Um brasileirinho nesse mundão

SÃO PAULO (lindo de morrer) – Mais uma para matar as saudades e para mostrar à molecada que antigamente brasileiro corria fora. E ia de carro!

Quem enviou foi Jonny’O, novamente, contando que no Mundial de Protótipos de 1972 a Ferrari venceu todas as corridas, menos a de Le Mans, da qual não participou. “Na décima etapa, nos 1000 Km de Zeltweg, tem um Porsche de uma certa equipe tupiniquim em grande momento. Mesmo com um equipamento defasado em comparação à concorrência, eles obtiveram a sétima posição na classificação, mas quebraram na corrida”, relata ‘O.

História famosa, mas não custa nada aos Matuzas detalhar um pouco.

Aproveitando, segue mais uma foto lindíssima de um carro da equipe Hollywood, esta enviada pelo Jovino Brasiliense, em Interlagos.

Piloto? Carro? Ano? Com vocês.

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Ico
Ico
17 anos atrás

Só para acrescentar ao que já foi dito. Há uns anos atrás encontrei Helmut Marko e perguntei da sua experiência de correr com o Pace. Ele comentou que achou o brasileiro preguicoso e que só ficava nos boxes dos amigos, nos 1000 Km da Áustria. Segundo o livro do LC Lima, isso é verdade: Pace enfiava tempo no austríaco e ia conversar com a dupla da Hollywood, para voltar depois ao carro da Ferrari e enfiar mais tempo no Marko.
Ainda na conversa, Marko me disse que o pouco caso de Pace o irritou… “e, só de raiva, eu tirei os amigos dele da corrida, de propósito”, completou, rindo, o tenebroso caolho…

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Anselmo:

Em 1972 o José Carlos Pace correu três etapas do Mundial de Marcas:
1000 Km de Buenos Aires, com um AMS-2000, abandonou com problemas mecânicos.
1000 Km de Zeltweg, com a Ferrari 312 P, chegou em segundo lugar.
6 Horas de Watkins Glen, com um Mirage, chegou em terceiro lugar.
Em 1973 ele disputou o campeopnato pela Scuderia Ferrari, com as Ferrari 312 P-B , com os seguintes resultados:
6 Horas de Vallelunga – quarto colocado
1000 Km de Dijon – quarto colocado
1000 Km de Monza – não terminou
1000 Km de Spa – quarto colocado
1000 Km de Nurburgring – segundo colocado
24 Horas de Le Mans – segundo colocado
1000 Km de Zeltweg – sexto colocado
6 Horas de Watkins Glen – terceiro colocado.
Estas foram todas as corridas de Pace no Mundial de Marcas.

Ricardo Cunha

anselmo
anselmo
17 anos atrás

1972 foi o ano em que o Pace correu o campeonato pela Ferrari ?
alguem lembra a classificação dele ao final ?

Sérgio Eduardo Enoch
Sérgio Eduardo Enoch
17 anos atrás

Tenho uma foto colorida do 908 pronto para ser embarcado por avião para a prova de Zeltveg mas não sei como enviar

