Gente pelo ladrão

SÃO PAULO (ainda correrei para uma arquibancada cheia) – E mais uma de Jonny’O, que pergunta se essa imagem é do filme “Roberto Carlos a 300 km/h”. Sim, é. Imagem congelada, que mostra, entre outros no grid, a carretera do Camillo, amarelo #18.

Copa Brasil mil-novecentos-e-bolinha, 70 ou 71. Mas notem o que tem de gente na arquibancada. Barbaridade. Sem patrocinadores, convites, empadinhas, uísques, bonés. Público que ia ver corrida porque gostava de corrida, não porque recebia em casa um “convite VIP”, como hoje.

Tem gente que adora um convite VIP. “Very Important Person”, é o que quer dizer, até onde sei. “Vagabundos, Ignorantes e Proxenetas”, me sopra aqui um amigo mal-humorado.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
walter
walter
17 anos atrás

Vejam em http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*373503:f99 a foto da Ferrari, ao lado da Lola do Wilsinho e a frente dos Porsche de de Bragation e Alex Soler Roig.

.
.
17 anos atrás

Grande Joaquim,
A Lotus 47 1968 foi a que correu nas 1000 milhas e pertencia ao Augusto Palma (GT14 0417).
A da Copa Brasil era uma Lotus 54 1969 (54 1075).

walter
walter
17 anos atrás

Não tinha Lada nenhuma, Gomes!
ô meu! Isso era corrida a sério. No máximo o Zé-do-Caixão, mas Lada não.
Com ‘N’ tinha o Nissan.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Pô Gomes, estais a trocar as rebimbocas das parafuzetas!
Naquela epoca só poderia ser Fiat.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Tenho informações de que havia um Lada nessa corrida. E não quebrou, como esse pseudo-automóvel vermelho.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Eu tambem estava lá.
E a descrição da corrida, do autódromo na época, do publico e dos entornos e acessos ao autódromo, feita pelo Veloz HP é pra chorar..
Realmente quem viu e viveu aquilo, jamais vai esqucer…
E a Ferrari do Moretti, teve problemas varios durante os dias que antecederam a corrida, e inclusive na manhã da prova voltou a ter problemas.
Saiu do autódromo, para fazer uma solda em uma oficina das proximidades.
Por esse motivo a largada da corrida foi atrasada por duas vezes.
Afinal a promoção da corrida tinha sido feita toda em cima desse carro e o seu maravilhoso ronco, verdadeira sinfonia em 12 cilindros.
A Ferrari voltou, largou no final do grid, e voltou a quebrar para grande decepção dos “tifosi” que lá se encontravam.
Inclusive eu.

walter
walter
17 anos atrás

Eu também tava lá: é indescritível.
Legal que alguém tenha falado da falta dos amarelinhos; outros perguntaram porque o público olha para o outro lado. É isso aí: a Lola T210 do Emerson, a Lola T-70 (lindaça!!) do Wilsinho e o Porsche 908 do Jorge de Bragation já tinham passado e a foto pega o ‘resto’ do pelotão.
Falaram da Ferrari do Moretti: tá no fim do grid, atrás de um Fusca, mas não lembro porque: será o tema do câmbio que descreveram aí abaixo?
Ernesto Neves! Como é que vocês lembrarm o nome do portuga que corria de Lotus Europa? Ele era muito ruim.
É chocante o que tem de gente, especialmente se considerar que não tinha onde ficar: era arquibarranco e não arquibancada.
A Alfa, atrás do Fúria, não era do Toninho da Mata?

