Seria um DKW?
SÃO PAULO (e Fiat Oggi, por que não?) – Manfred Winkelhock foi protagonista de um dos mais espetaculares acidentes da história do automobilismo, em Nürburgring, 1980. Era uma corrida de F-2 e ele pilotava um March BMW. Quem descolou o vídeo foi o blogueiro Mister M.
Feriado, lembrem-se, bom dia para uma sessão pipoca no blog.
Manfred não sofreu nada nesse acidente, mas morreria cinco anos depois com um Porsche no Canadá.
Seu filho, Markus, chegou a andar de Midland este ano em algumas sextas-feiras de GP.
Lembrei-me de um acidente parecido com o C. Fittipaldi .
(Opalas e Mavericks, por que não?; e Fiat Oggi, por que não?;
Lada, why not?) – indagações mentais do FG que ficam aprisionadas entre parênteses.
Gomes: regras foram feitas para serem obedecidas ou alteradas, não é mesmo?
Alterem, verticalizem a SC. Será um sucesso!
Pelo que pude ver o carro era da época do efeito solo. As seções laterais do carro tem perfil de asa (o meio é plano). Isso era muito bom em pistas lisas, mas qualquer buraco fazia o carro decolar. Acho que o trecho em que ele capotou era o mesmo que fazia os carros decolarem nas anos 60/70. Isso tudo somado deve ter causado o vôo.
Tenho uma boa sequencia fotográfica desse acidente. Não havia nada de errado no seu carro, e fez com que a fábroca na época verificasse os chassis (acho que era Ralt). Meses após a sua morte em um porsche, a alemanha perderia outro piloto da casa, o Stefan Beloff, também em um carro de turismo. Tragédia…
É difícil afirmar, mas aparentemente o aerofólio dianteiro direito estava danificado antes do carro decolar. Fazendo pausa nos momentos iniciais do vídeo é possível perceber.
Desta forma, uma possível explicação seria a perda de pressão aerodinâmica na dianteira do carro. Isto explica a decolagem e a rotação em torno do eixo transversal ao mesmo. Além do mais, como o aerofólio direito danificado criou uma resitência maior ao escoamento do ar, o carro teve um desequilíbrio de forças entre os lados direito e esquerdo, que o fizeram girar sobre o seu eixo longitudinal. Este último movimento provavelmente salvou a vida de Manfred, pois, se ele não tivesse ocorrido, o carro teria pousado de cabeça para baixo. Sem dúvida esta situação teria sido mais crítica.
Não sei se esta é a explicação correta sobre o que ocorreu, mas é um interessante problema aerodinâmico.
Alguém tem mais informações sobre as causas do acidente?
Abraços.
Impressionante mesmo. Uma coisa que me chamou a atenção foi a viseira do capacete dele. Acho que não aguenta nem chuva de granizo.
Impressionante foi como ele saiu rápido do carro.
Espetacular!
Aí pessoal.
Quem quiser ver esse vídeo com audio e comentários ( em inglês ), é só digitar aapee89 na caixa de procura do youtube e dar uma fuçada. Essa versão é bem melhor do que essa que encontrei. Só não vou colocar o link aqui pra evitar corromper o blog, valeu? Abraços.