Boa, Ricardinho!

SÃO PAULO (ah, a ressaca dos vitoriosos… Estou falando da Portuguesa, claro) – Não fui à Stock hoje de manhã. Preferi o aconchego do lar e da TV. Por isso, nada posso dizer da organização, trânsito, estacionamento ou da qualidade das empadinhas servidas. Nem dos ingressos pela internet. Quem tiver experiências a relatar, que fique à vontade.

A corrida, agora. Foi daquele jeito que é a Stock, com muito atrito e farta distribuição de toques que, invariavelmente, acabam com alguém batendo na barreira de pneus e voltando aos boxes em meio a acusações e resmungos. Não entro mais no mérito desse bate-bate. A categoria é assim, os caras gostam assim, pronto.

Os mais espertos fogem da bagunça, como fez hoje o Ricardo Maurício, garoto por quem tenho enorme apreço e cuja carreira acompanhei durante anos no exterior, na sua batalha na F-3000 depois de um início brilhante no kart no final dos anos 80. Amanhã vou postar aqui umas fotos da minha primeira experiência com um kart de verdade, que o Ricardinho me proporcionou, em Interlagos.

Ricardo é um batalhador. Sua família quebrou para bancá-lo na Europa até ele arrumar uma graninha da Red Bull na F-3000, mas acabou tudo e ele voltou ao Brasil com uma mão na frente e outra atrás, para dar aulinha de pilotagem. Agora está numa equipe grande da Stock. E, de cara, ganha uma corrida.

Ricardo é, basicamente, um bom piloto. E por isso vai se destacar nesta temporada. Como bons são outros pilotos da Stock. Não a maioria, bem longe disso. De 50 que treinaram, uns 10, se tanto. O resto é só para compor grid e expor patrocinadores. O que também não é nenhuma constatação fabulosa, não existe categoria no mundo com 50 bons pilotos. Tudo dentro da normalidade, pois.

Pelo pouco que puder perceber na TV, o autódromo não estava entupido de gente. As arquibancadas coloridas de sempre, bancadas pelos laboratórios de genéricos, e muita papagaiada nos boxes. Aliás, transmissão ruim, confusa, mal dirigida, mal cortada, que só pegou no breu no último terço da prova, com algumas brigas interessantes. Mas perderam a ultrapassagem que decidiu a corrida, de Maurício sobre Daniel Serra.

Em resumo, o campeonato começou mais ou menos como se esperava. Nem muito mais, nem muito menos.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis
Luis
17 anos atrás

O pior de tudo foi a torcida DESCARADA do Reginaldo Leme para o Hoover Orsi, quando ele assumiu a terceira posição no início da prova. Ele comentou a ultrapassagem como se o Hoover fosse o único brasileiro na corrida.
Respeito muito o Reginaldo, mas nessa ele pisou feio na bola, assim como convidar o Helio Castroneves no ano passado para comentar a última etapa, visto que seu piloto (hoover) estava na disputa do título…

Jef
Jef
17 anos atrás

Eu fui. Não tive problemas com o transito, pois moro do lado e fui a pé.

Descolei umas credenciais de box com um chegado que trabalha na Katalogo. Os caras estavam putos porque o Rubens Carapatoso perdeu o grid por conta da nova regra… Assinou, dançou!

Algumas coisas são muito toscas. Cara é muvuca pra pegar um boné, adesivo, sacola, material promocional, etc… tsc, tsc…. gentinha!

Eu odeio andar carregado de tranqueira, então fico bem longe só olhando a anarquia.

Mas o mais ridiculo nos boxes foi o A.J.Neto dando autografo na foto do Caca. Foi de doer.

Pelo que vi nas arquibancas, eu diria que se 30% das pessoas que vão à Stock pagaram ingresso é muito. O resto é firula.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Desculpem, mas negócio do Cléber Machado é futebol, mesmo. O Galvão, apesar de ser arrogante e falar bastante abobrinhas, conhece um pouco do assunto. E o Boesel é bem melhor correndo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

A quantidade de voltas com safety car me chamou a atenção. Só da largada não ter dado certo, foram 2 voltas (quase 10 % das voltas) mais aquelas das batidas, que foram várias. Quer dizer, o cara vai ao autódromo e de 20 a 30 % das provas são com safety car! Os pilotos são bons e as disputas foram boas, mas a desorganização é impressionante. Lembro daquele momento em que estavam tirando o carro do ricardo Sperafico e os carros do grid não tinham por onde passar e tiveram, praticamente, que parar!
Mas a corrida foi boa.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Concordo com você no que diz respeito ao Ricardo Maurício, ele guia bem. E o que você escreve vai de encontro ao que um de seus pupilos escreveu (Victor?) que o Ricardo Maurício seria uma eterna promessa e o comparou ao Físico… De vez em quando, aliás, frequentemente, ele escreve umas belas baboseiras!

