Isto é Brasil
SÃO PAULO (e é por isso que o Brasil é legal) – A grande dica do ano, na minha modesta opinião. Veio do blogueiro Francis Hime Gutemberg da Silva, de Ariquemes (RO), descendente direto de Johann Gutemberg, inventor do prelo.
Francis me apresentou, em e-mail enviado ontem, a Corrida Nacional de Jericos.
Às vezes tenho a sensação de que estou chegando atrasado em tudo, e por isso é bem possível que só eu, aqui, ainda não soubesse do que se trata. Não importa, adorei.
Os jericos são veículos que, pelo que entendi, nasceram no sul do Brasil na década de 70. Basicamente, um chassi de qualquer coisa equipado com um motor estacionário qualquer. Serviam no campo como caminhão, trator, pick up, ônibus, tudo. Sem registro, placa, IPVA, montadora, nada. Veículos brasileiros para brasileiros trabalharem.
Com a intensa migração de gaúchos, paranaenses e catarinenses para o norte do Brasil, nos anos 70, a “cultura do jerico” acabou sendo levada para terras distantes. O nome, li, teria surgido quando um gaúcho construiu o primeiro em Rondônia e os amigos disseram que era uma idéia de jerico.
E foi em Alto Paraíso, uma vila de 15 mil habitantes que virou cidade há 15 anos, a 200 km de Porto Velho, que os jericos ganharam o mundo. A cidade se proclama, mui justamente, a Capital Mundial dos Jericos.
E como tudo que tem roda e anda corre, é claro que surgiu um jericódromo, que há alguns anos é ocupado pelos jeriqueiros, os pilotos dos jericos. Uma pista de lama, muita lama, para os jericos disputarem suas corridas a não mais de 50 km/h.
A 6ª Corrida Nacional de Jericos está marcada para 11 de fevereiro. As fotos mostram que público é o que não falta. Mais do que as Mil Milhas, os 500 Km de Interlagos e todas as etapas do Paulista juntas.
Uma festa sensacional, e se você quer começar a conhecê-la, veja primeiro este clipe que tem até trilha musical da F-1.
Os jeriqueiros são bons de braço. A maioria usa capacete, mas alguns correm de boné. Macacão, luva, sapatilha? Que nada… Camiseta, calça rancheira ou bermudas e, em muitos casos, chinelos de dedos. O maior barato.
No site da cidade, tem três vídeos que mostram a essência do “jericomobilismo”. Que, na prática, é a essência da paixão pela competição a motor, seja ela como for.
Reserve 15 minutinhos de seu dia e veja os três, aqui, aqui e aqui. O tom da reportagem da TV local é outro espetáculo à parte.
Ganhei o dia com os jericos. Hasta mañana.
Valeu cara, mais um apaixonado por jericos, para nos ajudar a divulgar essa maravilhosa festa que já virou tradição e exclusividade de Alto Paraíso, Vem pra cá, tomar banho de barro conosco. Um abraço.
Parabéns,ao nobre jornalista que divulgou essa maravilhosa corrida de jerico de Alto Paraiso-RO,isso mostra que o Brasil tambem tem seus idealizadores,obrigado pela materia amei.
Olá Gomes!
Obrigado por divulgar a nossa corrida no seu “blig”!
So pra constar, essa corrida movimenta algo em torno 50 mil pessoas, em uma cidade como a nossa que possui 4 mil habitantes na área urbana, é 12 vezes mais a população da nossa cidade!
Vale lembrar que estes veículos são considerados maquina agrícola! Talvez por isso não se paga IPVA, não entendo muito disso! E que esses chassis são conseguidos em ferros-velho, claro que tem alguns que compra uma Hylux nova só pra pegar o chassis afinal fica um jerico de Primeira hahaha!
Outra coisa, se você reparar bem na foto do jericodromo vai perceber que a pista é no mesmo formato da pista de F-1 da Australia se não me engano!
