Jogo de Senna
SÃO PAULO (brilhante, o trocadilho) – No fim de 1992, Senna não queria renovar com a McLaren. Aí pegou um avião e foi para os EUA “testar” um carro da Indy, o do Emerson.
Fez um barulho danado.
Mas no ano seguinte ele continuou na McLaren, assinando um contrato corrida por corrida.
As fotos foram enviadas pelo Sebastião Machado.
para DEVAGAR CV
Que senna teve um carro matador é fato…
Mas defina para mim os testes que ele fez antes de entrar na formula 1.
Existe um video sobre isso na youtube…
de 4 carros 3 ele deu pau nos titulares….
abraços
Rodrigo Bosch,
A McLaren fez, quando o Senna foi pra lá, simplesmente O MELHOR F1 feito até hoje, depois em 89, 90 e 91 os Japoneses fizeram um CANHÃO de Motor. Para com essa infantilidade de que o cara era 100 vezes superior a tudo, e mais este McLaren de 88 foi pensado para o Nelson Piquet, que quando soube que teria que trabalhar com o Ron Dennis, deu uma banana para a Equipe. O Carro foi desenhado pelo maior amigo do Nelson na época: Gordon Murray……é claro que você não sabe, porque não sabe nada mesmo.
Estava pensando aqui, foram poucos anos que o Senna teve com um carro matador…..perdeu tempo demais com a Lótus, e depois via a Maclaren construir um carro sofrível… e mesmo assim fez o q fez…
Senna… Forever
Foi mesmo uma grande jogada de AYRTON SENNA. Ele jamais pensou em pilotar um F Indy, pois tinha a convicção que era uma competição menor, sem o grau de dificuldade da F1. Acho que nem quando se aposentasse SENNA correria na Indy. Mas as fotos são muito boas mesmo !
Luiz Fernando
me recordo que logo após o teste do Ayrton agenfdado pelo Emerson, teve uma coletiva no predio do Ayrton em santana e lá fui para gravar algo para um programa que eu fazia na radio Eldorado.
Lá pelas tantas com muita esquiva se o Ayrton ia para a Indy ou continuava na F-1, peguei um gancho numa colocação e perguntei para ele se ele gostaria de enfrentar seu rival Prost(que voltava para a Williams) na F1 ou se queria encontrar com o Mansell na Indy.
Ele ficou mudo por uns 10 segundos e não respondeu no que o Emerson esperto falou Jan vamos trazer também o Prost para a Indy……….
Todos da plateia riram.
Bons momentos de bastidores.
Ab Flavinho
Jan
Que Teste que nada.
O Ayrton colocou mesmo uma pressão na Mclaren e n a marlboro para quie o carro de 1993 fosse melhor que o de 1992, que na verdade foi uma %!@$&@#vergonha. Vide o FIA REVIEW de 1992 (Eu tenho e vendo!) Ele queria mesmo era pelo menos ter um carro competitivo, já que sua ida para Wiliams, o carro de outro planeta, tinha sido ocupado pelo Prost e a Ford iria ter como primeira equipe a Beneton de Schumacher. mesmo assim em 2003, senna assinou um contrato com a Mclaren por corrida e ainda fez um %!@$&@#campeonato contra Prost que pilotava o “carro do outro planeta” !!!
Era uma %!@$&@#fase da F1.
E nada de Dizer: Se tivesse ido pra Indy ele ainda estaria com a gente.
Dá-lhe licença !!!
“S” forever!!!!
Foi me passado como um segredo…encontrei com o Ayrton no dia que ele voltou do “teste”, como disse abaixo, e perguntei como tinha sido e ele me olhou com a maior cara de surpresa, tipo: Como vc sabe? Por isso comentei.
http://www.youtube.com/watch?v=FwFysAcd6oo&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=oYPnsWOtm1o&mode=related&search=
isso era Formula 1
http://www.youtube.com/watch?v=I5E-CySqbdQ
Pessoal
Sem querer ser tétrico, até porque o blog do Gomes não é espaço pra isso, mas uma coisa me intriga nessa história.
Será que se o AS tivesse realmente pilotado um ano na Indy, o rumo de sua vida não teria mudado de tal forma, que, provavelmtente, ele estaria vivo até hoje?
Ou vocês acreditam em destino?
Sei que é fazer conjecturas em cima de um fato tão antigo, mas essa questão sempre me intrigou. Poderia ter sido uma c*** profissional, mas, não tenho dúvidas, teria salvado a vida do cara.
Bom acho que ninguém notou mas, quem está atrás do Emerson, de pé e de barba, é o Rick Mears que tinha acabado de encerrar a carreira, quatro vezes vencedor da Indy 500!!
