Jipão novo na área

SÃO PAULO (hoje tem circo!) – Vejam que notícia alvissareira que nos chega do Sul, enviada pelo blogueiro germânico-catarina Zuquim. Chama-se Stark o novo jipão 4×4 brasileiro, fabricado pela TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), de Joinville.

Trata-se de um “off-road” de design arrojado e na linha “conforto na lama”, como os ótimos Troller cearenses. A empresa conta que o nome foi escolhido depois de pesquisas com consumidores entre mais de 500 sugestões. Stark quer dizer “forte” em alemão.

Testes, no primeiro semestre do ano que vem. Vendas, no segundo. Valor, algo em torno de 80 paus, mais ou menos o que custa um Troller (minha única referência de jipe, fora o Candango; o meu vale 800 mil, mas não vendo).

O motor, de acordo com a ficha técnica, será VW 1.8 flex de 103 cavalos. Tem ar-condicionado, banco de couro e todas as traquitanas de praxe.

É bonito, o jipão! Tomara que seja muito bem-sucedido.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Bianchi
Daniel Bianchi
17 anos atrás

Conde,

Valeu…

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Gosto é gosto. Pessoalmente acho este muito mais bonito do que os monumentos à cafonália que vem de fora. A maioria dos importados são verdadeiras penteadeiras, salvo os gloriosos LandRover e uma ou outra excessão. Sucesso para os catarinenses, pois o jipinho tá é muito legal. Quanto ao preço, tá meio alto

osni ribeiro mello
osni ribeiro mello
17 anos atrás

o amigo Bianchini não entendeu nada do que eu falei e não deve ter gasolina para colocar no seu Jeep. Por acaso é proibido ter Jeep a gasolina e com motor 6 cc. para andar no mato

Alceu
Alceu
17 anos atrás

Pesoal: Acho que com o sucesso de vendas do Eco Sport que nem jipe é ( é um fiesta “de pijama”), deve ter muita gente que vai comprar um carro que pelo menos tem 4×4 de verdade! Aliás tem mercado até para Fox, Celta, Fiesta, Palio e Fix com paralamas de plástico e com nome de Off road! Acho que o Stak tem futuro, mas eu não troco uma boa pick up diesel 4×4 por ele.

Léo Engelmann
17 anos atrás

FG, sou saudosista. Prefiro os Willys.

Felipe
Felipe
17 anos atrás

O pessoal aqui mal conhece o carro e já mete a “lama” em cima dele. O design do carrinho nas fotos mostradas, não ficou muito bom, mas veja:

http://img165.imageshack.us/img165/3926/imadnoticia99571ek6.jpg

http://img262.imageshack.us/img262/5910/tac2es6.jpg

Isso é feio? Olha a lataria, parece jipinho importado, peças exclusivas, das melhores empresas brasileiras ligada ao setor. Por exemplo, reparem no espelho retrovisor com pisca, tem algo parecido no mercado? Diferente do Troller e sua visível lataria de fibra de vidro amassada. Concordo, preço salgado e motor fraco, algo a ser estudado, mas dizer que o jipe está fadado ao fracasso é ser anti-brasileiro, pessimista sempre. Fadado está este país com pessoas ignorantes, que poderíamos chamar de zé-manés.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Esse blog me diverte… jipe com motor 6c a gasolina, só se for de acionista da Petrobrás ou norte-americano, que é um povo que não tem a capacidade de enxergar os benefícios do diesel para veículos pesados ou off-road. Gasolina para off-road requer um cuidado muito maior que um diesel, pode molhar bobina, distribuidor, é muita coisa para dar errado apra ser levado a sério. Quem se dispuser a ler a excelente publicação 4X4 & Cia. verá que mesmo no exterior não existe essa de motor ciclo Otto para off-road pesado. As versões a gasolina são para os caubóis do asfalto, que desfilam na Vila Madalena ou Vila Olímpia com seus Pajeros V-6, Dodge Ram V-10, Grand Cherokee Limited…
Mudando de assunto, mesmo levando em conta que jipe tem de ser eficiente, não bonito (taí o Defender e o Mercedes Classe G que não me deixam mentir), mas ele parece um Suzuki Ignis marombado. Será que foi investido tanto dinheiro no desenvolvimento do projeto que faltou grana para a contratação de um designer? Sugestão: versão diesel a 80 mil (para bater de frente com o feioso mas eficientíssimo Troller) e a gasolina por no máximo, estourando mesmo, 60 mil. Interior simples, por favor, pois ficar arrancando lama do carpete e do banco de veludo depois é um chute, digamos, na rótula com bota de rodeio (bico fino e ferrinho na ponta).

