Memórias (vivíssimas) do Joaquim
SÃO PAULO (valeu o dia) – Antes de mais nada, festejemos a volta do impagável Joaquim Lopes de seu périplo maranhense. Fã de Norma Bengel (como era linda!), JL nos envia estes dois instantâneos, para apreciação de todos.
A legenda é de autoria de JL. Confesso que não me lembrava de ter visto esse carro antes.
Não sei se você já tem essas no seu arquivo, mas lá vai. Trata-se do
protótipo Simca Spyder, também conhecido como Norma Bengel, por ter
sido utilizado pela atriz no filme “As Cariocas”, lá pelos meados
dos sixties. Participou também de competições, sem grande sucesso.
o spyder foi outra das tentativas do eng jj pasteur, diretor geral da simca, em criar novidades e possibilidades de novos produtos.
foi construído dentro da simca, sem participação do anísio campos, usualmente referenciado como autor.
usava motor tuf’ão na ordem de 140 hp e foi apresentado no antigo autódromo do rio, num dia em que a equipe jolly o havia alugado para acertar alfas giulia 1600TI.
a norma bengell é promocional e no carro está com a lula gancia, mulher do piero idem.
jl são as iniciais de José Lago, jornalista especializado em automóveis, que à época escreveu a história, fez as fotos, e publicou num ótimo Suplemento Veículos d’o globo.
o automóvel está num episódio do filme as cariocas. nele, há uma demonstração sobre andar em duas rodas, mas não é o jean sunny que faz proezas, como crê este petiz, o jason vogel. o sunny esteve aqui em 1 964 e o filme é do início de 1 966.
o artista das duas rodas era o euclides pinheiro. nasser
Caras, desse jeito vou acabar me debulhando em lágrimas…abraços e minha gratidão a todos.
welcome back old-brother
Salve Mestre Joa,
Estavamos sentindo sua falta.
Tomara que suas coisas lá tenham se resolvido da melhor forma!
Um abraço, no coração…
http://www2.uol.com.br/bestcars/ph2/230b.htm
Bem vindo Joaquim!
Volta em grande estilo!
Flávio, você que é velho no bairro, há 20 anos atrás, na esquina da Rua Gaivota com a Cotovia, tinha um carro desse, no quintalzinho externo. Várias pessoas tentavam comprá-lo (inclusive eu), e….nada. Era inclusive vermelho.
Existe a possibilidade desse carro estar inteiro ainda. O Gomez me falou que vendeu para uma pessoa do Paraná mas não se lembra mais de onde nem o nome.
Essas fotos não são do site Simca, são do site http://www.carvelho.com.br e lá está como Simca Ventania.
O Buriti tem razão, faltou a história desse carro no livro do Sandler.
Eu tive um tio que trabalhou na Sinca do Brasil como engenheiro de produto e ele adorava esse carro, achava-o lindo mas, sairia caro demais para a realidade brasileira da época.
O motor era o do Tufão Rallye com 2 carburadores e o câmbio era o 4 marchas “no chão”.
A caranga devia ser realmente boa pela expressão de aprovação do Chico Landi na primeira foto.
Grande Landi, que junto com Jaime Silma e Ciro Cayres participaram de todas essas “aventuras” na Sinca do Brasil.
Pensavam grande num Brasil que pensava grande também.
Bem lembrado Joaquim!!
Este Simca era muito bonito(pelo menos na foto), lembrava um pouco as Ferraris spyders dos anos 60 é claro. Não entendo porque não teve continuidade.
Jason ,
Depois do salão? Quanta meiguice …. .
Só falta voltar falando maravilhas de Ford Prefect
Com alguma sorte encontro os negativos dessas fotos no arquivo do jornal. O caderno de carros da época trouxe várias informações sobre esse bicho. Mas fica pra depois do Salão…
Obrigado, Vicente Miranda
Tem uma profusão de matuzas bem informados aqui, que é quase certo que um deles se lembrará.
Penso que é questão de dias.
abs.
Dêem uma olhada no Best Cars.
Na seção “Carros do Passado”, tem o Simca 1000 Coupê, que eu achei bem parecido com esse Spyder aí embaixo.
Sidney,
Eu me lembro desses carros. Só que não tenhoa menor idéia de quem os fabricava.
Engraçado, no livro da Simca, bem completo por sinal, Nào fala desse carro, uma pequena falha do Paulo Sandler… mas também, naquela época se experimentava tanto que fica difícil conseguir dados sobre tudo.
Espero que no livro da DKW (vou me dar de presente em breve) tenham registrado aquelas transformações que faziam com os DKW para duas portas e também sobre o Moldex.
Jason, Jason,
Olha o trampo!.. Foi como falei com você lá no encontro do museu, você já falou da pronúncia do todo-poderoso GB. Prest´enção…..
Vá ao site Bandeira Quadriculada e veja que o carro correu sim, com Roberto Gomez, o “Argentino”.
Nota 10 por fazer referência a um matuza de respeito, Jean Sunny.
Joaquim,
Beleza pela referência. Vou fuçar o site.
Joaquim
Vê se vc pode me tirar uma dúvida.
Havia em Petrópolis, anos 60, uma firma onde vc levava seu fusca , eles tiravam a carroceria e colocavam uma parecida com essa.
Né que me esqueci do nome.
Vc sabe quale era o nome?
Abraços e seja bem-vindo!
Essas duas fotos são do suplemento de automóveis (aviões, barcos etc) do Globo – acho que de uma edição de 1966. A de cima foi capa.
O Simca em questão era de fibra de vidro – que eu saiba, nunca participou de competições (com a palavra, os Matuzas). Lembro desse carro no filme, que tinha também uma exibição do Jean Sunny em plena Vieira Souto.
Vicente Miranda, mais precisamente do site http://www.simca.com.br. Abs.
Essas fotos do Simca Spider foram tiradas do site Bandeira Quadriculada, na história do piloto Roberto “Argentino” Gomez..
q carro lindo!
Bem vindo, Mestre Joaquim.
O terceiro da direita para a esquerda não é o grande Chico Landi?