Moco, 62

SÃO PAULO (velinhas) – Oportuna lembrança do blogueiro Paulo Garcia Y Garcia. Hoje, 6 de outubro, José Carlos Pace faria 62 anos. Recomendo, para lembrar do Moco, a leitura desta página no site da Obvio ! e esta do site do Autódromo de Interlagos, com vários artigos. Autódromo, nunca é demais lembrar, que leva seu nome.

Em 1993, quando visitei a fábrica da Ferrari, entrei na sala onde o comendador Enzo assistia às corridas pela TV, com vista também para a pista de Fiorano. Uma sala repleta de fotografias. A única de um brasileiro era do Moco, que correu pela scuderia no Mundial de Marcas.

Enzo adorava o Moco.

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Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Romeu

Sidney (corrija-me se eu estiver errado).

Os KG-Porsches usavam as relações da caixa do Porsche 904 (de 5 velocidades), a menos da primeira. .

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Romeu
Você disse : – Quem sou eu para discordar?
Que isso, rapaz, todos temos direito de discordar, ninguém é dono da verdade, a verdade é multifacetada.
Coitado daquele que se julga o dono da verdade… Longe de mim isso.
Pensei que você estivesse se referindo aos protótipos adaptados Porsche.
Deixa te contar uma coisa interessante em relação a isso.
Aliás, essa conversa de bastidores é a que mais gosto, porque, na maioria das vezes, não apareceu na mídia.
Meu irmão, Sérgio Cardoso, gostava muito de Física.
Ele leu o regulamento daquela época e viu que não podíamos passar do local demarcado para a largada, entretanto, era omisso quanto a ficar um pouco antes e com o carro em movimento nesta hora.
Passou a usar e me ensinou deste expediente, ficávamos olhando para a pessoa que ia dar a bandeirada e, quando víamos que seu braço ia baixar, colocávamos o carro em lento movimento.
Com isso, remediamos um pouco o problema, pois tirávamos o carro da inércia com certa antecedência.
Não sei como é o regulamento nos dias de hoje.
Você pode fazer esta experiência num sinal de trânsito e verá que sempre sairá na frente.
Abs.

walter
walter
17 anos atrás

Pace não fez mais porque morreu fora das pistas.
Seria um vencedor ainda mais consagrado, talvez um campeão.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Sidney, realmente não há nada melhor do que isso que você chama de conversa de bastidores.
E ultimamente, (tambem por causa desse bendito Blog), tivemos o prazer de conhecer você, Bird, Lameirão, Balder, Dal Pont, entre outros, que juntamente com Matuzas, e New Matuzas, tem proporcionado horas e horas de deliciosas histórias.
Alem de resgatarmos os “causos” temos conseguido até levantar o paradeiro de verdadeiras relíquias que participaram das principais corridas brasileiras.
Esse convívio não tem preço.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Os KG-Porsche usavam as relações de caixa do 904 (5 marchas) sem a primeira, assim as engrenagens da segunda entravam no lugar da primeira e sucessivamente até a quinta que entrava no lugar da quarta da caixa de 4 marchas.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Romeu
Você disse : – Quem sou eu para discordar?
Que isso, rapaz, todos temos direito de discordar, ninguém é dono da verdade, a verdade é multifacetada.
Coitado daquele que se julga o dono da verdade… Longe de mim isso.
Pensei que você estivesse se referindo aos protótipos adaptados Porsche.
Deixa te contar uma coisa interessante em relação a isso.
Aliás, essa conversa de bastidores é a que mais gosto, porque, na maioria das vezes, não aparece na mídia.
Meu irmão, Sérgio Cardoso, gostava muito de Física.
Ele leu o regulamento daquela época e viu que não podíamos passar do local demarcado para a largada, entretanto, era omisso quanto a ficar um pouco antes e com o carro em movimento nesta hora.
Passou a usar e me ensinou deste expediente, ficávamos olhando para a pessoa que ia dar a bandeirada e, quando víamos que seu braço ia baixar, colocávamos o carro em lento movimento.
Com isso, remediamos um pouco o problema, pois tirávamos o carro da inércia com certa antecedência.
Não sei como é o regulamento nos dias de hoje.
Você pode fazer esta experiência num sinal de trânsito e verá que sempre sairá na frente.
Abs.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Sidney, logicamente que a sua explicação sobre os cambios de 4 marchas Porsche me convencem, e quem sou eu para discordar.
Porem eu me referia a deficiencia do Emerson inclusive já na fase Formula 1.
Deficiencia essa que era reconhecida pelo próprio Rato.
E tambem aí havia uma explicação.
Você deve se lembrar que os procedimentos de largada da Formula 1 na época, não tinham a “organização” de hoje em dia.
Era confuso, as vezes demorado de mais, as vezes sendo precipitado.
Recentemente vimos aqui mesmo no blog, atraves do you tube, uma largada de GP nos anos 70, sendo autorizada sem que os ultimos carros do grid estivessem alinhados.
E quando essas largadas demoravam para ser autorizadas por um motivo ou outro qualquer, em tempos de disco, platô, rolamento e cabos, era comum algum piloto ficar no grid com a embreagem queimada.
Por excesso de zêlo, nosso herói acabava por largar mal.
Isso é apenas uma observação e não uma critica ao nosso grande campeão e ídolo sem o qual com certeza, nem estivessemos aqui nessa hora batendo esse papo.

