Fox por Fox…

SÃO PAULO (é caso de reclamar) – Deu na imprensa, como se diz. O Fox produzido no Brasil para exportação é mais seguro que o que fica aqui. Quem mandou a notícia foi o blogueiro Leonardo Engelmann.

É o tal negócio. Basta abrir os jornais de domingo para ver os anúncios das concessionárias destacando alguns itens das tranqueiras à venda. Coisas como “vidro verde e lanterna traseira!”, ou “faróis que acendem e cinzeiro embutido!”, ou “pára-choques grátis e antena!”.

Dá até raiva.

Por isso que Fox, para mim, é esse aí embaixo. Que a VW vendia para os EUA com duzentas mil coisas a mais que o nosso Voyage.

Como se vê, não é de hoje…

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Dalton C. Rocha
14 anos atrás

Aqui em casa, já tivemos um Voyage feito em 1986.Quebrava demais.Pior que Lada Laika, em termos de quebra.Talvez por ter sido feito no tempo do cruzado.Peças de má qualidade.Até a placa teve de trocar,por ferrugem.Bateu o motor duas vezes.
Verdade seja dita:Fernando Collor fez uma boa política para os automóveis.Ele acabou com as carroças.Compramos um Kadet da GM em 1992.Excelente carro.

Marcato
Marcato
17 anos atrás

bem vitão o negócio não é querer tudo de graça, mas sim querer melhores produtos, é assim na europa e EUA, porque não se pode exigir o mesmo aqui, afinal esse é o papel do consumidor, assim como o papel das fábricas é o lucro.

Fernando
Fernando
17 anos atrás

VW é carro para otário. Carros de %!$&# preço nas alturas e nenhum conforto. Melhor comprar um Peugeot, que é igual no mundo inteiro.

vitão
vitão
17 anos atrás

FG, Lada vendido na ‘patria mãe” tem air-bag? será o problema cultural do brasileiro, de querer tudo de graça ?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

bem, que os carros daqui são menos equipados do que os seus pares que vão para Europa e EUA, não é novidade, na verdade, não precisa nem ir tão longe assim, “nuestros hermanos” já aproveitam carros feitos aqui, mais baratos e mais equipados que os brasileiros, um exemplo é o gol geração 4 (que cá entre nós chamar de geração 4 é forçar a maior barra)
que aqui passou a ter o interior de plástico cheio de parafusos aparentes e rebarbas e quadro de instrumentos aproveitados do fox, e lá é vendido ainda com interior e painel do geração 3 que indubitavelmente é muito mais bem acabado e melhor do que o atual.

muitas vezes os carros do ano tem muito menos equipamentos de que quando foram lançados, graças a “turma do desmantelamento”.

culpados, bem acho que são vários, consumidores, fábricas, governo cada um com sua parcela devida ao papel que cada um desempenha no mercado.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Estou com o Engate.

Uma reportagem feita por um idiota que comparou um carro com duplo air-bag com outro carro sem air-bag. Putta absurdo.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
17 anos atrás

Há de se considerar que o Fox só é feito aqui e exportado porque o seu custo de fabricação é inferior graças à mão de obra mais barata quando comparada aos países de primeiro mundo.

Como já disseram antes, este comparativo não serve pra nada uma vez que o air bag é opcional de compra a ser definido pelo futuro proprietário. Ele tem a opção, caso queira.
Brasileiro é engraçado, quer carro 1.0, barato mas sofisticado, com barras de proteção nas portas, air bag, pneu aro 15, com forração dos bancos em veludo, acabamento plástico perfeito e de primeira qualidade com seguro barato, baixo custo de manutenção, econômico e veloz. Daí vieram os 1.0 16V, Turbo e Supercharger que gastam tanto quanto um 1.6 ou até mais.
Ridículo.
A Renault ando vendendo (não sei se ainda vende) o Clio com air bag de série. Se caísse no gosto do consumidor, em pouco tempo todas as companhias passariam a fazer o mesmo, vejam o caso dos Flex. Mas não, o brasileiro prefere “tunnar” seus carros a investir em segurança.
O governo tb poderia ter participação nisso uma vez que “forçando” as montadoras a oferecerem o air bag opcional a um custo menor, incentivando sua aquisição, teria muito menos gastos com os seguros, remoções e despesas médico-hospitalares cobertos pelo Seguro Obrigatório e DPVAT.
Enfim, cada um necessita colaborar com sua parte e não reclamar. Falar é fácil, fazer é difícil.
Abs

Luiz
Luiz
17 anos atrás

Prezado Pedro Jungbluth, sugeri a NAO compra pois suponho que ninguem ira ate brasilia esperar o Lula descer a rampa e pedir melhores carros, com os equipamentos necessarios a seguranca do povo dele!
A maior arma do consumidor eh CONSUMIR, e eh ai que entra a pressao, pois se o consumidor deixar de comprar ou trocar de carro 1 ou 2 anos isso afetara o bolso nao so das montadoras mas do governo que deixara de mamar nesta TETA fiscal que existe no momento!

