Pequeno enigma

SÃO PAULO (mas deveras conhecido) – Recebi de presente, e agradeço em público, duas edições da “Autoesporte” do blogueiro Sergio Hingel. Uma delas é simplesmente a número 1, que será manuseada, a partir de agora, com luvas de pelica.

É de novembro de 1964, e nela há um relato do GP dos EUA, em Watknis Glen, chamando a atenção para o fato de a Ferrari ter corrido de azul com Surtees e Bandini, sob a efígie de uma certa North American Racing Team.

A foto abaixo é de Surtees no GP do México, que lhe deu o título alguns dias depois.

Vamos lá, matuzaiada, contem aos mais jovens por que a Ferrari, um dia, foi azul.

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Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

VELOZ-HP :

A Internet realmente facilita muito a vida de quem pesquisa sobre um assunto, no nosso caso, o automobilismo. Você comprovou que até uma pessoa que é um especialista no assunto pode se enganar, às vezes. Eu acompanho o automobilismo desde 1969 e tenho muitas informações anotadas em cadernos desde aquela época, pesquisadas em revistas, jornais e livros. Depois que comecei a acessar a Internet, em 1999, aumentei/corrigi/complementei muitas dessas informações. Fico feliz em saber que você pesquisou e confirmou minhas informações.
Pode contar comigo sempre que precisar.
Um grande abraço.

Ricardo Cunha

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Hoje é terça-feira e após alguns dias de ausência retorno ao meu sítio favorito na internet.
Desde sábado de manhã estou “brigando” com o sistema de partida da minha Ténéré.
Quando a aciono às vezez “pega” e às vezes só faz um som tipo “plá,plá,plá”, ou seja, a placa de partida “se foi”.
O pior é tentar achar um mecânico nesses dias de “folia”. Creio que está todo mundo feliz e contente pois não encontrei nenhum. Acho que vivo na Suiça e não sabia disso. Que bom, não vou mais embora da África, mesmo vendo tantas indígenas peladas e pintadas pelas ruas nas fotos dos jornais.
Mas o assunto aqui é automobilismo de classe e então vamos a ele.
Na sexta-feira passada após lêr o relato do Ricardo eu liguei para o Geraldo “Tite” Simões que é jornalista da revista 2 Rodas e dono do sítio eletrônico Motonline.
Como ele já foi piloto, e dos bons, além de pesquisar, escrever e se lembrar de muita coisa histórica, contei-lhe sobre essa minha dúvida a respeito da carreira do Surtes, motivada pelos dados apresentados pelo Ricardo.
Para minha surpresa ele disse que eu estava certo, inclusive já tinha escrito uma matéria sobre isso no sítio dele que lí depois e quase repetia o que eu já tinha dito aqui algumas vezes.
Nos meus vídeos de documentários sobre ele a história era a mesma que eu já sabia.
Na Enciclopédia do Automóvel na parte de competições, a mesma coisa, porém deixando alguma dúvida quando num dos parágrafos dizia que ele tinha feito algumas “corridas de teste” antes de ir para a Ferrari.
Aí acendeu-se uma luz de alerta e fui para a Internet onde encontrei milhões de sítios sobre ele e, apesar do meu vergonhoso péssimo inglês, pude constatar que as informações do Ricardo estão corretas, só não achei nada antes de 1962, porém, aquilo que eu acreditava ser a história do cara já se mostrou errada.
Taí uma das belezas da Internet, se informar sobre um assunto específico e encontrar milhões de dados ou então, alguém como o Ricardo Cunha que mata a questão na hora.
Obrigado ao Ricardo e continue acelerando.
Abraços.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Caro Zé Rodrigo,
Dei para o meu filho, Gilberto, essa Ferrari de autorama na escala 1/32 da Monogram, feita em 1965. Ele a guarda com muito carinho.
Essa Ferrari da foto é V8 1500 cc.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Relâmpago Mcqueen,
A curva Peraltada é aquela onde o Senna capotou, não me lembro em que ano. É uma curva longa antes da reta dos boxes.

Jonny'O
17 anos atrás

Relâmpago Mcqueen ,
Nas provas de EUA e Mexico em que a Ferrari apareceu com esse azul , o carro do Surtees usou V8 e o de Bandini utilizou um 12 cilindros boxer ,todos de 1500cc.
Alias esse boxer 12 de 1500cc de 64 e 65 era maravilhoso uma verdadeira joia.

Jonny'O
17 anos atrás

O Surtees não foi campeão no ano de estreia, ele foi campeão em 64, mas em 63 já era piloto da Ferrari,e em 62 ele correu de Lola.

