Superclassic, hoje

SÃO PAULO (deu pro gasto) – O grid estava gordo, pelo menos na Superclassic, e o feriado da Páscoa não intimidou ninguém: 24 carros largaram para a terceira etapa do campeonato, em Interlagos. Foram 6 na Divisão 1, 7 na Divisão 2 e 11 na Divisão 3.

Aqui vale uma observação. Muita gente acha que os motores AP estão prejudicando o campeonato, porque não são originais, são muito velozes, etc. É tudo verdade. Mas é verdade, também, que a D3 fica cada vez mais difícil.

Para quem gosta de números: hoje, quem largou na D1 tinha 83,3% de chances de pódio (são cinco que levam troféus); na D2, 71,4%; na D3, 45,4%. Mas eram 10 APs, quase metade do grid, e realmente é muito.

Em todo caso, ao relato. Neto Carloni (Puma/D2) fez a pole geral com 2min03s263. Na D3, seu pai César, com o Porsche Spyder, foi o mais rápido (2min04s0276). Na D1, Du Lauand, de Fusca (2min13s167). Ele foi o 17º na geral. Esse é o espírito da coisa: a D1 largar mais atrás, com carros mais lentos.

Eu fui muito mal na classificação, com 2min40s578. O último entre os que treinaram. Para um carro que já virou em 2min35s, dá para notar que as coisas não andam bem. O escapamento novo funcionou. Para fazer barulho. Todos adoraram. Mas não ajudou grande coisa. Talvez tenha atrapalhado. Difícil dizer, porque esse motor do #96 já está cansado. E eu dele. Do motor, digo.

Resolvi largar dos boxes, para não empacar no grid caso o motor morresse. Seria a mesma coisa, já que eu estava lá atrás. Passeei. Só queria chegar ao final, depois de dois abandonos. Como eram seis da D1 na pista, a chance de um trofeuzinho era boa. E começou a ficar concreta quando o Fiat do Luciano Simão perdeu algumas voltas nos boxes, arrumando não sei o quê. O Fiat dele é mais manhoso que o #96.

Eu, no entanto, não sabia que ele tinha perdido voltas. Ninguém abandonava, e nas minhas contas eu estava em sexto, mesmo. E com a pressão de combustível muito baixa a partir da quinta ou sexta volta. Um inferno. Em algumas curvas, caía a zero. Acho que eu estava com pouca gasolina no tanque, para piorar. A conta justa, mas a bomba não puxava.

Poupei o carro e fui levando, mas nas últimas duas voltas ficou impossível. No Bico do Pato o motor simplesmente cortava, sem gasolina, e eu precisava chacoalhar para a bomba pescar algumas gotas. Aí ele voltava a funcionar, mas esse morre-pega já estava me enchendo o saco. E faltavam duas voltas quando decidi acabar com aquele calvário.

Fui para os boxes, desliguei o motor e já estava saindo do carro quando meu mecânico, o Rafael, veio gritando e disse que eu estava em quinto, que um Fusca tinha parado. Eu não tinha visto nada. Mas ele garantiu que não tinha passado pela reta, portanto tinha parado. Não tive dúvidas, liguei o carro, e ele funcionou, o que é incrível, e voltei para a pista. Nem amarrei o cinto de novo.

O #96 foi engasgando, ganhou a reta oposta e lá no fundo, no Lago, vi o Fusca quebrado. Sensacional, quinto! Recebi a bandeirada no cheiro da gasolina, com o motor engasgando. Na subida da Junção morreu duas vezes. Não sei como curzou a linha. E quando completava a volta da consagração, acenando para o público, de novo na Junção o motor apagou e a gasolina acabou de vez.

Quando cheguei aos boxes, rebocado, ouvi no sistema de som que tinha ficado em quarto, por conta das voltas perdidas pelo Luciano. Uma tacinha, enfim. Desde julho do ano passado que eu não ia ao pódio. Minha melhor volta na corrida foi um vexame, 2min45s731. Mas pelo menos o #96 se esforçou. É alguma coisa.