Fato curioso é que, como todos repararam, é que Paul Tracy usava uma roupa da Marlboro azul, isso porque quando ele participava das corridas com o terceiro carro da Penske, quase igual ao oficial, exceto pela cor azul no lugar da vermelha da Marlboro.
Vou procurar a foto!
Até mais!
Amigos, fãs de Ayrton, em recene pesquisa no youtube achei seguintes videos, vale a pena: “Ayrton Senna and schumacher compare at Suzuca”, outro “porque shumacher nunca será um Senna”, e mais este que muito me entristeceu “shumacher celebrating imola 1994 aftermatch”.
Vale a pena conferir …
Inté …
O Senna já havia testado um Penske em 1990, após a batida com o Prost em Suzuka no final de 1989, quando o Balestre o desclassificou da prova, acabando com suas chances no campeonato.
Caros amigos, venho reforçar : “André, leve esse material ao youtube, tambem gostava do ASS.”
Grato.
André Eduardo de Oli, sobe isso pra o youtube, please!!
Hélio, realmente não lembro, sei que tava bem frisado isso no livro. quem tem o livro ae, por gentileza poderia consultar? eu só emprestei ele de um amigo.
Um dos mais belos fórmulas das últimas décadas !!!
Dava gosto de ver este carro na pista !! A Indy era muito interessante nesta época…
na época o Tracy era revelação… bons tempos….. o campeonato de 1993 foi um dos melhores, com a disputa Emerson x Mansell. O Inglês levou o título, mas as 500 milhas ficaram com Emerson…
Apesar de ter sido citado como “ultra-secreto” a tv Bandeirantes mostrou uma matéria de uns cinco minutos numa segunda feira de dezembro de 1992, um dia depois do titulo paulista que o São Paulo ganhou em cima do Palmeiras. Realmente era uma pista muito curta, denominada como “kartódromo”, nas palavras do Émerson. O Senna disse que achou interessante, mas não dava pra chamar aquilo de teste, foi só pra matar a curiosidade, mas que “…deu saudade dos tempos dos turbos…”. Eu tenho esta matéria em VHS.
Estranho ver o Tracy pesando menos de 6 arrobas =P
Isso sim, à época, era carro de corrida!!! Não essas coisa horrendas que andam na Champ Car e IRL. Muito lindo esse PENSKE!
Também acho que o Emerson é mais baixo que o Senna. No máximo, eles têm a mesma estatura.
Mas diz a lenda que o Senna odiava aqueles circuitos ovais.
De fato, de ele fosse correr lá em 93, ia correr com o Mansell.
E a Cart ja seria a categoria dos aposentados, como certa vez foi chamada por alguem ai, acho que o Piquet disse isso…
O carro da Penske era realmente lindo. Na época a indy era muito interessante o barulhão dos motores turbinados era bonito e a robustez dos carros um atrativo a mais.
As corridas nas pistas de rua eram excelentes como a de Long Beach, por exemplo.
Sem dúvida alguma a Indycar dispunha da pista mais fantástica ja construída: a de Laguna Seca que é maravilhosa até no nome.
Mas ja faz tempo…..
O carinha agachado é o Paul Tracy. Ele começou na Indy pela Penske, uma especia de piloto de testes e andava nas provas de 500 Milhas, como Indianápolis e Michigan. Pelo menos ele pode dizer para os filhos que viu o melhor piloto do mundo pilotando….
Bruno, porque almofadas? o Emerson é bem mais baixo que o Senna !
não entendi
A Indy estava no auge e estes carros eram lindos. muito mais bonitos que os de hoje. como a Indy retrocedeu ! em carros e em pilotos
Emerson, Senna: bons tempos…
Lembro disso, estavamos em Miami qdo isso aconteceu. O Emerson contou pra gente do treino e era super segredo. Encontrei o Ayrton numa loja de esportes na 1st….meu pai não quis entrar na loja e ficou no carro. Qdo eu sai falei pra ele que o Ayrton estava lá…ele chegou a sair do carro falando que precisava falar com ele mas voltou…disse que já era tarde…que qdo voltassemos pro Brasil falaria com ele. No dia seguinte meu pai não acordou.
…é… Talvês se estivesse ido pra Indy ele estaria entre nós…
Que pena que a velha Fórmula Indy morreu. Hoje a Cart não é nem sombra do que foi um dia.
Quanto a Senna ter gostado do treino e etc, claro que ele gostou. Quem nasceu para ser competidor, gosta de velocidade e pilotar dirige até carrinho de rolimã.
