Recadinhos
SÃO PAULO (reclamam do quê?) – Os organizadores do GP do Brasil estão com alguma birra com a Prefeitura da cidade. E começam a distribuir e-mails com recadinhos à administração do autódromo de Interlagos.
Recebi este, ontem à noite, na forma de comunicado de imprensa: “A deterioração do asfalto do circuito de Interlagos em alguns pontos críticos chamou a atenção da Organização Desportiva do GP Brasil em vistoria realizada no autódromo neste domingo. Há desgaste e borracha queimada em diversos pontos, decorrentes do mau uso da pista ao longo do ano, que não tem a fiscalização adequada. Uma das principais causas do problema é uma exibição conhecida por ‘zerinho’, feita por algumas categorias. (…) O problema é permanente e só é resolvido com fresagem e recapeamento da pista. Outro problema identificado foi a presença de manchas de cimento que também mudam as características da superfície. Essas manchas são decorrentes do uso de cimento para secar vazamentos de óleo. O correto é utilizar um produto apropriado à base de pó não cimentício e biodegradável, que absorve o óleo sem prejudicar o asfalto.”
Ora, ora, quanta preocupação com o patrimônio público! Vou repetir um trecho: “…decorrentes do mau uso da pista ao longo do ano, que não tem a fiscalização adequada”. O que os organizadores sabem do uso de Interlagos ao longo do ano? E da fiscalização?
O problema dessa corrida é que seus donos acham que pelo fato de a cidade inegavelmente ganhar com o GP, isso a obriga automaticamente a se curvar diante de qualquer exigência, cobrança ou crítica. Interlagos é um negócio complicado de administrar. Sim, é da Prefeitura, e a Prefeitura tem obrigação de cuidar do autódromo, mas e os organizadores? Esses só ganham, só têm bônus, e nenhum ônus. Tratam o público como gado. A Prefeitura paga tudo para que a corrida aconteça, e não há contrapartida alguma. Pergunto: por que é a cidade que paga a montagem das arquibancadas e não os organizadores, que ficam com a bilheteria? Quem são eles para dizer como a pista deve ser usada o resto do ano? A F-1 não é o único evento da temporada, longe disso.
Me atenho principalmente à questão do público. Da falta de banheiros, lanchonetes, serviço, conforto, lugares marcados. Se eu fosse o prefeito, mandava esses caras às favas. Diria: OK, vamos recapear tudo. Mas ano que vem, vocês montam as arquibancadas, vocês numeram os lugares, vocês cuidem do público como se deve. Ficar pedindo e mandando é fácil. Usar o patrimônio público sem gastar nada para arrecadar um monte, também. Botar a mão no bolso para ajudar a melhorar o autódromo, para atender ao público com dignidade, ah, isso não. Lucro é privado, prejuízo é estatal.
Eu daria um ótimo prefeito, muita gente ia me odiar.
Todo ano é a mesma história sobre os problemas de Interlagos… Qual a solução? Privatizar, assim “o molho não saira mais caro que a galinha”.
Você seria um ótimo prefeito sim. E eu votaria em você com certeza.
Mancha de óleo na pista?
Isso que acontece quando se anda de DKW no autódromo.
Façam um autódromo pra Superclassic e mostrem qual a melhor forma de administrar
Criticar é muuuuuiiiiitoooo fácil.
Dinho:
O monta e desmonta arquibancada é uma cultura nacional. Lembra do carnaval no Rio? Todos os anos montavam e desmontavam as arquibancadas até que o Brizola fez o Sambódromo. No entanto todo ano arranjam um jeito de montar e desmontar alguma coisa. Tudo às custas das respectivas prefeituras.
Tohmé:
Me surpreendi outro dia vendo este tal Juarez Soares de papagaio de pirata na campanha do Alkimin.
Tio Gomes:
Tenho a impressão que Interlagos deverá ter o mesmo fim do autódromo do Rio. Já imaginaram qto devem estar valendo os terrenos em torno do autódromo? Basta a Prefeitura mudar o gabarito, como Cesar Maia fez no Rio, e vai ser um rio de dinheiro entrando em contas de paraísos fiscais. Outra opção é fazer o que tb fez o prefeito do Rio: abre uma firma em nome dos filhos de Assessoria de Imprensa e compra, com o dinheiro doado pelos filhos, um apartamento vizinho ao do Piquet em S. Conrado.