Obrigado pelo espaço!
Show!!
Isso que me faz continuar apaixonado pelo povo brasileiro, o povo que presta, que fique claro…
Flávio, Tudo bem?
me lembrei que meu irmão uma vez montou um jerico com os restos de um Candango, que eu comprei desmanchado para aproveitar peças para o meu. Ele montou um motorzinho estacionário em um chassis de Candango, colocou uma polia no euxo piloto da caixa e passou uma correia na polia do eixo do motor. E o trem andava… O pai mandou ele desmanchar porque ele esqueceu de inventar um freio para ele…
Quando eu tinha o Candango, comprei um outro sucateado (já desmanchado) para aproveitar as rodas e o diferencial traseiro. No chassis que sobrou meu irmão colocou um motorzinho Montgomery adaptado com correias no eixo piloto da caixa e fez um jerico DKW. E não é que deu certo? Mas como ele esqueceu de colocar freio, (freava a polia) o pai mandou ele desmanchar…
E aqui, pagamos um baita IPVA,. para os caras enfiarem em nada.
Esse é o nosso Brasil
FG, sua divulgação matou a categoria! Ouvi dizer que acabou de sair uma comitiva da CBA para a cidade. Na bagagem, mil carteirinhas em branco!!! rsrsrsrs…
Como disse certa vez Jackie Stewart: “Se a coisa anda, podemos correr com ela”.
O automobilismo “oficial” pode ter inúmeros problemas. Mas, onde prevalece a paixão pela política, as coisas vão muito bem. Essas corridas de jericos são a maior prova disso.
Só para constar: há quase dez anos, li em algum lugar uma reportagem sobre uma cidade de Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul onde eram construído veículos com essa mesma fórmula: motor estacionário sobre “chassi de qualquer coisa”. Lá, esses carros eram chamados de “paco-paco”, devido ao barulho dos motores estacionários.
Cada “paco-paco” era único. Alguns tinham alguma coisa de Jeep Willys, de Rural, de Toyota, de pequenos caminhões. Outros não tinham cara de nada.
Correndo nessa velocidade,podia mandar o 96 pra lá quem sabe assim ele ganharia alguma corrida.
hahahahahahahahaha
Olá pessoal..Aqui no Norte de Mato Grosso esses carros são conhecidos como “paco paco”…tem até fábrica…Tentem procurar no google…abraços
Esse tipo de evento não pode ser desvirginado pela grande mídia… deixa a Red Bull saber disso.
Eles iriam querer negociar uma pintura personalizada no Jerico deles. Teria o número 83, relativo às onças que eles iriam alegar ter visto no caminho para Rondônia!
Isto ai é melhor que a NASCAR e STOCK CARS juntas.
Tem alguns jericos com patrocínio, que massa. muito show. É o brasileiro dando um jeitinho pra tudo. Muito legal mesmo.
Achei um grande barato. Já conhecia o carrinho lá em Santa Catarina onde mora um irmão. Eles usam o carrinho diariamente para trabalharem e tem uma força incrível.
Jovino
Ao Zé Dirceu.
Le Mans em portugues com uma cobertura razoável, só no Eurosport
Concordo com as teorias do meu xará em gênero, número e grau. Brinquem a vontade até uma ão qualquer coisa aparecer por aí impondo regras p’ra vocês – automobilismo é diversão !!!
Casualmente, a 3 horas atrás, fui jantar com um amigo frances que é pintor e não tem nada a ver com a paixão pelos carros e ele falou-me de um programa num canal frances que mostrava um carro com essas características feito segundo o programa, em Santa Catarina. Ele como europeu que é achou o máximo. Eu como sul americano e brasileiro detestei porque os europeus só mostram as merdas do Brasil. Para eles, é diferente e divertido. Divertido um cacete.
shoooooooooooouuuuuuuu muito bom pena que aki no rio ñ tem pra gente brincar tambem!!!!!!!!!!!