Carlos do Carmo
Carlos do Carmo
17 anos atrás

Corridas sem patrocinador, esqueçam!
A fómula Stock- Car está aí como prova e ainda restam de fora 12 carros.O que fazer para compensá-los?
Duas baterias de 25 carros cada, compostas pelos tempos alternados alcançados nos treinos e final com os melhores 25 saídos das baterias anteriores.
Assim todos corriam e os bons salvariam o espetáculo, que mesmo como está, é de nível mundial.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Depois de ter visto as três corridas do Mundial de Motovelocidade (sensacionais por sinal – tem mais ultrapassagem em uma volta de uma corrida de moto que em uma corrida de F1, inclusive as tais dentro do box) e a transmissão porca da Globo que preferi ver a Air Race da RedBull.

MisterSpeed
MisterSpeed
17 anos atrás

P E R F E I T O!!! Gomes resumiu tudo… perfeitamente!!!
A transmissão foi um desastre… com um comentador intaum!!!
A corrida dakele jeitaoooo
A regra nova… uma verdadeira palhaçada!!!
Um detalhe… eu vi umas 3 ou 4 vezes… quase acontecer uns acidentes com os carros do resgate… muito mal treinado o pessoal!
Abraços e boa Segunda

Solberg
Solberg
17 anos atrás

Sobre a transmissão não vou nem comentar…
Sobre a regra do grid, ridícula;
Sobre a corrida, o Flavio disse tudo;
Sobre os pilotos, tem que começar a por ordem na casa, ou a coisa vai ficar feia, pois os caras parecem crianças com armas na mão. Só tem totó. Alguém já reparou nos estratores dos carros no final da corrida?
Parabéns ao Matheis pela sua equipe e pela contratação do piloto certo. Porque o outro… ô moleque marrento….

Leonardo
Leonardo
17 anos atrás

Bom, parece que os Maserati me pregraram uma peça.

Estão virando 1min47s, não tão longe dos Stock.

Já os porsches viram 1min42s, mas não tem o sonoro ronco do V8 italiano!!!

that´s it!

Leonardo
Leonardo
17 anos atrás

Faço das palavras do Alicio as minhas e as do meu irmão.

Chegamos ao autódromo às 06h50min, vimos uma pequena fila de carros na av principal, e tivemos a certeza que entraríamos com o carro no autódromo, chegamos cedo pra isso.
Li na faixa que ali seria apenas para pedestres, e logo, meu irmão e eu fomos até o portão 7. Chegando lá, os rapazes com camiseta de organização, pareciam ter um vocabulário um tanto curto, rezumidos em 2 ou 3 palavras: “crendencial”; “segue em frente”;”à direita”.
Enfim, não pudermos entrar, a Stock é organizada para os “afilhados” dos patrocinadores, não para o público que vai por que gosta de automobilismo.
Seguimos os paços do Alicio e fomos pra casa. Revoltados.
E pagar 40 reais pros flanelinhas, que na última etapa tentaram roubar nosso carro? JAMAIS!
É essa a “principal” categoria do automobilismo brasileiro, cujos tempos de voltas estão mais lerdos do que os Porsches da GT3 Cup e alguns Maserati trofeo. A 1° é de graça, a 2° “custa” 1kg de alimento, não podemos entrar com o carro, mas já vamos cientes disso.

Abraço.

Alicio
Alicio
17 anos atrás

Eu fui na stock.
Ou melhor, quase.
Cheguei na porta, e fiquei indignado com o desrespeito com o público de não vips meros mortais que não usam bonézinho dos patrocinadores.

Chegando lá as 6:40 da manhã, como sempre, a CET já tinha mudado todo o esquema de transito para fazer a entrada dos carros no estacionamento do A ficar organizada, como sempre.

Aí quando chega o pessoal da “organização” da stock, avisa que não ia ter estacionamento ali, só no portão 7.