cruz
cruz
17 anos atrás

o joaquim deixou um comentário logo abaixo que por si só explica porque tinha público e hoje não tem. a única categoria que tem público, a stock de hoje em dia parece corrida americana, só porrada. horrível. que saudade… faz esse livro de uma vez FG!!!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Caio, o santista, esse momento foi mesmo o da largada e as atenções da maioria estão voltadas para as primeiras filas onde se encontravam as razões para a presença de toda essa galera que voce vê na foto e mais outra quantidade igual lotando o barranco do Retão, os telhados e lajes das casas entre as Curvas 1 e 2, além do morrinho da Curva 3 e a placa da Bardhal, sem esquecer todo o topo do muro que ia do meio do Retão até a Curva do Café.
A Polícia Militar colocava o pelotão da cavalaria para patrulhar as áreas internas do Autódromo para evitar (ah,ah, ah) os penetras.
A largada foi lá pelas 11 horas mas antes disso houve várias provas de estreantes e novatos, F-Ford e até de motos, além das acrobacias do avião biplano do Campo de Marte.
Tinha também o hidroavião da Represa Guarapiranga que sempre fazia vôos panorâmicos sobre a pista.
Toda essa festa começava bem cedo e todos chegavam o mais ” de manhã ” possivel pois, como se pode vêr na foto, Interlagos ainda estava em reformas e o entorno do Autódromo também.
As marginais Tietê e Pinheiros não estavam concluidas e então o trânsito vinha todo pela Av. Santo Amaro e Washington Luiz, um inferno.
Por causa disso tudo e mais o puro tesão de se ir para lá vêr corridas de verdade, todo mundo chegava muito cedo.
E essa era uma outra atração à parte, pois ao se passear pelas arquibancadas e estacionamentos, via-se carros e motos maravilhosos de todas as partes de São Paulo e então aquilo se transformava num enorme Parque Ibirapuera, que aliás, era o destino da maioria da galera quando acabavam as corridas.
Quem viu e viveu tudo isso não esquecerá jamais.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Bela foto, sem dúvida Copa Brsil de 70, talvez a segunda etapa.
Dá pra identificar o Porsche 907 do Alex Soler Roig, Furia-FNM do Jaime Silva, carretera do Camilão à frente do fusca 1600 4portas de Silvio Montenegro. Mais atrás, MC-porsche de Raul Natividade. No meio, o carro vermelho (Avanti-Tornado do Juan Ternengo?), à frente do Amato-Ford de salvatore Amato, este ao lado do Lotus Europa (ou 47?) do português Ernesto Neves. Mais atrás, Alfa GTA de Graziela Fernandes à frente do que parece ser um raro Nissan Z-432R da dupla japonesa Haruito Yanagida/Masami Kuwashima. Acho que é isso, mas posso estar enganado.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sr. Ponto, sou forçado a concordar.
A única revolução possível em mesa de bar é a de intestinos. Nenhuma outra!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

E outra.
Se essa turma toda está aí pra ver a corrida,
a que diabos de hora chegaram o fusca branco e o galaxy,
ou dodge,
tb branco pendurados na barranquirbancada?

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Brandão e Veloz.
Estamos mesmo vendo a largada?
Então, o que está pegando no retão pois a turma do parapeito,
a direita,
está olhando na diração oposta a largada?!?

.
.
17 anos atrás

Brandão,
Não foi uma simples solda do semi-eixo na 512.
Havia uma trinca na carcaça do câmbio (magnésio), que foi soldada e usinada na Proema, em S.B.do Campo.

Julio
Julio
17 anos atrás

Flávio,
Eu acho que a arquibancada cheia é consequência da variedade de modelos e tipos de carro. O que acabou afastando o público foi o nascimento das monomarcas, Stock, Corcel, FFord, FVê. Virou rotina, perdeu muita emoção. De qualquer forma torço para que você consiga realizar seu sonho. Bem possível pois são carros bem diferentes entre si.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Veloz HP,

Eu também estva nesta corrida. Fiz até uma coluna sobre o carro que todo mundo está seguindo com os olhos : a Ferrari 512 S do Moretti.
Tivemos de esperar um tempão para a largada, pois tiveram de soldar o semi-eixo traseiro da Ferrari numa oficina fora do autódromo.
E, que tal o Zé do Caixão atrás da Carreteira do Camilo?
Tinha Lolas, Lotus, Porsches, Alfas etc.
Diversidade, colorido e competição. Marcas diferentes carros com potências diferentes, todos correndo juntos, num espetáculo. Resultado : Público! E Pagante!! Não era de graça como hoje, não! E ninguém vai.
Só na Super Classic, a categoria alegria do automobilismo brasileiro.

.
.
17 anos atrás

Mayara,
Liga naum…
O escriba é da Festiva !
Conheci vários destes bravos revolucionários, todos ativistas dedicados, servindo nos destacamentos avançados do Riviera e do Luar de Agôsto.

