Tragédia é isso…

GUARUJÁ (dói aqui) – Talvez possa ser considerada a maior tragédia antigomobilista de todos os tempos. Ao menos não tenho notícia de outra dessas dimensões. Mesmo a inundação do museu de Bebedouro, no verão passado, era reversível. Essa, não.

Aconteceu na África do Sul, com nove carros do Museu Volkswagen do país. Eles estavam voltando de um evento na Cidade do Cabo e, pelo que nos dizem as fotos, o caminhão-cegonha deve ter tombado.

Entre os perdidos, o último Fusca fabricado na África do Sul, em 1978, um micro-ônibus T3 2002 (também o último a sair da fábrica), um Fusca 1958, um Passat 1979, um Audi 90 1970 (ai), um Audi 100s 1973 (ai duplo) e um Audi Cupê 1975 (ai triplo).

Não olhe as últimas três fotos se você não tiver estômago.

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emygdio joaquim bispo de almeida santos
emygdio joaquim bispo de almeida santos
15 anos atrás

Pena o que aconteceu na Inglaterra. Obrigado Veloz HP, pelo comentário e suas críticas. Precisamos de gente como você. E, zero para um “japones” de “M”.”que comentou morte para cengonhas e salvem os patos”, mostrando se “O Sem Cultura”.

Flavio Lima
Flavio Lima
17 anos atrás

Oops!! Tava chorando tanto que esqueci de colocar o link do German Auto Fest 2004… Pobres Porsches!!! http://www.pelicanparts.com/swapmeet_pics/German_AutoFest_04/Page1.htm

Flavio Lima
Flavio Lima
17 anos atrás

É de chorar!!! Agora dá uma olhada nas fotos do German Auto Fest 2004… Provavelmente o trem que transpostava essas joias descarrilou… É de chorar 2!!!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Mas afinal, já que fazem tanta questão de levar o presidente naquela antigüidade presidencial, será que não existe no resto do país algum outro carro igual ou parecido ao usado para levar o vice? Aquilo foi ridículo, colocar uma autoridade em um “calhambeque” que parece o carro do Pato Donald todo mexido. Acho que a única explicação foi a de Lula querer tirar um sarro do coitado do Alencar.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Veloz:
Assino em baixo o q vc escreveu. é frustante observar o que acontece por aqui. Nesse pais maravilhoso, povoado com gente feita de m.er.da, tunam td ou jogam no lixo. O Fordinho que levou o Alencar no passeio da recondução é só uma bolha. O resto tem nada a ver com o veículo. É mais um hot car.

José Luiz
José Luiz
17 anos atrás

Veloz-HP: neste país existe história? A única é a que desconsidera tudo o que já foi feito pelos nossos ascendentes.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Muito, muito triste pelos VW. Não morro de amores por Audis, em que pese esses serem razoáveis.

Vitor Eitman
Vitor Eitman
17 anos atrás

Desastre antigomobilístico foi o vice-presidente do Brasil desfilar de Ford 29 com rodas de Opala, na rabeira do carro oficial da posse do Lula.

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Aproveitando a ocasião, já que o pessoal está falando sobre o interesse do nosso governo em museus de automóveis e coisas do tipo…

Não podemos esquecer do Museu Rodoviário, localizado na cidade de Comendador Levy Gasparian-RJ. O acervo possui diversos veículos interessantes, como ônibus, jipes, caminhões e tratores usados pelo antigo DNER, mas todos eles (principalmente os que se encontram na parte externa do prédio) estão se degradando… E ninguém faz nada. Enquanto em países mais sérios até museu de caixinha de fósforo pode ser lucrativo, aqui perdemos um rico e importante acervo. Se alguém estiver interessado, tenho algumas fotos que tirei da parte externa do museu em março de 2006. Se alguém se interessar, é só falar.

Aproveitando que foram meus primeiros posts do ano, desejo a todos um feliz 2007! ;-)

E deixa eu ficar por aqui, que já escrevi uma bíblia…

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

É de chorar mesmo… Meses atrás eu havia recebido de um amigo que está na África do Sul fotos de quase todos esses carros, inteiros e seguros dentro do museu. Sábado recebo a notícia e fotos dessa tragédia… O que fazer com esses carros agora? Jogar fora? Tentar reconstruir alguns deles (já que outros são mesmo impossíveis de consertar)? Usar como doadores de peças?

