Semana Schumacher (1)

SÃO PAULO (faltam 7 dias) – Tenho no meu arquivo algumas fotos interessantes e significativas de Michael Schumacher. Como esta é a semana de sua despedida da F-1, vou tentar colocar uma por dia até domingo.

Começando com esta, Adelaide, 1994. Schumacher já saiu do carro, mas Hill estava nos boxes. A Williams ainda não tinha avaliado se a suspensão de seu carro tinha sido muito danificada. Ainda existia a possibilidade de ele não voltar à pista.

Como se sabe, não voltou. Primeiro título do alemão, pela Benetton.

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Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Vale o registro também para o tempo de Senna nos treinos (1min15s962), cerca de 1segundo e meio mais rápido que seu companheiro de equipe e futuro campeão do mundo Damon Hill (1min17s554).

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Thiago,

Consultas efetuadas e duvidas dissipadas:

O Ayrton e o Schumacher param na mesma volta no primeiro reabastecimento: Volta 21, tendo o Ayrton gasto 9.1s e o Schumacher 8.0s, que saiu à frente pois entraram juntos nos boxes.
Na segunda parada o Ayrton estava 5s atrás do Chucrute e parou na 45 volta, gastando 8.5s e o Alemão parou na 47ª volta, gastando 8s e voltando 7s a frente do Senna. A rodada do Ayrton aconteceu na volta 56 e o Schumacher venceu com uma volta de vantagem sobre o Damon Hill que chegou em segundo.

Abraços,

Caíque.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

No GP Brasil de 1994 Senna e Schumacher entraram juntos nos boxes, na volta 21. Schumacher saiu na frente. Voltaram a parar nas voltas 44 e 45, e a Benetton gastou menos tempo também. Schumacher abriu, e Senna tentou alcançar o alemão a todo custo. Forçou demais, correu riscos, e errou.
Muito se fala sobre a bomba de injeção de combustível. Alguns falaram também que a volta do reabastecimento pegou muitas equipes de surpresa, e a Williams foi uma delas. De qualquer forma, Briatore e Schumacher constituem uma mistura bombástica … rs …

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Thiago,

As vezes gente se trai ou a memória nos trai, mas tenho 99% de certeza que o Senna parou 2 ou 3 voltas antes do Chucrute, como a Benneton tinha um melhor chassi, deu pro cara dar aquelas voadoras e voltar na frente. TÕ com isso na memória porque estava quase em frente aos Boxes. De rtepente isso foi em outra prova…vou buscar meus alfarrábios.

Thiago azevedo
Thiago azevedo
17 anos atrás

Olá Caique

Cara, você tem certeza que eles não entraram juntos nos boxes?
Que eu me lembre, eles entraram juntos. Eu só não afirmo isto, agora, porque você está dizendo e eu sei que a sua memória é muito melhor que a minha.

Até mais

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Thiagão,

Quando faei que ele estava quase 2 s à frente do Schumacher, me referi a hora em que fez o pitstop.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Thiag~~ao,

O resultado do GP do Brasil foi o resultado da pista. O Senna errou feio na junção e rodou sozinho. Quando ele parou, estava 2 quase dois segundos a frente do Schumacher, lembre-se que ele foi aos boxes primeiro que o Alemão e depois o Michael, já dentro do que el faz muito bem, dewsceu a mamona e abriu, foi aos boxes e voltou a frente do Ayrton cerca de 4 segundos, que ficou doido e tentou andar mais que o carro, aí rodou.
O Senna não rodou por nada a não ser por ter uma estratégia pior que o Alemão, aliás ele foi o primeiro piloto da F1 a experimentar essa experiencia de sert ultrapassado no Pitstop.

Lamentavelmente, essa o Ayrton perdeu por erro dele mesmo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Josenildo

Em relação à bomba de combustível, o fato é que a Benetton estava fora do regulamento e acabou, tinha que ser punida. Se há alguma outra equipe infringindo as regras, deve ser punida também. Não acredito que as outras equipes tenham ficado quietas por estarem com o rabo preso, ao menos neste quesito.
Quanto à prancha da Benetton, ela estava fora do regulamento e da mesma forma que a Benetton pode dizer que o desgaste foi devido à rodada, outra equipe pode dizer que não, que o carro estava mais baixo mesmo.
O fato é que, pelo regulamento ela estava errada. Acho a discricionariedade importante, mas é obvio que um eventual desgaste da prancha devido às zebras ou rodadas já deveria ser previsto, senão esta regra nem existiria.