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Pensei que só eu considerasse “Fox” apenas o nosso Voyage exportado para os EUA e Canadá.

O outro nunca me agradou.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Puxa, que falta de noção do pessoal aqui.
O erro não é do consumidor, ele compra o que tem. Nem das fábricas, pois elas visam o lucro de maneira igual aqui no Brasil e na Europa. Todas as tentativas de melhorar a segurança, por parte das fábricas, foi detanada pelo próprio mercado.

A culpa, em essência, foi da ditadura, que jogou nosso país num marasmo tecnológico extremo, que vai levar anos para ser compensado ainda.
Não adianta resolver as coisas de tacada. Se parar de comprar, se obrigar issos, aquilos, etc, não adianta mesmo. Algum lado da frágil corrente arrebenta, temos que mudar aos poucos.

Lógico, airbag, que é caro, devia ser obrigatório desde 1997. Mas realmente com tudo que se tornou obrigatório em 1997 as fábricas retrairam e demitiram muito, com airbag algumas teriam quebrado, sem dúvida.
Mas devia ter uma progressão, e no atual mercado já deveríamos ter o airbag, pelo menos na frente, obrigatório.
Já os cintos pirotécnicos, que se retraem no momento da colisão, são caríssimos, e ainda teremos que esperar muito que nossos carros básicos possam ter isso.

Outra coisa não citada é ABS. Serve em qualquer caro, é cada dia mais barato, e nem se discute a possibilidade de ser obrigatório.

Cleber Bernuci
Cleber Bernuci
17 anos atrás

Outro dia, fui ver de comprar um Clio zero km. Fui ver o carro, que acho bonito. Dei uma volta e o vendedor dizendo que o carro era isso, aquilo, ótimo, etc. e tal. O preço, uma facada pra um carro 1.0. E perguntei o que vinha. No que me responde, com todo entusiasmo, que vinha na cor metálica! Ó, céus! Que ótimo! Vou comprar agora!
Nem preciso dizer pra onde mandei o cara. E comprei um Polo.

Luiz Mazzoni
Luiz Mazzoni
17 anos atrás

Estou com o Luis Claudio,

Se o consumidor comecar a NAO comprar estes modelos inferiores tenho certeza a coisa ira mudar.
Isso nao acontece somente nos carros,por exemplo a nova Honda CBF600F lancada agora no brasil eh muito diferente da lancada aqui na europa! Porque? Porque nosso povo se satisfaz com sucata…kkkkk

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Pessoal, prestem atenção:
Os dois carros são feitos aqui, pela mesma fábrica (lá se chama Fox-Polo).
[ ]´s

GuNNaR
GuNNaR
17 anos atrás

Não precisava mandar o fox brasileiro para a Alemanha pra saber q ia perder pro europeu. O Brasileiro não tinha airbag enquanto o europeu tinha. Qualquer leigo sabe que vai dar diferença. Além do mais, lá o air bag se tornou item de série porque o consumidor de lá descidiu q valia investir um pouco + para ter + segurança. vendo isso as montadoras foram obrigadas a colocar o airbag como item de série.
aqui no brasil está como opcional porque a procura não é tão grande. O povo tá sem grana, e não tem com investir nesse itens. o que adianta fazer lei obrigando o air bag? Os preços vão subir ainda +, e o povo vai continuar de carro usado!

Engate
Engate
17 anos atrás

Essa reportagem é de uma canalhice bárbara, pois compara um modelo com airbag a um sem o equipamento. O resultado é óbvio.
Se o airbag é opcional, qual o motivo da reclamação?

HM
HM
17 anos atrás

é verdade, o que acontece com o fox acontecia com o voyage.. que por sinal era o fox tambem, aqui vendem caro e sem nada, la (europa, eua.. da na mesma) barato e melhor… esse voyage ai tinha injeção eletronica, a/c e etc enquanto no brasil isso era coisa “de rico”, la era de pobre.

