc conseguiu registrar em poucas palavras um genio que está fora da nossa dimensão !!! um midas !! só daqui a algum tempo , teremos a clara noção do que o alemão representa !!

E. Souza
17 anos atrás

Verdade oq o Gomes Falou, é um privilégio ver o Schumacher correr, muitos q hj criticam daqui a 30, 40 anos vão falar com o peito cheio “eu vi ele correr era mesmo incrivel” o problema é q muitas de suas peripécias tenham sido feitas com a colaboração serviçal do Barrichelo por tanto tempo, por isso existe um gosto amargo na boca da maioria dos brasileiros ao falar do hepta.

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

As minhas palmas estou passando pra quem quiser..de graça..

Romolo
Romolo
17 anos atrás

Acompanho corridas desde o início dos anos 70, quando morava no Jardim IV Centenário, ali perto do autródomo.
Naquela época era possível ouvir o barulho dos motores de casa, então era hora de atravessar a linha do trem e ir assistir, seja lá o que estava correndo.
Tive o prazer de ver Emerson e sua Lotus Preta e mais um monte de outros caras que eu não sabia nem o nome.
A partir dessa época, sempre que possível, assistia pela TV as corridas de fórmula 1, quando tinhamos energia elétrica em nossa casa.
Enfim, escrevi tudo isso para dizer que temos o grande prazer de sermos testemunha de um momento histórico, um piloto que simplesmente está escrevendo, com letras maiúsculas, a maior hístoria da fórmula 1.
Agradeço poder viver este momento.

Abraços a todos,

Brasileiro
Brasileiro
17 anos atrás

O Flavio não poderá aplaudir, infelizmente estará com as mãos ocupadas…segurando o saco do alemão!!!!!!!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Flaviao Bueno
Flaviao Bueno
17 anos atrás

Aplaude pra mim Gomes…

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Os números não mentem.
15 anos
10 disputando forte
7 vitórias
2 vices
e falta um para acabar!!!

Conseguiremos diferenciar o piloto do caráter???

JonnyO, vamos às pipocas…

Rodm
Rodm
17 anos atrás

clap, clap, clap