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Uau, que belo início de dia ao abrir o site e dar de cara com o 908 do Luizinho, Anísio & Cia. Maravilhoso.
Como também foram maravilhosos os comentários do CPU-IBM-VAX Don Joaquim.
PelamordeDeus, o hôme é fera, sabe tudo.
A mim só resta contar uma passagem lá pelos idos de 1971 ou 72 quando estava nos boxes de Interlagos num sábado, assistindo aos treinos para a corrida e, claro, fiquei nos boxes da Hollywood babando por aquele maravilhoso carro ao lado da não menos linda Lola T-210.
O Luizinho, prá variar, detonou todos os tempos e largaria folgado na pole.
Ao fim dos treinos, o Sol se pondo, quem eu vejo sentado na muretinha dos boxes, sozinho e olhando pensativo para o imaculado 908 já limpo e reluznte ?
Ele mesmo, mestre Luiz Pereira Bueno.
Parei ao lado, respeitoso, não querendo incomodar o campeão que certamente pensava em alguma nova melhoria para a sua caranga.
No entanto, ele olhou para mim e num sorriso amigo perguntou se eu tinha visto o treino. Ao responder afirmativamente ele lançou outra pergunta : “O que voce achou do meu desempenho ?”
Eu, surpreso pela pergunta vinda logo de quem, respondi que não era ninguém para sequer comentar o seu desempenho.
Ele então retrucou, dizendo : “Que é isso, cara, eu escuto todas as pessoas, principalmente os apaixonados que passam o dia inteiro aqui vendo agente fazer o que mais ama na vida, nos honrando com essa paixão mútua por corridas. Somos uma irmandade, cara.”
Bem amigos da Rede Gomes, daí para a frente foram 3 ou 4 horas de aula de mecânica e acerto de suspenção, motores, relação de marchas, calibragem de pneus, carros, corridas e pilotos que jamais imaginaria receber, e logo de quem.
Tudo alí, dentro do box, com ele abrindo o capô do motor, deitando no chão para mostrar algum detalhe, sentando no banco e mostrando como fazia o punta-taco naqueles pedais minúsculos, enfim, uma aula de Porsche 908 para um garoto de 16 anos que quase morreu de infarte no processo.
A coisa só acabou lá na oficina da equipe que ficava perto do autódromo, naquela rua atrás do posto Shell, que esqueci o nome, onde também ficava a oficina do Avallone.
Jantamos numa padaria às 10 da noite junto com algúns mecânicos da equipe e fomos todos embora.
No dia seguinte ele venceu de ponta a ponta, tranquilamente, passeando por 8 voltas e ainda esperando o Catapani com a Lola para sairem juntos na foto da chegada.
Após a corrida, quando desceu do carro, nem suado ele estava e ao me ver por lá estendeu a mão e me deu um abraço.
Após o pódium, já no box, ele virou-se para mim de repente e disparou :
“Já sei, agora me lembrei, você é o sobrinho do Cláudio que preparava sua berlineta Interlagos lá na minha oficina, certo ?”
Certo, respondi e aí a festa foi até às 11 horas lá na padaria da rua da oficina Hollywood.
Em nenhum momento no sábado, eu tinha mencionado o fato de já o conhecê-lo do tempo da Torke, 6 ou 7 anos antes. Ele lembrou disso após vencer uma corrida pilotando o 908. É mole ?.
Esse é o Luiz Pereira Bueno, gente finíssima, simples e amigo, certamente um dos maiores pilotos que esse país já teve e, mais certamente ainda, um dos maiores caráteres também.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

caro joaquim
eu chamei a dupla de picaretas,foi mal colocado por mim.a conotacao que eu quiz dar foi de intimidade pois eu convivi de perto nesta epoca no autodromo do rio .presenciei as corridas de paulao no maveco e de alfredo guarana no super ve gledson que era imbativel.somente a equipe da brahma com m chulam e que batia de frente com o superve da gledson
paulao em 1979 estava decidindo stock no rio com boesel e no final da reta deu um toto no boesel.eu era chefe do posto 13 no final da reta dentro da curva e o toto foi na minha fuca,fiz o relatorio e acho que o opala branco de o globo com boesel foi um dos primeiros campeoes da stock quando ela era stock
acho que expressei errado e peco desculpa aos demais mas eu quiz dar um tom de intimidade aos dois grndes icones do automobilismo brasileiro
alfredo guarana
paulo gomes

jose carlos
sete lagoas

grato pela lembranca detalahada de lemans,foi bom as datas pois vou procurar youtube desta corrida para os meus arquivos

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

Não foi por quebra que o 908/2 da equipe Hollywood deixou a prova de Zeltweg. O que houve foi um acidente quando a Ferrari de Helmut Mark (companheiro do Moco na prova) ia ultrapassar o bólido do time brasileiro e os dois carros se chocaram. Prejuízo para o Porsche, que bateu e abandonou a prova. A Ferrari chegou em segundo.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Valeu Ricardo, obrigado pela dica.