Ganhou, na geral, Carloni pai com o Spyder, 5s812 à frente do Ricardo Malanga, de Puma-AP, que chegou a bater na classificação e andou rodando na corrida — vi pelo menos uma passeada na grama, mas o Malanga é bom de braço. Carlos Braz, com o Passatão renascido depois da panca na segunda etapa, foi o terceiro na geral. Os três primeiros, aliás, pilotos da D3. Neto Carloni, que estava na pole, quebrou na volta de apresentação. Gildo Antunes, do igualmente renascido Zé do Caixão, liderou as primeiras voltas, mas ficou sem embreagem e abandonou. Sebastião Gulla (Puma) e Rafael Preto (Chevette-AP) fecharam o pódio da D3.

Na D2, a vitória foi do fanfarrão Adriano Griecco, de Puma, para quem mandei o dedo do meio duas vezes na corrida, sem razão nenhuma. Só por mandar. Edson Furrier ficou em segundo, Walter Brunelli em terceiro (os três de Puma), João Caldeira (Porsche) em quarto e Waldevino Júnior (Puma) em quinto.

Na D1, ganhou o Du Lauand, imbatível em seu Fusca, seguido pelo Marcelo Giordano (de pintura e motor novos no seu Fiat), que não levou pão barês para o café da manhã. Antonio Mailho (Fusca) foi em terceiro, o #96 ficou em quarto e o Luciano Simão, em quinto. O Fusca que quebrou no fim foi do do Marcelo Lima. Acontece. Sei bem.

A turminha do blog apareceu. LucPeq avisou que vai casar e levou a esposa para provar que era verdade, Veloz-HP voltou das férias em Itanhanhanheném, Mestre Joa falou sem parar, Comendador Ceregatti quer colocar um motor de aspirador de pó no meu carro, ganhei alto-falantes Blaupunkt zerados do Edison Guerra, e estiveram lá o Reginaldo, o Romeu, o Bianchini e a turma de sempre.

Foi um bom sábado. Agora vou jantar.

Foto: Romeu Nadinha

Da esq. para a dir., Gomes, Giordano, Lauand, Mailho e Simão no pódio da D1; quem
entregou os troféus foi o impagável Luiz Salomão, jornalista e piloto de Okrasa.

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carlos moura
carlos moura
17 anos atrás

poxa estou chateado quando o loucutor Ademir Capello vai ao autrodomo narrar suas corridas voce aparece no podium, quando sou eu voce manda um representante, poxa que triste

Rodrigo Ruiz
Rodrigo Ruiz
17 anos atrás

Finalmente consegui tempo pra postar…

O sábado foi legal. O ronco do 96 ficou excelente. Pena que não andou o que se esperava.

O Gildo pra largada não tem pra ninguém… de quarto pra primeiro… pena que não conseguiu segurar depois…

Griecco espantou de vez o azar e como se não bastasse terminar a corrida, terminou em primeiro..
Conversei com ele antes da corrida e ele não tava tão animado… garanto que agora tudo mudou. Essa vitória vai dar um gás!!!

E o Farnel, que de fato não existiu, mas o pessoal estava lá, fazendo uma bagunça no box 21…

Dessa vez me senti bem… diferente das 2 primeiras etapas..

E fotos já estão no ar…

dy
dy
17 anos atrás

Resolvi largar dos boxes, para não empacar no grid caso o motor morresse.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

esse carrp é um lenda ja!

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Como sempre deve ter sido muito legal!!!

Mas me desculpem, até Chevette AP????? Não dá!!
Que pelo menos usem componentes/motores do mesmo fabricante do carro…

vitão
vitão
17 anos atrás

FG, o air-bag agora está instalado dentro do macacão ? tá todo mundo cheinho…….

jose gomes
jose gomes
17 anos atrás

Olá Baixinho: Se todos perdessem um pouco de peso (leia-se: barriga), os tempos seriam melhores.. rá !
Para evitar comentários da Plim Plim, repito msg. anterior: Está faltando vc. nas transmissões (+ o Odinei e + Fábio Narigão Seixas ..) Abs. Santos/SP

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Mayara,
Faz parte do regulamento ,por ter poucos cavalos no Deka ,o Gomes não precisa de lastro.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Observando a foto:
Tirando o FG, os outros pilotos não estão meio gordinhos ?

Edu Harmel
Edu Harmel
17 anos atrás

Flavio… gostei da sua narração. Acho importante que os aficionados saibam que nem só de F 1 e Stock se vive e que subir ao pódio, mesmo que em uma corrida local, é muito bom, e faz bem para o ego. Parabéns pelo pódio !

antonio straceri
antonio straceri
17 anos atrás

ola gomes!!sou um grande fa seu e leio seu blog todo santo dia…fiquei contente por voçe nessa etapa,eu nao estava la mas fiquei sabendo do resultado,,,eu ando na força livre paulista com um uninho turbo q ta dificil de sair da oficina…mas espero q na proxima etapa do paulista ele esteja pronto….ai farei questao de ir ate voce para pedir um autografo!!!