Ney
Ney
17 anos atrás

Ricardo: parabéns pelos conhecimentos; estão certíssimos.
Veloz: temos o mesmo ídolo: Tázio. Esse era o cara.
Em 64, quem merecia o campeonato era o Jim Clark, se chegasse em primeiro nessa corrida, seria o campeão.
Meus ídolos:
Tázio, Clark, Marinho, Luizinho, Bird. Vai ter ídolo bom assim…

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Aproveito este post para agradecer as verdadeiras aulas que tenho neste tipo de matéria.

Relâmpago Mcqueen
Relâmpago Mcqueen
17 anos atrás

Não tenho certeza se essa Ferrari azul e branca é a de 1500 cmº V8 ou a V12 de mesma cilindrada. Outra dúvida que tenho é se esse circuito é o mesmo que foi reformado para receber de novo a F1 em 86. Vendo alguns vídeos no youtube, a impressão é que se trata da mesma pista, até com a fantástica curva denominada ” Peraltada “. Quem souber algo mais, agradeço a informação.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
17 anos atrás

Parabéns ao Sergio por ter dado este presente ao nosso Flavinho 96.
Certamente luvas de pelica serão necessárias.
Uma coisa que ninguém ainda falou foi do carro de autorama.
Eu tinha uma Ferrari igualzinha de Autorama, só não me lembro se era da Cox ou na Monogram…acho que era Cox.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Gilberto:

Exatamente. Naquele ano só eram considerados os seis melhores resultados.

Peu :

Correta a sua informação, todas essas mudanças ocorreram no final da corrida.

Quem:

Farina foi o campeão no primeiro Mundial de Pilotos em 1950, mas ele já corria na F-1 antes da criação do Campeonato. Ele correu antes da Segunda Guerra Mundial na categoria Grande Prêmio, que antecedeu à Fórmula 1, e na categoria Voiturette. Nessa última ele correu em 1938 e 1939 com as mesmas Alfa Romeo 158 com as quais foi campeão em 1950.

Abraços.

Ricardo Cunha

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Um detalhe é que o Hill fez um ponto a mais que o Surtees, mas só os 06 primeiros melhores resultados valiam e ele teve que descartar 02 pontos…

Thiago Fernando Teic
Thiago Fernando Teic
17 anos atrás

O Link com algumas informações sobre a carreira de Surtees:
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Surtees

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Caro Ludimar Menezes:

Uma pequena correção com relação ao seu post abaixo:

A Equipe Vanwall não virou BRM, a BRM já disputara a F-1 em 1951, com o Modelo BRM P-15 com motor de 16 cilindros em “H”, retornando depois a partir de 1956. A Vanwall correu em 1954 com uma Ferrari modificada, denominada Thinwall Special, com Peter Collins. Em 1955 e 1956 ela correu esporadicamente, com vários pilotos: Mike Hawthorn, Harry Schell, Ken Wharton, Maurice Trintignant, José Froilan González e Piero Taruffi. Seus primeiros pontos foram conquistados na Bélgica, em 1956, com Harry Schell, que chegou em quarto. Em 1957 e 1958 a Vanwall disputou todo o campeonato, com Stirling Moss, Tony Brooks e Stuart Lewis-Evans. Em 1957, na Inglaterra, Moss e Brooks conseguiram a primeira vitória da equipe, correndo em dupla. Moss ainda venceu em Pescara e na Itália, ficando com o Vice-Campeonato, atrás de Juan Manuel Fangio. Em 1958 a Vanwall venceu seis corridas, com Moss ( Holanda, Portugal e Marrocos ) e Brooks ( Bélgica, Alemanha e Itália )
Moss terminou o ano novamente como Vice-Campeão, atrás de Mike Hawthorn, da Ferrari ( 42 pontos a 41 pontos). Brooks foi o terceiro colocado, com 24 pontos. Na última corida do ano, no Marrocos, Phill Hill, da Ferrari, estava em segundo lugar e Mike Hawthorn em terceiro. Por ordem da Ferrari, Phill Hill deixou Hawthorn passar por ele, chegando na segunda posição e ganhando o campeonato. A Vanwall anunciou que não correria em 1959, após o acidente fatal de Stuart Lewis-Evans no GP do Marrocos. Ainda assim houve uma tentativa de volta em 1959, no GP da Inglaterra, com Tony Brooks e em 1960, no GP da França, também com Brooks, ambas sem sucesso.

Abraços.

Ricardo Cunha

Quem?
Quem?
17 anos atrás

O Giuseppe Farina foi campeão no primeiro ano correndo de F1…

Peu
Peu
17 anos atrás

Veloz-HP, o relato do Ricardo sobre a carreira do Surtees está certíssimo. Nunca na F1 um piloto foi campeão em seu ano de estréia.

