Motoland (terça)

SÃO PAULO (dia, ainda?) – Redproduzo mensagem do mais notório motoquei… digo, motociclista do pedaço, Mr. Leandro Alfonso:

Bom dia meu amigo kamarada. Que tal começá-lo admirando esse motor DKW 3 cilindros em “L”, 500 cc, feito em 1953? Trinta anos depois a Honda fez uma moto maravilhosa, a NS-500, com a qual o Fredie Spencer foi campeão mundial. Usava um motor com essa mesma disposição de cilindros e todos acharam na época que ela tinha sido revolucionária…

Revolução tem três letras, kamarada!

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Jânio Ribeiro
Jânio Ribeiro
10 anos atrás

Das Kleine Wunder !

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Revisando o texto abaixo …..

Entretanto, não podemos só bombardear a indústria do Sol nascente. Reconheçamos que os motores Suzuki 2 tempos com lubrificação forçada SÃO interessantíssimoS.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Coroinha,

Continuando … lembremo-nos também que o sistema de molas de torção utilizado nas Hondas 450 DOHC ao final dos anos 60 e início dos 70, e mais tarde nas Hondas 500 T, já era utilizado nas Norton Manx desde o final dos anos 40.

Entretanto, não podemos só bombardear a indústria do Sol nascente. Reconheçamos que os motores Suzuki 2 tempos com lubrificação forçada é interessantíssimo.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Coroinha,
Não nos esqueçamos da balança utilizada pelas HRD (depois HRD-Vincent) desde as primeiras décadas do século XX, depois copiada pelas Yamaha (monoshock).

Coroinha
Coroinha
16 anos atrás

A Ariel Square Four dos anos 50 já tinha o conceito usado pela Suzuki. Existiram algumas aqui.

Os decantados motor, cambio e cardã das BMW foram inventados pela inglesa Douglas e copiados pela BMW em 1923.
A BMW foi processada e acertou uma indenização para a marca inglesa. Lavoisier que o diga.

O mérito japonês é copiar fazendo direito e na maioria das vezes bem melhor que o original.

brasil
brasil
16 anos atrás

depois da ERA FREDDIE….e depois da ERA LAWSON YAMAHA….torci muito tambem para a dupla da CAGIVA …. LAWSON e o jovem BARROS no meu ver foi com ele que BARROS aprendeu o MUITO que sabe….

BigHead
BigHead
16 anos atrás

Grande Freedie Spencer, no auge da carreira em 85 ganhou daytona/superbike/mundial 250 e mundial 500 ficando conhecido como “Fast Freddie”,aí começaram os problemas físicos e tomando pau seguido de Eddie Lawson, passou a ser chamado nos padocks como “Fat Freddie” ou “Fast Food”…hehhehee
eu como fanático por Yamaha simplesmente adorava…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, tive que me ausentar por algumas horas mas cá estou, de novo.
Sim Marcog, eu tenho a coleção completa da Motoshow encadernada e me lembro bem dessa capa que você falou. Tenho também todos aqueles posters daquela série Motoshow-Poster, que era uma revista-poster em que se ia desdobrando até a página principal se tornar um poster tamanho A-0. Dentre os vários que mandei emoldurar, um deles é justamente o do Fredie Spencer numa linda foto tirada em Hoquenhein (esqueci como se escreve o nome dessa pista da Alemanha) e também do Roberts, além do Mamola, Uncini, Sheene e do Sarron e Balde lado a lado nas 250cc.
Na verdade tenho todas as revistas de moto publicadas no Brasil, desde a primeira 2 Rodas de fevereiro de 1974 até as dos dias de hoje.
Antes disso as notícias e testes de motos eram feitos pela Autoesporte e 4 Rodas.
Tenho inclusive a coleção completa de uma revista muito rara hoje em dia e que era a 4 Rodas Moto. Sim senhor, a 4 Rodas já se aventurou pelas 2 rodas e durante uns 2 anos ela tentou competir com a Motoshow. Se deu mal apesar da revista ser até melhor do que era a Duas Rodas (daí a razão dela se chamar 4 Rodas Moto) mas, talvêz não tenha alcançado os niveis econômicos que a editora Abril esperava.
Tenho também uma raridade extrema que são os “Jornal da Moto”, que era um encarte tipo jornal que vinha junto com a revista Duas Rodas e retratava toda a agitação motociclística que acontecia em São Paulo naqueles anos 75, 76 e 77. Tenho tudo encadernado em 3 volumes. Creio ser um dos melhores retratos documentados de uma época motociclística que estava nascendo e junto com ela toda uma cultura onde até o termo motoqueiro, não era pejorativo e ofensivo como hoje.
Por isso posso afirmar com conhecimento de causa que a melhor revista de motos que tivemos até hoje foi a Motoshow no período em que estiveram à frente dela o Gabriel Hochet e o Marc Petrier que foi de 1983 a 1987.
Quem tiver números dessa época guarde-os com muito carinho pois, são o creme do creme das publicações.
Abraços.