Diego Plana Robert
Diego Plana Robert
17 anos atrás

Essa mão no rosto é para contaer as lágrimas? Sono? Gomes o que aconteceu?
Parabéns pelo pódio

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Zé Maria, eu era uma das tres pessoas que o ajudaram a levar o MP do parque fechado, de volta ao box ,após a corrida.
Sou diretor do Clube MP Lafer Brasil, e venho acompanhando o desenvolvimento e o progresso do carro, com satisfação nas últimas etapas.
Tenho inclusive colocado fotos e comentarios a esse respeito nos sites do clube.
Me desculpe pela brincadeira do “velho”.
Tenho mais idade que você e conheço bem essa história de caimbras.
Esta noite tive duas, por conta da extravagancia de passar o dia em Interlagos.
E minha cama não tem pedal de embreagem.
Sobre o local exato da rodada, quem me passou a informação foi o seu ajudante, o mesmo que pouco antes da largada, sob o carro, deu um jeito para que o sistema hidraulico voltasse a funcionar.
Grande abraço.
Romeu Nardini.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Olá, amigos… falando um dos três torcedores da Lusa, como diz mestre Cerega, hehehehe… pô, mais um grande sábado em Interlagos, não tem como não ficar esperando mais um farnel para rever os novos amigos do blog e dar muitas risadas com os “causos” dos mestres… aliás, impressionante como mestre Joa sabe muita história e ele contando é impagável (a história lembrada pelo Acarloz é fantástica)… achei que 9h30 era cedo, mas já tava praticamente todo mundo lá, Cerega, Joaquim, Reginaldo, Caio, Nipo-Luso, Veloz-HP e muito mais.

A corrida hoje achei muito 10. Sem o Luque e sua máquina voadora, houve uma bela briga ali na frente, uns pegas bem legais entre o Malanga, o Gildo, o Carlone e o Braz… a gente ali em cima dos boxes, de frente para o S do Senna só imaginando como esse povo chegaria embolado ali no S… o Griecco vinha muito bem com o Puma, andando no meio desse povo e lá atrás era impressionante o quanto o Edu Lauand mandava ver no Fusca 72, tava bacana a briga com o MP Lafer…

Quanto ao #96, ele parecia estar animadíssimo. Tudo bem que estava um pouco mais lento do que já chegou a andar, na primeira volta (por ter saído do box), bati 2min50 do meu cronômetro sem vergonha de pulso… a melhor bateu com o oficial, 2min45 acho que na 3ª volta… depois os tempos foram subindo de 1 em 1 segundo, acho que devia ser por conta que o Flavio falou… mas ao menos o deka agüentou firme até o final… quanto ao escapamento novo, realmente era uma barulheira só… a gente via o deka sofrendo na Subida do Café e depois, ali no S, a gente já ouvia ele vindo lá no meio da reta… depois, quando a gente soube do pódio, fomos todos da blogaiada lá para a frente, na hora que o FG recebeu o troféu, fizemos uma zona danada lá de baixo… o Nipo – outro da trupe lusa – filmou e prometeu colocar no Youtube…

Enfim, depois foi só ficar lá batendo papo e ouvindo mais e mais saborosas histórias… principalmente depois, lá na lanchonete… mestres Joa e Cerega desenterrando histórias e depois ainda chega o Ferreirinha… putz, verdadeira aula de história do automobilismo brasileiro que não tem preço! Se não fosse a hora de ir, o papo ia longe…

Agora é esperar pela próxima… por ontem, valeu! Boa páscoa a todos!

Zé Maria
Zé Maria
17 anos atrás

Identifique-se ” Romeu” para eu mostrar quem esta velho. Tive que correr o tempo inteiro com o pe apoiado no pedal da embreagem para evitar que este escapase do acionador, daí a caimbra que ocasionaou a rodada, que nâo foi no laranjinha, mas sem no pinheirinho.

edevar jr
edevar jr
17 anos atrás

parabéns FG feliz páscoa a todos e que podium de peso juntos da uns 500 Kg hája motor, rsss

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Legal! Parabéns, Gomes!