JOSENILDO HENRIQUE
JOSENILDO HENRIQUE
17 anos atrás

Caro Thiago:

No GP da Bélgica de 94 a Benneton não largou com irregularidades, acontece que durante a corrida Shumacher rodou e na frente de todas as câmaras de tv raspou o assoalho do carro na zebra não tirando quaiquer vantagem disto, tanto que a tábua só estava abaixo da medida no local onde raspou a zebra, um absurdo total desclassificar um piloto por rodar sobre a zebra, qual o ganho da Benneton neste acidente? Foi um roubo puro e simples para tentar equilibrar o campeonato. O que me assusta é que quando se julga o episódio do japão 89 onde a FIA tinha ao menos uma linha de defesa para seu ato (questionável) e ai o Senna foi roubado, garfado, ultrajado, amigos a ótica precisa ser no minimo igual. Quanto as supostas irregularidades na Benneton de 94 provavelmente existiram mais também existiram irregularidades nas outras equipes como sempre ocorreu e todas ficaram de bico calado ou você acha na sua infinita inocância que a Willians com um carro totalmente dentro do regulamento não iria recorrer a FIA contra a Benneton de forma mais enégica. Senhores duvido que exista ou existiu na F1 uma carro totalmente dentro do regulamento, e os chamados gênios da plancheta eram tão mais gênios quando conseguiam ser irregular de forma eficiente e despecebida.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Tá, o Kubica não foi desclassificado pelo peso, mas pela quantidade de combustível no tanque para análise. Bem, acredito que com estes 1,2 L seja possível fazer todas as análises, mas como ele estava fora da regra, tchau. Justo.
Quanto à tábua da Benetton, a desclassificação no GP da Bélgica foi justa. Não houve roubo da Fia nisto.
Reitero que a suspensão de 2 GPs e a desclassificação na Inglaterra foi absurda mesmo.
Mas também foi absurda a utilização, pela Benetton, de um ítem fora da lei. Seria o caso de desclassificar a equipe de todas as corridas nas quais ela utilizou este equipamento. Equipamento que alterou o resultado da corrida no Brasil daquele ano, por exemplo.
É claro que o Flávio Briattore não vai admitir quantas vezes eles usaram, pois sabe que correria o risco de perder o campeonato.
Não entrei no mérito de o alemão ser vigarista ou não, só estou dizendo que a Fia, ao deixar de punir a Benetton, a beneficiou.
Realmente ela pode ter tentado compensar isto com a suspensão de 2 gps e a desclassificação de outro, o que é um absurdo.
O que estou dizendo é que vocês tentam justificar o ato do alemão em relação ao Hill, dizendo que a Fia estava roubando o campeonato em favor da Williams. Um campeonato no qual a Benetton infringiu regras, que alterava os resultados das provas, mas que não foi punida por isto. E claro, vocês nunca mencionam isto quando defendem o alemão.
Lembro de uma frase do Lauda, que para te dizer a verdade, nem sei se foi relacionada à este evento, mas que foi direcionada à Benetton e ao Schumacher. Ele disse: O negócio é ter uma equipe rica para pagar multas e meter um motor de 5 L no carro.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Lamento informar mais uma discordância com voce, Caíque.
De onde voce tirou essa idéia de que Schumacher tem mais tesão (seja lá o que isso quer dizer ) por F1 do que o Senna ?
A extrema competitividade do Ayrton já entrou para a história da F1 há muito tempo, e Alan Prost não cansa de relembrá-la (até mesmo para criticar o brasileiro).
Existem depoimentos do Ron Dennis, do Bernie Eclestone, do Gerard Bergher, do próprio Piquet, e de tantos outros que comprovam isso.
Voce, como aficcionado por automobilismo, deve saber dos famosos episódios dos treinos da McLaren, envolvendo Senna e Prost, e também do fascínio que Senna exerceu sobre os engenheiros da Honda (mormente no que diz respeito à imensa dedicação que Senna dava para o desenvolvimento daqueles motores, antes mesmo da McLaren) … é mais um quesito que Schumacher não está na frente do Ayrton não … acho até que o alemão se inspirou no brasileiro para mostrar a dedicação que ele TAMBÉM ostenta (por coincidência, vale a pena ler o trecho postado no GP Total sobre Senna, e o conselho que ele deu para o alemão .. ).
E essa história de “curva descendente”, do jeito como descrito, me parece mais torcida do que fato aferível … a seguir tal raciocínio, Pelé estava “iniciando” sua curva descendente em 1970, o que não o impediu de ser o melhor daquela Copa do Mundo …

