Álbum (sobre rodas) de família

SÃO PAULO (esses mineiros) – E eis que no nosso álbum de hoje surge uma raridade… Uma perua Maverick, sobre a qual o Iverson Morandi, de Juiz de Fora, nos conta pouco (porque mandou outras fotos, que oportunamente colocarei aqui, com toda a frota da família).

Agradeço ao convite para o café, Iverson, e pode apostar que aceitarei quando for a JF, a terra do Romário. Tenho um carrinho que veio daí, como você bem sabe…

Segue a perua, e fica registrado o pedido para que o Iverson fale mais dela, já que a Ford nunca fez Maverick station.

“O Maverick perua da foto foi de meu pai entre 78 e 79. Na foto ele está com
meu irmão no colo. Era um carro lindo, todo diferente, luxuoso, ficou em JF
até o início da década de 90, depois sumiu.”

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Osvaldo Salomão
Osvaldo Salomão
17 anos atrás

Aproximado 3 meses, ví uma dessa abandonada ( mas que dá recuperação) em um depósito de pedras ornamentais na rodovia Atilio Balbo que liga Ribeirão Preto/Sertãozinho, forcei a venda mas parece inegociável.

Airton
Airton
17 anos atrás

Sou de JF e sinto por não ter visto este carro rodar. Sou fã de mavecos.
Quanto ao Romário, o glorioso Tupi está fazendo este esforço e contratando o matuza pra fazer uns gols por aqui… Nada de mais para um time de expressão nacional como o meu Tupi… rs rs rs

iverson
iverson
17 anos atrás

Flávio,
Obrigado por publicar a foto! Esse carro o pai comprou no fim de 78. O dono dela mandou transformar um Maverick usado (modelo 76) e resolveu vender antes de o carro ficar pronto. Meu pai comprou o carro, a concessionária ford local buscou para ele em SP (SP, para a gente, era e ainda é tão longe como a china…). Ficou com ela por mais de um ano, depois trocou por um corcel 76, novinho, com uns 5 mil rodados, e gastou a diferença em obras em casa (a garagem da foto virou uma varanda, entre outras mudanças). O novo dono ficou com ela por mais de 10 anos, era um sargento do exercito. Lembro de em 92 ter visto ela rodando ainda, quase do mesmo jeito, apenas a cor estava mais escura. Depois nã osoube mais. Até que em 97, quando o Azeredo voltou a cobrar IPVA dos carros antigos, acabando com a isenção, e chegou um MALOTE de guias para a gente pagar, e a maverick no meio, pois a base de dados do detran estava desatualizada, e todos os carros que o pai teve entre 77 e 87 ainda constavam como dele, e o detran resolveu cobrar…

roberto nasser
roberto nasser
17 anos atrás

fg,

o marco maciel, ex-vice e agora senador, tem uma frase ótima: juventude é uma doença que todo dia a gente cura um pouquinho.
deve ser o seu caso, diagnostico quando você diz não saber da perua maverick.
como meu processo de cura anda na frente do seu, explico:
no meio dos anos ’70 o ford maverick era muito superior ao opala, porém não vendia, versão 4 portas, então …
o eduardo souza ramos, na época o filho do dono da revenda do mesmo nome, já cometia uns atos de coragem em transformação de veículos, e resolveu fazer a perua – possivelmente conseguia comprar os sedãs a preço convidativo. achou quem estampasse o teto, produziu a porta traseira em fibra, e lançou o produto. salvo engano, vendeu mais de centena.
se era bom, ruim, bonito ou feio, quer-me parecer irrelevante. o mais importante, entendo, é que abriu um leque que passou por del rey conversível, picapes cabine-dupla, e desaguou no implantar a fábrica da mitsubishi.
o eduardo recentemente adquiriu uma station destas para a pequena coleção que implanta – dos carros que já construiu.
sorry, jovem….

LAP 1
LAP 1
17 anos atrás

E a calça Boca de Sino / Fashion!!!!!