Ricardo, só um pequeno complemento ao GP do México de 64: Clark vencia a corrida, com Gurney em segundo, Bandini em terceiro e Surtees em quarto. Na última volta, o motor de Clark quebrou. Foi aí que Bandini deixou Surtees passar. O campeão pulou de quarto para segundo na última volta, graças à quebra de Clark. Se o escocês não tivesse quebrado, Bandini podia até deixar Surtees passar, mas ele não seria campeão.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Ricardo, você tem certeza disso, é do Surtes todo esse histórico ?
Desconheço totalmente esses dados que me parecem ser de outro piloto, porém, hoje a noite irei aos meus livros verificar isso.
Mesmo assim obrigado.
Abraços.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Caro Veloz-HP :

Permita-me discordar de algumas informações que voce colocou:
John Surtees não foi Campeão Mundial de Fórmula 1 na primeira temporada que disputou. Ele estreou em 1960, correndo pela Lotus, equipe pela qual disputou 4 GPs, chegando em segundo lugar na Inglaterra. Em 1961 ele correu pela equipe Yeoman Credit, com carros Cooper-Climax, disputando 8 GPs e conseguindo dois quintos lugares. Em 1962, ainda na Yeoman Credit, correu com as Lola Mk 4 e terminou em quarto lugar no campeonato, conseguindo 19 pontos, sendo dois segundos lugares, na Inglaterra e na Alemanha. Em 1963 ele foi contratado pela Ferrari, terminando o campeonato novamente em quarto lugar, com 22 pontos, vencendo na Alemanha e chegando em segundo lugar na Inglaterra e terceiro na Holanda. Em 1964, sua quinta temporada, sendo a quarta completa, ele foi o campeão, com 40 pontos, um a mais que Graham Hill. Ele venceu na Alemanha e na Itália e foi segundo na Holanda, Estados Unidos e México e terceiro na Inglaterra. Na última corrida do ano, no México, na penúltima volta, ele estava em terceiro lugar e seu companheiro Bandini em segundo. Obedecendo a uma ordem da equipe, Bandini deixou Surtees passar por ele. Com esse segundo lugar, Surtees conquistou o campeonato.

Abraços.

Ricardo Cunha

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Não foi a primeira vez que isto ocorreu porque a equipe Vanhall (que ganhou depois o campeonato de F1 virou a BRM) correu no seu início com carros Ferrari pintados de BRG (verde de corrida britânico).

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Gomes, vc hoje acertou o nome do post.
Diante dos Matuzas, nenhum enigma aqui lançado será grande.
Sempre terá que vir com o titulo: Pequeno enigma.

Marcos°
Marcos°
17 anos atrás

Só historiadores frequentam esse blog. impressionante.

bom carnaval a todos

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

O Jonny`O cara já matou a cobra.
O Surtes fez nesse ano aquilo que esperavam que o Valentino Rossi fizesse o ano passado.
Ele saiu das corridas de motos a convite do próprio Enzo, após ganhar seu sétimo título mundial.
Foi direto das motos para a F1 e de Ferrari. Ganhou o primeiro campeonato de F1 que disputou, sem nunca antes ter competido de carros na vida.
E correu contra Jim Clark, Rindt, Stewart, Brabham, Bandini & Cia.
Se o Rossi tivesse feito o mesmo seria considerado um Deus na Itália mas, não teria sido o primeiro.
Tampouco teriam os dois feito o que fez o meu ídolo da velocidade Tázio Nuvolari que venceu de moto e Grand Prix (mãe da F1), sendo que foi campeão de motos pela Bianchi correndo com a bacia engessada na posição que pilotaria a moto, pois tinha quebrado-a nos treinos do dia anterior. Correu, venceu e desmaiou de dor após a bandeirada final.
Imaginem isso com aquelas motos dos anos 30 e o piso das pistas de então.
Como eram heróicos meus ídolos…

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

Porque a Ferrari é azul, roxo flor-de-banana ou cor-de-burro-quando-foge não sei, mas o John Surtees é quase o que o Valentino Rossi gostaria de ser, xceto pelo número de títulos no motociclismo.(tive que checar no google, porque não sou lá muito informado da F-1 pré-década de 80)

Jonny'O
17 anos atrás

Foi uma disputa politica entre Enzo Ferrari e a Comissão esportiva Italiana, o motivo era a homologação dos modelos 250 LM , como represália Enzo disse que a Ferrari não correria mais, por isso os carros de F1 usaram as cores da casa satelite americano.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Edgar,

A N.A.R.T. foi uma pseudo escuderia formada pelo maior importador de Ferrari dos Estados Unidos, por isso o Nome de North American Racing Team e por isso a cor . Só nos EUA e adjacências é que esta heresia foi cometida.

Abraços.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

A N.A.R.T. foi a maneira de tornar a Ferrari Norte-Americana e assim vender mais naqule mercado. Também em protótipós algumas Ferraris correram de Azul e branco. Só isso.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Opa eu quero saber….

Gabriel
Gabriel
17 anos atrás

Isso aí é perspectiva forçada… Olha como o carro (muito bonito por sinal) ficou parecendo miniatura, e a curva ficou parecendo um contorno de canteiro central de avenida grande.