Jânio Ribeiro
Jânio Ribeiro
Reply to  VELOZ-HP
10 anos atrás

Muito bom ! Tbm tenho todas as MOTOSHOW !!! E + 2 toneladas de revistas de carros e motos aqui em casa ! Concordo e assino embaixo sobre a MOTOSHOW com o Gabriel Hochet e Marc Petrier ! Tbm adorei aeles terem assumido a MOTOSPORT desde a edição # 30 e foi uma pena que logo depois qud se transformou em MotoSport Atual acabou na edição # 49 / 50 encarte pôster ! SAUDADES !!! Acompanho e tenho tbm todas as M! a revista da MOTO ! que ” Assumiu ” o legado ! ….

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Muito bonito este motor. Lembrei na hora do meu kart. Será que cabe?

Marcog
16 anos atrás

Aliás, acho que era da MOTOSHOW o poster (lembram dessa ?)…

Lembrei de uma edição de Natal, cuja capa era um Papai Noel empinando uma CG… heheh, tremendo exemplo pra criançada… alguém lembra disso, ou tem essa revista ?

Marcog
16 anos atrás

Caaara, Freddie Spencer… meu ídolo de infância. Qdo tinha uns 8 anos, lembro de ter colado um poster dele, que veio na Duas Rodas, duma ultrapassagem fantástica. Mais legal ainda era ler, na legenda, que ele tava ultrapassando por dentro, e o espaço era mínimo entre os dois. Não lembro se era o Roberts, de Yamaha, que tava sendo ultrapassado… até fui ver no site se por acaso não tinha a foto…

brasil
brasil
16 anos atrás

valeu pelas informacoes… e vejam em seu site o porque ? do FAST…ele era muito mais rapido que todos de sua epoca !!!

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Ho dimenticato!
A escola é em Las Vegas.

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Alguem aí queria saber do Freddie Spencer, né?
Ele hoje tem uma escola de pilotagem nos EUA em .
É uma das boas escolas de pilotagem do mundo, com níveis diferentes para iniciantes e pilotos já com experiência.
O site é http://www.fastfreddie.com Vale uma olhadinha.

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Me lembro bem do Spencer. Tinha nessa epoca uma CB400 de rua e vivia tentando imitar as suas posições de pilotagem. Ele tinha um estilo muito bonito, porem eu torcia para Kenny Roberts SR. (o pai desse que está aí), pois a sua Yamaha era menos maneável e ele tinha que escorregar muuuiiittoo nas saídas de curva para acertar as trajetórias.
Se fala muito no Rossi como o melhor piloto de moto de todos os tempos. Sem dúvida, ele é o melhor atualmente. Mas se esquece que na época do Sheene, Roberts pai, Spencer, Lawson, anos 80, os motores das 500cc NSR, YZR, RG Gamma eram completamente estúpidos, com potencia e torque parecidos com os atuais e o desenvolvimento das suspensões e pneus estavam apenas engatinhando. High sides, ou aqueles tombos onde o piloto é ejetado literalmente da moto eram super frequentes e os caras tinham que ser super pilotos para andar naquelas coisas! Não adiantava ser só maluco, porque maluco tambem se quebra!
Agostini não é da minha época, mas me parece que não havia muita competitividade naqueles anos. Ou o cara sentava num foquete de fábrica a la MV Agusta ou ficava sendo só um bom piloto sem títulos, famoso apenas no Continental Circus.
Acho que estamos vivendo uma época fantástica da motovelô mundial, mas os anos 80, pela dificuldade de tocar aquelas motos e pela qualidade dos pilotos foram os anos dourados da moto velocidade mundial.
Paulo Franco
o que sempre assina os seus e-mails, viu ô mané!

vitõ
vitõ
16 anos atrás

Pedro, obrigado, é o próprio. O desenho que vi tinha 2 bielas. Agora, como é que se balanceia um virabrequim duplo? laguma alma caridosa podia postar um desenho, ou link da encrenca (lembrando ainda da honda 600 turbo dos anos 80, mas uma Laverda V-6 dormiria no meu quarto, ao lado da Gallardo).