Abraços,

Luiz Fernando

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Caro Thiago,

1- O Kubica foi desclassificado pórque só restaram 1,20 l no tanque dele após a corrida, quando são necessários 5 litros. Isto está no regulamento.
2- Em 94 o Schumacher teve uma vitória retirada, porque a táboa que é colocada no assoalho estava gasta de tanto raspar o chão em cerca de 1,5 mm menor que o mínimo permitido e mesmo assim só numa parte da táboa.
3- ele não perdeu só os pontos por esta corrida, por causa disto ele foi suspenso por mais uma corrida.
4- para serem retirados todos os pontos de alguém, faz-se necessário que seja confirmado que se estava burlando o regulamento ou leis desde determinado período, o que no caso do reabastecimento, não foi confirmado. A BAR foi punida ano passado porque tinha um tanque adicional que os proprios donos reconheceram existir desde a Autrália e por isso perderam todos os pontos.
5- No GP da Inglaterra em 94, o Alemão foi desclassificado porque andou cerca de 150m na frente do Hill na volta de apresentação e além de ser desclassificado numa corrida em que ocupava o 2º lugar, lhe deram uma punição de mais um GP…justíssimo, né?

Depois de lhe tirarem uma vitória e um segundo lugar, alem de lhe proibirem de correr em mais duas provas, ou seja, do campeonato lhe tiraram 30% de participação e 15 pontos já garantidos, somente para ver se faziam do Hill Campeão, o cara se utilizou do que lhe restou, de maneira errada, deu uma Fechada no Hill na Austrália.

O que me espanta é que aqui ele foi VIGARISTA, ninguém leva em conta o ROUBO do Campeonatro. Ao contrário, a %!$&#da do Ayrton no Prost merece elogios dos mesmos que desancam o Alemão, por se tratar de *JUSTIÇA* contra o que a FIA fez no ano anterior…

A atitude do Senna não foi 1 mm menor que a do Alemão, mas ele é brasileiro….

Caíque
Caíque
17 anos atrás

L. Fernando,

Ninguem escreveu que o Senna estava decadente. Escrevi que ele estava iniciando sua curva de descida, o que é muito diferente de ser decadenta. Veja bem, o Alemão tem oi MAIOR tesão que a F1 já viu, por favor, não venha com comparações com o Ayrton, porque esta não dá, mas ele também está iniciando sua descida e mesmo assim tirou 25 pontos de desvantagem.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Caique Vai,

Vou…

Caíque Vai........
Caíque Vai........
17 anos atrás

Caíque,
Vai……escrever bobagem assim lá longe. Desse jeito vc consegue ser mais ridiculo que o Flavio Gomes!!!
rsrsrsrsrrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrs

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Luiz Fernando

Concordo que o Senna não estava em decadência. Ele não conheceu isto.
O que acontece é que os torcedores fanáticos do alemão estão admitindo que o Alonso está andando mais rápido que ele, e tentam minimizar isto dizendo que o Senna estava em decadência em 94. Repare que esta conversa do Senna estar em decadência surgiu agora, momento em que o Alonso desbancou o alemão.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Temos que respeitar toda e qualquer opinião, mas essa do Senna estar na decadência em 1994 me parece inteiramente equivocada. Tenho relatos do Frank Williams impressionado com a rapidez e determinação do Ayrton nos testes e treinos naquele longíquo e triste 1994.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

