Varig, Varig, Varig

SÃO PAULO (nada do que foi será) – O Antero Greco estava atacado hoje pela manhã, antes de começarmos a gravação do “É Rapidinho”, programa novo da ESPN internacional. Ele, João Carlos Albuquerque e Celson Unzelte começaram a lembrar de comerciais antigos da Varig, meio sem motivo aparente, e os três sabiam de cor os jingles da época. O do “seu” Cabral e o da rota Brasil-Japão foram os mais cantados. Em trio.

Propagandas carregadas de ternura, como, me parece, era o Brasil naqueles tempos, apesar de tudo. Como escreveu Alberto Dines na semana passada (perdi o link, mas era algo assim), diante dos últimos episódios da barbárie nossa de cada dia, o Brasil é o caso mais perverso de mudança de personalidade de uma nação em tão pouco tempo de que se tem notícia.

Em outras palavras: nenhum país no mundo piorou tanto o caráter de seu povo quanto o Brasil nos últimos 40 anos.

Verdade.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Putz, o pior é que tinha esquecido de um detalhe muito importante sobre estes jingles da Varig, que acabei me lembrando por acaso zapeando pela tv a cabo na sexta 16 e caindo no canal comunitário da TVA. O programa do Miguel Vaccari Neto estava recebendo o sr. Archimedes Messina, que vem a ser o autor dessas pérolas da Varig. E estavam colocando o áudio dessas propagandas, essa do Seu Cabral, do Murashima Taro e tinha outro de português também. Colocaram outro jingle clássico do Messina, que nós todos também devemos nos lembrar bem, aquele do Café Seleto (Depois de um sono bom, a gente levanta, toma aquele banho, escova os dentinhos…).

Sem contar o detalhe mais importante: Archimedes Messina, o autor também do hino antigo da Portuguesa, aquele do “Você faz parte de uma grande família, que muito pode se orgulhar, é a família unida e muito amiga da Portuguesa querida…”, que eu, como torcedor, acho muito mais lindo e animado do que o atual, do Roberto Leal.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Alguem teria o link para achar os comerciais de desenhos animados da Varig sobre o Rio Grande do Sul e a Bahia? São mais ou menos da mesma época do Seu Cabral,

Ricardo Cunha

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Sam :

Esses nossos “dignos” representantes que disseram que “…não se pode tomar decisões no calor da emoção…” falam isso porque não foi um filho deles ou de um parente ou amigo que teve essa morte horrível causada por esses bárbaros…
Falando em bárbaros, alguém poderia me fazer a gentileza de dizer o que aconteceu com os jovens “rapazes de ótimas famílias” de Brasília que mataram o Indio Galdino colocando fogo nele há alguns anos? Estão todos presos, cumprindo penas severas? Até aquele que era filho de um Juiz ou Desembargador ou qualquer coisa parecida?

————————————————–

Ricardo :

Você perguntou como era o ensino público há 40 anos… eu estudei no Rio de Janeiro… fiz o Curso Primário num colégio estadual do Grajaú, a Escola Francisco Manuel; o Ginásio e até o Segundo Científico no Colégio de Aplicação da U.E.G.(Universidade do Estado da Guanabara)
Naquele tempo os colégios públicos eram infinitamente melhores do que os de hoje… eles preparavam os alunos para enfrentar um vestibular sem necessidade de fazer um Cursinho. Isso eu posso falar com certeza, pois vivi nessa época.

Um abraço.

Ricardo Cunha

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Peço especial atenção para as escolas publicas.
Um aluno que conclui o 2º grau, e não sabe lêr e escrever direito vai arrumar emprego do que? e para ganhar quanto?
Acho que não é só falta de oportunidade de emprego, o tráfico paga mais que as empresas para essa mão de obra ignorante. E a policia ? … e a justiça?
Bom, para os que tem mais de 4 décadas de vida, como éra a escola pública ha uns 20 ou 30 anos?

Mateus Longo
Mateus Longo
17 anos atrás

Quantos anos tem a emissora global mesmo??
uns 40 ou 45 anos??
será??
será coincidencia?

Diego
Diego
17 anos atrás

Esses 3 loucos cantando deve ser hilário.