bonesso
17 anos atrás

vcs repararam que o piloto do carro n. 2 esta olhando para o hollywood por algum motivo ?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

José Carlos,
Noto que vc é bastante exigente, chamar esta dupla de picaretas, mas vamos lá…
Na verdade não foi uma dupla e sim o trio Paulo Gomes/Alfredo Guaraná Menezes/Marinho Amaral que disputaram as 24 Horas de Le Mans de 1978 ao volante de um porsche 935 Turbo – Grupo 5 – alugado do Team Cachia , carro este que havia se colocado em terceiro lugar no ano anterior (77) com Claude Ballot Lena. A participação dos três foi uma homenagem ao piloto José Carlos Pace, falecido em acidente aéreo em 1977.
A grande preocupação da equipe era a pouca experiência dos três nas 24 Horas: Paulão correra somente provas longas com Mavericks da Div-1, Guaraná era bi-campeão de Super-Vê mas com pouca experiência em provas longas e Marinho Amaral só pilotara carros da Div-1 em provas curtas.
Nos treinos Paulão virou em 3.59″5; Guaraná em 4.01″04 e Marinho Amaral em 4.01″04, já acima do tempo de Ballot Lena que havia treinado com o carro e marcado 4.05″04.
O grande desafio na categoria Grupo 5 era o Porsche 935 Moby Dick de Rolf Stommelen/Manfredo Schurti que virava mais rápido até que alguns 936 oficiais. Lá na frente, a briga era entre os Alpine e Porsches 936 do grupo 6 (protótipos).
Mas já a partir da 13a. hora o Porsche 935 dos brasileiros já se encontrava entre os 10 primeiros, terminando em 7o. na geral e segundo na categoria, ainda à frente do Moby Dick dos alemães e um Alpine semi oficial.
Nada mal para uma equipe de três “picaretas”
Abs.

JOSE CARLOS
JOSE CARLOS
17 anos atrás

algum farneleiro tem foto do paulo gomes e alfredo guarana em uma corrida acho que lemanas onde os picaretas ganharam na categoria
acho que foi 78 ou 79

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Rafael Lucas :

O site http://www.wsrp.wz.cz/ traz resultados de inúmeros campeonatos de carros esporte e protótipos: Mundial de Marcas, CAN-AM, Intersérie, Europeu de Esporte 2 Litros, Semana de Velocidade das Bahamas, Corridas Extra-campeonato… É de fácil pesquisa, bem legal mesmo…

Ricardo Cunha

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Joaquim,

Existe algum site com todos os resultados do Mundial de Marcas para consulta?

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Ao Ibsen e ao Joaquim.
Putz, voces conhecem!

Galvão
Galvão
17 anos atrás

E o Rubinho, puma conversível. a pista não sei, mas pela gradinha é no rio.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Continuando, porque o comment abaixo ficou longuíssimo.
A foto é altamente enganosa pois ela sugere que o Porsche 908/2 dos brasileiros está ultrapassando Ferrari e Gulf-Mirage quando a verdade é bem outra, o Porsche é que está abrindo caminho para as Ferrari.
A assessoria de imprensa da equipe Hollywood e o marketing da Souza cruz exploraram esta foto à exaustão, daí a imagem que fica de uma grande corrida. Não foi…muito mais interessante foi a disputa do Porsche versus o Berta LR argentino e o duelo dos dois maiores pilotos sul-americanos da época: Luis Pereira Bueno e o argentino Luis di Palma.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

É o carro mais bonito do grid (pelo menos comparando com os da foto).