Trilha da F1 com Jon Bonj Jovi, só podia ser coisa de Jericó. KKKK , brincadeira, por incrivel que pareça, já passei por lá uma vez e me falaram dessas corridas.
Até uma cidade desse tamanho promove um evento que dá até campistas para assistir, e aqui, só a F1 arrasta gente. Fazer o quê???…
Um abraço e feliz 2007.
Deixa ver se adivinho os motivos do sucesso…
Teoria 1:
Estão distantes dos grandes centros. Sem atrações, o povo comparece.
Teoria 2:
São cidades pequenas, portanto qualquer divulgação tem um tremendo alcance.
Teoria 3:
Não tem cartola mamando. É longe, é de pobre, não tem milionários que brincam de carrinho pra explorar.
Teoria 4:
Não tem Templo Sagrado. É mato, é pista, é pião, é gente. Não tem esquemas escusos pra se beneficiar, não tem história pra contar.
Teoria 5:
Não tem federação. Não tem cabide de emprego pra organizar, nem chatos pra mandar, nem safados pra opinar.
Teoria 6:
Não tem clubes pra achar. Não tem padrinhos pra manter, nem vagabas pra encher. Lá tem mato, rio, gente lutadora e ousada. Não precisam de salas falsas pra se reunir, nem técnicos pra criar dificuldades.
Teoria 7:
Não tem confederação pra mandar. Lá tem macho pra peitar, tem sangue pra correr, tem trabalhador que só quer se divertir. O primeiro palhaço que se meter dança miudinho.
Será que estou longe da verdade?
Mas vai um recado aos desbravadores-trabalhadores-criativos-pilotos: Cuidado com essa raça cujo objetivo é se dar bem e explorar os incautos… Eles podem aparecer a qualquer momento. Os vampiros de plantão.
Divirtam-se sem dar satisfações a ninguem, usufruam de seus brinquedos, em tudo igualzinho aos nossos:
Carrinhos e seus meninos brincando de ser feliz.
Gomes Gutemberg inventou os tipos móveis…
ão tem nada haver com o tópico, mas quero fazer uma pergunte gostaria de saber do FG ou dos demais blogueiros, ou seria bligueiros?. Não importa.
Mas vamos ao que interessa: quero colocar TV a cabo aqui em casa, e gostaria de saber qual canal, de preferência em português (pode ser de Portugal) que transmite as 24 Horas de Le Mans.
Aguardo pelo maifesto dos doutos colegas.
Um dos modelos “clássicos” de jerico é o Ji-bata (chassi de jipe com motor daquele tratorzinho Tobata).
só esqueceram de comentar sobre o grande numero de roubos de caminhonetes que acontece na região justamente para usar o chassis p se montar jericos.
São mais bonitos que aquelas jeringonças da stock jr.
Flávio, na segunda foto que mostra o circuito, percebo que é bem parecido com o traçado atual de Interlagos, não achas????
Acho que a inspiração do projetista do jericódromo se inspirou em Interlagos…
Abraços,
Beto.
jà vi que vou dormir pouco esta noite.
muito bom!
Sensacional, o Brasil profundo!
É muito mais engraçado do que as corridas de cortadores de grama realizadas lá na terra do grande satã.
Só erraram na trilha sonora! Tá mais para tiririca, falcão, reIginaldo rossi e genival lacerda!
Isso merecia um “NO COMMENTS”
Caramba! Isso é motor de irrigação! Meu pai tinha um, fazia tanto cheiro de fuligem, aff. E nos dias de geada tinha que fazer uma fogueira do lado do motor pra ele pegar, uma maravilha… Uiui, velhos tempos de roça!
Sugestão pro Hermann Tilke:
Faça um circuito de Fórmula 1 com o mesmo traçado da corrida dos jericos. Vamos ver corridas muito mais interessantes!
É a indústria automobilistica gaúcha mostrando a que veio. Viva o Rio Grande do Sul!!!