Por essas e outras é que Tio Gomes está nadando em dinheiro. Jornalismo é uma fonte inesgotável de grana
Convenhamos: Interlagos é um lixo. O autódromo está caindo aos pedaços, não dá qualquer conforto para o público e sequer oferece um sanduíche decente … São assim também nossos estádios de futebol, nossos parques, nossas praças, tudo. Enfin, São Paulo tem um autódromo compatível com a cidade. É vergonhoso.
O Ricardo está certinho, porque não falam da Stock? da Renault? das escolinhas? da arrancada? falar da Truck é coisa de gente que não quer ver. A única categoria que sobrevive e bem, sem a Globo.
Cascata colocar a culpa na Truck, a única categoria que cuida das pistas no Brasil, isto é pressão da Globo, que não consegue colocar 1/3 do que põe a Truck na Stock. categoria que lota e não precisa dela.
Zé – Guanabara, 2 horas de fila no setor G??? Conta aí seu segredo! hahahaha Normalmente a gente já acampa na saída do treino de sabado.
2008 tá ai. Candidate-se! Mudo meu local de voto pra São Paulo e meu voto é seu.
Eu gosto muito da F-Truck, acho uma categoria fantástica, até porquê, se não fosse não arrastaria 50 mil pessoas por onde passa. Gosto do trabalho feito pelo Aurélio Batista Felix, uma expécie de Bernie Ecclestone da F-Truck (basta olhar no quê ele transformou a categoria). Acho que ele faz o que muitos (principalmente políticos que fazem oba-oba, mas na hora de investir nos autódromos, embolçam o dinheiro) não fazem, reformando autódromos pelo nordeste e agora em Cascavél ( não duvido que o Aurélio ainda vai reformar a pista de Goiania). Em fim, sou fã da Truck porque ela é um show. Mas acho desnecessário o show acrobático. Não precisa daquilo, na pista os pilotos já se encarregam de dar o espetáculo. Seria bom que a F-Truck parasse com os zerinhos, bombas explodindo em caminhões. Tem gente que gosta, mas duvido que alguém do automobilismo aprecie aquilo.
Se a F-Truck não tiver mais esse tipo de show, o asfalto agradece.
Bom primeiro que para dar certo tem que ser em São Paulo, o Rio só sedia esportes na areia (fubebol de areia, peteca, volei, e campeonato mundial de esconder coco de gato) pois é mais barato. O nosso (efêmero) prefeito José Serra e nosso (leguminosos) ex-governador, futuro presidente sabem o que fazem…. ÉÉÉÉÉÉ PLANEJAMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Depois do apagão, dólar a R$4,00, compra de votos para a reeleição e vender (entre outras) a Vale do Rio Doce por o equivalente a menos do último semestre de lucro, a Tucanada agora vai se livrar desse elefante branco que é esse GP.
Fico contente, é São Paulo ditando os políticos competentes para todos os brasileiros “inteligentes” parabéns. Bom, agora aguentem o Kassab-pfl-Pitta descumprir prazos e aumentar o IPTU, povinho boomdha!!!!!
Por tudo isso e mais um pouco, não dou as caras na F1 a pelo menos 15 anos.
Valeu!
Acho ótimo que o GP saia de Interlagos, só assim para votarmos ao circuito original, o formador de campeões, sem a pressão da FIA.
Oi pessoal,
Aí Punk, é exatamente isto: por que escrever na terceira pessoa que a cidade ganha, se sabemos que isto é fato ? Ou o Flávio tem acesso a números muito negativos a este respeito ou então sei lá.
De qualquer forma, mais me parece um desabafo pois ele tambem usa o autódromo algumas vezes por ano, e jamais viu (ou verá) tanta dedicação aos outros eventos quanto à que existe com o evento F1. O autódromo trata o público como gado o ano inteiro e só nesta ocasião é que aparecem as reclamações ? Então tá. É como disse, só minha opinião de 2 centavos.