Barrica
Barrica
17 anos atrás

Enquanto não houver uma cobrança de impostos justa no país (isso sem nem levar em conta o resultado de “imposto pago X retorno social), não adianta nem discutir.
TODOS os preços que pagamos nesse país são injustos…

Germinal
Germinal
17 anos atrás

O consumidor de carros brasileiros é muito peculiar, sempre aceitando as porcarias que a indústria oferece e às vezes até pagando ágio.
O que mais me impressiona foram os reajustes de preços dos últimos anos. Em 2002 um Tabacelta custava R$ 13.000,00, hoje não sai por menos que R$ 25.000,00. Como pode custar R$ 40.000,00 um lixo coreano (Picanto) menor que o Ka??
De início, a indústria botava a culpa pelos reajustes no aumento de dólar. Ora, o dólar caiu e vimos algum decréscimo nos preços?? Depois era o aumento do aço e outros insumos como borrachas. Só que um automóvel em média é composto por 25% desses materiais e não vimos aumentos dessa magnitude nos carros americanos, pois os preços desses materiais seguiam valores internacionais.
Enquanto isso, as fábricas, sempre choramingando e reclamando, batem recordes de venda de tranqueiras.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Olá,
Pessoal, do que podemos reclamar ? Vamos lá:
1 – Para quê lâmpadas direcionais se pouca gente as usa para sinalizar conversões ?
2 – Cinto de segurança ? Notaram quantos deixaram de usar nos últimos tempos ? Pensar que, quando eu comecei a usá-los (logo que me habilitei, em 79, já haviam os pélvicos), me enchiam o saco com adjetivos como “medroso”, etc..
3 – Falar ao celular enquanto dirigindo é proibido né ? Pessoas torram os tubos para “botar aquele som” no carro (só para encher o saco dos outros), mas não torram 2 “merréis” para instalar um kit viva-voz.
Podia citar tantas outras coisas, mas a conclusão é uma só: nós merecemos as m.e.r.d.a.s. que nos vendem.
[ ]´s

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Não pára por aí.

Vocês sabiam que o nosso café é o resto do que é exportado?

Trocando em miúdos, se faz primeiro para os EUA e Europa, e depois (se der) se produz para o consumo interno.

E ainda nos vangloriamos do nosso café…

ricarval
ricarval
17 anos atrás

O teste – EuroNCAP – ao qual o Fox (atual) foi submetido na Alemanha, não é requisito de qualquer lei ou norma que o obrigue a ser cumprido. É simplesmente um “requisito de mercado” que surgiu a partir de testes realizados por um instituto europeu que, publicando os resultados desses testes, criou no consumidor europeu esse “hábito” de consultar seus resultados e, a partir daí, decidir ou não pela compra do veículo pretendido. O Airbag também não é obrigatório por qualquer lei ou norma na Europa, porém para atender os requisitos dos índices biomecânicos do EuroNCAP, é práticamente indispensável a utilização da bolsa inflável e outros dispositivos.
Portanto, a simples obrigatoriedade de uso do Airbag não é a solução, pois seria suficiente colocar uma bexiga de festa de criança nos veículos e dizer que são equipados com airbag.
O correto é exigir performance de índices biomecânicos (medidos em manequins antropométricos nos testes) mínimos para garantir a proteção dos ocupantes.
Mais importante ainda é conscientizar os consumidores da importância dessas características para decidir pela compra, assim como ocorre na Europa.

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

E crash-test da Kombi, seu Gomes, será que sai algum dia?

Boss
Boss
17 anos atrás

Eu só falo uma coisa, isso é culpa do Governo que insiste em extorquir as montadoras e a população com quase 50% de impostos sobre o valor dos carros.
As montadoras oferecem carros mais completinhos, mas que devido aos impostos cobrados acabam ficando caros demais… e depois o pessoal desce o pau nas montadoras…

obs: esse governo a que me refiro não é só o atual…

FARUKO
FARUKO
17 anos atrás

Enquanto tivermos legislaçõa de segurança para veículos automotores tendo em vista apenas çucros empresarias e não segurança de pasageiros e motoristas vai ficar assim. Se fosse cobrado mais das indústrias com menos impostos, acredito que poderíamos ter produtos de melhor qualidade e segurança. Mas por enquanto vamos mesmo de DKW e LADA…

luis claudio
luis claudio
17 anos atrás

Se ainda encontram trouxa pra comprar ,por isso que as montadoras deitam e rolam no Brasil ,até os hermanos argentinos tem acesso a coisa melhor .

Airton
Airton
17 anos atrás

Mas o Fox da foto não tem retrovisor do lado direito, não tem rodas de liga leve, não têm faróis de nevoeiro, não tem … .Falando sério: A Renault inicialmente tentou fabricar todos os seus automóveis no Brasil com airbag, mas o preço não ficava competitivo, daí a Renault passou a oferecer o Clio e a Scénic sem tal acessório de segurança. A verdade é que o país está empobrecido e só aceita comprar carro de segunda qualidade.

Pedro
Pedro
17 anos atrás

A culpa é 100% do consumidor, que paga esse preço absurdo pelas carroças a nós fornecidas.
No dia que parar de vender, o preço cai e a qualidade aumenta.

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

O CONTRAN, ou coisa que valha, deveria obrigar as montadoras a instalar air bags em todos os modelos nacionais, até o Mille mais simples. Mas, como estamos no Brasil, o negócio é obrigar a andar com um Kit de primeiros socorros. Cara, quantos devem ter ficado ricos com aquela medida…