Espécie rara
SÃO PAULO (merece uma visita) – Gente, hoje estou totalmente na correria, como já dito, e por isso algumas dicas dos blogueiros vão acabar saindo sem os devidos créditos. Mas vocês hão de me perdoar.
O Almirante Nelson e o Jorge Mendonça (às vezes confundo os nomes) mandaram a mesma matéria, do site Vrum, sobre o Lavínia. Esse carro foi feito em 1970 pelo pessoal da FEI, sob o comando de Rigoberto Soler, o criador do Uirapuru.
Raríssimo, e restaurado, o Lavínia está exposto no Road Shopping, na rodovia Castelo Branco, em Itu, até 5 de novembro. Poderia, fácil, estar no Salão do Automóvel, que acabou de ser aberto aqui em SP. Sou mais ele do que qualquer lançamento de qualquer montadora, e tenho dito!
tô na correria e sem net, apenas agora entrei no blig… mas lembro que tem muita coisa sobre o Uirapuro e um tópico sobre o Lavinia lá no http://www.fnva.com.br … basta entrar no site e usar o link pesquisar que está no topo da pagina…
Estava exposto no salão de 2004. Podia aparecer de novo!!!
Eu tenho uma pasta-livro que montei com todos os testes publicados em revistas dos carros esportivos brasileiros e desse carro em particular tenho todas as matérias (4) onde mostram todas as fases de construção.
Honestamente a versão final na côr amarela com as rodas de magnésio Scorro do mesmo tamanho e modelo usadas na época pelos Opalas Div. 3 é muito mais bonita que essa daí em verde e dourado com essas rodas diferentes.
No salão do automóvel de 1970 no Anhembi havia até tumulto para vêr esse carro de perto.
Seu motor de Dodge dourado com as tampas de válvula e filtro cromadas ajudavam muito nesse belo frenesi.
Olhando com os olhos de hoje parece meio anti-estético mas na louca e elétrica época do início dos anos 70…
Outra caranga que parou tudo por lá foi o Fúria FNM da Camional que já falamos muito por aqui.
Aliás de todos os Salões, creio que o de 70 foi o mais bonito e emocionante pois era a indústria automobilística brasileira entrando na segunda fase de existência, marcada por muitas novidades, lançamentos e uma nova filosofia de automóvel no país.
O FEI X-3 ou Lavínia, representa muito bem essa louca e linda época da nossa história.
O Lavínia, apesar de ser um tanto atraente hoje pelas suas linhas moderno/antigas???, era um projeto muito ruim de se guiar. E com o inútil freio aerodinâmico. Suas linhas eram até bonitas para a década de 70, pois era um exercício futurista do Soler (quem eu tive imenso prazer em conhecer e bater bons papos)
Ola sou aluno da FEI e participei da restauração do lavínia para reapresenta-lo no ultimo salão do automovel! e é verdade ele nasceu como FEI X-3 e era amarelo quando foi reformado pela primeira vez ganhou o nome de Lavínia e ficou verde dourado e branco, como o restauramos. E para quem adimira os engenhos do Eng. Rigoberto Soler, não perca o estande da FEI neste salão do automóvel que abrira para o publico agora dia 19 pois neste ano reconstruimos o FEI X-1 o primerio protótipo construido por Soler e por alunos na FEI!!
abraços
Parabéns ao Nelson e o Jorge ,
É sempre bom lembrar dos feitos de nossa engenharia.
O carro em si estava dentro dos padrões estéticos da época para um concept car , lindo!
Realmente, isso é o DELOREAN do “De volta para o Futuro”…mas pelo que eu saiba o DELOREAN foi lançado nos anos 80. Teria a DMC clonado o projeto da FEI?
Passou o Autoesporte (merchan) na Globo….
O prof. Bock da FEI estava apresentando.
Duas coisas chamaram atenção:
1- A inutilidade do freio aerodinâmico, acho que era acionado por um alavanca no assoalho, certeza que não fazia diferença nenhuma na hora de freiar.
2- A relação da caixa de direção.
Para um carro com apelo esportivo a velocidade de resposta da direção é proponderante, pois o cara que tava dirigindo começa a girar a direção “uma semana” antes curva.
Mas feio até que ele não é…..
O câmbio era o do Dodge de três marchas, alavanca embaixo e por um problema de trambulador nunca se achava a primeira. Dado o imenso torque proporcionado pelo 318, o carro arrancava em segunda. Pelo menos, é o que se contava…
Era amarelo-ôvo !
Com o interior em vaqueta. Medonho !
O mais ridículo era um inútil freio aerodinâmico, acionado por 1 motorzinho de limpador de parabrisas de Fusca.
Delírios…
Na verdade, este carro foi apresentado em 2 Salões. Quando foi lançado (1970) e no último.
Me lembro de tê-lo visto no primeiro, mas a cor era diferente, acredito. Mas não tenho certeza.
Herik,
O Almirante veio do seriado “Viagem ao fundo do mar”, não de “Jeannie é um gênio”…
Esse carro já esteve no salão do automóvel.
Flavio, o X-3 esteve no último Salão, em um estande da FEI, muito bem feito e muito visitado, por sinal…
FG,
Concordo contigo, muito melhor que um monte de carros que por lá já estão.
Olá amigos, quem diria, esse é o DMC(Delorean motos Company) brasileiro, não conhecia, achei muito legal, vale uma visitinha!
Mefistófeles, o protótipo para a Policia Rodoviaria (que chegou inclusive a ser usado) foi feito a partir de um Uirapurú ou GT 4.200. e se chamou Gavião.
O FEI X3 ou Lavínia, foi um novo projeto do Soler feito em 1970 bem posterior ao Uirapuru.
O Lavinia que usa mecanica Chrysler (motor V8 318) tem uma ligeira semelhança com o Uirapuru apenas na coluna traseira, nada mais.
Isso Joaquim, como na contagem de pontos das escolas de samba do Rio de Janeiro, DEZ, NOTA DEZ.
E agora um pouco de cultura inútil. Vocês sabiam que o nome Lavínia foi dado em homenagem à esposa do Prefeito de São Bernardo do Campo, na época?
Na verdade o Lavínia é uma releitura do protótipo que havia sido feito para a Polícia Rodoviária, o carro é o mesmo, só que era amarelo e azul, com maca no lugar do passageiro e duas metralhadoras fixas na dianteira
O Lavinia inicialmente chamava-se FEI X-3, creio que por ter sido o terceiro projeto da Faculdade de Engenharia Industrial. O primeiro acho que era um protótipo com uma enorme hélice atrás e conduzido por manche, tinha só uma roda na dianteira, como uma bequilha de avião. O segundo me parece que foi o TALAV – Trem Aerodinâmico Leve de Alta Velocidade – projeto bancado (ou encomendado) pela revista QR, uma tentativa de se fazer um metrô de superficie barato e com tecnologia da época. O terceiro, o Lavinia ou FEI-X3. Alguém aí, corrija-me, por favor…
Almirante Nelson? Onde está a Jinie? Não seria Major? De onde vc tirou esse Almirante? Grande abraço.