Ok, meia volta, portão 7, aquela entrada toda pomposa.. e o pessoal da “organização” que estava no portão, ao ver os carros aproximando, falam apenas “credencial, credencial”. “Ok amigo, não tenho credencial, não vai ter estacionamento aqui”. “não não, aqui só credencial, vai lá pro A”. O mesmo A que eu tinha acabado de saber que não ia ter estacionamento…

Fui pedir informação pro CET de novo, eis que ele fala “a gente não sabe, o pessoal fala uma coisa, a gente prepara tudo, aí chega aqui é outra coisa. O sr vai ter que fazer o retorno la embaixo”. Esse lá embaixo é quase na Marginal de volta…

E por mais que eu goste do espetáculo que é a stock ao vivo, mandei às favas e voltei pra casa pra ver pela TV. Deixaram de aceitar o estacionamento dentro do autodromo, ok, mas não informaram direito e não ofereceram alternativas como bolsões de estacionamento.. %!$&# 35 mil pessoas é gente pacas!! Mas não, quem quisesse que pagasse 40 reais pro flanelinha “olhar” na rua ou pra parar naqueles terrenos baldios que viram “estacionamento” depois de uma placa de papelão improvisada para sinalizar.

Agora, não sei, geralmente as arquibancadas são cheias, e se hoje foi mais vazia, suspeito que muitos, como eu, se sentiram desrespeitados e preferiram voltar pra casa do que dar dinheiro para uma “organização” que lembra de tudo, menos do público que realmente gosta, que paga pra ir, e não que vai porque o departamento de marketing da medley (ou outra qualquer) deu ingresso, camisetinha e boné.

É isso… de certo, depois de 9 etapas de interlagos seguidas que eu fui no autódromo, esse ano acho que acompanho pela TV..

abraços

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Assistí a corrida do aconchego de meu lar, após assistir a corrida de DTM (aliás, que azar o do Tom Kristensen, hein? Alguém conseguiu em algum lugar notícias sobre o estado de saúde do rapaz?). Em ambas, vimos toques entre os carros. Coisa normal em competições de Turismo. Porém, a diferença de categoria entre os pilotos de uma e de outra, salvo honrosas exceções como Ingo, Chico Serra, Losacco, Antônio Jorge Neto (o Netinho que corria de Yamaha TZ, lembra, Veloz?) e poucos outros, é gigantesca. Se o Mathias Lauda e a Vanina Ickx, filhos de ex-pilotos que não vieram com o talento dos pais, viessem correr aquí, andariam no pelotão da frente (para aqueles que não tem Bandsports: ambos vivem frequentando o pelotão do fundo no DTM).

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Isso mesmo, vamos esquecer essa discurção, discurtir pra quê, não é?

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Antonio Straceri: Corrida de verdade, com pilotos em carros de verdade num circuito de verdade…

http://www.youtube.com/
watch?v=CEHSapAo3jA

Querer assistir isso no Brasil é pedir demais, mas é que estou mal acostumado…

MSM
MSM
17 anos atrás

Quando começam a imitar os americanos, começam a estragar o que poderia ser muito bom.
1º- Largada lançada- a coisa mais chata em corrida, ficam todos em fila indiana esperando o líder dar gás.
2º- Playoff – todos que participam do campeonato tem o direito de ir até a última etapa com as mesmas condições. Criaram uma stock B dentro da stock A nas últimas 4 corridas.
3º Nitro – Esses cartolas devem ter assistido muito Velozes e Furiosos (lixo) e jogaram essa enganação de 18s nos carros deste ano.
Quanto a transmissão, foi a pior da Poderosa que eu já assisti. Replays em cima de ultrapassagem, péssima edição, exagero de imagem em cima do Cacá, muitas ultrapassagens não sendo mostradas (principalmente a do Ricardo em cima do Daniel) enfim, já que vai ser quase impossível mudarem o regulamento, que pelo menos a transmissão melhore.
Obs. Os carros, apesarem de serem “bolhas” estão bonitos.

antonio straceri
antonio straceri
17 anos atrás

quer dizer q stock nao e boa?? entao o q e automobilismo de qualidade para vcs??pelo amor de deus!!tem disputa o tempo todo,carros iguais,ate freada com linha de tres….fica dificil querer mais do q isso……..

TV watcher
TV watcher
17 anos atrás

Além disso, os gráficos da transmissão da Globo parecem saídos da TV da Guatemala dos anos 80. Que coisa pobre, simplória e feita nas coxas. Assistir qualquer transmissão internacional atual, até as mais humildes e depois assistir a Stock parece uma viagem no tempo uns 25 anos para trás…

Érico Calixto
Érico Calixto
17 anos atrás

PS: eu gostaria que os carros fossem mais leves e rápidos, mas com esses pilotos aí, seria um perigo imenso.