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Pedro Neto, se não estou enganado, as KR 250 e 350 com que o Korg Ballington ganhou os campeonatos no começo da década de 80 também tinham dois virabrequins, apesar de terem apenas dois cilindros.

E a Yamaha RD400 que o Veloz citou também tinha dois girabrequins, formando um “falso” V4.

Não tenho plena certeza, mas acho que ela tinha dois virabrequins.

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Vitão,,
acho que nessa eu posso ajudar..

O conceito de pistão oval da Honda está em desenvolvimento a uns 30 anos. Como sou xato coloco essa idéia genial ao lado dos Rotores Wankel e do Marxismo, ou seja, grandes idéias da humanidade que nunca funcionaram direto.
Houve modelos, boa parte denominado NSR, com variadas configurações de válvulas e cilindrada. Alguns até entraram nas pistas com constantes quebras de biela e problemas de refrigeração. A última novidade foi a implantação de duas bielas. Ainda foram elaborados, já nos anos 90, modelos V2 de duas biélas por cilindro ou “ovindro” que equivaleriam a um V8 diante a dinâmica de aproveitamento da combustão. Ai surgiu o problema do custo….

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Em tempo, o Freddie “Fast” Spencer tentou voltar, creio que em 1987 e pela Yamaha, só que gordo e fora de forma, enterrou com a carreira do Agostini como chefe de equipe da Yamaha.

O Agostini ainda tentou contratar o Schwantz no fim da temporada, mas a Suzuki e a Yamaha tinham um acordo de cavalheiros e não podiam roubar pilotos uma da outra.

Sem um piloto que preste, a Marlboro saiu fora e foi patrocinar o Team Roberts-Yamaha, que foi várias vezes campeão com o Wayne Rayney.

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Hp,
Posso imaginar, a GT380 com preparação para competição que andei ja era de engolir a dentadura…
Mas fica aqui uma pequena amostra de como a indústria motociclística, eu disse motociclística!! oriental é criativa. O conceito Gama, como eu suspeitava e agora trato por confirmado, não tem prescedentes europeus.
Obrigado pela aula sobre refrigeração….rs

T+

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Isso é o motor do carro do chupa-cabra….

vitão
vitão
16 anos atrás

VHP, qual é o modelo da Honda (acho que em 66-67) que tinha pistões ovais (quase retangulares, pela foto que vi). Sei que o cabeçote tinha 8 vávulas por cilindro ( 4 de admissão e 4 de escape, para aproveitamento integral da “janela” , maximizando o rendimento dinâmico dos gases). Esse motor foi proibido, e depois nunca mais se falou no desenho .

brasil
brasil
16 anos atrás

VELOZ…excelente aula de motociclismo !!! agora a epoca da LENDA agostini infelismente nao acompanhei e nao sabia que fredie se inspirou nele …e fazer esta proeza de correr em 3 categorias no mesmo dia e inigualavel…talvez fredie detonou os musculos pelo esforco excessivo de ganhar os dois campeonatos ao mesmo tempo …