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Vc tem razão HENRIQUE!!!E eu sou São Paulo!!!!!Bju

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Ao Osni,
Bingo. Matou a charada. O carro não é um fim. É um meio para se desenvolver uma, ou várias´, industrias de auto peças e carros. É um projeto muito maior que fabricar um jipe. Parabéns aos empreendedores.

osni ribeiro mello
osni ribeiro mello
17 anos atrás

Olá a todos, sou de Santa Catarina e defendo o que é nosso até a última bala (menta).
Mesmo que não fosse não poderia deixar passar algumas besteiras postadas a baixo.
1ª Tem gente querendo comprar carro de 30 mil para meter no meio do mato. Queria ver alguns deles de Celta, Uno, Pálio, Fiesta no meio de uma boa lama.
2ª Nenhum dos que criticaram o motor é jipeiro. Jipeiro que se presa, os de Caçador pelo menos, usa motos seis cilindros a gasolina nos seus Jeeps.
3ª Valor do Veículo. Concordo que o Stark, nome internacional, não é barato. Mas este é apenas o preço sugerido e ele pode ser até maior conforme o sucesso do projeto.
Tecnologia para isso ele tem. É so se informar
Para finalizar gostaria de dizer que o projeto é uma alternativa para as várias industrias catarinenses que fabricam peças para as montadoras que não compreendem por que o Estado não foi contemplado com uma montadora.
Trata-se portanto, de ousadia empreendedora, mais esclarecimentos é só chamar…

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

Fg, Zuquim germânico-catarina é prá lá de ótima….rsrsrsrsrs…o meu amigo Camarão é mineiro de dezesseis costados, aki dos Arcos, com raízes em São João (dos queijos) d’ el Rey…e gente boa como todo mineirim,,,

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Puxa, um Duratec seria muito bom!
E encareceria menos de 2% o valor total do carro.
Se fizessem uma versão diesel com 15 mil reais mais caro, dependendo das qualidades de acabamento, espaço interno, etc, pode sim ser uma boa alternativa ao Troller.
É bom ver concorrência nacional, isso aprimora os resultados de todo mundo.

Henrique
Henrique
17 anos atrás

Olá Sr. Ombudsman, tudo bem?
Com relação a réplica, admito que não consegui visualizar a menor ligação entre não gostar de um “projeto” em ser amador? O que teria isso a ver? Se não gosto do Lada mas gosto do Fusca, sou profissional ou amador?

Recado para a Adriana: Por favor, compare apenas Corinthians com lixo, trapaça, lavangem de dinheiro, propina, etc….jamais com Ferrari, Harley ou DKW. Esses nomes representam empresas sérias e exemplos de sucesso.

Agora, imaginem depois e uns 2 anos vendendo isso e param a produção. Vai ser fácil achar as peças de reposição. Motor de um, câmbio de outro, farol, etc….

Conde
Conde
17 anos atrás

Daniel ,
Olha o link :
http://www.cni.org.br/produtos/diversos/
src/rev55/Pg34_36Projautomob.pdf

Se vc buscar por -Tecnologia Automotiva Catarinense – no Google tem a história toda do projeto em vários links e outras fotos .
Abraço
Conde

Christian
Christian
17 anos atrás

Realmente, a escolha do motor não foi das mais felizes, além de ser um motor ultrapassado, pois há opções mais modernas no mercado (como o Duratec ou até mesmo o Zetec Rocan 1,6) que são mais econômicos, potentes e duráveis que os AP’s.

O ideal mesmo seria um motor a diesel, ou então baixar o preço para uma faixa mais competitiva. Tem razão quem disse que a este preço o pessoal vai preferir o Troller.

Embora acredite que subsidiar (mesmo que indiretamente) o diesel para ficarem passeando nos seus jipões de luxo um absurdo.

