Tomada cai, presidente se manda

SÃO PAULO (mal-educado…) – A coluna Retrovisor de hoje no Grande Prêmio conta a história do GP da Argentina de 1974. No relato de Roberto Brandão, o drama de Carlos Reutemann e a frustração do presidente Juan Domingo Perón.

A foto abaixo explica um pouco. Para saber de tudo, só lendo…

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DarioGiannini
DarioGiannini
3 anos atrás

Reutemann correu uma grande parte da corrida com a tomada de ar torta e sendo deslocada a cada freada e aceleração, dando a sensação de que cairia a qualquer momento. Atribui-se a essa alteração aerodinâmica o aumento de combustível que fez a Brabham parar em pane seca a menos de duas voltas do fim da corrida.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Giulio.

também tinha esta impressão. Minha memória diz a mesma coisa, o cara parou no meio do circuito. Porém, a bibliografia que me serviu de fonte para conferir os dados, relata uma parada nos boxes para fixar a tomada de ar. E depois só menciona que Reutemann não completou a corrida.
Continuo com a impressão que ele parou no meio do circuito e que não houve parada nos boxes.
Mas a bibliografia me diz diferente.
E o FG sempre pede para checarmos as fontes e não confiarmos só na memória.
Estou com você.

Maurício Morais
17 anos atrás

Que poder de síntese e emoção tem o texto do nobre Brandão. Adicionou um elemento dramático da corrida e ao mesmo tempo caricato do ditador se apressando para tirar proveito da festa e no fim dando com a cara na parede.
Saboroso.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Gostava muito do REUTEMANN, mas em geral argentino e muito estoradinho e pega mal demais, é só no ver no futebol, eles não suportam perder uma, pro Brasil então hhiiii, nen se fala … ai querem sair logo pro pau, será que num tem vergonha da surra que os Ingleses aplicaram neles no episódio ridiculo das Malvinas, foram massacrados e humilhados, que provar o que fiiiee?cai na real e sai dessa arrogância ignorante e estúpida , desnecessaria e que mancha nossa pobre America Latina junto ao mundo dito civilizado, é %!$&#hermanos!!! Nos não odiamos vç, só um pouquinho, de nadinha.Mas somos Penta no Futebol e 08 titulos na Formula 1, não se esqueçam tá!!!

Carlos (Lole) Reuteman abriu a temporada de 1982 vencendo e bem na Africa do Sul, com o Keke rosberg estreando junto na Williams, depois inexplicavelmente após a corrida deu adeus pra todos e abandonou a F1, ironia de seu destino, sua atitude deixou caminho aberto pro Keke, que não desperdiçou a chance e faturou o título daquele ano, o último dos V8 3.0 aspirados Ford na F1, uma única vitória do Keke, em Mônaco. Este era o Argentino Carlos Reutemam, eterno vice, fez escola por ai, mas era gente boa, já os patricios, vide Perón e sua thurma.

Giulio
Giulio
17 anos atrás

Ao Brandão:
Vc escreveu que Reutemann parou nos boxes para consertar a tomada de ar:Estou enganado ou ele parou no meio do circuito sem gasolina?
Um abraço!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

O post do FG e a matéria do Professor Brandão como a maioria gosta de lembrar, e claro, o Veloz HP estava lá, presente me fez procurar essa cena em vídeo, mas ainda não achei.
Achei um em que o Carlos, como é chamado pelo narrador inglês, largando em segundo, sob chuva, consegue se manter no traçado e nosso Piquet Pai, vacila na largada mas depois mostra seus dotes de luva e capacete.
Jacarepaguá, 1981.
Vale a pena ver.

Tá lá na Confraria!

JUCA
JUCA
17 anos atrás

…como era bela essa Brabham BT44….

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Putz, essa eu estava lá na arquibancada no final da reta dos boxes.
Vocês nem imaginam o clima de velório que se instalou no final da corrida.
Em toda a Buenos Aires parecia que alguém importante tinha morrido.
E nesse clima o Zamponi aprontou uma que quase provoca uma guerra por lá.
De dentro do ônibus que levava os jornalistas para o hotel ele coloca a cabeça para fora da janela e pergunta para um motorista parado no semáforo se o seu carro tinha gasolina. Ao responder inocentemente que sim, o Zampa solta com seu vozeirão a seguinte frase cantada :
“Entonces le dê a Lole. I da-le Lole, i dá-le Lole, ô lê, o lê, o lá na put…. que o par….”
Desnescessário dizer o que aconteceu depois na rua….

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Esta prova marcou a estréia de Emerson Fittipaldi na McLaren.Ele abandonou por um fato inusitado:acidentalmente esbarrou na chave geral do carro,cortando a corrente elétrica.O já velho Denny Hulme salvou a equipe vencendo a sua última prova.O Rato porém se redimiu,vencendo a etapa seguinte em Interlagos,após a corrida ser interrompida na 32ª volta das 40 previstas.Lembro-me que fiquei ensopado,por falta de guarda-chuva,mas completamente feliz.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Essa deu dó!
O Reutemann teve muito azar na F1, primeiro ,deixou a Ferrari e foi pra lotus em 79,se deu mal.
Depois foi pra Willians, e quando se viu livre do Jones , explodiu a guerra das Malvinas , se deu mal de novo.

3=6
3=6
17 anos atrás

pequena deselegancia esportiva foi pouco .
mas o carro era lindo .
patrocinadores em espaços pequenos.
hoje …

walter
walter
17 anos atrás

Não foi justo. A torcida gritava ‘Y dale Lole’, mas não deu. Deu Denny Hulme, um velho campeão.
O oposto do Brasil, em 1972, quando Emerson deu show, mas quebrou perto do fim e quem ganhou? El Lole.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Igualzinho ao Barrichello
Na hora do vamo-vê, pára nos boxes ou inventa uma!!!
Tsc tsc tsc

Askjao
Askjao
17 anos atrás

reparem o quanto inclinava este carro… quase igual ao f1 de hoje em dia… ai, ai…

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Esses Brabham…Quanta saudade!