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Outro aniversariante do dia 6 de outubro é Carol Figueiredo.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Sempre tive esperança de ver o PACE campeão do mundo, mas infelizmente não aconteceu … sempre faltava alguma coisa, sei lá … mas foi um grande piloto !

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Romeu
Desculpe-me discordar de você quando diz que Emerson era péssimo largador.
Às vezes, por estarmos de fora sem sabermos o que está acontecendo, fazemos julgamentos que, podem, não corresponder a realidade.
Penso que após os esclarecimento que vou te passar, talvez vc reformule sua opinião.
Acontece que Emerson correu várias vezes com os Karman-Ghias Porsches e com o Fitti-Porsche.
Não sei se vc sabe, mas estes carros, como a caixa de marchas era de apenas 4 marchas, usavam a segunda no lugar da primeira, terceira no lugar da segunda, quarta no lugar da terceira e quinta no lugar da quarta.
Com isso estes carros citados, seja com quem os estivesse pilotando, sempre ficavam pra trás na largada.
Pra vc ter uma idéia, a primeira marcha deles atingia 108 Kms.
Comparando, era o mesmo que sair com um fusca em terceira marcha, tremendo toda carroceria e motor quase morrendo, enquanto outros carros saíam com a primeira verdadeira, bem curta, entendeu?
Agora, ao atingir 50 Kms o motor voltava a ficar normal atingindo seu torque.
Esta relação de marchas à primeira vista, parece um despropósito, mas após o problema que acontecia tão-somente na largada, ela era ideal para nossas pistas.
Fazíamos a curva do S em primeira.
Abs.

Murilo Rodrigues
Murilo Rodrigues
17 anos atrás

Lembro claramente, ainda criança, da dobradinha no GP Brasil, do Pace e Emerson. Que alegria ( lia muito nos jornais, não me lembro de transmissões pela TV, somente quando estava de férias em São Paulo ). Pena que terminou naquele acidente estúpido.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Sidney, essa era uma época de pilotos que sabiam fazer disputas dentro da pista sem serem animais fora dela (vide Alonso, a chiliquenta…). O contrário acontecia, óbvio: lembro-me de uma entrevista do Emerson dizendo que o Regazzoni era uma grande pessoa fora do carro e virava um bandido na pista…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Ao contrario do Emerson que era péssimo largador, o Moco sempre largava muito bem.
Desde os tempos do turismo por aqui, de Gordini, Alfas, KGs Porsche, pasando por Ferraris do mundial de marcas e chegando as F-3, 2 e 1, suas largadas eram memoráveis.
E o GP Brasil de 75 foi inesquecível.
Saudades do grande Moco.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