E tem que investir pesado em marketing. Já tem algum sendo preparado para o rally dos sertões do ano que vem?

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Com motor a gasolina, já nasceu morto….é triste, mas é a relidade nessa base de preços! Me admiria um empreendedor vitorioso não perceber de cara isso.

Bugre
Bugre
17 anos atrás

O problema do preço é o motor. Ninguem vai pagar o mesmo que um Troller diesel por um Stark a gasolina/alcool… Tem que baixar uns R$20.000,00 para ficar competitivo. Parabéns à indústria nacional, que começa a produzir coisas tão boas como as que se faz no exterior. Melhor que fazer Vectras 2007 com bloco de motor em ferro fundido.

Daniel Bianchi
Daniel Bianchi
17 anos atrás

Adriana

Não estou dizendo que não se deve gostar de coisas boas, apenas que deveríamos valorizar mais oq temos no Brasil, quem sabe assim, e com um pouco mais de exigencia, as coisas melhorasem por aqui.

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Daniel
Gostar de Defender é igual a gostar do Corinthians, Harley, Ferrari ou DKW…é febre…é paixão. Paixão não tem fronteiras!!!!AMO O BRASIL!!!mas de Defender.Bju

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
17 anos atrás

Em relação ao Ombudsman e suas asneiras.

1) 30 mil é o modo de falar, mas com esse valor vc compra um carro com 3 anos de garantia, com carroceria metálica e testado exaustivamente por uma empresa multinacional. OU melhor, vc compra um usado de 2 anos com todos esses itens e quinquilharias de série.

Louvável a atitude do fabricante, mas 80 mil é %!$&#de competir com as opções que temos no mercado, convenhamos. Já foi-se a época q tinhamos apenas brasílias e fiats 147 pra competir com um puma ou miura.

Daniel Bianchi
Daniel Bianchi
17 anos atrás

Iscuita, onde tem mais fotos desse jipão?
Se alguem puder postar um link, se existir…

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Tava procurando um lugar pra enviar o link mais nao tinha achado…
Bom a galera ai ta reclamando do preço… Pois tem muita gente que paga muito mais por outras porcarias importadas ai soh porque não é daqui….
Começa assim, depois quem sabe lança outros modelos e consegue subsídio (é subsídio que as de fora tem) quem sabe diminui o preço…
Quem sabe não começa o sonho de uma marca brasileira de automóveis…

Daniel Bianchi
Daniel Bianchi
17 anos atrás

Gostei, muito bom!
As vezes fico tão chateado de ver as pessoas dizendo que só os importados são bons, ou melhores…
Msmo que seja verdade.
Sou nacionalista sim, e acho que se não temos no Brasil um grande empresa automobilistica genuinamente brasileira, capaz de colocar no mercado produtos de mesmo nível ou superior aos estrangeiros, parte dessa culpa é nossa mesmo.
Podem me “descascar” se quiserem, mais penso assim.
Abçs a todos..

str
str
17 anos atrás

jipe bonito? cade??

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Bem legal!!!!Mas não abro a mão do Defender (Land)…aquilo que é jipão pra mim!!!!!

mantovanelli
mantovanelli
17 anos atrás

80 conto por um jipe com motor VW 1.8 a gasolina????
MEU DEUS!!!!
Se isso for verdade, esse jipe já nasceu morto.
Jipe bom TEM QUE SER A DIESEL.
É por isso que o Troller dominou a área.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Quem diria que, um dia, chegaria a concordar em algo com a Abfabi… ;-)

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Ai Flavio eu não ia comentar este post. Juro. Mas não deu.

Eu adoro um jipe, mas esse aí é um horror visual. Total disaster! Odiei!

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

sei não…to achando que tem plastico demais ai e, se for pro barrão brabo mesmo, acho que desmancha…é bonitão mas, terá que provar. O preço tá um pouco salgado também.No maias parabens pela iniciativa. Tem que ter culhão pra se meter numa empreitada destas, morente com os governos nacionalisteiros que tem por ai……

"Japoneis"
"Japoneis"
17 anos atrás

Gomes concordo com vc…
Aproveito pra deixar minha opniao: eu gostei do carro, so a frente me parece um pouco estranha mas acho q é por causa da posicao da foto… se tiver masi fotos poste aqui…
abraço

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

As melhores asneiras de hoje neste post:
1) O mercado brasileiro disponibiliza algum carro 0 Km por 15 mil?
2) 30 mil R$ compram um carro de 1.000cc com ar-condicionado, banco de couro e todas as traquitanas de praxe ?