O Fusca 1978 e esse simpático furgão são insubstituíveis, já que foram os últimos de seus modelos a saírem da fábrica.

Roberto Brandão, que eu saiba, apesar do Brasil ter exportado Passat para dezenas de países (inclusive africanos, como a Nigéria), acredito que os Passat sul-africanos eram produzidos por lá mesmo. Principalmente porque a parte traseira deles era a mesma dos últimos Passat alemães da primeira geração, com lanternas e desenho da tampa traseira diferente do que tivemos por aqui (além de outros detalhes menores). Os retrovisores externos usados neste Passat sul-africano de 1979, por exemplo, só apareceram por aqui nos modelos 83.

Os Passat produzidos aqui para exportação possuiam suas diferenças para os modelos do mercado interno (vide o Passat “Iraque”, com estofamento diferente, 4 ganchos de reboque, radiador de cobre e outras características para adaptá-lo melhor ao país onde seria vendido), mas essas alterações não eram tão complicadas de aplicar na linha de montagem como seria nesse “falecido” sul-africano.

Alcaide
Alcaide
17 anos atrás

Veloz HP, outri dia informei ao FG a respeito de um “galpão” localizado na cidade baiana de São Félix, distante cerca de 115 km de Salvador. Estão lá apodrecendo alguns carros, na sua maioria DKW, motos, e outras raridades como Fusca, Ford bigode, etc. É outro patrimônio desconhecido que está sendo perdido devido a insensatez do poder público.

neandertal
neandertal
17 anos atrás

caro Veloz HP

o Ministério da Cultura se presta atualmente a financiar espetáculos caros e luxuosos como o do Cirque de Soleil, q apesar da origem européia foi transformado em show bizz pela multi CIE, de origem mexicana, a mesma companhia q participa do presente crescimento da Stockcar Brasil – tanto num como noutro evento o grosso do público é formado por pessoas vinculadas às empresas patrocinadoras.

neandertal
neandertal
17 anos atrás

o audi amarelo(1975) lembra muito, tanto a frente quanto a lateral, a alfetta gtv, da mesma década (a de motor 4 cilindros).

William Takahashi
William Takahashi
17 anos atrás

De chorar… Morte às cegonhas!!! Mas salvem os patos.

Velocet
Velocet
17 anos atrás

O horror! O horror!

dcoelho
dcoelho
17 anos atrás

Tenho duas coisas a destacar:

1ª: Vocês não acham o Audi Cupê (o carro amarelo) parecido com o nosso VW SP2?
2ª. A volks ainda fabrica o Golf I na Africa do Sul? Na penúltima foto tem um monte desses carros no pátio da fábrica.

Quanto ao acidente, esse motorista fdp (desculpem o vocabulário, mas ele merece) deve ser enforcado em praça pública por 9 assasinatos contra a história automobilistica!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

O Fernado tem razão. Parece que um “big foot” passou por aí…
É de chorar.

Demerval Caixeta Jr
Demerval Caixeta Jr
17 anos atrás

Eles podiam mandar tudo pro “lata velha” do “Lulu” Huck. Argh!

Léo Engelmann
17 anos atrás

Cegonheira? Uma carga preciosa dessas era pra ser transportada em Hamburg Süd, ALL,…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Antonio Julio Martin, se o Flávio não quiser esse material, fale comigo.
Me interessa e pago bem.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

morte….ao motorista da cegonha.

Steve McQueen
Steve McQueen
17 anos atrás

Anime-se FG, pelo menos a cegonha não estava cheia de Ladas.

Allan
Allan
17 anos atrás

Analisando esta cadeia … Quer dizer, o acidente, resta improvavel que o sinistro seja resultado de um tombamento. Até onde eu sei, os carros viajam uns sobre os outros em uma “cegonha”, separados por barras de ferro que sustentam perfeitamente o peso superior daqueles que vão por cima… Logo, num capotamento, o veículo teria sido destruído tanto por baixo como por cima, de igual forma. E ainda teria a cegonha que cair de um precípicio sem fim… Realmente, parece que os veículos foram sinistros por outra via.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

compro no peso de balanca e pago a importacao
aqui nem sete lagoas nos dariamos um jeito
estas pecas existem na europa
na ulbra restauraram carros muito pior que estes
acabei de lanternar um saab tirado todo podre dentro de uma caixa dagua desativada
se a vw quizer ela arruma
jc

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Pessoal,
Dói mesmo. Mas a grande maioria dos carros acidentados não são peça única e são relativamente novos para serem repostos. Há esperança.
Me ajudem na dúvida : Os Passat da África do Sul eram fabricados no Brasil, não eram? Havia uma economia de frete.

