Piquet, Emerson, Galvão, Bandeirantes

SÃO PAULO (dia de pipoca) – Sábado é dia de vídeos. E começamos com este, maravilhoso, enviado por Jonny’O, blogueiro de primeira hora.

Trata-se de uma rara gravação, com ótima qualidade de som e imagem. É a primeira vitória de Piquet na F-1, em Long Beach, 1980.

Muitas curiosidades neste vídeo. Foi, também, o último pódio de Emerson, terceiro colocado com carro de sua equipe, a Fittipaldi. Foi, igualmente, a prova que deixou Clay Regazzoni numa cadeira de rodas para o resto da vida. Nas imagens do acidente, lá pelos 5min30s, vêem-se um Fusca e um Karmann-Ghia pelas ruas de Long Beach.

E era 1980, ano em que a Globo não passou a F-1. Quem transmitiu a temporada foi a Bandeirantes, com Galvão Bueno narrando…

Ótimo para matar as saudades.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo
15 anos atrás

o Youtube com essa merda de “direitos de uso” apagou metade da história do mundo.

Rodney
Rodney
17 anos atrás

Fico supreso ao saber que o Giu Ferreira nos deixou. Acompanhei essa cobertura da Bandeirantes na F-1 de 1980 e gostava muito de seus comentários. Está disponível no You Tube o vídeo do GP da Argentina do mesmo ano em que num determinado momento, ele segura a transmissão sozinho. Detalhe: naquela época, o Galvão deixava os comentaristas falarem.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Pô, bacana rever uma bela corrida como essa, essa eu não lembro de ter visto, até porque tinha apenas 4 anos de idade…

Eu reparei errado ou as asas do bico dianteiro da Brabham do Piquet eram tão discretas que dava impressão de não existirem (ou não existiam mesmo)?

E apareceu ali na corrida aquela Williams #27 do Alan Jones que outro dia aqui no blog apareceu em cima de uma Kombi…

E o Galvão era mesmo bem mais discreto, vai ver porque ainda não havia Ayrton Senna…

E realmente aquela pick-up no final estava com a caçamba bem recheada: Piquet, Emerson e Patrese (de Arrows)…

Ah, e só mais uma coisinha: impressionante como americano sabe fazer pista de rua, essa de Long Beach me pareceu tão bacana quanto era Detroit… o carro tem como andar, não é tão travado…

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Corrigindo. GIU .

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Grande PIQUET !
Fui amigo do Gil. Ele assistiu algumas corridas na minha casa aqui em Petrópolis.

ney
ney
17 anos atrás

Concordo, Aliandro, Long Beach era muito melhor que Indy. Pegaram uma curva de alta, e não a aproveitaram, os caras a fazem de pé embaixo, com a velocidade crescendo ainda, já no fim da curva. O misto, nem precisa falar.

laert
laert
17 anos atrás

..10..

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Como a F-1 era mais artesanal. Como o Galvão era mais sóbrio.

Reparem que quando Piquet vence, o tempo todo Galvão Bueno fala de emoção de cá, emoção de lá. Basta Nelson tirar o capacete que o narrador começa a falar que frieza é um comportamento típico de Piquet.

Para encerrar: sempre gostei de Long Beach. A F-1 poderia voltar para lá, pois Indianápolis não colou. Tinha tudo para ser um misto fantástico, mas o que temos é um traçado travado de quinta categoria, o que é uma pena.

Claudio
Claudio
17 anos atrás

muito legal este video,das duas geraçoes da brasileiros.(abaixo vai o end.do you tube de um video de 1983 na Africa do Sul,que termina com beijo de Piquet em sua mulher Sylvia mãe do Nelsinho.
http://www.youtube.com/watch?v=AeR1OQA9BPI

Alex Moreira
Alex Moreira
17 anos atrás

Seria muito bom se a F-1 voltasse pra Band, só de não ter que ouvir RBR e STR, seria um alívio, fora outras frescuras da Globo, é claro

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Nosso amigo Filipew é que vai gostar de ver a Alfa andando forte no começo da prova.
Vale a pena também ver outros videos disponiveis do mesmo nick.
Dá pra ver como o Piquet era combativo e matador em uma ultrapassagem,quem nunca viu ,não perca.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Eta coisa boa de relembrar. sem palavras…lembro que estava na ponta do sofá numa torcida louca….Notei o seguinte: não havia sopa de letrinhas, maaassss, o Galvão não falou uma única vez na marca da barata do Emerson…donde podemos concluir que mesmo naquela época já havia problemas de merchandaizing (sei q escrevi errado)…Então não dá pra reclamar muito do que ocorre hoje….putz….é sempre o deus $$ falando mais alto.

Francis (TATU) Guten
Francis (TATU) Guten
17 anos atrás

Poxa vida…. que galerinha na traseira da pick-up hein!!!

ótimos tempos

Ô saudade danada, que será que vai passar na TV domingo?

Alan Bandeira preta!
Alan Bandeira preta!
17 anos atrás

O q aconteceu com o GB! Ele era bom!rs. Comentarios bem colocados e sem ufanismos.

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
17 anos atrás

Muito legal ! Quanto história em um único GP .

Fabio
Fabio
17 anos atrás

Não dá pra não lembrar do Rubinho qndo o Galvão repara na frieza do Piquet. “Quem imaginava ver um piloto chorando…”

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Zampa?
Conta qualquer dia aqui a História do Suíno de Brands Hatch.
abs

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

Muito bom mesmo. Até o Galvão tá bem, mais controlado. E o Giu, que eu não sabia quem era, mandava bem mesmo. E o Reginaldo, o que fazia nesta época?

Zampa
Zampa
17 anos atrás

Só faltou o registro de que o comentarista era o Giu Ferreira que nos deixou tem algum tempo. Conhecedor, ex-piloto, correu de F-Ford, F-3 e F-2, abriu caminho para a Stock Car junto a uns quatroi mou cinco valentes cariocas. O cara era feraq e muito boa gente

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Gostei.