Relíquias

SÃO PAULO (que não têm preço) – O Paulo R. Guedes, que tem um arquivo fotográfico excepcional dos anos 60 e 70, estava dando uma arrumada na bagunça quando encontrou este catálogo e este adesivo. Que dispensam grandes comentários. Mas vão despertar grandes lembranças da turma que envenenava seus carros naqueles loucos anos, que sonhava com um volante Fittipaldi e que batia um rango no Deck de madrugada…


Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
gilson
gilson
7 anos atrás

Eu fui ao primeiro gp do brasil em 1972 e TENHO esse adesivo na minha coleção, e um boné quadriculado que os ambulantes vendiam na porta…não sei ao certo, mas o adesivo consegui no salão do automóvel…e como eu morava na chacara santo antonio, uns parentes me levaram de contra peso na corrida. lembro que a entrada custava trinta cruzeiros, o que era caro pra caramba, e todos pularam um muro perto da curva um, que do lado de fora era mais ou menos baixo, mas do lado de dentro era alto pra cacete. eu, ainda moleque, fui jogado um pouco contra minha vontade pelos primos, mas vi alguma coisa da corrida pelo alambrado…lembro do cheiro de óleo como se fosse hoje…

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Ontem, por compromissos, fiquei fora o dia todo, venho aqui hoje e fico agradecido por ver esta bela propaganda, me lembro que já a vi em algumas revistas esportivas da época que perdi.
FG nos faz viajar no túnel do tempo e sempre aterrissando em ótimos lugares que nos trazem recordações indescritíveis.
Assino embaixo o que disse Veloz HP, os Fittipaldi tb são meus ídolos, além de competentes sempre inovadores.
Carlos
Este fusquinha correu com estas duas tomadas sim, em tempo não tão breve, estará num filme onde tb participei com Karman-Ghia VW 1600, neste ele estava sendo tocado por Emerson.
Havia problema de aquecimento no miolo, devido faltar ar nas escorregadas, daí eles fizeram aquela tomada maior no Fittipaldi-Fusca com dois motores aclopados.
César Costa
Vc só se enganou numa coisinha, na corrida Santos Dumont, onde Luiz Fernando Terra Smith deu um show de derrapagens controladas com ele, ainda não estava com as tomadas.
Wilsinho tb deu um show delas com a Alfa GTA. Interessante que numa de suas paradas, falei com ele que estava lá filmando e pedi pra dar uma bem forte, se vcs assisitirem o vídeo verão esta linda que ele deu.
Por falar nisso, deixo aqui o link desta corrida, agora com suas devidas correções.
Abs.
http://www.obvio.ind.br/Novo_Site/anisio/Corrida%20Santos%20Dumont,%2027-10-68%20-OK.wmv

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Como sempre Datajoaquim está coberto de razão. O Logo é um tigre porque, naquela época o irmão famoso era o Wilson, conhecido como Tigrão…
Aliás, agora me veio uma dúvida: quem copiou quem? O Tigre dos Fittipaldis, ou o tigre da Esso? Os dois são muito semelhantes..

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Alexei, na Rua Carlos Klein ficava a fabrica dos Fittipaldi.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

“.”,

É, realmente a moça do Vagão devia ser mesmo muito prestativa. O Jacinto Figueira já morreu. Ele tinha um programa muito engraçado na televisão, no melhor estilo “mundo cão”.

Romeu:

Mataste a pau. O nome Rick Store me lembrou de mais um monte de histórias. Aquilo era um mundo mágico, cheio de novidades.

O mais engraçado é que nós devemos ter nos cruzado nesses lugares sem nos conhecer.

É isso ai. Vamos para o próximo.

amaral
amaral
17 anos atrás

o desenho do tigre golpeando a quadriculada é sensacional.
será também obra do Anísio Campos?

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Bonani, a lanchonete que ficava em frente ao Iguatemi era o Rick Store, do Ricardo Amaral.
Local de rachas, paquera e “otras cositas más”…

.
.
17 anos atrás

Ôôô, Clássico Bonani !!!
Hahahahahhhh….
Você está lembrando de coisa errada ! O Jacinto era uma mala !
MAS eu lembro muito bem da namorada dele, moça de fino trato, muito simpática e prestativa, que era dona da Boate Vagão, lá na Rua Nestor Pestana !!!
Nestas alturas já deve ser bisavó !
Mas vamos parar com estas estórias, senão a mulekada vai pensar que somos pré-matusalens, da Idade da vagina lascada…
Grande abraço !

Alexei
Alexei
17 anos atrás

Rua Carlos Klein, isso é aqui ao lado, nem acredito que a loja deles ficava tão perto daqui…

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

“.”,

Gostei muito dessa: Eu não sou velho. Eu sou um clássico. Ótima! Vou usar mais vezes.

Eu me lembro de algumas coisas dessa época. Uma vez o Jacinto Figueira, o Homem do Sapato Branco, foi fazer uma reportagem na Rubem Berta. Depois disso, nós ficamos um tempão na televisão para ver se a gente aparecia.

Na Rubem Berta a gente ficava nas pontes. Era mais seguro. Em compensação na frente do Iguatemi era super perigoso. Lembro de atropelamentos lá na calçada.

Tinha uma lanchonete em frente ao Iguatemi que era o ponto de encontro de quem ia “rachar”, mas não me lembro do nome.

Mas a 9 de Julho era imbatível. Era meu lugar preferido.

.
.
17 anos atrás

Exercício de memória:
Croque-Deck – era o melhor sandwich de lá !

