Pro céu

SÃO PAULO (e bem protegido…) – Instantâneo de Alex Dias Ribeiro em Nürburgring, enviado pelo aeroviário Petrus Aerius.

Vocês sabem quando foi isso? E que carro era esse?

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Relâmpago Mcqueen
Relâmpago Mcqueen
17 anos atrás

Bem lembrado Comendattore. Baixei um compacto dessa corrida no Emule , feita antes do GP dos USA de 2003, comentada por Jackie Stewart e comandada se não me engano pelo ex piloto David Hobbs. Essa corrida foi uma das melhores de todos os tempos, e o Pace chegou em quarto com aquela carroça do Surtees, a frente do Wilsinho, quinto, e do Emerson ( recuperando-se do acidente em Zandvoort ), sexto. Quem é fã de automobilismo tem que baixar esse compacto, ou a corrida inteira que também tá disponível no Emule.

amauri
amauri
17 anos atrás

O Alex foi o piloto mais gentil quando na porta do Hilton hotel em sao paulo , [o ano esta em estudos…] deu autografo e bateu papo comigo e meu primo antes de sair no Chevete GP oficial. os outros pilotos eram uns malas e fomos postos pra fora escurraçados varias vezes!

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Bela foto de um grande piloto e fiel amigo.
Gostava quando Alex vinha ao Rio, para ver suas belas entortadas na curva do S com seu Patinho Feio.
Para prazer meu nossa amizade continua a mesma de há 39 anos atrás.
Tive o prazer de ser convidado por ele para ficar no lançamento de seu livro Mais Que Vencedor em 82, na companhia de Wilsinho, Emerson, Nelson Piquet, Chico Serra e Roberto Pupo Moreno.
Aproveito para informar aos amigos que Alex reeditou seu livro, sendo que este último contém mais fotos que o original.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Relampago:
Não nos esqueçamos que aquele certo Senhor, “Titio Moco” para as irmãs Greco bateu o recorde do Inferno Verde dde F1, sentado numa cadeira elétrica da Surtess.
Uma volta brilhante, com um carro improvável, num circuito absurdo.
José Carlos Pace detonou os 22 Km, numa época em que a coragem, audácia, técnica e estilo faziam toda a diferença.

Paulo Uzêda
Paulo Uzêda
17 anos atrás

Linda esta foto,

Me leva a um automobilismo romantico que infelizmente não existe mais, as coisas eram no amor.

walter
walter
17 anos atrás

Bacana os elogios pro Alex: um bom cara que fez menos do que podia, por fatalidades, como a de ser March, quando a própria March estava se desintegrando.
Uma coisa de que se falou pouco nesse blog, e que está refletida nas informações dos comentários abaixo: quem foi campeão de F2 JAMAIS foi campeão de F1; muitos, mas muitos mesmo, morreram; muitos machucaram gravemente (ou perderam) pernas e pés. A F2 era maldita e ‘zicava’ seus campeões.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

É uma foto dele com o “Jesus Saves” March-Hart 782 na monumental vitória dele em Nürburgring, maio de 1978. Na ocasião, ele largou em quarto, liderou oito das nove voltas da prova e derrotou o esquadrão do time BMW Polifac Junior, formado por Marc Surer e Bruno Giacomelli, além de Eddie Cheever, piloto da Project Four BMW (com March) e Keke Rosberg, que corria com um Chevron-Hart patrocinado pela ICI. Tenho o livro “Mais Que Vencedor” onde o Alex dedica vários parágrafos de um capítulo para contar sua grande vitória e sempre que leio me emociono.
– Alex, você está com cara de que vai ganhar essa corrida. (Robin Herd)
– Vou, sim! (Alex)
– Leve o boné para o pódio, pois estarei lá em cima (Alex)
– Está bem (Alan Docking, mecânico-chefe de Alex).