Mauro Cesar Costa
Mauro Cesar Costa
17 anos atrás

MAGNÍFICO!!!!!
Valeu a bravura do #96!!!!

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Em primeiro lugar, boa Páscoa a todos. Apesar da data imprópria que fez Interlagos estar mais vazio que de costume, foi muito bom rever fanáticos por automóvel como eu. Aos blogueiros que nunca foram, vocês não sabem o quão agradável é o clima da categoria e ouvir pessoalmente os causos de todos que participam da coisa.
Abraços e até o próximo farnel!

Maximo
Maximo
17 anos atrás

Parabéns!

Jason
Jason
17 anos atrás

Dá-lhe Flavio!
Dá-lhe #96!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Se querem usar um motor de baixo custo para melhorar o número de participantes, que seja pelo menos o bloco MD.
AP é totalmente fora da realidade para uma competição de clássicos.
Já deve ter gente usando bloco de Golf.
Daqui a pouco vai ter uns querendo colocar cabeçote 20v nos APs (continua sendo AP, não?).

Raphinha Silva
Raphinha Silva
17 anos atrás

Será que a Honda vai aprender com o #96? rsrsrs

Johnny Mallenge
Johnny Mallenge
17 anos atrás

Sem querer ofender, Flávio, mas já que está tudo em casa mesmo, que tal arrumar um tal V10 Diesel da irmã das 4 argolas? Ia ficar o bicho ou não ia?

claudio
claudio
17 anos atrás

Parabéns garoto,pudium então?legal ,e Deka loka dando peti?rsrs.
legal mesmo parabéns,tomara que vcs.venham mesmo correr aqui em Curitiba quero ver a Super Classic de perto.

HM
HM
17 anos atrás

so nao vai botar um AP na pequena maravilha hein?!! lol

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás

Poxa, quarto lugar, que legal, muito bem!! Parabéns pelo Troféu!!

1GT
1GT
17 anos atrás

Deka voadora dando piti na prova…será que a nova alimentação puxou tudo e mais um pouco de combustível?
No aguardo das fotos dessa etapa…
Abraço a todos.

Conde
Conde
17 anos atrás

Parabéns FG .
Páscoa é Renovação . Quem sabe não é um sinal ?
Boa Páscoa a todos .

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Muito bom esse Sabadão de Super Classic.
Na pista, bons pegas como as primeiras voltas do Gildo do Zé, Carloni Pai, e Carlão Braz.
Lá no meio o Du Lauand de Fusca e o Zé Juarez de MP Lafer tambem brigaram muito e o Du ficou com a posição quando uma cãimbra (tá véio o Juarez) tirou a concetração do piloto do MP e este rodou no Laranjinha, terminando em 6º na categoria e 14º na geral.
E o metido do #96, no dia em que andou menos, roncou muito e correu (?) só no “cheiro” da gasolina, levou o intrépido Flavio Gomes ao 4º degrau do pódio.
Esquisitinho mesmo esse tal de #96.
E no box 21, a alegria de sempre.
Reencontrar os “doentes”, Commendatore Vacca Pazza, Velov Agapóv, Guerra, Reginatrock, Caio, Ruiz, Pablo, Mestre Joa, Saloma, Luc Peq,(com segurança particular para evitar asssédio de blogueiro assanhado) e a presença de TODA a torcida da Lusa.
Valeu gente!
Bouona Pasqua a tutti!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Belo dia, bela corrida.
Cheguei pouco antes das 6 da manhã e estava feliz da vida, até receber uma ligação no celular do Caio Borges, perto das 7 da manhã… Bem quando contornava a Junção e apontava pra curva do Café… Ô horinha incoveniente para me ligar…
— Comentadore, onde voce está?
— Subindo a reta dos boxes e me aproximando do S do Senna…
— Ahh! Então é voce mesmo? Estou vendo daqui!
— Tchau, preciso desligar.
Depois dessa, só dei mais uma voltinha, pena… Tava tão bom…
No mais, acho que hoje me despedi do Celtinha Prata #41. Vou devolver o carro pra empresa. Mas logo começo a amaciar o outro.
Quanto à prova de SuperClassic, valeu o novo som da Deka #96. Muito forte e muito alto, mas o tempo não veio.
Eu queria meter um motor de enceradeira, não de aspirador de pó.
O Tide diz que não funciona. Tenho dúvidas.
Mas o melhor do dia foi ficar no Bar da Emília até quase 7 da noite, com o Monis e Zocca da FSpeed, mais o Paulo Aidar e amigos blogueiros, dentre eles dois dos tres torcedores da Portuguesa.
Ouvimos causos sensacionais do Mestre Joa, entremeados por histórias do Ferreirinha falando de Europa, Brands Hatch, Oulton Park, Luis Pereira Bueno, Ricardo Achcar, Heve, Mauricio Chulan, Sidney Cardoso, Stirling Moss…
ficaríamos lá até agora, se não estivessem encerrando o expediente… Quando o Ferreirinha desata a contar suas histórias, todas pelo lado de dentro dos boxes da Inglaterra e Brasil desde o meio dos anos 60 é puro deleite.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Muito bom o sábado. Acho que o melhor de tudo é a confraternização entre todos. Pilotos e os bicões (nós).
Não tem prima dona nem nada parecido. Ouvir o Veloz e o Joaquim e o Ceregatti, contando histórias e indo buscar sei lá onde, informações debaixo do baú é um privilégio ímpar.