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Por falar em TT Isle of Mam, quando a Honda apareceu por lá em 1966 com uma 250cc 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e mais leve que uma Lambreta o coração do mundo deu uma rápida cavitada de susto e emoção.
Baixo peso e potência específica altíssima, essa foi a combinação mágica da glória das motos japonesas até hoje.
Aí reside o “segredo” do sucesso delas.
Preço baixo é só questão de produção em massa, que também não é tão facil assim de se fazer com qualidade.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Brasil,
o italiano Giacomo Agostini 15 vezes campeão mundial e um dos maiore pilotos da história para mim, também fêz isso que o Spencer fêz só que um pouco mais, pois ele competia nas 750, 500 e 350 no mesmo dia.
Só não tenho certeza se venceu todos esses campeonatos no mesmo ano mas dois campeonatos por ano ele venceu várias vezes, por isso somou 15 títulos no total.
Esse era macho e exelente de guidão.
Abraços.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Pedro Neto,
a refrigeração líquida já era usada pela NSU e DKW no final dos anos 30. A guerra, como sempre, interrompeu tudo mas também fez desenvolverem-se novos materiais que postergaram a necessidade de se usar a refrigeração líquida que trazia como inconveniente um aumento de peso geral que foi evitado até o limite do possivel.
Quanto ao conceito Gama da Suzuki do motor 500 “4 em quadrado” e dois virabrequins que levou o campeonato de 74 e 76 com o inglês Barry Sheene eu tenho sim, muitas fotos, aliás é uma das minhas motos preferidas, e mandarei fotos dela ao kompadre kamarada par deliciá-los com elas.
Pilotei uma Suzuki dessas, a RG-500 Gama na Itália uma vêz e foi uma das melhores motocicletas com que quase morri na vida. Sensacional, muito mais agressiva que a RD-500 V4 que pilotei no mesmo dia. A “pegada” de média para altas rotações fazia você quase ficar no ar e a moto ir embora sozinha. Demoníaca.
Abraços.

brasil
brasil
16 anos atrás

valeu VELOZ…gostaria de saber se ele esta vivo ? fazendo o que ? vc e chegado do GOMES… veja com ele se ele sabe mais sobre este FANTASTICO piloto pois ganhar os dois campeonatos 250 e 500 pilotando em interva-lo de minutos so ELE comseguiu esta GLORIA…agora meu querido . concordo com vc tambem…carros e motos INGLESES sao tambem o MAXIMO ate hj e comtinuarao sendo…pois e no velho comtinente que nasce ainda praticamente tudo…o unico porem e o preco hehehehehhrsr…….

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16 anos atrás

Ôôps !
Vocês estão falando dos italianos e alemães, mas estão esquecendo de onde surgiram todas as grandes inovações em motocicletas, em meados de 1920 – Inglaterra !
Devido, inclusive a uma melhor situação economica dos ingleses, após a 1.a WW, e ao fanatismo do povo pelas competições de estrada.
Nas provas da Ilha de Man surgiram os primeiros freios a disco, suspensão monoshock, câmaras hemisférias com 4 válvulas e pneus radiais.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Brasil,
acho que posso responder as suas perguntas.
Realmente Fredie Spencer foi um piloto extraordinário e venceu os campeonatos de 500cc em 83 e 85 sendo que neste ano venceu também o de 250cc como você falou.
A razão da sua infeliz e prematura retirada das pistas foi o mesmo problema que afastou o Kevin Shwants (deve estar escrito errado), tendinite aguda nos pulsos que anulava a sensibilidade das mãos e braços tornando a pilotagem de competição impossivel.
Isso foi causado, pelo que se especulou na época, pela posição mais “dianteira” de pilotagem à partir do início dos anos 80 com a revolução que os quadros de alumínio promoveram. Uma grande parcela da distribuição de peso da moto foi deslocada para o eixo dianteiro em assossiação com rodas de 16 polegadas e pneus mais largos projetando tudo para a frente. Isso redundou numa nova forma de se pilotar uma máquina de competição freando mais “dentro” da curva para se sair com mais velocidade dela. A pilotagem nessas condições tornou-se extremamente agressiva e os pilotos que enfrentaram esse período de transição1 sofreram demais fisicamente pois estavam habituados a outra posição de pilotagem e outros “balanços” dinâmicos.
Atualmente existem exercícios físicos específicos para se evitar esse mal mas, naquela época nem sabiam o que estava acontecendo fisicamente com eles.
Uma pena pois creio que o Roberts, Spencer, Kevin e Fogarty (esses dois mais recentemente) ainda tinham muito gás para detonar.
Abraços.

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Caro Hp,

O virtuosismo dos Nipônicos ficou por conta da implantação (enfiação?) de um sistema de refrigeração líquida nessa configuração. Se não me engano há um modelo de rua (NS(R?) 400R ?) com um 3L, que andou fazendo sucesso na Inglaterra algumas décadas atrás.