No campeonato de 94, realmente a punição de 2 corridas de suspensão por passar o pole nas voltas de apresentação foi ridícula. Mas, a punição na Bélgica foi justa. Se o regulamento diz que o carro deve ter uma prancha de x milímetros no assoalho, ela deve ter x milímetros e acabou. O objetivo da prancha era deixar os carros mais altos. Se a prancha da Bennetton ficou desgastada, é porque o carro estava mais baixo do que os outros, e por isso, infringia as regras. O Kubica não perdeu os pontos da Hungria porque estava um pouco abaixo do peso? Os quilos ou gramas a mais foram responsáveis pelo resultado do polonês? Acho que não. Mas, há alguma injustiça na sua punição? Não. Regra é regra.
O pessoal diz que a Fia só beneficiou a Williams. E a Bennetton que que usou um dispositivo ilegal na bomba de combustível? Porque que a Bennetton não foi desclassificada em todas as corridas nas quais usou tal dispositivo? Ela pode infringir regras, não? E a gasolina adulterada? Acham justo? Pois é… Você aceitam somente as verdades que lhes convém.
Somente as desclassificações em relação ao dispositivo da bomba de combustível já seria suficiente para dar o título ao inglês.
E se o ca.ce.te que o Senna deu no alemão em 93 foi na sua fase de decadência, imagino o que ele faria no auge.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Também não concordo, meu caro Caíque. Nunca vi um piloto mais competitivo do que Ayrton Senna.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

L. Fernando,
Eu disse que o tesão do Schumacher era INFINITAMANTE maior que o do Senna. Se você não concorda, nada posso fazer.

Alex
Alex
17 anos atrás

Boa tarde

Neste dia começa a saga do Dick Vigarista.

Alex

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Meu caro Caíque, de fato não concordo com voce.
Nada – rigorosamente nada – indicava que Senna estava na descendência. Ele pilotava um carro extremamente arisco (Damon Hill revela-se até hoje surpreso com as 3 poles de 1994), e por querer andar sempre no limite (o que podia ser um defeito dele), começou o ano com problemas (Damon Hill já declarou que Senna estava exagerando na condução ousada com aquela Williams …).
Mas dizer que Schumacher já era o melhor que ele em 1994 ? Ninguém – repito: ninguém – ousaria dizer que Schumacher era superior a Senna naquele ano. Não faço conjecturas sobre o futuro que não houve. Só relembro os fatos tal como aconteceram.
É fácil para os fãs do alemão dizerem isso agora (depois dos fantásticos números que o alemão amealhou na sua carreira), mas naquela época ninguém dizia isso. E isso também é fato.
Todos temos nossas preferências (e levando em conta as qualidades que procuro em um piloto, devo dizer que Senna foi o melhor que eu vi), mas acho que devemos tomar cuidados com alguns prognósticos.
É óbvio que Senna algum dia entraria em descendência, mas 1994 não era esse momento não. Tenho certeza disso.
Michael Schumacher é um ótimo piloto, mas a presente temporada me deixou com a firme convicção de que ele já foi ultrapassado em qualidade técnica (o alemão errou mais do que devia esse ano) e determinação (entregar os pontos após Suzuka foi pessimo …) por Fernando Alonso (esse garoto é muito bom)
Não sou daqueles que desmerecem o alemão, nem daqueles que não enxergam defeitos no Senna (ele os tinha, pois era um ser humano). Mas espero sinceramente que permitam manifestar minha opinião acerca do Ayrton: não posso dizer o melhor de todos os tempos, pois não vi muitos deles, mas posso dizer que foi o melhor que vi em ação.
Afinal, um piloto que foi o considerado o melhor adversário por gente do quilate de Alan Prost, Michael Schumacher e Nigel Mansell deve ter seu lugar entre os maiores.
Espero que entenda.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Willian,

O que é, ou quem é ou foi bom competidor para você?

Willian
Willian
17 anos atrás

Ele pode ser um excelente piloto, porém, como competidor ele é medíocre.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Caíque,
Só um comentário: Voce disse que tudo que sobe, um dia desce e é verdade. À Medida que o tempo vai passando a subida se torna cada vez mais difícil e a descida cada vez mais veloz.
Abraço no amigo

walter
walter
17 anos atrás

O Flavio já reclamou aqui do apelido que puseram no Schumacher.
Mas não tem como deixar de reconhecer que, além de muito rápido, maior vencedor da F1, ele se envolveu em lances como o da foto (contra Hill) e aquele contra Villeneuve (que deu errado para o alemão), que o colocam ao lado de Prost, no pior que pode haver: pilotinho trambiqueiro.
Mal comparando, Schumacher é como a Xuxa: estrela consagrada, mas que teve um começo de carreira incompatível com sua consagração.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