[ ]´s
PS: apareçam por lá no dia 19.11 para uma maratona de revezamento (a pé, ou seja, não haverá danos ao asfalto) e verifiquem se o tratamento é melhor.
que tal passar o evento para taruma ou um circuito de rua no rio,
sao paulo pode ficar com a champ car, a1 gp, wtcc, stock, truck, classic, mil milhas, fia gt, f3, f-sao paulo…quer mais.. IRL no oval!!! ahahahah
1- podem dar adeus ao GP Brsail. Duvido que chegue ao final do contrato, só com muita pressão da Globo par asegurar a peteca.
2- F-truck é um “bsurdo”. faz tanto senso quanto votar em certos candidatos. E detona o piso.
3- se a F-1 se for, o autodromo vai pras cucuias, vira ‘xxoping centris” . E casa para pobre (nào que não mereçam, vejam bem).
Não está bom ? Que pena…
O prefeito deveria mandar os FDP carregarem tudo e darem o fora !
E bota a Cart em 2007.
Gomes,
se você virasse prefeito, este blog viraria um “ex-blog”???
– pagar 400 reais para não ter sequer um lugar marcado é um absurdo;
-ano passado a porquice dos banheiros foi inimáginável;
– cerveja quente, cara e da SCHIN….dae é pra matar !!!
zerinho da fórmula truck.
Essa situação de Interlagos é uma coisa anunciada há tempos, está na cara que querem fritar a etapa brasileira.
Porque? Oras, tem muita gente na fila pra sediar um GP, aqui mesmo na vizinha Venezuela estão construindo um autódromo novo em folha que deverá estar pronto em 2008, a um pulo dos EUA e mais perto da Europa.
Tínhamos um autódromo que poderia substituir Interlagos provisoriamente enquanto fossem feitas modificações necessárias para receber a F1 de novo, era Jacarepaguá, lembrem-se que a MotoGP já tinha sua homologação pronta para competir na pista carioca, para a F1 é claro que os boxes teriam que ser refeitos, mas muito mais barato que construir uma pista nova, em seis meses teríamos boxes modernos e um pit lane de acordo com as normas técnicas da F1, e assim continuaríamos tendo o nosso GP.
Não creio que Cabreúva ou outro autódromo brasileiro substitua Interlagos, se a F1 sair de lá vai ser para ir embora do país.
E de mais a mais, enquanto os órgãos organizadores do automobilismo continuarem a prestigiar categorias predadoras como a Stock e a F-Truck em detrimento das categorias monoposto e turismo multimarcas nós teremos muitas esperanças do automobilismo brasileiro melhorar.
Se eu tivesse que optar em manter os campeonatos o ano inteiro ou a F1, ficaria com os campeonatos.
Já dizem por ai que a F1 sai de Interlagos quando o outro autódromo, aquele lá no interior ficar pronto.
Sobre esse lance de contrato longo, não existe. Tudo é decidido no ano. Se a coisa, digo $$$, não rolar como querem, não tem corrida. Simples assim.
Já fui 4 vezes no Setor G, e 2 no setor A de Interlagos.
Banheiros nojentos, filas quilométricas, sem contar que eram vendidas Cerveja Schincariol quente.
Tem razao Flavio, o desrespeito ao publico passa dos limites, por muitos anos levei meu filho mais velho, procurando comprar ingressos em bons locais, praticamente os mais caros, e o desrespeito eh o mesmo. Nao sei quem fazia a organizacao do GP 500 em Jacarepagua, mas estive la diversas vezes e mesmo em arquibancadas baratas no retao, o respeito ao publico era melhor, uma das vezes tudo o que era servido nas lanchonetes era liberado, estava dentro do preco do ingresso, provavelmente em 2000
É por estes problemas relatados é que há 20 anos não assisto uma corrida de F1 ao vivo. Eu simplismente cansei de pagar caro e não ter o mínimo conforto. O meu $ eles não verão nunca mais.
vao caçar a credencial do FG e depois ele vai ficar chorando as pitangas que nao foi ver a ultima corrida do dick vigarista. Abaixa a bola FG e depois da corrida mete o pau na organização
é isso pessoal!! em 2008 Companheiro Gomes pra prefeito, quisá Prefidente da Republica!!!! aaaewww
A Truck tinha sido banida de Interlagos, justamente por ser uma agressão ao asfalto. Mas onde tem grana e corrupção, até bombardeio nego permite. Viva o Brasil.
