FOTO DO DIA

SÃO PAULO – 30 de abril de 1994. Se forçarem a vista, no canto inferior direito da foto tem a data. As máquinas fotográficas mais modernas — como a linda Canon que eu tinha (ainda tenho), comprada três anos antes em Nevers, num GP da França — registravam as datas. Eu achava muito chique, isso.

Poucas horas antes, o “press officer” da FIA (trabalhou na Ford depois, como era o nome dele mesmo? Martin Whitaker!) anunciou na sala de imprensa que Roland Ratzenberger havia morrido ao dar entrada no Hospital Maggiore, em Bolonha.

Pela luz da foto, dá para perceber que o sol estava se pondo em Ímola. Tinha terminado meu trabalho, fui dar uma volta pelo paddock. Passei atrás dos boxes da Simtek e tirei a fotografia. A única daquele dia. Revelar filme era caro.

No dia seguinte, com as rodas bem lavadas, David Brabham, companheiro do austríaco na equipe estreante, foi para o grid na 24ª posição. Depois de 27 voltas, rodou e abandonou.

Corridas são assim. Não dá muito tempo de parar pra pensar.

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Lucas Orly
Lucas Orly
20 dias atrás

Um charme o pequeno Uno de segunda geração, parece um mini Tipo. Ainda tem vários rodando pelos rincões da Itália

Regii Silva
20 dias atrás

Outra época né, todos ali fizeram o que tinha de ser feito e o que era normal fazer naquela época.

Britto
Britto
20 dias atrás

Fazia tempo que não visitava sua página, em outros tempos visita diária. Ainda não tem a postagem dos 30 anos… Volto mais tarde. Abraço!

lagerbeer
lagerbeer
20 dias atrás

Triste .. Retrata muito bem o que foram esses tenebrosos dias …

Diego Gomes
Diego Gomes
20 dias atrás

Tempos depois, Brabham revelou que essa saída foi causada por uma quebra da coluna de direção, que obviamente poderia ser catastrófica se não tivesse ocorrido numa reta curta antes de um trecho lento. E para completar a bruxa solta da equipe, poucas corridas depois, um dos substitutos de Ratzenberger, Andrea Montermini, se lesionou após uma batida em Montmeló. Se o fato de o mesmo carro ter tantos acidentes graves na temporada já é de deixar a pulga atrás da orelha, enquanto a outra equipe estreante da temporada, a Pacific, fez o caminho natural de vir da F3000, a Simtek tinha no currículo uma associação com ninguém menos que o presidente da FIA na época, Max Mosley (uma situação que se repetiu em 2010, por sinal)…

Gustavo Serpa
Gustavo Serpa
20 dias atrás

Sombrio. São poucas as situações em que não devemos parar para pensar. A fotografia ficou ótima, ainda mais considerando tudo o que ocorreu naqueles dias. Pena que não se parou para pensar no dia 29. Não eram só os pneus que precisavam ser passados a limpo.

Obrigado pela oportunidade de reflexão, mesmo que tardia.

Paulo Teixeira
Paulo Teixeira
20 dias atrás

e a esquerda o UNO italiano remodelado ,que não chegou aqui…

um fim de dia melancólico,preparando o domingo….

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Paulo Teixeira
20 dias atrás

Não seria um TIPO?

Paulo Teixeira
Paulo Teixeira
Reply to  Edward Fernandes
20 dias atrás

pequeno para seu um Tipo…

Marcelo Silva
Marcelo Silva
20 dias atrás

Morreremos sem saber o q quebrou naquela Williams FW 16…

Britto
Britto
Reply to  Marcelo Silva
20 dias atrás

O coração do piloto talvez, microssegundos antes.

Glauber
Glauber
Reply to  Marcelo Silva
20 dias atrás

Tem vídeos, documentário, fotos.. é só procurar