Relâmpago Mcqueen
Relâmpago Mcqueen
17 anos atrás

Amigos. Existe uma estória de que Alex, nos tempos da F3, tinha como companheiro de equipe o sueco Gunnar Nilsson. Dizia-se que o carro do Nilsson estava sempre melhor preparado que o do Alex, simplesmente porque o sueco distribuia entre os mecâncos fotos de putaria suecas, enquanto o Alex distribuia bíblias. Se essa estória é verídica já são outros quinhentos. Essa foto é mesmo de Nurburgring 78. Só o Alex e o Piquet , dentre os brasileiros conseguiram vencer no nordscheife. A pista hoje em dia é utilizada para as 24 horas de Nurburgring, e se utiliza uma parte da pista da F1 atual. Sinceramente, mesmo tendo sido pouco dilascerada, preferia ainda aquela dessas vitórias brasileiras, que tinha logo no início uma curva longa de 180 graus após a largada que dava acesso a uma reta oposta logo atrás dos boxes. Depois disso? Rumo à floresta.

Edu
Edu
17 anos atrás

Mais uma prova que o casco é a cara do piloto, Jesus Saves, pode ser a marca do Alex, mas o casco é a cara, é sua personalidade.

Falcão
Falcão
17 anos atrás

Olha pessoal, essa foto não pode ser de 1978. Acredito que seja de 1976 ou 75, pois a frente desse March F-2 é igualzinha ao do modelo da F-1 dirigido pelo Vittorio Brambilla nesses anos.

E o Jesus Saves vem de muuuuuito tempo. Quando ganhou o campeonato de F-Ford em 1974 ou 1973, o Alex já estampava a frase “Cristo Salva” no capacete. Quando ele perdeu o patrocínio da Caixa, tascou o ‘Jesus Saves’ em destaque.

matuza bsb
matuza bsb
17 anos atrás

Nessa corrida Alex ganhou um prêmio só concedido a poucos pilotos, entre eles o grande mestre Jackie Stewart, o Anel de Ouro de Nurburgring. A corrida teve várias trocas de liderança na mesma volta e a vitória foi conseguida na última curva e Alex, Rosberg, e Cheever chegaram a pentelimetros de distância um do outro. Corrigindo aí embaixo o nome é Alex mesmo e não Alexandre. Um dos maiores pilotos brasileiros.

Hilario Alencar
Hilario Alencar
17 anos atrás

Pra mim, embora a foto seja em preto e branco, o capacete do Alex Dias Ribeiro tem até hoje, a pintura mais bonita de capacete de piloto brasileiro, com carreira internacional, que já existiu. As cores de nossa bandeira com aquela faixa azul no meio cheia de estrelas é o máximo.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Religião e Politica,todos estão certos e, ninguem tem razão.

Sérgio SJC
Sérgio SJC
17 anos atrás

Correção:

O carro que teve patrocínio da revista Penthause foi um Hesketh, com o qual Alex correu em 76, e não March como foi citado.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Zampa conta aí como foi os primeiros testes do Alex Dias Ribeiro com a March na F3. Conta aí!!!
E se alguém souber, contem pra nós sobre a história que dizem, que antes do Ecclestone oferecer aquele contrato para o Piquet correr na Brabham, o todo-poderoso Bernie já havia oferecido o mesmo contrato para o Alex, mas este recusou. É verdade isso?

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Lindo carro, excelete piloto, maravilhosa categoria, sensacional pista!!! Pena que a foto não é colorida. Esse carro é um March, motor Hart da temporada de 1978 da Fórmula 2, no Nordschleife. O piloto é o Alex Dias Ribeiro que venceu essa corrida em cima do Keke Rosberg. O terceiro colocado, se não me falha a memória foi o Eddie Cheever, que parece ter sido um piloto muito bom.

Sergio SJC
Sergio SJC
17 anos atrás

Alô galera !

Lembro de uma prova na F1 que, apesar de ser último no grid, de longe o carro mais assediado era o do Alex . Um verdadeiro batalhão de pessoas rodeava seu March a minutos da largada.