AlexandreQuaker
AlexandreQuaker
17 anos atrás

Eu lembro de ter visto uma 4R, já bem antiga, falando sobre “o segredo da perua maverik”, mesmo…

Já quanto à perua galaxie, aqui em Joinville tinha um cabeludo, estilo “born to be wild”, que andava com uma preta, estilo rabecão, achei o máximo aquele carro.
Me lembrou do filme “ensina-me a viver”, em que o rapaz transforma um jaguar num rabecão…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

A Ford realmente construiu uma SW a partir de um Galaxie sinistrado e que serviu por varios anos como ambulancia, na fabrica do ABC.
Por volta de 2002 essa SW reapareceu no Encontro Paulista em Aguas de Lindóia em péssimo estado, e bem deteriorada pela ferrugem.
Foi comprada e restaurada em padrões originais por um colecionador e hoje volta a brilhar em eventos de antigos.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Mestre Supeior da Grande Ordem dos Matuzas Joaquim , a perua (ou SW) construída pela Ford foi realmente usada como ambulância a, apartir de um carro de uso da frota que foi acidentado. Existiu também uma SW do Galaxie, contruída a partir também de um carro acidentado, com várias alterações, inclusive diferencial da F-100. Esses exercícios eram comuns, até para manter o pessoal do motorshop (oficina experimental) ocupado. Acho que ainda tenho o jornal interno que apresentava o projeto.

Clezio Soares da Fon
Clezio Soares da Fon
17 anos atrás

Só prá registrar, em 1974 eu e um amigo tivemos a idéia de fazermos um desenho de uma perua Maverick, só que com 2 portas baseada numa Ford Torino 73, para poder mandar para a Ford como sugestão de lançamento tendo em vista que a Caravan estava prestes a ser lançada. Este desenho ficou guardado até meados de 76, quando lendo uma 4 Rodas, vi que a Souza Ramos havia feita quase igual. Desde então fiz quase de tudo para entrar em contato com esta empresa até que consegui ser admitido como funcionário, onde ajudei nas montagens das pick-ups
Deserter XK e Ibizas. Depois que o Sr. Eduardo Souza Ramos vendeu a empresa para a concorrente Furglaine, decidi sair, pois não seria mais a mesma coisa, perdera-se a alma da exclusividade.Portanto ao ver novamente esta ‘jóia rara’, sinto saudades dos bons tempos em que se podia fazer carros com personalidades.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Salvo engano, a primeira modificação do Maverick em SW foi feita na fábrica. Causou celeuma uma reportagem da QR na época como futuro lançamento da Ford. mais tarde, descobriu-se (versão oficial da fábrica) que era apenas uma adaptação para servir de ambulância aos funcionários da montadora. A conferir esta versão com o Romeu, nosso consultor na área.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

tem uma aqui na minha rua na tijuca, já meio chumbada ! acho que está servindo de depósito de bugingangas, triste !

Romeu
Romeu
17 anos atrás

O Ford Maverick SW é uma raridade.
Feito pela Souza Ramos entre 78 e 79, a partir do sedan 4 portas.
Sob encomenda a empresa podia usar carros Okm ou usados, por isso existem SWs com motorização variada, inclusive com cambio automático.
Não se tem ao certo o numero de unidades produzidas estimando-se entre 100 e 200.
O nosso amigo Paul Wiliam Gregson, do site http://www.fordmaverick.com.br está cadastrando essas SWs para localizar as remanescentes.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

Mais informações sobre a perua Maverick no http://www.fnva.com.br

http://topmark.com.br/forum/viewtopic.php?t=1893

e aqui tb: http://www.fordmaverick.com.br … recomendo

Jason
Jason
17 anos atrás

P.S.: eram feitas usando como base o Maverick quatro portas, com teto de… Caravan!

Jason
Jason
17 anos atrás

Souza Ramos.
Fizeram cento e poucas dessas. O Iverson ganhou o troféu mosca branca.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Em meados dos anos 90 vi uma pintada de vinho aqui no Rio.

coelho
coelho
17 anos atrás

Tinha uma destas em Porto Alegre cor cinza “primer” opaca.As sinaleiras eram colocadas no extremo da carroceria e a tampa era um vpouco diferente, mas sumiu de circulação ja a uns bons anos. Mas era linda de perfil!

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Caramba! Realmente uma raridade incontestável. Posso estar falando besteira, mas que eu lembre era uma transformação da Souza Ramos.

Como curiosidade, seguem dois links pra fotos de um carro destes nos tempos atuais (link quebrado):

http://www2.uol.com.br/bestcars/carro
s/classicos2/lindoia06/pm-26g.jpg

http://www2.uol.com.br/bestcars/carro
s/classicos2/lindoia06/80g.jpg

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Era uma consessionária que fazia a modificação, não?