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Gosto é gosto, mas declarar que “Se a idéia era chamar a atenção por onde passa, conseguirão pela feiura” parece coisa de amador, ou não?

Henrique Peres
Henrique Peres
17 anos atrás

O carro realmente é horrível. Se a idéia era chamar a atenção por onde passa, conseguirão pela feiura. Sobre o preço, não tem gente que comprou e compra o Troller, ou melhor, o Trolha…tem louco pra tudo.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Desculpem-me os nacionalistas de plantao, mas achei o carro feíssimo. E se é pra ser 100% nacional, por que nao projetaram o motor também, com a grana que investiram, nao tem sentido usar motor flex da VW. E por que essa mania de usar nome estrangeiro? Poderiam ter usado… Forte! Fica feio chamar um carro de Forte?!

Abçs

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

O carro, antes de montarem o primeiro protótipo, foi todo modulado, cada parte produzida num local, interessante.
Mas na época tinha AP 2.0, que parou de ser fabricado junto com o Santana.
Então resolveram colocar o AP 1.8…
Bem, pena isso, motor velho para carro novo. A Volks não tem uma motorização adequada.
Mas cobrar 80 conto num carrinho à gasolina, sendo que o Troller é a diesel, não dá!

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
17 anos atrás

É muito dinheiro para um carro desse nível e confiabilidade. mais do que 30 mil é loucura. Nem uma página na internet com características de fabricação, carroceria, suspensão e outros tem. Isso me lembra aquela velha história do gurgel. Se for de fibra, piorou. Com 80 mil eu compro um Pajero da Mitsubishi, com tecnologia agregada infinitamente superior.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Está bem simpático e me lembrou algum dos Suzuki (Jimmi??), mas não gostei do Motor porque não combina com o estilo…Fox ????…..

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Cuidado com comentários afoitos. Em qualquer país o lançamento de um carro nacional, como é o caso do Stark, o jipão catarina, seria saudado com elogios.

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
17 anos atrás

Ao Enrico Siqueira (e a que interessar)

Talvez vc não esteja bem informado a respeito deste carro e o que ele significa.

Trata-se de um projeto regional, onde foram investidos R$15 milhões por um grupo de empresas locais. Desenvolvimento tecnológico local. Fabricação local.
O presidente desta empresa é O Adolfo César dos Santos. Um idealista e jipeiro. Era dono de uma construtora, a qual andava muito bem.
Em função do ideal, vendeu sua parte e se dedicou ao projeto do Jipe.
Não é uma bagaça de R$80 mil. É um Jipe feito no Brasil, com tecnologia brasileira, de R$80 mil. E, diga-se de passagem, de ótima qualidade.

Descupem, mas a injustiça me incomoda.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Há um ano, saiu uma boa reportagem do Estadão sobre esse carro. Parece um bom projeto, mecânica confiável, tração 4×4, carro bem equipado. Sucesso aos loucos que se aventuram a construir um carro hoje em dia nesse país.

Enrico Siqueira
Enrico Siqueira
17 anos atrás

80 mil reais nisso aí ? Parece um daqueles bugs horríveis de fibra feitos no fundo de casa.
15 mil tá mais que bem pago.

bebeto
bebeto
17 anos atrás

parece carro de brinquedo

80 mil por um carro com motor VW de 103cv é dose

joaquim
joaquim
17 anos atrás

O agora denominado Stark foi uma iniciativa do Sindicato das Indústrias (ou algo do gênero) de SC ao propor a construção de um veículo com projeto,tecnologia e recursos unicamente oriundos das indústrias catarinenses, a exemplo do ocorrido com o Troller que já foi cearense e hoje está baseado em Vinhedo (SP). Bela iniciativa, vamos ver se o mercado reage à altura.

roger
roger
17 anos atrás

Vi fotos do 1º protótipo…(vermelho), tem alguma de lateral F.G?