Motivo: seu carro era patrocinado pela revista masculina Penthause
e haviam 4 ou cinco moçoilas muito bem apessoadas, semi nuas , sentadas nas laterais de seu bolido.

Um contrate interessante com o
Jesus Saves do capacete do rapaz.

claudio
claudio
17 anos atrás

E um march F 2 ano é 78 ou 79..

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Colocando as coisas em seu lugar: conheço o Alex desde 1965 e desde aquela época já era batista, assim como sua familia. Isso bem antes do Patinho Feio (1967) e o Alex se envolver com corridas. Não me consta que o Alex seja pastor e sim diretor de uma entidade (crente, protestante, evangélica?) chamada Atletas de Cisto. A igreja que ele frequentava na Inglaterra era uma pequena comunidade religiosa, muito diferente dessas neo-fundamentalistas que fazem a apologia da teologia da prosperidade (não discuto a opção religiosa, sexual ou política de quem quer que seja. Futebol, detesto…). Nesse dia em Nurburgring era realmente do Baixinho. O Zampa se recorda, quando trabalhava lá na March (England, final de 73) quando o Alex chegou para seus primeiros testes na equipe de F-3. Os mecânicos saíram rindo quando o baixinho começou a colar esses adesivos aí na carenagem do monoposto. O resto, se quiser, o Zampa conta…

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Alex fez boa parte de sua carreira, a partir do Brasil, com a inscrição Cristo Salva ou Jesus Saves em seus carros e capacete. Em 78 disputou o europeu de F2 no peito, quase em grana e teve esta vitória espetacular e antológica em Nürburgring. Acho que Alex foi injustiçado na F1 e sofreu nas mãos do Max Mosley que só queria a grana da Hollywood e da Caixa. Em 77 os March oficiais simplesmente não andavam porque, segundo se falava, a equipe não investiu nada nos carros e algum tempo depois seria vendida.

Rafa Santos
Rafa Santos
17 anos atrás

com esse “jesus saves” na frente do carro nem precisava dizer que era o Alex Dias Ribeiro…

Luiz Mariano
Luiz Mariano
17 anos atrás

Apenas ratificando o já dito:
Alex Dias Ribeiro. Nürburgring. 1978. F-2. Ganhou a corrida pilotando uma March. Motor no limite da vida útil antes da prova. Quase sem grana para bancar as despesas. Mesmo sendo agnóstico, tenho que reconhecer que foi um milagre – em que pese a habilidade de Alex – principalmente se levarmos em conta que derrotou a equipe oficial da BMW (March-BMW), cujos pilotos eram Bruno Giacomelli (campeão naquela temporada)e Marc Surer na Alemanha; além de outros cobras com melhor equipamento como Ingo Hoffmann, E. Cheever etc.

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

Como diriam os crentes..”Sinal…isso é um sinal”…sinal que desde o passando onde a foto era preto e branco, se usava o $$$ do pobre do crente para levar um vida boa..(que digam os seguidores do casal Hernandes)e pelo amor de Deus realmente não misturem religão com automobilismo..apesar dele estar sempre presente nas pista.

Zampa
Zampa
17 anos atrás

Li tudo mas esqueceram de citar que o Alex só foi para Nurburgring com um motor emprestado, no limite da vida útil, louco para abrir o bico e o resto,- todo o resto que já não era grande coisa – teve que ser bancado pelos irmãos da Igreja, na Inglaterra. Ah, e durante a corrida, em dado momento Keke Rosberg pediu arrego. Teria dito mais tarde que “ficou com medo”. Aquela seria do baixinho ou de mais ninguém. Perguntem ao Ingo

Paulo Henrique
Paulo Henrique
17 anos atrás

Por favor gente, vai começar uma discussão religiosa num blog de automobilismo? Daqui a pouco vão começar as viúvas, não do Senna ou do Alemão, mas vão começar a defender Jesus, ou Buda, ou Maomé? O que realmente importa aqui é se eles andavam de monoposto ou de turismo, concordam???