FG, em tudo que é etapa da F1 é assim…
Os organizadores botam defeito em tudo e não metem a mão no bolso pra fazer as reformas.
Spa tem etapa um ano sim, outro não;
Silverstone sofre críticas ano após ano;
Imola está construindo pits novos por críticas so Sr. Bernie
e Hockemheim teve que fazer um traçado novo há uns 4 anos pra agradar as TVs.
Interlagos é só mais uma vítima…
Acho que o recado foi para a Formula Truck.
Um zerinho de uma DKW ou de outros carros antigos não vai detonar Interlagos. Já um zerinho de um caminhão, detona. Acho que é a isso que os organizadores se referem, com certa razão.
OK, o autódromo é patrimônio público, mas então devemos zelar pela sua conservação, já que ele é nosso. E a F-Truck é um atentado ao autódromo e ao nosso dinheiro.
O Fabio Seixas cita isso no blog dele, e eu concordo.
Você está certo Gomes. Claro que a prefa tem que cuidar do autódromo, mas também existem outras questões básicas como saúde, educação, e não dá pra ficar só cuidando da pista. Os organizadores deveriam por a mão na massa, pra pista adequar-se a esse monte de frescura que tem hoje na Fórmula 1.
Quanto à arquibancada da reta oposta: não sou de sampa, sou de SC. Algum tempo atrás, o Gomes comentou aqui que queriam construir uma arquibancada fixa encima do retão antigo, sepultando de vez o verdadeiro Interlagos. Vi lá no Google Earth que a arquibancada pode ser muito bem feita no espaço que há entre as duas retas. Escola? Em um autódromo, só se for de pilotagem.
Ricardo, FG escreveu:
“O problema dessa corrida é que seus donos acham que pelo fato de a cidade inegavelmente ganhar com o GP, …”
Eu acho que ele quis dizer que a cidade ganha com o GP.
Há uns anos estive presente no GP Brasil, Setor G, reta oposta.
– Para entrar no autódromo, fila de 2 horas quilométrica, só 2 PMs revistando todos. Em estádio tem 200 PMs todo jogo.
– Não tinha água nenhuma de graça, o dia todo no sol e comprando copinhos caros e pequenos (não pode entrar com água lá). Tomei cerveja, pois o copo é bem maior.
– Banheiros químicos detestáveis, fedorentos, submarinos aos montes bem ali, cara, aquilo é um escândalo.
– Filas e mais filas pro sanduba, banheiro, cerveja, boné, etc.
– Arquibancada escrota e desconfortável, acesso horrível.
– Pior: o hepta ganhou e o Barrica enfiou o pé na jaca de novo.
Ou seja: O GP em Interlagos foi INESQUECÍVEL.
Ora, ora, se essas prefeituras de m…construíssem logo uma arquibancada decente, não precisariam montá-las sempre. Ademais, foram essas prefeituras de m…. (e salvo engano, com o Sr. Juarez PT Soares) que destruíram o belo autódromo que tínhamos. e se não conseguimos preservar, que percamos a F1. Pois como você mesmo disse, FG, nem mesmo lanchonetes e banheiros decentes são oferecidos. A exceção fica por conta desses últimos meses com o Sr. Marcelo na administração. Mesmo assim, bem longe do ideal.
“Lucro é privado, prejuízo é estatal.”
Quem diria, hein!?!?!
Qdo é p/ criticar os outros, isso vale…qdo é p/ criticar o PT não.
Ok!
O problema é uqe o cara assina o contrato longo, mas só fica mandando por 4 anos, ai a bananosa normalmente explode pra quem vem depois.