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Essa foto há muito tempo corre pelo Brasil como a realização de um grande feito.
A história não é bem essa, sem desmerecer os méritos da Equipe Hollywood e seus pilotos, Luisinho Pereira Bueno e José Renato “Tite” Catapani.
O Porsche 908/2 da Hollywood estava na fábrica, na Alemanha, para revisão e resolveram participar dos 1.000 Km de Österreichring (Áustria).
Desde a edição da Targa Florio a Ferrari já era a campeã disparado do Mundial de Marcas de 1972. A única que ainda poderia lhe fazer frente era a Alfa Romeo com suas Alfas T-33/3 mas esta havia abandonado o campeonato depois da Targa Florio. Os Gul Mirage -Cosworth não eram páreo sério para as Ferrari e a Matra só participou de Le Mans. Assim,no grid dos Mil Km da Áustria, na categoria 3 Litros, só haviam o Mirage-Ford, uma Lola T-280-Ford , o Porsche 908/2 da Hollywood e um outro Porsche de 2.7 litros e ainda homologado como Grupo 4. O resto do grid era composto de 12 carros da categoria Sport-Protótipos 2 litros: 3 Chevrons B-21; 3 Chevrons B-19; 3 Lolas T-290 e uma T-212; uma Abarth e um velhusco Porsche 910. Fechando o pelotão quatro carros do grupo 4, um De Tomaso-Pantera e 3 Porsches 911S.
os treinos foram realizados debaixo de tempo muito instável, possibilitando a pole para o Mirage-Ford de Derek Bell/Gijs Van Lennep; em segundo a Lola T-280 3 litros de Vic Elford/Gerard Larrousse, seguidos das quatro Ferrari das duplas Jacky Ickx/Brian Redman, Ronnie Peterson/Tim Schenken, Helmut Marko/José Carlos Pace e Sandro Munari/Arturo Merzario. A seguir, em sétimo, vinha o Porsche 908/2 dos brasileiros e atrás deles o batalhão de sport-protótipos 2 litros. O outro Porsche, um 9112 Kremer, de tão ruim, não largou nem entre os quinze primeiros.
Na largada, a festa não durou nem trezentos metros, as ferrari assumiram a ponta para não mais largá-la e, embora houvessem algumas trocas de posição entre elas, dominaram a corrida com autoridade. Somente terminando a prova a Ferrari de Sandro Munari/Arturo Merzario recebeu uma pressão do Chevron B-21/BMW de Rolf Stommelen/Toine Hezemans, mas assim mesmo garantiu o quarto lugar.
O Porsche 908/2 dos brasileiros abandonou a prova após um choque com a Ferrari de Marko/Pace, que vinham andando de maneira muito agressiva em busca do segundo lugar. Final:
1 – Ickx/Redman Ferrari
2 – Marko/Pace Ferrari
3 – Peterson /Schenken Ferrari
4 – Munari/Merzario Ferrari
5 – Sommelen/Hezemans Lola
E isso é isso…

Flavio Costa
Flavio Costa
17 anos atrás

Luiz Pereira Bueno. Porsche 908. Interlagos 1972.

Speed Arosi
Speed Arosi
17 anos atrás

Brasileiro no mundo…cada vez aprendo mais sobre os nossos grandes e valorosos corredores e equipes que normalmente arrebentam no mundo todo.
Sou grato ao FG e a todos os matuzas que aqui participam.

Ibsen
Ibsen
17 anos atrás

O post anterior foi para a foto da baixo, mas me enganei o ano. O correto é 1971.
Na foto de cima, o mesmo carro, o mesmo piloto mais José Rentao Tite Catapani. Como já dito 1000 Kms da Áustria 1972 – dia 25-06-1972 – e abandonaram a prova após contato com a Ferrari 312P chassis 0896 de Helmut Marko, que corria em dupla com o Pace e que terminaram em segundo.

Ibsen
Ibsen
17 anos atrás

Porsche 908 chassis 908-02-021
Piloto: Luiz Pereira Bueno
ano: 1972
autódomo: Interlagos, se não me engano.
Nã sei qual corrida.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Creio que seja o Porsche 910.