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Esqueçam o Brasil. Será que alguém ainda acredita q

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Assino em baixo tudo que você disse. E a população ainda não se tocou. Um povo humilde, educado, trabalhador, era alegre; hoje é vítima de barbáries incessantes. Só tem um jeito: escolher melhor na hora de votar e reajir. Quando fizerem atrocidades com a população, ela tem que reajir. Para mim hoje a sociedade é vítima dos políticos e de umas entidades(ditas sociedade civil) que aparece na mídia para desumanizar a sociedade. Se nós brasileiros não abrirmos os olhos, não dará mais conserto no futuro. Valeu, Flávio Gomes!!!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

É… isso me lembra também que propagandas antigas costumavam mesmo ter belos jingles, hoje até isso os publicitários estão conseguindo estragar…

Também acho que o Brasil está piorando nesse sentido de caráter, mas não é exclusividade do nosso país não. O planeta está pior do que já foi… mas da mesma forma que a humanidade piorou tudo, é ela quem tem de se mexer para melhorar… como? Não sei… mas a cada dia está mais difícil, ficar se policiando para não ser vítima da ignorância alheia…

Um dia quem sabe isso muda… talvez…

Sam
Sam
17 anos atrás

O problema é reflexo da proteção aos bandidos que vem sendo praticada há anos. Todo bandido e bonzinho, a culpa é da sociedade, é preciso respeitar os direitos humanos dos presos, etc …

Só podia dar nisso, ninguém acredita nas leis ou que vai haver punição pra nada. O cara para um carro na porta da sua casa e liga um som que faz as paredes tremerem e se você reclama corre o risco de apanhar ou ate ser morto.

Estamos num beco sem saída, nossos politicos e juristas já falaram ontem que “não se pode tomar decisões no calor da emoção”. Ai esperam passar uma semana e deixam tudo como esta ate a próxima barbaridade acontecer.

Cada as medidas que foram faladas na onda de ataques do PCC ? O que fizeram foi diminuir a pena daquele maluco que metralhou as pessoas no cinema.

Lembram dos sequestradores do Abilio Diniz ? Nosso atual presidente foi ate visitar a turma no presidio.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Olá,
Como é que é ? O país piorou o caráter de seu povo !? Olha, este papo de que a culpa pelas coisas ruins é ora um personagem impersonificável, ora uma instituição sem rosto já deu no saco. Quando é que vamos admitir que somos donos de nosso rumo ?
Não deu certo ? Erramos ? Culpa nossa mesmo, sem essa de culpar “o outro”: governo, políticos, polícia, partidos. Qual é ? Perdemos a capacidade de auto-crítica ? Já sei: não podemos nos cobrar demais, pois não é legal saber que temos, além de direitos, deveres e obrigações.
[ ]´s

Daniel Tomiate
Daniel Tomiate
17 anos atrás

Celso Unzelte futuro orientador do meu TCC também!

Fabio
Fabio
17 anos atrás

A barbárie aumentou ou a veiculação dela? Um pouco dos dois. A cobertura pela imprensa cresceu intrínseca ao interesse pela notícia. A violência nos grandes centros urbanos aumentou sim. Os grandes centros se tornaram maiores. Mas a desigualdade é a mesma que se sustenta por séculos. A ternura, a singeleza, a inocência, são pinçadas pela saudade. Alguém é nostálgico da atrocidade?

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

Sou fã do Antero Greco, o cara parece ser muito gente fina.

Ele e o “amigão” no SportCenter da noite é muito engraçado.

1GT
1GT
17 anos atrás

Nem tem o que dizer…somente concordar.

Arthur
Arthur
17 anos atrás

A propósito, penso que esta onda de saudosismo que contamina a todos que têm mais de trinta anos (entre os quais me incluo) é apenas um reflexo do presente lúgubre por que passamos.

Arthur
Arthur
17 anos atrás

Quando o F. Gomes resolve comentar assuntos estranhos ao automobilismo costuma meter os pés pelas mãos. Não desta vez.

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Culpa de quem? De quem tem 40+ anos como nós?
Alguém tem que ser culpado. Alguém tem que entender o que aconteceu. Para aprender com o erro e corrigi-lo. Como? Eu não sei!