.
.
17 anos atrás

A Lotus 47 está bem guardada…

jcesar
jcesar
17 anos atrás

Mayara, não dê bola para o Flávio, pois ele é comunista-socialista, contra as pessoas/empresas que tem dinheiro… só que esquece que ele é rico … Ou alguém aqui acha que colecionar carros antigos e correr de F-Classic são coisas de classe média ??? O Flávio é VIP e não assume …eheheheheh

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Pegou pesado o negócio do VIP, hein FG?
Aliás, você é VIP em Madonna de Campa…sdrumfs. Aquela cidade onde a Ferrari se apresenta…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Que maravilha, fui testemunha ocular da história dessa corrida, e mais um monte de outras, graças a Deus.
Se alguém tiver um hiper zoon in no computador poderá me vêr facilmente na arquibancada, bem no meio da curva em frente da lanchonete do Pereira.
Eu sou o cara com a jaqueta verde da Bardhal desmaiado e sendo socorrido pelos amigos após essa largada com a Ferrari 512 S do Moretti berrando os 12 cilindros tendo o Wilsinho com a Lola T-70 na cola, o Porsche 908 do Bragation no vácuo e o grande Emerson com a Lola T-210 detonando todos eles no miolo.
Isso tudo sem falar da carreteira do Camilo, o Avalone, os Opalas do De Lamare, do Sgarbi, o Snob`s Corvair do Celidônio e um monte de Fuscas, Pumas e protótipos.
Foi demais para um pobre coração de 15 anos de idade.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Não acho legal o preconceito com o qual é tratado os convites VIPs. por aqui. Frequento a F1 sempre com convites de patrocinadores, com direito a almoço, etc… e percebo que é frequentado quase exclusivamente por pessoas do meio, ex-pilotos e familiares.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

“Público que ia ver corrida porque gostava de corrida, não porque recebia em casa um “convite VIP”, como hoje”.

Exatamente!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Sei não…
Nosso Farnel é V.I.P.
Acho que estamos com os dias contados!

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Pela foto o que tinha passado chamou muito a atenção dos que estão na foto ali… Notem…

Felipe
Felipe
17 anos atrás

Gilberto Hingel. Eu também já vi este Lotus Europa verde. Ele estava no encontro do Fusca Clube do Brasil do Rio de Janeiro que é todo 1º domingo do mês no estacionamento do Extra Maracanã aqui na Tijuca. Muito bonito. O Ford Capri preto com placa de Petrópolis estava lá?

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

Putz! Olhem só o naipe dos carros…. a corrida que mais se aproxima disso, hoje, é nossa gloriosa Mil Milhas…

Felipe
Felipe
17 anos atrás

Desculpe, não é a esquerda é a direita. É esse carro vermelho com entrada de ar em branco e parece uma listra preta com o nº no capô.É isso?

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Não estou vendo o Lotus Europa, mas vi um destes ontem, verde, em uma bela exposição de carros antigos que tá rolando aqui em Petrópolis. Tem cada preciosidade… Aliás, ao lado da Lotus Europa tinha um Brasinca vermelho, que vou te contar…

Felipe
Felipe
17 anos atrás

É impressão minha ou esse carro a esquerda é o tal Lotus Europa que veio competir nessa Mil Milhas e não retornou mais para a europa. Eu acho que tenho uma revista Oficina Mecanica que tem uma reportagem desse carro restaurado com motor do Corcel se não me engano. Vocês querem ver? Onde eu consigo esse filme do Roberto Carlos?

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Meu sonho é ver a arquibancada assim nas Mil Milhas…

prperalta
prperalta
17 anos atrás

Copa Brasil de 1970.
Notem na frente do Camillo o Snob’s do Eduardo Celidonio, ele só correu a Copa de 70.
Prá confirmar, tem o Furia vermelho do Jayme Silva, ele tb não correu em 71.
Abçs.

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Cadê o Joaquim?

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Esse filme é tudo de bom!!!! Arquibancada cheia assim era comum numa cidade sem tantas atrações como hj. Lembro que a equipe Greco tinha uma torcida gigante e uniformizada, nada como as de hj na Stock que são das proprias equipes, eram tribos mesmo!!!!E eu torço muito pra que vc corra com um público assim Flávio!!!!Se aquele acidente que sofreu fosse publicado em massa com certeza na proxima etapa iria bombar!!!Precisamos ter mais mídia…já ajudaria muito!!! Quem congelou a imagem deixou os amarelinhos de fora!!!Com certeza por estarem nos primeiros lugares do grid…hehehehe!!!!