O cara agachado e babando ao lado do Émerson parece ser o Paul Tracy.
esse carro é lindo!
VALEU EMERSOM…VC ALEM DE ABRIR AS PORTAS AS NOVAS GERACOES E FERA… EM TODOS OS DESAFIOS DA VIDA…VALEU MULTICAMPEAO…NOSSO EMBAIXADOR ETERNO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO…
Esses carros da Penske são lindos!! Mais bonitos que os F1 da época.
FG, falar que o carro era um PENSKE não é feio não pode dizer P-E-N-S-K-E
Se fosse hoje, com esses carros horríveis da IRL, acho que AS nem entrava dentro. Será que para ser rápido nos ovais um carro tem que ser tão feio?
outro detalhe que vale ressaltar, o Senna tava cheio de almofadas nas costas pra conseguir alcançar os pedais do carro, visto que o banco era acertado pro Emerson.
Fernando, esse teste aconteceu numa pistinha de ($^%(&$% de 1200 e pocos metros. acho que a velocidade máxima era coisa de 180km/h. enfim, um kartodromo, bem dizendo.
esse episódio ta muito bem relatado na biografia “Ayrton, o Herói Revelado”
inclusive falando sobre o teste que o Senna acompanhou em Phoenix, o qual ele atravessou a pista correndo na reta oposta, pra “ver mais de perto” o treino do muro. detalhe que ele passou correndo meio que na frente do emerson.
Imaginem se a Indy 500 de 1993 tivesse tido no grid:
– Emerson Fittipaldi
– Ayrton Senna
– Nelson Piquet
– Mario Andretti
– Al Unser Jr
Seria demais, sem sombra de dúvidas.
Infelizmente isso não aconteceu por dois problemas básicos:
1- Embora tanto a McLaren quanto a Penske fossem patrocinadas pela Marlboro, a McLaren usava motores Ford e a Penske Chevrolet, ou seja, era incompatível;
2- O companheiro do Senna na McLaren em 1993 era o Michael Andretti que tinha trazido o patrociinio da Kmart para a McLaren, empresa essa que patrocinava a Newman-Haas, grande rival da Penske, mais uma incompatibilidade;
Na verdade foi uma jogada do Ron Dennis e do Senna para tirarem mais dinheiro da Marboro em 1993, pois a empresa de cigarros queria diminuir o patrocinio e com essa encenação eles conseguiram aumentar a verba para equipe e um adicional para o salário do ASS.
Senna nunca quis correr na Indy.
Para mim, uma grande jogada de Marketing…
Já imaginaram ele ganhando as 500 milhas?
Bruno, eu não sabia disso. Valeu!
Mas também aquela pista tem mais terra que o deserto, em que ela se encontra!
Abraços
Realmente seria interessante ver o Senna na indy
Imaginem o Senna em Indianapolis….ahh, que pena que o destino não permitiu…me remete a Jim Clark…o Ayrton Senna não ia sair de Indianapolis enquanto não ganhasse uma edição das 500 Milhas…
Fernando, o Roger Penske proibiu ele de testar em Phoenix.
Gosto dos detalhes das fotos. A de cima mostra, além do Rato, lá Emmo e o Paulo Troço agachados, o ator global José Mayer de jaqueta preta e óculos de sol. Também agachado, o presidente da Bolívia, Evo Morales, fazendo anotações.
Na segunda foto, me chamou a atenção o Branco Mello, do Titãs, de roupa preta empurrando o carro guiado por Senna. Há também um gordinha de vermelho, um esquisitão todo agachado, vendo sei lá o que, e um homem com um baita de um tripé, algo que provavelmente apraz o meu estimado chefinho, Nick Bichinha.
sempre tive gana de ver essas fotos. muito obrigado, Gomes.
sempre fui muito mais fã incondicional da antiga formula indy, que proporcionava corridas maravilhosas de competitividade incrivel tanto em oval quanto em circuitos mistos.
e como está relatado na biografia do senna, as palavras do Emerson, “se o Senna tivesse testado numa pista de verdade, como Elkhart Lake, ele teria se apaixonado.” eu acredito nisso.
Uma vez li uma reportagem ou entrevista com ele, não me lembro direito, mas ele disse que gostou muito do carro e achou até mais legal que um F1. Mas no oval ele não dirigiu não, lembro que ele ficou assustado ao ver o Emerson dirigindo em um oval.
Acho que nesse mesmo ano ele ligou para o Roger Penske, dizendo que se ele quisesse por mais um carro na corrida ele corria em Indianápolis! Uma pena que não deu certo, a Indy nessa época era bem interessante!
Abraços