Imola, 1994

SÃO PAULO (assim foi) – Muito interessante este vídeo do GP de San Marino de 1994 enviado pelo Petrus Portilho. São 20 minutos de imagem e apenas som ambiente em Imola no dia do acidente que matou Senna.

Não há locutores ou comentaristas, apenas motores, ruídos, torcedores e, no fim, a coletiva com Schumacher, Larini e Hakkinen. Que, obviamente, não sabiam da gravidade do estado de Ayrton. Começa, o vídeo, com o safety-car — um Tempra, creio.

É uma forma diferente de rever tudo aquilo, sem que alguém fique dizendo o tempo todo como devemos pensar ou nos sentir.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
FRANCISCO
FRANCISCO
15 anos atrás

POXA TIRARAM O VIDEO DO YOUTUBE.
SE ALGUEM TIVER O VIDEO ME MANDE
O LINK POR EMAIL…
OBRIGADO

Cesar Clemente
Cesar Clemente
17 anos atrás

amigo, sendo breve;
– o carro era um Vectra GSi 2.0 Turbo 4×4, com 204cv, claramente lento e que provocou o “desaquecimento” dos pneus, contribuindo p/ instabilidade dos carros; ocorre que cada GP tinha seu patrocinador e safety car.
Depois disso, somente o Mercedes AMG V12 com mais de 700cv para toda as corridas, mas obviamente, tarde demais…

-segundo o Berger, ele e o Senna conversaram longamente sobre a Tamburello, refletindo sobre os acidentes do proprio Gerhard e do Piquet, mas o grande problema era o pequeno rio passando atras do muro, que exigiria “grandes investimentos” portanto dificil de serem aprovados; mais tarde logicamente o rio foi aterrado, mas obviamente, tarde demais…

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

A dor de uma ferida que não cicatriza nunca…

Souza
Souza
17 anos atrás

Incrivel como os caras conseguem, rir brincar e comemorar na entrevista coletiva mesmo depois de duas mortes de colegas de profissão em apenas dois dias.

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Eu me lembro perfeitamente desse dia.
No momento da batida, eu virei para o meu irmão e disse:
– O Senna…
Na globo, na apareceu uma imagem de cima(helicóptero), uma caída do lado da cabeça dele. Pensei comigo: ele não reagiu e bateu a cabeça. É grave. Normalmente, o piloto pula fora. Não foi o caso. Aliás, tinha uma entrevista do Dr. Sid Watkins, que ele conta chorando, o mesmo que eu senti naquele momento. Tiraram a entrevista do youtube. Era só digitar: entrevista com Dr. Sid Watkins.
O que deixa com raiva é que o Senna havia pedido para aumentar a área do escape na Tamburelo. Foi vencido pelos ecologistas, por causa do corte das árvores. Podem pesquisar nos jornais da época. Infelizmente na F-1 é que aprenderam coma morte do Senna. Não colocar o dinheiro acima de todas as coisas. Será?

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Impressionante esse vídeo. Ví cenas nele que não tinha visto no dia. Não ví a corrida ao vivo. Apenas a reportagem do acidente.

O vídeo dá a dimensão exata do drama vivido por todos no autódromo. Por um momento cheguei a esquecer que se tratava apenas de um vídeo. Parecia ao vivo….

Rodrigo Tosetti
Rodrigo Tosetti
17 anos atrás

O piloto não foi o português Pedro Lami?

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
17 anos atrás

O carro madrinha era um Opel Vectra mesmo, eu tinha até uma foto dele quase capotando na curva Tosa e a fila liderada por Senna atrás.
E o piloto que saiu enquanto Senna ainda era atendido foi mesmo o Erik Comas, que um dia foi ajudado pelo brasileiro num acidente que sofreu na Belgica, e decidiu, depois do engano, não correr aquele dia.
Pra ver como foi tamanha a confusão em Imola…

Luiz Felipe
Luiz Felipe
17 anos atrás

O piloto q saiu dos boxes durante a bandeira vermelha foi o erik Comas, só não me lembro o motivo….

André Arrais
André Arrais
17 anos atrás

Vejam a comemoração e a alegria de Schumacher no pódio do GP de San Marino, 1994. Sugiro que leiam também os comentários dos que viram o vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=47ccbOpItCg

Uncle Bernie
Uncle Bernie
17 anos atrás

Quem foi a anta que saiu dos boxes e veio a toda pra tamburello quando a prova já estava em bandeira vermelha????

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Foi muito triste…que final de semana!!

Herik
Herik
17 anos atrás

O carro madrinha era um Opel Vectra.

Edward
Edward
17 anos atrás

Aos 6:12 do video se ouve a torcida berrar “AYRTON” repetidamente.
Emocionante

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

Aquilo não era Vectra nunca. Era um Tempra. Estamos falando de Itália, pista praticamente da Ferrari.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Bem, chega de trabalhar nesse feriado….na verdade Gomes, o safety car era um Opel Vectra Gsi que contando com 150 cavalos, era bastante lento para as longas retas do autódramo, tendo ao final de 4 voltas literalmente acabado com os freios e atrapalhado bastante a pressão dos carros de F-1 que já começavam a bater o assoalho no chão em algumas partes, o próprio Senna emparelhava o WF16 ao lado do Gsi para pressioná-lo a andar mais rápido….se fosse um Tempra Turbo isso não acontecia.

Fernando
Fernando
17 anos atrás

O dia confuso aquele….a cara dos pilotos eram de tristeza. Eles sabiam que Senna não estava bem, mesmo não tendo notícias sobre oque houve com ele antes da conferência!

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

1º de Maio, desde 1994, sempre foi e sempre será, um dos dias mais tristes de minha vida. Saudade demais.

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

O pior é que tem gente (não só no Brasil) que afirma que Shumacher sabia do estado de Senna e mesmo assim comemorou a vitória de maneira desrespeitosa. Nunca concordei com isso. Acho que sabiam do acidente, jamais da gravidade do estado do piloto.