Érico Calixto
Érico Calixto
17 anos atrás

Esse pilotos da Stock parecem crianças em bate-bate. Quantas vezes o carro da frente não tem a preferencial na curva mas recebe um leve toque na traseira para sair da pista ou dar no muro? Chega a ser ridículo. Não dá para ter muito respeito ao ver acidentes assim se repetindo ad infinitum em cada corrida por temporadas a fio.

ALEX GRANJA
ALEX GRANJA
17 anos atrás

É BOM VER COMO A STOCK CRESCE ANO APOS ANO, ONDE UMA EMPRESA COMPRA A CATEGORIA, MAIOR VITRINE DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO, AFINAL, TUDO FICOU NO TEMPO, ASSIM COMO 500MILHAS, FÓRMULAS E TANTAS OUTRAS QUE FORAM GRANDES SUCESSOS, HOJE P MATAR A SAUDADES SOMOS OBRIGADOS A VER A SUPER AP, CARROS ANTIGOS COM MOTORES AP, VCS PODERIAM ENTÃO MUDAR O NOME DA CATEGORIA “SUPER AP” E TALVEZ CONQUISTAR O BRASIL, SAIR UM POUQUINHO DE INTERLAGOS OU ENTÃO ESQUECER TODA ESSA DISCURÇÃO E CONTINUAR A VER JOGUINHOS DA LUSA, QUE CHAT NÉ.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

FOTO DE BBB NO BLIG? GOMES GOMES…

Bjornn
Bjornn
17 anos atrás

Vou na stock faz uns 5 anos. O que venho notando é que a área reservada para as torcidas dos patrocinadores vem aumentando a cada dia.
Daqui alguns anos será toda a arquibancada reservada para os patrocinadores. Será que estes convidados pagam ingresso? Acho que não, e talvez por isso o ingresso tenha saído de R$ 10,00 para R$ 25,00 hoje em dia.
Sinto que estou pagando para os convidados vip’s estarem lá.
Depois, quando o negócio começar a quebrar vão reclamar que nada dá certo no Brasil, etc….

Sem falar na cerveja quente e salgadinho frio….

Fausto
Fausto
17 anos atrás

Um dos graves problemas da Stock é a cronometragem. Péssima!!!!

LUC
LUC
17 anos atrás

Estou à disposição para narrar a Stock, já que estão com falta de narradores que pelo menos saibam quem são os pilotos na pista. Mas, infelizmente, não sei cortar imagens. Acho que o Jorjão Guirado estava de folga hoje.

5 à SEC
5 à SEC
17 anos atrás

Os caras colocam o ingresso à venda, via ticket e tal. As torcidas patrô não ganham convite e camiseta, e lotaram um setor? Abre a porteira e dá camiseta prá todo mundo. Se o Marcos Gomes na hora pensou em dar uma de Paulão e meter bronca no Marques 2, isso que chega o Marques 1. Vazou. Corridaçaaaaa do Alex Barros, o cara quase nem viaja, pensava estar com dengue, chega lá e mandou bem. Esse um dia vai brincar na Stock.

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Eu tbem não fui. Achei que foi uma ótima prova, aos moldes da stock, lógico. Gostei muito do Ricardo ter ganho, a equipe e piloto merecem. O Cacá fez uma linda corrida largando em 18º e chegando em 7º…Otto (Ingo) tbem marcou seus bons pontinhos. O Daniel foi muito bem…promete esse menino…parabéns ao Chico e a Puppy (pais do Daniel).
Agora…podem continuar metendo o pau, mas o show é show…tá linda a categoria!!!

.
.
17 anos atrás

|- off topic -|

Alguem escreveu “paralização” no texto sobre o DTM, corrige lá, é com s

Peixe
Peixe
17 anos atrás

A stock é muito chata!
Carros com motorzões que são limitados a 6000 giros, com nitro, regulamento complicado com o esquema de 27 posições mais o playoff no final…
é uma bagunça! Dá dinheiro pra alguns.., mas é uma bela de uma bagunça.
Será que seria tão difícil fazer uma categoria de turismo com carros normais? qualquer paizinho de %!$&#tem uma categoria de turismo forte, com carros de verdade, poderiam fazer um campeonato nacional de automobilismo, e no mesmo dia, corridas de fórmula e de turismo, nos moldes europeus.
essa mania de tentar imitar americanos é ridícula!
É triste saber dos fatos, as vezes seria até bom ser ignorante e não se preocupar com um futuro sem automobilismo no Brasil e sem pilotos fortes na F1

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

Largada lançada é um saco. Sempre tem um espertinho que quer ficar um pouquinho na frente do outro e o outro não se conforma e por aí vai até que o grid fica uma zona. No fim, para não ficar chato, o starter dá a largada e pronto. Dane-se!