Eu gostaria de pedir aos amigos deste blog que em respeito ao automobilismo, não escrevessem mais o nome do cesar mala em letras maiusculas, ele não merece.
Oi pessoal,
FG, dizer que a prefeitura não ganha nada com o evento é muito raso, em minha humilde opinião. Que tal os impostos que são recolhidos nesta época pela simples presença de uma galera grande que comparece por essas bandas ? Falo de ISS (que é municipal). Só prá dar uma dica: a ocupação hoteleira, que em média é de 5% durante uma semana comum, salta para mais de 40% nesta época.
Some-se a isto restaurantes, lojas, transpotes e o escambau, já viu onde vai parar, né ?
Enfim, só minha opinião de 2 centavos.
[ ]´s
Flávio,
O seu argumento foi o mesmo utilizado pelo Cesar Maia Lexotan 6 mg, o pior é que estou falando sério.
é isso aí, gomes, mandou bem.
tinha lido esta manhã uma nota a respeito num dos grandes jornais e me perguntei q cazzo estes caras estão procurando defeitos na pista, a menos de 15 dias de terem os carros andando.
muito legal q exista um produto biodegradável para absorver o óleo derramado na pista, very nice como diriam os insulares do hemisfério norte; claro, demandam q já estivesse em uso no rico e avançado automobilismo brasileiro.
é muito cinismo – aliás isso é a tônica de fundo no comunicado, como vc bem demonstrou.
a mim,esse comunicado também denota o desejo dos estrangeiros de q o GP saia de interlagos, de preferência fora de SP, q eles parecem detestar (exceto pelas churrascarias), tanto quanto a pista.
E tem mais… o FG prejudicou o asfalto de interlagos com a quebra do eixo do #96… tcs,tcs… Logo vc FG?! hahahahaha
Xííííí….!!!!!!!!!!!
Daqui a pouco vão proibir motor 2 tempos no circuito!
E a turma aqui do blog vai ter que engolir o Gomes andando de Lada.
Embora chocante, parece-me muito simplista essa análise. Soa como inocência da prefeitura e esperteza dos organizadores. Tal como colocado, seria interessante investigar porque a relação assim foi implementada. Que tal ouvir as partes envolvidas?
Flavio,
Voce fica então TERMINANTEMENTE proibido de comemorar a sua primeira vitória com o #96 dando um “zerinho” na reta do box….. Além, é claro, de ter de usar “fraldão” na Deka prá não pingar óleo!!!
Caso contrário o pessoal do GP Brasil vai te dar um puxão de orelha (além de fazer voce ficar 30 dias sem sobremesa!!!)
Só tenho um comentário sobre isso: ME POUPEM (como diria nosso deputado federal Clodovil!!!)
abs e boa tarde a todos
Foresti
PS.: Vai sair ou não uma torcida “organizada” na arquibancada G. Se sair tô dentro (eu e meu filho).
Boa Flávio! Está na hora de rediscutir a relação.
1 – E por que a própria prefeitura não organiza o GP??? Por que isso fica a cargo de terceiros, onde o mais óbvio seria a prefeitura contratar o serviço e lucrar com ele???
2 – Off topic – Não sabia que fazia parte do bate-bola da espn_br, FG… ou seria apenas um bico??? hehehehe… abraço!
Seria muito fácil ir à casa de um amigo e ficar apontando defeito, dizendo o que deve ser feito e o que não deve. Mas eu perderia meu amigo depois de alguns comentários infelizes.
O prefeito-quibe não é lá muito amigo da garotada. Corre-se o risco dele mandar tudo às favas e o Brasil perde o GP, já que não há outro lugar pra correr de F1 no Brasil.
Quanto ao uso de Interlagos concordo com o que o Gomes disse. Quem são esses caras para falarem alguma coisa??
O que eu não entendo é que geralmente esses contratos são longos (8-10 anos)…não era mais fácil fazer as arqubancadas logo de uma vez …essa empresa deve ganhar uma grana todo ano pra montar e desmontar tudo…sou neto de português mas a conta não bate…
É isso aí, manda geral “catar coquinho no asfalto”.