Seria um DKW?

SÃO PAULO (e Fiat Oggi, por que não?) – Manfred Winkelhock foi protagonista de um dos mais espetaculares acidentes da história do automobilismo, em Nürburgring, 1980. Era uma corrida de F-2 e ele pilotava um March BMW. Quem descolou o vídeo foi o blogueiro Mister M.

Feriado, lembrem-se, bom dia para uma sessão pipoca no blog.

Manfred não sofreu nada nesse acidente, mas morreria cinco anos depois com um Porsche no Canadá.

Seu filho, Markus, chegou a andar de Midland este ano em algumas sextas-feiras de GP.

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A. C. Capov
A. C. Capov
17 anos atrás

Lembrei-me de um acidente parecido com o C. Fittipaldi .

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

(Opalas e Mavericks, por que não?; e Fiat Oggi, por que não?;
Lada, why not?) – indagações mentais do FG que ficam aprisionadas entre parênteses.

Gomes: regras foram feitas para serem obedecidas ou alteradas, não é mesmo?
Alterem, verticalizem a SC. Será um sucesso!

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Pelo que pude ver o carro era da época do efeito solo. As seções laterais do carro tem perfil de asa (o meio é plano). Isso era muito bom em pistas lisas, mas qualquer buraco fazia o carro decolar. Acho que o trecho em que ele capotou era o mesmo que fazia os carros decolarem nas anos 60/70. Isso tudo somado deve ter causado o vôo.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Tenho uma boa sequencia fotográfica desse acidente. Não havia nada de errado no seu carro, e fez com que a fábroca na época verificasse os chassis (acho que era Ralt). Meses após a sua morte em um porsche, a alemanha perderia outro piloto da casa, o Stefan Beloff, também em um carro de turismo. Tragédia…

Manoel
Manoel
17 anos atrás

É difícil afirmar, mas aparentemente o aerofólio dianteiro direito estava danificado antes do carro decolar. Fazendo pausa nos momentos iniciais do vídeo é possível perceber.
Desta forma, uma possível explicação seria a perda de pressão aerodinâmica na dianteira do carro. Isto explica a decolagem e a rotação em torno do eixo transversal ao mesmo. Além do mais, como o aerofólio direito danificado criou uma resitência maior ao escoamento do ar, o carro teve um desequilíbrio de forças entre os lados direito e esquerdo, que o fizeram girar sobre o seu eixo longitudinal. Este último movimento provavelmente salvou a vida de Manfred, pois, se ele não tivesse ocorrido, o carro teria pousado de cabeça para baixo. Sem dúvida esta situação teria sido mais crítica.
Não sei se esta é a explicação correta sobre o que ocorreu, mas é um interessante problema aerodinâmico.
Alguém tem mais informações sobre as causas do acidente?
Abraços.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Impressionante mesmo. Uma coisa que me chamou a atenção foi a viseira do capacete dele. Acho que não aguenta nem chuva de granizo.

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

Impressionante foi como ele saiu rápido do carro.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Espetacular!

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Aí pessoal.

Quem quiser ver esse vídeo com audio e comentários ( em inglês ), é só digitar aapee89 na caixa de procura do youtube e dar uma fuçada. Essa versão é bem melhor do que essa que encontrei. Só não vou colocar o link aqui pra evitar corromper o blog, valeu? Abraços.