L. Fernando,

outra coisa que considero razoável, aliás bastante razoável: torci muito pelo Ayrton, como torci muito para o Piquet e mais ainda para o Emerson (pra mim o melhor piloto brasileiro de todos os tempos, isto no meu gosto), mas apesar de acompanhar esta cachaça desde 65, não sou Viuva. Acho que o Emerson foi espetacular assim como mais uns 12 pilotos que vi, da mesma forma que acho que o Schumacher é espetacular, mas não é superior ao que foi o Lauda, assim como o Senna pra mim não foi superior ao Prost e este ao Stewart.
Este papo de que o Senna foi o Maior, o melhor, o etc…tô fora, porque isto é coisa de fanático tipo torcedor de torcida organizada, que não leva ninguém a lugar nenhum.

Para terminar: tudo que sobe, desce. Hoje é o Schumacher, daqui a alguns anos será com o Alonso e em 94 já estava sendo com o Senna.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

L. Fernado,

O Michael Schumacher está tendo uma vontade espetacular neste ano, mas está em curva descendente. Ele é o melhor piloto do mundo desde 1994 , mas está em curva descendente. O Senna fez grandes corridas em 93, mas tal qual o Alemão, estava em curva descendente. Se você não concorda, tudo bem, mas isto é fato. O Prost foi campeão em 93, mas já estava começando a cair. Isto não faz o Senna menor que ninguém, nem maior. Só nos mostra que como nós, são seres humanos, não sendo demérito nenhum.
O fato do Alemão ter dado a declaração que deu, acho que o Senna daria se o Prost morresse na sua frente em 86, afinal o Senna naquela época não era nada e o Prost já era o Professor. Hoje a declaração do Schumacher não seria de igual teor, da mesma forma que a do Senna não seria se o exemplo que dei acontecesse em 1991.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Li em um post abaixo que Senna estaria na descendência em 1994 ?! As pessoas podem ter suas preferências, mas não acho correto desconsiderar os fatos. Para quem não sabe, Ayrton Senna deu um show em 1993 (para mim a melhor temporada de um piloto nesses meus 32 anos de F1), dando verdadeiras aulas em Alan Prost e (por que não ?) em um jovem e promissor piloto alemão (ele deve voltar a Donington todo ano pra ver por onde Senna passou .. rs …).
Michael Schumacher está se aposentando tendo que conviver com um piloto que para a maoria dos especialistas já é superior a ele (embora o alemão ainda esteja em um bom nível).
Isso não ocorreu em 1994. Ayrton Senna morreu como o melhor piloto do mundo. O que iria acontecer ninguém pode dizer (e obviamente Senna entraria em descendência algum dia), mas ninguém ousaria dizer, naquele início de 1994, que Schumacher era superior a Senna. Até o Michael já reconheceu isso publicamente, dizendo que a tamburelo vitimou o melhor piloto do mundo.
Todos podemos ter nossas preferências, mas não devemos exagerar nas opiniões …

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Vitor Pernambucano,

Mais que a aerodinâmica é o equilíbrio do cahassi e sua permissividade em mudá-lo a cada tipo de circuito e aí era que a Benneton dava um show na Williams, pois desde que a Tyrrel lançou o carro com nariz alto e a Benneton aperfeiçoou, a diferença neste quesito a cada dia é menor entre as boas equipes. Veja este ano: se náo colocassemos os tais amortecedores de massa de volta na Renault, o campeonato já tinha acabado a muito tempo, ou se um pneu é muito melhor que o outro,lembra do ano passado, dadva pena da Bridgestone.
É isso amigo.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Caíque;

Quanto ao codinome, já está esclarecido.
Tirando Ímola, Monza e Hokenhein, os demais circuitos de 94 já não eram, em grande parte, compostos de retas. Ok, Nurburgring e Barcelona possuem grandes retas, mais a maior parte destes circuitos eram compostos de curvas.
Assim sendo, já não valeria mais a aerodinâmica do que o motor?