Andrei Spinassé
Andrei Spinassé
17 anos atrás

Celson Unzelte! O futuro orientador do meu TCC! =]

Abraço, Flavio!
Andrei

Engate
Engate
17 anos atrás

Infelizmente a morte desse menino de 6 anos será em vão, como a de todos os outros inocentes que morrem no nosso Iraque particular. E ficamos olhando o rabo dos americanos ao invés de cuidar de nossos problemas.
Mas que nada, logo chega o carnaval, e nosso povo é o mais solidário do mundo, não é mesmo? Ah, Deus é brasileiro também! Né???

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
17 anos atrás

Da mesma maneira com que concordo com quase tudo (Ladas e Trabants aparte) relacionado a automobilismo que o FG fala, geralmente discordo de tudo em relacao aos demais assuntos.
Mas eh impossivel nao concordar que ” nenhum país no mundo piorou tanto o caráter de seu povo quanto o Brasil nos últimos 40 anos.” .
Para quem estah na casa dos 40 anos agora: olha soh o Brasil que recebemos de nossos pais, o grau de expectativa, otimismo , e oportunidade que recebemos… Olha soh que caca estamos deixando para nossos filhos. Onde, a melhor alternativa, eh estudar para emigrar.

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Verdade verdadeira…

É o Far West aqui na esquina. Não se pode sequer olhar para alguém na rua ou no bar que corre-se o risco de tomar um tiro (e não é só de bandido/traficante, não!). O medo se instalou nas pessoas de bem. Discutir no trânsito, nem pensar… Outro dia uma dona foi reclamar do barulho do som da vizinha e foi esfaqueada!

Criança arrastada pelas ruas (?!), guerra de quadrilhas a toda hora, milícias (?!) cobrando proteção (?!?!), mundo totalmente sem lei, sem punição. A indolência e a insolência predominam entre os mais jovens. A falta de caráter impera em todas as classes sociais.

Pelo menos nos filmes o “Lone Ranger” de plantão botava ordem na cidade.

Na vida real, o presidente brinca de ciranda-cirandinha com o Chapolin e o Huevo.

E enquanto isto, nós, Ó!!!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

O brasileiro sempre foi aquele escorpião burro da história em que mata o sapo que o ajuda a atravessar o rio.
Só que o sapo é cego, o rio é de fezes e a ponta do ferrão está torta e sem fio.
E enquanto a canoa afunda, a escola de samba continua a tocar o barulho, pensando imitar a orquestra do Titanic junto com as crioulas peladas, rebolando para o gáulio primitivo do povo.

Rick Lucas
Rick Lucas
17 anos atrás

Essa propaganda da Varig, quando da inauguração da rota Brasil-Japão e cuja musica é lindamente cantada por Rosa Miyake, está entre minhas cinco propagandas prediletas.

As outras quatro eu não lembro…

sergio
sergio
17 anos atrás

Entregam o pais na mao do PT de Lula e seus 40…e queriam o que???

3=6
3=6
17 anos atrás

piorou , esta piorando e vai piorar .
com os politicos que temos (de todos os lados ) não vejo outro quadro.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

O Brasil não está mudando, só está se revelando. [2]

dcoelho
dcoelho
17 anos atrás

Gomes, me passa o teu email que eu te envio o jingle do “seu Cabral”

Rafael Mello
Rafael Mello
17 anos atrás

Preferia a musica do Banco Nacional…

Borges Borsato
Borges Borsato
17 anos atrás

O Brasil não está mudando, só está se revelando.

RicardoBia
RicardoBia
17 anos atrás

Ah, meu primeiro comentário, apesar de ser leitor assíduo, desde o início de 2006. A músiquinha do “seu” Cabral é mesmo inesquecível !!!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Sentimentalismos a parte, sempre achei muito bonita a propaganda de natal da Varig, principalmente a música.

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
17 anos atrás

É TRISTE , MAS É VERDADE !
TEMOS QUE TER UM POUCO DE FÉ E FAZERMOS UM POUCO MAIS DE ESFORÇO PARA MELHORAR AS COISAS .