Tudo pro inferno

SÃO PAULO (repetitivo) – O “L’Osservatore Romano”, jornal oficial do Vaticano, não é conhecido mundialmente por suas análises automobilísticas. Mas sempre que morre alguém no Dacar, há anos é assim, desce o cacete no rali.

Mais um pouco e Bento XVI excomunga todo mundo.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
beneditvs XVI
beneditvs XVI
17 anos atrás

caro osvaldo,

a questão não é passar por lugares pobres, mas sim, atropelar os pobres e, em alguns casos, derrubar seus barraquinhos.

quanto as ações socias que voce citou, tenha certeza que elas são irrisórias (caso REALMENTE existam) perante o lucro que alcançam bem como os estragos que causam. Qual é o preço de uma vida ou de uma perna? (se não me engano, foi no dakar do ano passado que um carro invadiu um barraquinho e matou duas crianças dentro da casa). Na verdade, o dakar não precisa fazer nenhuma ação social, basta que sua equipe de apoio seja maior e mais numerosa próximo a áreas povoadas.

quanto ao fato de não dizerem um pio por causa das guerras civis e por causa da fome, acredito que você nao esta falando da igreja católica em si, pois, se assim for, voce esta bastante equivocado….

ja quanto ao fato de perguntar aos moradores locais se eles querem o rally ou não, penso da seguinte forma: i) a opinião dos moradores locais é o que menos importa aos organizadores; ii) grande parte responderá que quer o dakar sim, mas creio que uma pergunta mais interessante seria a seguinte: “o que voces ganham com isso?” Talvez a resposta que mais se ouvirá é: pedaços de espelhos, pedaços de pano, araminhos, parafusos quebrados, etc. ,e o pior é que é verdade!

Oswaldo
Oswaldo
17 anos atrás

Esse argumento de que o rali não deve passar por lugares pobres é furado. O Dakar faz trocentas ações sociais (pra melhorar a imagem, claro, mas é FATO), aquece as economias locais, faz o ocidente todo lembrar que aqueles lugares existem. Quando 1 milhão de africanos morrem por causa de uma guerra civil ou fome, ninguém fala um pio. E alguém já pensou em ir até a África e perguntar ao povo de lá se eles querem ou não que o Rally passe por ali?

beneditvs XVI
beneditvs XVI
17 anos atrás

fazer piadinha besta com a moral e a doutrina católica é muuy simples: o dificil é entendê-la e dar argumentos lógicos para contestá-las ou fazer essa piadinha quando a gente é o alvo da piada (porque ninguem zomba da fé – seja católica ou não – quando esta para perder uma pessoa querida ou quando esta correndo perigo de vida???)…

ler um sumário de livro de história ou achar o titulo de um outro (“O papa de hitler”, cujo autor protestante assume abertamente no prefácio que sua obra é muito mais uma critica à fé católica do que um relato com isenção de sua opinião) não habilita e nem dá credibilidade a algumas criticas pouco racionais citadas abaixo… se alguem quer contestar o catolicismo, primeiro entenda bem como as coisas funcionam e são argumentadas para depois emitir sua opinião pessoal.

mas, voltando ao assunto do post, o que queriam que o papa fizesse: patrocinasse o dakar do proximo ano por ser um tradicional fornecedor de “presunto” pro além?? presuntos que, muitas vezes, não são só dos loucos que participam dessa “competição” (os quais torço sinceramente para que se explodam, pois, isto é corrida caça-niquel, mas não automobilismo), mas sim seres cadavéricos que habitam as regiões cortadas pelas rotas do dakar – se alguem de bom senso leu a matéria TODA que saiu no jornal vai notar que o rastro de “sangue” que o papa disse crescer ano a ano esta relacionado muito mais aos seres cadavéricos acima citados que aos “pilotos” em si. Em outras palavras, o papa não “proibiu” o rali, mas disse que é cinismo insistir em realizar uma prova dessa em meio a regiões não propicias a isto – onde o atropelamento a nativos e os saques que são realizados aos forasteiros são frequentes.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Maravilhoso seu texto, Ceregatti. Eu até pensei em fazer algum comentário sobre o assunto levantado pelo Gomes, mas diante de seu texto, que parece encerrar o assunto de forma definitiva, acho suficiente me limitar a fazer minhas suas palavras.

Apenas uma observação ao Bianchini: o Papa que compactuou com o Nazismo foi o Pio XII, não o Leão XII. Recomendo a leitura do livro “O papa de Hitler”. É assustador.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Graças a Deus !!!!
O porta-voz da Divindade, o procurador do Cosmos, o legítimo herdeiro do trono de Pedro se manifesta.
Aleluia, aleluia!!!
Naturalmente fazendo o Santo Uso do dogma da Igreja: A infalibilidade Papal.
Vamos todos portanto obedecer e louvar.
Vamos todos usar métodos naturais para não gerar filhos.
Vamos todos não praticar sexo antes do casamento.
Vamos todos desprezar doentes terminais que pedem para morrer.
Vamos todos nos transformar em Cordeiros de Deus. O Pastor manda obedecer.
Aproveitemos para fomentar a discórdia, buscando o poder absoluto. Poder temporal e terreno.
Usemos os melhores exemplos: Trucidemos os infiéis nas Cruzadas.
Expulsemos os judeus da Europa.
Financiemos a Santíssima Inquisição, disseminando tortura com manuais escritos em latim.
Fomentemos o escárnio, a traição.
Louvemos a pobreza, encastelados em mansões medievais.
Tomemos posse de mais da metade do mundo civilizado.
Suguemos suas riquezas.
Aproveitemos para esconder nos porões todo o ensinamento laico.
Catequizemos os índios.
Destruamos todo conhecimento da Biblioteca de Alexandria.
Proibamos os casamentos entre os padres, pobres meninos extraídos de suas famílias. E façamos uma lavagem cerebral, nos cercando de fanáticos imbecializados.
Encobertemos seus mais sórdidos desvios sexuais.
Transformemos prazer físico em tabu, domando e criando centenas de gerações de desajustados, de pervertidos, de desequilibrados.
Usemos toda a energia da imensa e organizada repressão, cantando louvores em uníssono.