Também achei a transmissão confusa. São tantos carros e pilotos, os carros são tão parecidos que, realmente, fica difícil até para quem é do ramo.

O Cléber Machado continua o mesmo. Fala em cima dos comentaristas. O Raul Boesel explicando o “push-to-pass” ele atropelou com tudo. No fim, ainda colocou em dúvida se funciona mesmo.

Quanto às batidas, o Raul Boesel falou uma coisa interessante: Os pilotos não estão respeitando nem a bandeira amarela.

E para encerrar, achei uma %!$&#propaganda negativa para os pneus. Só falaram mal. Deve ter algum motivo para eles terem mudado, não?

Igor Otoni
Igor Otoni
17 anos atrás

Realmente péssima a transmissão, fiquei pensando a mesma coisa na hora da corrida. Mas pior que a narração (o Cléber tava mais perdido que cego em tiroteio), foi a atuação do diretor de imagens, que se perdia nos lances confusos da corrida e perdia os momentos importantes. Nota 0!! Principalmente por nem replay da principal ultrapassagem da corrida (que rendeu a vitória) eles mostrarem. Outro momento que ele comeu mosca foi na batida do Thiago Marques, quando ele cortou a imagem ao vivo do piloto saindo da pista p acertar os pneus, para transmitir repeteco da batida!

Herik
Herik
17 anos atrás

Antes mesmo da largada houve aquele ridículo toque entre os dois pilotos da primeira fila. Para mim aquilo demonstra muito bem o que são, em sua maioria, os pilotos da Stock Car. Se houvesse seriedade os dois deveriam ser punidos.

André Buriti
17 anos atrás

A corrida foi ruim até perto do final, depois da relargada a coisa melhorou com algumas ultrapassagens e brigas.
Perderem a ultrapassagem do líder, sem ao menos resgatar a imagem foi o fim da picada.
Narração confusa, edição de imagens ruins, muito bate-bate na pista.
A Stock não vai ficar muito melhor que isso aí, e pelo visto não teremos nada muito diferente pra ssistir durante o resto do ano.

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

Sinceramente, não sei o que se vê de interessante na Stock. Os pilotos, lógico, têm mais é que sairem por ai dizendo que a categoria é o máximo, pois sem ela ninguém vive de automobilismo no Brasil. Mas, na minha opinião, é uma corrida chata, com carros que não ajudam no espetáculo, regulamento para lá de confuso e pilotos, em sua enorme maioria, de péssima qualidade.
Depois de assistir ao DTM Às 9 horas, acompnhar a Stock foi quase um sacrifício.
Aliás, vendo a corrida me passou pela cabeça a seguinte indagação: será que o Brasil com tantos pilotos de nível (e trajetória) internacional, com vasta experiência em fórmula, não poderia dar início a um campeonato nos moldes da Champ Car, ou seja (fala, Burti), uma campeonato sul ou latino-americano de fórmula de alta performance, com chassis, motores e demais componentes monomarca? A tradição do Brasil é de fórmula. A Stock, diferente do que acontece com o americano (NASCAR), é quase um consolo, um remédio para quem não tem opções.

Lott
Lott
17 anos atrás

Transmissão péssima!!! Acho q tá na hora da Globo começar a dar chance aos seus narradores do Sportv, que são infinitamente melhores que estes aí!!! Pelo visto, continuaremos a ter que engolir o Caca durante as transmissões, nunca vi tanta babaçâo entorno deste piloto, toda hora era, Caca, pra cá, Cacá pra lá……..haja paciência!!!! Por conta desta babação, não mostraram a ultrapassagem do Ricardo Maurício sobre o Daniel Serra. Até quando meu Deus???

Deka 3234
Deka 3234
17 anos atrás

Concordo com vc. Gomes.
Stock, é como querer que canja de galinha tenha sabor de feijoada…
O cozinheiro, o dono do restaurante, o maitre e os garçons, querendo convencer a clientela que a canja deles é o melhor prato do mundo!
Tem consumidor que acredita…