E a Deka realmente é especial. Mesmo com o motor pedindo pelo amor de Deus para se aposentar, grita de forma juvenil como que a dizer, “ainda estou aqui e tenho um saldinho de lenha pra queimar”. O melhor de tudo é poder levar uma taça pra casa.

Muito bom tudo isso. E, pelo que ouvimos teremos grandes novidades no prelo…

Boa Pascoa a todos..
Reginaldo

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Parabéns, Flávio! Você é moscovita e não desiste nunca. Troque o motor da bagaça e senta o pé!

Ricky Pillot
Ricky Pillot
17 anos atrás

FG, parabéns pelo podium, pelo troféu e pelo carisma que têm o #96.

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Foi muito bom ver a corrida hoje !!!
Não pude curtir os boxes pq levei um amigo e sua família para conhecer a categoria, e como ele levou o casal de filhos pequenos fomos proibidos de ficar naquela área… Pena. As crianças adoraram, e meu amigo já “viciou” na excelente corrida !
Foi uma corrida muito boa, com boas disputas, e fez valer cada minuto no templo hoje !
Parabéns pelo pódium, por nunca esmorecer qdo aparece alguma dificuldade (acho que vc tem tantos fãs, entre outras coisas, por essa sua garra interminável) e pela corrida !
O ronco do 96 realmente ficou uma delícia !! E ele deve ter gostado tb, pois pegou mesmo depois de ter sido desligado no box, sinal que ele queria correr de qualquer forma…

André Buriti
17 anos atrás

Parabérns Gomes, pelo menos deu pra aliviar a chateação que você vinha tendo com o #96.
Agora bola pra frente, ainda vai ter mais etapas antes da obra de Interlagos?
Amanhã estarei no que restou de Jacarepaguá participando do Track Day da Oktane Club, um evento fechado é verdade, mas muito interessante, não só pelos carros que reúne como as possibilidades que apresenta como opção para quem quer andar na pista sem ter que pagar pedágio para alguma federação.
Corrida de F1? Vou torcer para que alguma boa alma coloque um vídeo com o resumo da corrida, porque só quero saber disso quando voltar pra casa.
Parabéns pela corrida e pela persistência
Para saber mais sobre o OTD:
http://trackday.oktaneclub.com/

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Flávio, parabéns, é sempre assim, não ir para Interlagos corre-se o risco de perder um grande dia, dancei, ainda bem que você escreve e nôs conta sempre como foi, legal demais te ver no pódio, embora muita gente te critique por sua forma direta de falar, tem muita gente que te admira e curte junto esses momentos desde o inicio do Blog, parabéns Flávio, parabéns ao # 96, carrinho guerreiro esse!

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Sensacional o sábado, como todos.

A corrida ótima, cheia de pegas e com disputas muito emocionantes.

Destaque para o novo ronco do #96 (ensurdecedor), se tivesse troféu prá agudos, o bicho levava fácil.

Presença de todos os malucos fiéis, e gargalhadas com o mestre Joa, que qualquer dia vai publicar uma histórinha de uma corrida em que teve que usar uma certa “máscara” e dos três motivos que o impediram de ser um campeão mundial de F1, mas um dia ele conta tudo.

Abraços e uma ótima páscoa para todos.

Acarloz