Às vezes tenho nojo.
Outras tantas tenho raiva.
Normalmente me revolto.
Mas de vez em quando compreendo:
A Igreja é uma montanha de lixo.
Por isso tenho fé.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Rali é perigoso? É! Mas não é mais perigoso do que a própria igreja (eles proíbem o sexo com camisinha) e nem mais sangrento do que já foi um dia, na inquisição, (sei-lá, do jeito que este papa fala besteira, a chance dele ofender algum fanático de outra religião e provocar uma reviravolta e até uma guerra é concreta).

Henrique Azevedo
Henrique Azevedo
17 anos atrás

Todo ano cerca de 100 pilotos ou bandeirinhas/espectadores/mecânicos (CEM!) morrem em diversas categorias do esporte a motor, entre carros, motos e caminhões. Tem até um site, que não me lembro agora, mas que uma breve busca no Google deve mostrar, que enumera as mortes, ano a ano, em cada categoria e evento. E elas ocorrem nos mais diversos eventos, circuitos e em uma infinidade de máquinas e maneiras diferentes. Então, alguém quer me explicar o fascínio da mídia com as mortes do Dakar? Por que a indignação anual que temos que aturar em todo mês de janeiro daqueles que acompanham corridas de orelhada é só com esse rali e não com todo o esporte motorizado? Por que a mídia escolheu pegar o Dakar pra Cristo?

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Ou seja, anualmente o jornal do Vaticano desce a lenha no rali.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

O Papa hoje em dia, no fundo, no fundo, não passa de uma figura decorativa como a Rainha da Inglaterra. Esse ex-membro da Hitlerjugend, especificamente, é o Papa mais fraco que eu consigo me lembrar. Nem o Leão XII, conivente com o Nazismo e o Fascismo, foi tão medíocre. Eu diria que está no script. Aliás, se não me engano, desde o meio dos anos 80 a Santa Sé critica o Dakar. Garanto que se a organização do ralí dividisse os lucros com o Vaticano esse se tornaria um ralí abençoado… e depois as pessoas ainda falam mal dos papas meus homônimos, os Alexandre V e VI… só porquê vendiam indulgências…

Supermouse
Supermouse
17 anos atrás

Realmente o mundo vai ficar muito mais seguro sem o rali Dakar. As guerras vão acabar. Árabes e judeus vão compartilhar o mesmo pedaço de chão. Haverá mais compreensão entre os homens e a paz reinará sobre o planeta… Esse papa que vá catar coquinhos. Mais mortal do que o rali Dakar é a postura medieval da Igreja Católica diante da praga que é a Aids, que está dizimando a população africana. Ele que vá rezar o terço. Ridículo.

Mistral
Mistral
17 anos atrás

Retornando às “brilhantes” frases de efeito das chamadas da Rede Grobo. E a famosa “muita adrenalina”? Tem também o “vc não pode perder as confusões/emoções dessa galera que apronta todas, e que vem arrepiando”. Boa mesmo era a geração coca-cola, que Renato Russo tão bem poetizou. A de hoje é a geração malhação e nintendo, cuja referência na televisão é a “madrinha” Xuxa…

Renato Camara
Renato Camara
17 anos atrás

Sinceramente!
O Vaticano tem muito mais com o que se preocupar do que com mortes em em Rally.

E-Souza
E-Souza
17 anos atrás

é Gomes, esses dias vc deceu a lenha nas mortes e acidentes q vem q vem acontecendo nos EUA, q são um bando de irresponsaveis e coisa e tal, ao meu ver as coisas não são muito diferentes no Ralli Dacar! pq não vemos ouvir falar de mortes no WRC? hum hum??

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Do jeito que o vento vem soprando, daqui uns anos não teremos mais ralis .
Já imaginaram ,um mundial de rali em circuitos fechado, cheios de britas nas curvas mais perigosas , bandeira amarela, carro madrinha, ficaria maravilhoso,….nosso querido El Piccolo Pablo teria um ataque do coração!
Acho impossivel eliminar o perigo em um rali com mais de 10.000 Km.Já mataram os melhores circuitos da F1, e ,em breve os grandes ralis serão coisa do passado.

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Mandou bem, o jornal!!

Luiz Rogério
Luiz Rogério
17 anos atrás

Mas que é um rali muito perigoso, e eu diria até sem propósito, isso é!