…1973 ….Moco de Surtees em Interlagos. A largada foi uma das coisa mais lindas que já vi. Ele estava à esquerda, no meio do grid. Deu a largada, ele arranjou uma brecha entre os carros que estavam à sua frente e o muro dos boxes e quando os carros saíram da Curva 2, ele já havia ultrapassado um batalhão. Isso era o estilo Moco, show e rapidez o tempo todo.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Bela lembrança de um dos melhores pilotos que já vi e tive o imenso prazer de desfrutar de sua inesquecível amizade, meu ídolo.
Quanto aquele sinal que ele fazia com os três dedos que foi descrito assim : Ao ( ilegível ) do amigo W.Fittipaldi/ 85.
Aproveito e bendigo esta rara oportunidade para esclarecer de uma vez por todas, que gesto era aquele.
Era agradecimento.
Explico : Nas III Horas de Velocidade da Guanabara, 68, onde ele venceu com a Alfa P33 e cheguei em sétimo com o Karman-Ghia que havia sido dele,naquela corrida com motor VW 1600, devido ao Porsche 2000 estar quebrado, quando vi ele se aproximando para me dar uma volta em cima, na curva da entrada do miolo, Autódromo do Rio, abri bastante, prejudicando minha tomada para não atrapalhá-lo.
Aí, ao me passar, vi aquele sinal e, na hora, não entendi.
Pensei, poxa, dei passagem a ele e não entendi o sinal, parece que me mandou para aquele lugar?
Bem, tempos depois, ele me põe outra volta em cima, abro da mesma maneira, ele faz o mesmo sinal, com um sorriso no rosto e um aceno de agradecimento com a cabeça.
Aí, como estava prestando mais atenção, vi, nitidamente, que era sua maneira peculiar de agradecer.
Após a corrida, quando o estava cumprimentando, no box, conversamos sobre minha dúvida inicial e rimos muito.

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

Eh isso ai, Paulo Emilio, a Rede Globo poderia fazer essa homenagem, assim como poderia tambem depois da ultima prova do ano, colocar alguns compactos(nao tao compactos) de outras provas antigas, possibilitando assim aos mais jovens conhecer melhor tudo aquilo que eles so ouvem falar.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

A primeira corrida que assisti pela televisão foi o GP do Brasil de 1975.

fred
fred
17 anos atrás

Este carrinho de fibra, uma picapinha, foi desenhado pelo Ed Moyna, um diretor de arte de propaganda que também criou a programação gráfica da Equipe Brahma do Norman. Quando entrei para fazer estágio numa agência de propaganda, isto em 76, o Ed já estava lá. Nunca mais vi o Formigão nas ruas. Abraços, Fred.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
17 anos atrás

Pace , 62 anos. Que pena que ele não está entre nós , comemorando seu aniversário após ter encerrado sua carreira com um título mundial na F1. Pace é um piloto que fez muita falta ao esporte no Brasil , com seu estilo agressivo de pilotar , parecido com o de Peterson , Rindt e outros grandes da F1.Quem poderia se tocar e fazer uma bela homenagem seria a REDE GLOBO liberando o video integral de sua vitória no GP BRASIL de 1975.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

visitando o seu blog,gostaria de localizar quem possue um carrinho de fibra que foi fabricado pela renha do rio com o nome de formigao
era uma plataforma vw,1600 a ar,2 lugares e cacamba pickup
gostaria de encontrar um auto deste para iniciar restauro em 2007
estou batalhando o patrocinio para 2 carros na classic alfa jk&bmw2002 tii
sucesso ao blg
jose carlos
sete lagoas

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Fazendo uma conexão Karmann ghia – Porsche, o carro favorito do Moco.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Muito interessante os artigos, gigantes caminhavam por nossas terras…..

rossa
rossa
17 anos atrás

C não dorme ?