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Vitor, o de Recife;

Não é a quantidade de Cilindros que determina se um é melhor que o outro, é a potencia, e neste caso específico de 1994 o Renault já era um motor moderno eo Ford era um Cosworth de 28 anos de evolução, logo um projeto Morto. Tanto é que depois desenvolveu o 10 cilindros. Em 94 a potencia dos Renault eram as maiores e ainda não existiam tantas Chicanes, que foram colocadas em numero exagerado a partir de 95.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Vitor, o de Recife;

Amigo, meu codinome, aliás sabido por todos do Blog, é Henry Pescarolo. Quando assino Caíque, coloco meu e-mail e meu nome sai em negrito. Tem algum Mané querendo me sac.anear.

Abs.

do contra
do contra
17 anos atrás

Se Schumacher jogou o carro no Hill…
Se Senna jogou o carro no Prost….

E Barrichello nunca jogou o carro em ninguém, fiquem com ele então, que eu continuo preferindo os dois primeiros.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Apenas pra por mais lenha no fogueira…
Na F1 atual, vemos os carros cheios de penduricalhos aerodinâmicos. Me corrijam se eu estiver errado, pois não sou especialista, mas a aerodinâmica é, junto com os pneus, o fator principal para a construção de um carro vencedor. Nessa lógica, os motores ficariam em segundo plano.
Nos circuitos antigos se valorizavam as longas retas; assim, o propulsor mais potente fazia a diferença. Mas na F1 moderna (acho que 94 já se inclui) não; se assim fosse, a Ferrari daquele ano com seus V12 seria imbatível, não acham?

A Williams se valia muito da eletrônica – a notória suspensão ativa – nos seus carros. O chassi não era a grande “estrela”; me lembro que em 93, costumavam dizer que o chassi da McLaren era superior. E em 94 a eletrônica foi banida…
Por fim, qual o melhor chassi de 94? Não era o da Benetton?

Considerando os fatores que citei acima, a briga entre Cosworth x Renault teria feito alguma diferença significativa?

O que vocês acham?

Josenildo henrique
Josenildo henrique
17 anos atrás

Caro Ney:

Quando digo que o Benneton de 1994 era ligeiramente inferior a Willians levo em consideração que o motor Ford de schumacher era pelo menos 80 CV menos potente que os Renaut de Senna e Hill. Vale lembra que até a morte de Senna o alemão não havia feito nenhuma pole, ganhou a corrida da Australia com o acidente de Senna, a do Brasil no eficiente trabalho de boxe (orquestrado pelos mesmos técnicos que hoje dão show na Ferrari) e no erro infatil de Senna, e o Gp de Ímola da maneira que todos já sabem. Na pista em nenhum momento o Benneton foi, consistentemente mais rápido que o Willians de Senna (o de Hill não vale), eventualmente augumas voltas, mais em nenhum momento de forma efetiva. Todos questionam a desclassificação de Senna no Japão 89, mesmo esquecento que, ainda que contabilizasse aquela vitória não teria sido campeão pois não pontuou na Australia, mais ninguém lebra que não tiverse a FIA (mesma que segundo tantos roubou o sacrosanto Senna) garfado o GP da bélgica da Benneton, Schumacher teria chegado a Australia praticamente como campeão. Quando Senna tirou Prost da pista em 90 era porque tinha aquilo roxo, já o alemão era picareta, ladrão e etc e tal. Senhores vamos acabar com esta besteira o homem é gênio e ponto final. Vamos nos lembrar que a F1 não é encontro dominical de velhinhas na sacristia da igreja.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Ney,

Que o chassi da Benetton era melhor que o FW 16, sem dúvida, mas nunca se pode esquecer que o motor Renault era 10 cilindros e o Ford era 8 e o primeiro tinha cerca de 25/30 hps a mais que o Ford, além disso o Senna estava exatamente na mesma situa~ção que o Michael está atualmente: O Alonso está subindo e o Alemão caindo e isso acontecia igualzinho em 94. Sendo frio na análise, se o Senna não tivesse sofrido o acidente, ele dificilmente seria Campeão, porque a FIA não teria feito com o Schumacher o que fez, pois lembre-se qua para não deixar o Campeonato acabar no meio da temporada, tiraram 2 vitória e o suspenderam sem o menor motivo. Se tivessem feito isso com o Ayrton, tinha mais de 500 casos de Infarto.