Uma pergunta
Haveria em seu vasto acervo uma foto de algum precursor do conceito GAMA da Suzuky? que é por demais interessante.

O motor da BMW 750 turbo vc e o Gomes tratem de publicar!!!

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

concordo com os colegas, e não nos esqueçamos também dos motores Wankel, que a Mazda fez o desfavor de patentear e matar mais uma possibilidade de desenvolvimento e oções.

brasil
brasil
16 anos atrás

veloz concordo com vc em tudo menos que de 69 para ca …eles fabricam as melhores MOTOS…do mundo pois para mim motos…carros…relogios…barcos…avioes…e demais brinquedos que adoramos!!! sao ate hj as europeias…referencias para os japas copiarem vide KTM…DUCATI…BMW…GILERA…CAGIVA….etc…citando algumas marcas de moto…agora moto japa e moto de PRECO acessivel…somente isso…

Edgar SC
Edgar SC
16 anos atrás

Coisa loca é a alimentação de ar… não tem filtro não tem nada… vai comendo poeira mesmo…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Viva, minhas fotos para o Motoland estão sendo publicadas. Obrigado meu amigo kamarada.
Uma das razões para eu admirar tanto a mecânica italiana e alemã é que eles faziam coisas maravilhosas como esse motor aí da foto a muito tempo atrás, sem ajuda de computadores, simuladores, eletrônica ou metalurgia científica. Tudo era na intuição e talento puro, ajudados no máximo por uma régua de cálculos e muita experimentação prática. Até mesmo essas experimentações tinham de dar certo logo nos primeiros ensaios pois não havia dinheiro sobrando para isso.
Realmente um tempo de gênios e heróis.
Tenho muitas fotos de outras maravilhas como o motor da NSU 500 turbo-comprimido, BMW 750 com compressor roots, Moto Guzzi 500 V8, Laverda 750 V6 e V8, e por aí vai. Vou mandando umas duas todo dia até encher o sako do kamarada.
Desde 1969 os japoneses fabricam as melhores motos do mundo para mim, mas, a fonte que eles beberam, comeram,se banharam e aprenderam foi essa dos anos 50 na Itália e Alemanha.
Lá nada se perde, tudo se melhora.

brasil
brasil
16 anos atrás

GOMES sou fa de FREDIE pois ganhou de 250 e 500 pilotando ambas no mesmo dia e se nao me engano foi 3 vzs campeao das 500…mais depois …um problema cronico na musculatura dos bracos…o impediu de comtinuar…caso tenha infos sobre ele conte para a turma !!! quanto as tecnologias ineditas e inventos em geral…os japas so copiam…e tentam aperfeicoar ….adoro motores 2t pois ja corri de motocros quando mais jovem e andava de cr 125 ….e acho bem melhor que as 4 t atuais…sao mais leves…mais rapidas…para mim bem melhores…

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Será que aqui ninguem descola um vídeo dele funcionando não???

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16 anos atrás

Tem razão !
Os motores Rotax 250 mantém esta configuração.

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Realmente o motor é lindo… parece com os motores de kart… uma pena que a foto não traz uma idéia melhor do tamanho dele… mas se coube em uma moto, não deve ser grande!

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16 anos atrás

A maior função do 3. cilindro era comprimir o carter.
Conhecí no braZil, 2 motos com este motor.
O Spinelli (dos sapatos) tinha uma.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Deve ter sido considerado revolucionário em sua época.

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Linda foto,impressionante até.
Pra epoca devia ser muito compacto esse motor com este tipo de arquitetura ,3 em L.
Realmente eu imaginava que a NS500 era a pioneira ,mas pelo visto as motos japonesas tiveram como grande merito maximizar o que se tinha na mão.
Grande H2!!

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Põe um motor desses num chassi tubular e pronto! Voce tem um F2 ou F3 dos anos 50.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Belo motor. Tem berço!!!

POPEYE
POPEYE
16 anos atrás

BELO MOTOR, DEVERIA FAZER UM BELO GRITO DE MOTOR 2 TEMPOS.

E AINDA MAIS COM ESSA LOGO MARCA DKW ISSO E DEMAIS.

HEHEHEHEHEHEHEHEHE……..