.
.
17 anos atrás

Corrigindo…
Quando os Metralhas venderam a fábrica para o Romualdo, os volantes passaram a chamar Fórmula Um

.
.
17 anos atrás

Para o Milton Bonani:
E depois vc diz que não é tão velho ???
Hehehehhh…Você é um clássico !
Só esqueceu de dizer quantas vezes foi parar na Delegacia da Rua Macuco ! Eu perdi a conta…
Lembra de um VW 65 vinho c/ teto solar e motor Okrasa 1500 ?
Pois é…

.
.
17 anos atrás

A fábrica não durou muito na mão dos irmãos-metralha.
Eles venderam, com nome e tudo para o Romualdo (Grande cara ! Por onde será que ele anda ?)

Léo Engelmann
17 anos atrás

FG, nesse logo deveria ter um rato. Não um tigre.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ainda no assunto, pode-se afirmar com alguma certeza que este fusca da foto (cuja estréia foi nas Mil Milhas de 1967 com Nathaniel Townsend e Fritz Jordan) foi o precursor dos futuros Div-3: portas, capô, pára lamas, tampa do motor em fibra de vidro, cárter seco, tomadas de ar, câmbio com relações especiais, etc. Salvo engano, o mesmo fusca da foto acabou nas mãos do piloto goiano Valeriano de Castro que o usou em algumas corridas em 69 e 70, se bem que na cor branca.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sem querer ser chato e já sendo, o monoposto da foto é um Fórmula Brasil (um chassi de Fitti-vê, com motor 1600 dupla carburação e este aerofólio que era só para exposição pois nunca foi usado), uma categoria que já nasceu predestinada ao fracasso, ali pelo final de 1969.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

A segunda versão do volante, preto com um fio vermelho em uma das astes conseguia ser mais bonita ainda

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Eu já comentei isso por aqui mas vale repetir, graças ao Emerson e o Wilson teve início no Brasil a construção de equipamentos e acessórios especiais para automóveis no Brasil.
Antes deles tudo era importado.
O próprio Wilson importava e revendia os produtos da Les Leston no Brasil.
Com eles um novo ramo de negócios se abriu e muita gente até hoje fatura muito bem com isso.
Grandes Fittipaldis, meus herois.

Edu
Edu
17 anos atrás

Que beleza o aerofólio do FittiVê!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Carlos ,

nas propagandas dos produtos fittipaldi e na apresentação dos carros o fiitiporsche apareceu com essas tomadas em formato de periscópio, tenho umas outras fotos das revistas de época que ele aparece com essas tomadas, mas acho que nunca correu com isso, creio que eles tiraram por causa do arrasto que provocava.

abs

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

O Fusca, o Super Vê e um kart daquele que se guiava quase deitado estavam a mostra na primeira ou segunda exposição de tuning feita no Parque do Ibirapuera. Estavão todos muito bem restaurados.

Marco Túlio
Marco Túlio
17 anos atrás

Visitar o blig do Gomes se tornou atividade indispensável!
Esses tempos vi para vender um jogo de rodas Fittipaldi, lindas, aro 14″ furação de Gol, me arrependo de ter deixado passar a chance. Agora estou procurando e não encontro!
No post sobre os equipamentos TOJO, ri muito pois acabei de instalar um GR-300 no Fusção 72, ficou muito show.
MAURICE, vc tem o kit de falantes Blaupunkt, me vende estou querendo há tempos.
Abraços

carlos
carlos
17 anos atrás

O Fittiporsche do catálogo tem duas tomadas de ar traseiras que eu nunca tinha visto antes.
A marca do volante dos Fittipaldi era
Formula 1, a palavra Fórmula escrita e o número 1 em vermelho, parece que o design da marca é do Anisio Campos, e o volante vinha em dois tamanhos, médio e pequeno, além de dois formatos de aro. O médio era melhor; o pequeno exigia um esforço infernal, num tempo em que os carros daqui não tinham direção hidráulica. O design das rodas acho que era deles, mas a fabricação era da Italmagnésio, acho.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Este foi o primeiro adesivo deles. Depois trocaram por um que era o capacete do Emerson (este é mais bonito). E este fusquinha 87…… Está lá nos vídeos do Sidney, com o Terra-Smith estortanto no S do antigo autódromo do Rio!

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Naquela época era tudo novidade. O Deck era “da hora”. Assistir aos rachas na 9 de Julho naquelas 4 pistas ou ficar no Drive-in também não era ruim. Quando chegava a polícia, todo mundo corria para a recém inaugurada 23 de Maio/Ruben Berta ou para a Faria Lima em frente ao Shopping Iguatemi.

3=6
3=6
17 anos atrás

grata recordação.
là pelos anos 60, acredito que 67, um amigo tinha um interlagos com volante e rodas de “magnesio” fittipaldi.
atè então eu sò conhecia roda de ferro. no maximo uma tala larga cromada.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Bela foto, e maravilhoso arquivo da história do automobilismo nacional. Valeu e parabéns a todos que ainda se preocupam com esses detalhes.

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
17 anos atrás

Parabéns pelo arquivo , sensacional !

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Show!!!
Meu pai tinha um volante Fittipaldi no Fusca 71 dele. Aliás, no início dos anos 70 quase todo mundo chamava carro de F1 de Fittipaldi. Também tive um FD-06 daqueles de montar em papel…

André Buriti
17 anos atrás

Nossa, um catálogo de produtos Fittipaldi.
Eles poderiam ter ficado estupidiardálios no Brasil, mas venderam tudo pra tentar a sorte na Europa,
Lindo adesivo, logo, logo alguém irá copiá-lo… hehehehe

Bellote
Bellote
17 anos atrás

Belíssimo.
Um verdadeiro pedaço da história.

abs