Ney
Ney
17 anos atrás

Dizer que o carro do alemão era ligeiramente inferior ao do Damon é brincadeira. Nas tres primeiras corridas, o Airton fez das tripas coração para largar na frente, mas o desempenho nas provas mostrou o quanto a Beneton era superior, inclusive pelas mutretagens inseridas. Só do meio, para o fim do campeonato, a Williams conseguiu equiparar os equipamentos.
O cara é um piloto fora de série, indiscutivelmente, muito acima do normal, mas é um mau carater, sempre apelando com desonestidade, quando pode e precisa. O Alonso que fique esperto…

Fernando
Fernando
17 anos atrás

O povo brasileiro tem a característica de só reconhecer um ídolo quando não pode mais negá-lo.
Vai entender isso…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

A maior vergonha da carreira de Michael Schumacher. Um título pra ser esquecido. Uma prova que estrou para a história da F1 como símbolo de desonestidade. Até o alemao já deixou transparecer que não faria isso outra vez. Muto feio mesmo … não justifiquem o que até Michael Schumacher já admitiu ter sido um grave erro.
Essa disputa em 1994, a disputa em 1997 e a conivência com as humilhações passadas por Rubinho (o que deixou no brasileiro mágoas que tenho certezas ainda serão detalhadas) constituem uma mancha negra na carreira de Michael Schumacher.
Até acho que esse final de carreira do alemão não merece essas lembranças. Ele foi (e é) um bom piloto, e se errou mais do que os outros não significa que não seja um vencedor … está longe de ser um dos meus favoritos, mas reconheço neles algumas qualidades sim.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

A atitude do alemão no final do campeonato de 94 passou longe da ética, mas em comparação do que fez a FIA, para dar uma emoção artificial à uma temporada em que o título seria decidido já na metade do campeonato, foi bem pior. Nunca gostei do alemão, mas Damon Hill – piloto por quem já torci contra o próprio Schumacher -não mereceria o título, da forma que seria conquistado.

João
João
17 anos atrás

O capacete do alemão é o mais bonito da f-1 pq combina com as cores da ferrari. Seria interessante o Massa reavaliar o seu. Aquele amarelo fica ridículo quando contrasta com o vermelho vivo do cavalinho rampante!

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Lembro da inquietação do Schumacher diante da possível perda do título para o Hill. Depois que soube da desistência do inglês, a fisionomia de alívio dele foi até de achar graça. Acho o alemão fora de série, mas esse título deveria ser caçado. Triste fim para um ano complicado.

Dinho Amaral
Dinho Amaral
17 anos atrás

Oi caíque a corrida acabou agora …será que o filho do Galvão vai perder outra ?? vai se pato…o Giuliano tem o melhor preparador que é o Andreas Matheis…temos que fazer um Passat que nem o dele…

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Plagiando o Dinho, também não tem nada a ver, mas não existe coisa mais RIDÍCULA< CHATA< HIPÓCRITA que a Stock Car...e ainda temos que aturar o Reginaldo Leme e o Locutor mais Otário do Mundo, o tal do Luís Roberto, cujo sonho é ser confundido com o GB.

Rafael Mello
Rafael Mello
17 anos atrás

Sempre achei esse capacete mais bonito do que esse modelo que ele usa de uns anos pra cá…

Lá mesmo
Lá mesmo
17 anos atrás

Faltou a foto do Mootley…pq a do Dick Vigarista já tem.

Thiago Raposo
Thiago Raposo
17 anos atrás

Muito bom o presente para nós Flávio, tente postar 2 por dia :-D
Abraços!

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Depois das garfadas que teve durante as corridas anteriores eu faria igualzinho. O maior de todos. Vai fazer muita falta. Estaremos em Interlagos para a despedida.
Abs

Dinho Amaral
17 anos atrás

Eu sei que não tem nada a ver…mas …o que foi a prova da Moto GP !!! sensacional 0,002 separando o Valentino do Tony Elias….show do garoto espanhol e virada no campeonato com valentino abrindo 8 pontos do nick Hayden…em eu campeonato que briga dos Pneus é semelhante a F1…michelin vs. bridgestone…