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Pelo estrago, não sei se foi a cegonha tombando, não… Tô mais desconfiado daqueles carros monstros dos EUA com rodas gigantes que passaram por cima…

Antonio Julio Martin
Antonio Julio Martin
17 anos atrás

Flávio,
acompanho teu trabalho há muito tempo e sinto não poder compartilhar ao vivo, as emoções do 96. Tenho alguns exemplares da revista Grand Prix de 74 e 75, algumas italianas com a morte do Bandini e uns livros antigos. Haveria interesse de tua parte ou de alguma entidade que pudesse recebê-las?. São muito preciosas para ficarem escondidas e acredito que possas dar uma utilidade maior para elas. Um abraço e um 2007 com muitas vitórias. Antonio Julio

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Até o Herbie, lá no canto, entrou na confusão.

Mauro Ursão
Mauro Ursão
17 anos atrás

FG

Achei foi bom essa Cegonha ter tombado, pena que ela não explodiu para ter eliminado de uma vez por todas estes exemplares antigos de desatualizados

Ursão

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Falando como ex entusiasta de carros antigos:

Não tem muito a ver com o que aconteceu com os carros das fotos, nem com o que vem acontecendo com os daqui, mas, há algum tempo tive essa idéia.
Cansado de ver tanta sucata ambulante por aí afora, acho que deveria existir uma lei, que obrigasse as fábricas de automóveis a reservar um exemplar de cada modelo fabricado e manda-lo para algum museu tipo Ulbra. Complementando essa lei, determinar um tempo que o resto da produção rodaria por aí, exemplo: vinte anos de vida útil, depois disso, tudo para reciclagem, ou seja, sucata, derreter para reaproveitar.
Gostaram do discurso ecológico?

Arquimedes, o Highla
Arquimedes, o Highla
17 anos atrás

Olá pessoal. Desculpe o post “deslocado” mas estive longe dos computadores. Espero que todos tenham tido um bom Natal e uma ótima passagem para o ano novo. Muita paz e felicidade à todos.

ricardo74mg
ricardo74mg
17 anos atrás

(continuando) Porque não criar uma associação, uma ONG (tão na moda) que possa servir de catalisador para tudo isso? E porque não passamos a votar em pessoas decentes (existem sim) e cobramos dos que foram eleitos (ainda que sem o nosso voto), posto que estão lá é para nos servir, para servir aos interesses desse “país grande e bobo”, nos dizeres de Eduardo Almeida Reis (escritor aqui em Minas Gerais)? Já passou da hora de irmos à luta!

ricardo74mg
ricardo74mg
17 anos atrás

Pegando o gancho do que diz o Veloz-HP, a culpa é toda e exclusiva nossa. Somos nós que colocamos esses idiotas para nos governar e legislar; somos nós que deixamos a coisa correr frouxa e chegar no ponto que está. Ninguém berra, e nos limitamos a ficar aqui, no nosso refúgio que este blog representa (embora o Gomes sempre nos dê uma dose de realidade), nos indignamos nos posts e pronto. Acabou. É hora de fazer alguma coisa de concreto. Mas aí, ninguém tem tempo e coragem para tomar uma medida efetiva. Ninguém quer dar a cara a tapa. Po