Piero
Piero
17 anos atrás

Sem dúvida nenhuma, todos concordan comigo que o Alex é um exemplo de quando um homem conhece a Jesus realmente a sua vida é totalmente transformada. A ponto de ser dado o direito de ser chamado de filho de DEUS por adoção.

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

VELOZ HP – Profundo conhecedor da natureza humana. Parabéns, disse tudo.

Victor Paulino
Victor Paulino
17 anos atrás

Pessoal,
ele colocou “Jesus Saves” porque entre uma corrida e outra o Alex Dias Ribeiro se converteu, daí ele pensou em colocar o Salmo 23:1, mas não lembro quem falou pra ele que não iria dar pra ler o texto inteiro, então ele colocou o “Jesus Saves”. Não é propaganda do Vaticano.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
17 anos atrás

F2 EM 1997 OU 1978

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Nesse caso as informações vieram com o Francisco e com o Ituano

Por essas e outras que mais e mais gosto desse blog

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Era um carro patrocinado pelo Vaticano. [2]

Muito boa essa.

wellinghton lemos
wellinghton lemos
17 anos atrás

Creio que Alex está pilotando um march, no circuito de nuburgring, em 1976 se minha memória não estiver falhando. Última corrida de F1 realizada, face acidente de Nikki Lauda.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Puxa, acho até que fui bem, afinal não era nem nascido em 78, nem embrião era heheheh

A maioria do pessoal da minha idade (21) não saberia nem que carro era esse (F2) nem o trecho da pista (Flugplatz, cenarios de algumas das mais belas fotos de automobilismo, com as rodas no ar)

Lógico que as informações detalhadas sempre vem com o Joaquim, com o Veloz, entre outros, gente dotada de conhecimento quase enciclopédico sobre automobilismo

Valeu mesmo

Maurício morais
Maurício morais
17 anos atrás

Não mistura as coisas Thomé.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

É uma mistura de evangélio com fumo……????

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Alexandre Dias Ribeiro o pastor evangélico mais rápido do planeta.
O único pastor honesto que pode ir para Miami ou qualquer outro país do mundo sem ser preso pela polícia.
O único pastor do mundo que não tem alguma ordem judicial de busca e captura.
O único pastor do mundo que não enriqueceu às custas dos otários.
O único pastor do mundo que eu respeito como gente e também por suas convicções religiosas, apesar de eu não ter religião alguma por abominar todas elas.
Grande Alex, vida longa e glória a Deus nas alturas para ele e todos nós.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Joaquim:
Se bem me lembro, depois que perdeu o patrocínio da Caixa ele ganhou o patrocínio da Comunidade Evangélica. Daí o Jesus Salva…

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Amém.

(Sei, a piada é de mau gosto, mas não resisti).

Piero
Piero
17 anos atrás

Alex é um Homem de DEUS, fazendo que gosta não deixa de adorar a DEUS

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sim, o Ituano tem razão: Alex dias Ribeiro e seu March 782, Nurburgring, 1978. A única vitória do Alex na F-2 e como piloto independente, não oficial de fábrica. Não lembro se já havia perdido o patrocinio da Caixa e só andava com o apoio da Hollywood. Isso fica a cargo dos mais novos explicar…

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Era um carro patrocinado pelo Vaticano.

Ituano Voador
Ituano Voador
17 anos atrás

Com um March-BMW 782, claro.

Ituano Voador
Ituano Voador
17 anos atrás

O Francisco matou a pau. É o Alex em sua vitória em Nurburgring, em 1978, F2.

Francisco Marino.
Francisco Marino.
17 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,
Se eu não me engano se trata da última corrida de monopostos no circuito completo de Nurburgring, prova de Fórmula 2 vencida pelo Alex Dias Ribeiro, não me lembro o ano.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

O local sei, é na Flugplatz, mas o não tenho ideia de quando foi e que monoposto era esse, acho que algum F2

George Melissopoulos
George Melissopoulos
17 anos atrás

Acho que é uma March. O ano eu não sei.