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Isso é realmente uma tragédia cultural. Seja carro, quadro, escultura, desenho, prédio, qualquer objeto que represente a criação humana e mereça estar preservado como história de uma época ou de um povo é algo insubstituivel.
O pior é que essas desgraças vem acontecendo com uma frequência prá lá de estranha.
O museu da História da Motocicleta na Inglaterra foi derretido em meio a chamas a uns 2 anos atrás com a incineração de centenas de motocicletas históricas, peças únicas e insubstituíveis que abrangiam mais de 100 anos de criação motociclística.
Estão sendo recuperadas, uma a uma, por aqueles mecânicos com mais de 80 anos de idade e 72 de experiência nas ferramentas, que foram recrutados pelo país inteiro para auxiliar nessa longa empreitada. Todos tem pressa, até eles, pois sabem que ninguém vive para sempre, muitas coisas antigas só eles sabem fazer pois a nova geração só entende de chips, circúitos eletrônicos, cad-cam e robôs. A alma dessas motos ficou com os velhinhos, só eles a conhecem.
O museu da família Matarazo foi afogado pelas águas e muita coisa preciosa está apodrecendo à espera do resgate.
Cadê o ministro da Cultura nessas horas onde o governo tem que intervir no interesse da cultura nacional ?
Certamente deve estar tocando violão ou refazendo aquelas tranças nojentas e horrendas às custas do herário público em horário de trabalho oficial.
O museu do Robert Lee está sendo saqueado rotineiramente e nada se faz. O pior não é o saque em si, pois se o Trevisan levasse todo o material de lá eu até agradeceria a Deus, pois tudo seria restaurado e teria um fim nobre e digno no Museu da Ulbra, a tragédia é que está sendo saqueado por sucateiros e vendedores de ferro velho, que vão lá atrás de materiais nobres para derreter e vender.
A Fábrica da Vemag está sendo destruida para a ampliação de um Centro de Compras e antes disso quase virou “habitação de famílias carentes”, ou seja, favela mesmo.
A fábrica da Sinca é um terreno tomado pelo mato a muito tempo, tendo sido palco até de lutas armadas onde pobres foram usados, como sempre, para massa de manobras políticas.
A diferença entre as tragédias culturais do exterior e as nossas, é que lá elas são pontuais e são resolvidas e recuperadas rapidamente como será essa dos Audi na África do Sul e das motos na Inglaterra, as nossa se eternizam e se sucedem rumo à volta às cavernas.
Na Alemanha o Mika Hakkinen (deve estar escrito errado) destruiu um Audi de corrida dos anos 30 e a caranga já está refeita e pronta para novas apresentações nos festivais de carros clássicos.
E aqui ?
Aqui o Avallone Ford da Equipe Grecco está servindo de suporte de vasos de plantas na fazenda da família do seu último proprietário, a carreteira do Camillo serve de viveiro de pó e ferrugem além de suporte para peças na oficina do filho, os carros do Alcides Diniz já foram todos parar na mão de colecionadores estrangeiros, o Opala do Ciro Cayres está jogado em alguma oficina no nordeste, o do Pedro Victor nem existe mais, as motos do Adu se perderam em peças canibalizadas pelo país inteiro e assim… a caravana do mundo passa e o Brasil morre pobre, burro e inculto.
Mas pulando carnaval, estourando fogos e perdoando todos os ladrões e corruptos “desse” país, ao som de pagode e regado a cachaça “da boa”.

Meu passaporte, onde está o meu passaporte….

ricardo74mg
ricardo74mg
17 anos atrás

Desamassa, minha gente! Acho que, mesmo que o resultado final não vá garantir aos carros plenas condições de segurança (até porque não são veículos de uso normal de qualquer forma), deveriam recuperar os carros. São peças históricas que justificam o esforço necessário para tentar ao menos salvar a aparência. Esperamos que o motorista tenha escapdo ileso para que possamos linhá-lo em praça pública! rrsss

3=6
3=6
17 anos atrás

entendo que este tipo de foto deveria ser opcional.
são “sangrentas”.

Caio
Caio
17 anos atrás

Deu até um aperto no peito!

Daniel Tomiate
Daniel Tomiate
17 anos atrás

Podia ter poupado a gente das últimas 3 fotos.

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

Um minuto de silêncio.

roger
roger
17 anos atrás

Forca prao motora!!!!!

sérgio barros
sérgio barros
17 anos atrás

se tivesse seguro brasileiro, ia tudo para o ciborg ,…

bafo72
bafo72
17 anos atrás

parece q foi um homicídio também, olhem a última foto: mataram o Herby !

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Eu me preocupo sim, com o motorista da cegonha.
Onde estará agora esse incompetente, que fez tamanha meleca???

Roberto Valle
Roberto Valle
17 anos atrás

Pô Gomes, ninguém se preocupa com o motorista da cegonha não ? Carro a gente desamassa…