Nosso calhambeque

SÃO PAULO (lindo de morrer!) – O audista Marcos Rozen vem com mais uma, que desejava ver publicada na seção “Meu calhambeque”. Mas como o carro em questão não é dele, e sim do povo cubano, foi vetada a inserção.

Vejam a história. E foto, claro!

O carro da foto, na verdade, não é meu, mas acredito que sirva para a seção, apesar de batizada MEU calhambeque. Quando eu e minha esposa fomos a Cuba em lua-de-mel, dezembro de 2004, encontrei essa, anhãn, raridade, e não resisti a posar para foto como se fosse minha. Não manjo muito de Audi, mas acredito ser um 60 ou 80, da década de 60 ou 70. Não faço idéia de como foi parar lá. Minha única teoria, que parece meio absurda mas ainda assim a de melhor lógica, é que o carro foi, sabe-se lá como, da Alemanha Ocidental para a Oriental e de lá embarcado para Cuba, pois ele era ridicularizado frente aos super-Trabant. Em Cuba também há muitos Laika e VW Gol geração 3. Se não me engano, a base desse carro é um DKW. O mais legal de tudo é que a foto já me serviu como piada, da qual os amigos já estão de saco cheio de tanto ouvir. Primeiro digo “sabia que quando eu e Lana (minha esposa) estivemos em Cuba alugamos um Audi? Carrão…”. E, logo em seguida, mostro a foto.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Prado
Eduardo Prado
16 anos atrás

A base deste carro é o NSU ( que era um dos integrantes das quatro argolas, junto da DKW ). A versão VW deste carro é o K70, que foi o primeiro com refrigeração a água da marca. Este Audi deve ser do final da década de sessenta.

Ruy Turza
Ruy Turza
16 anos atrás

Esse parece ser um AUDI 60 dos anos 80.

Mas como o autor, questiona a origem do carro, vou dar uma dica.

Durante a guerra civil d eAngola, em 1975, houve a intervenção cubana, financiada pela extinta URSS.

Com o retorno desse contigente, era comum ver fotos ônibus de Angola, aínda com o nome da empresa e placa de origem, rodando em Cuba.

Será que este AUDI, também foi roubado ao povo Angolano?

Helio
Helio
16 anos atrás

Esse carro parece ser de papel maché

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

Caro Milton, aqui ninguém está negando que haja pobreza em Cuba, assim como em TODOS os países do Caribe e da América do Sul e até nos Estados Unidos.

A questão é que não podemos nos deixar levar pelo preconceito de que Cuba não pode ser um destino turístico porque os americanos propagaram a idéia de que lá seja o inferno na Terra.

As regiões turísticas são muito belas e podem muito bem ser um bom destino turístico, até porque a cultura cubana é muito rica e a viagem pode ser enriquecedora para a mente também.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Não teria estômago para ir para Cuba. Dar dinheiro para o governo cubano, jamais!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Aplausos ao Marcelim, Cuba é sensacional, pelo menos para o turista. Quem esteve lá sabe do que estou falando…
E você não vê o cubano se queixando não… pelo contrário…
Cubano se queixando só mesmo a minoria que está em Miami, aquela %!$&#(me desculpe quem gosta, cidadezinha de novos-ricos brasileiros e pequenos contrabandistas. Pobreza rica, ou riqueza pobre, como preferirem. e ainda fede a Collor).
O que acontece é que aqui só se conhece mais ou menos bem a versão da visão americana de Cuba -sendo que o governo americano, vocês sabem, “adora” Cuba… Então…

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

Sendo assim, peço desculpas pela minha ignorância. Meu comentário foi baseado em um documentário musical chamado Buena Vista Social Club produzido pelo músico Ry Cooder que, aliás, ficou encantado com o lugar. As músicas são muito boas, mas as imagens mostradas são realmente terríveis.

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

malandroalves, acho que não tem nada demais em alguém ir passar a lua de mel em Cuba.

Existem várias praias lindíssimas, a área turística é muito bem conservada, os bares são agitados à noite e o risco de assaltos praticamente inexiste.

Esquisito mesmo é ir passar a lua de mel em Miami, ser tratado como cachorro sem dono pelos americanos e ainda ser extorquido pelos mafiosos dissidentes cubanos, fora o risco de ser assaltado por alguma gangue.

Não é exatamente o meu lugar predileto para se passar a lua de mel, mas não vejo mal algum em fazê-lo.

Muitos canadenses o fazem, diga-se de passagem.
Nós, brasileiros endinheirados, ricos e primeiro-mundistas é que preferimos outros destinos do que os canadenses pé-rapados.

malandroalves
malandroalves
17 anos atrás

O pior, caros entusiastas blogueiros, não é o gosto duvidoso -como descrito em um dos comentários – de passar a lua de mel em Cuba.O pior é chegar lá, pedir uma das bebidas típicas, o Mojito (fala-se Morrito e não Mojito, viu Rozen) e descobrir que não pode desgustar esse nectar feito de rum pq as plantações de hortelã da ilha foram devastadas por uma tempestade. Isso é que é azar…

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
17 anos atrás

Amigos cuidado com o que se vê na tv. Cuba é cruel com os cubanos, e só.
Cuba tem hoteis 5 estrelas, de redes francesas e tem praias pra lá de bonitas (até porque fica na região do Caribe, vide Cayo Largo e etc).
Turista em Cuba, com dinheiro, é igual a qualquer turista, pode-se alugar uma mercedes sem placas no hotel, tomar Champagne de 200 dolares a garrafa, uisque de primeira, sem contar as maiores lagostas do atlântico.
Eu queria morrar lá com grana, ah se queria.

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Se você pegar a Variant do meu tio e colocar na grade as argolinhas da Audi fica igualzinho. E não precisa ir a Cuba!

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Pegaram um Fissore num ferro-velho local (tudo bem que os carros de ferros-velhos de lá estão andando…) e meteram um logotipo de Audi!!!

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Veloz-HP,

Mais um texto fantástico. Parabéns!

Eu fico pensando o que passa na cabeça de uma pessoa que planeja passar a sua lua-de-mel em Cuba. Gastar os tubos em passagem para ficar naquela maravilha em hospedagem, infra-estrutura e avanço tecnológico. Realmente gosto não se discute.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Olhe só, tirando a grade e o parabrisa, o resto parece lixo.
É até estranho uma grade tão inteira num carro tão %!$&#

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Alguém aí tem o endereço desse senhor ?
Vou mandar-lhe uma caixa tamanho grande dos meus sais pois, deve estar sofrendo de algum drama existencial para cometer tantas barbaridades.
Além de casar, (argh !!!!) vai a Cuba passar a Lua de mel. Não satisfeito encontra um quasímodo amarelo no meio do mato e tira uma foto ao lado dele. Ainda sob efeito do travamento das funções neuroniais advindas do ambiente daquele lugar medonho, divulga esse momento de dislexia pessoal para os amigos e estranhos.
Senhor, perdoai alguns de seus filhos, eles não sabem o que fazem.

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

E está cheio de carros coreanos e chineses em Cuba também.

E existem Peugeots 105, 206, Toyotas Yaris(rental para turistas) e ônibus da Busscar brasileira, que tem uma filial por lá.

Valmir Chicarolli
Valmir Chicarolli
17 anos atrás

Acho que esse é o 60, já que o 80 é equivalente ao nosso passat.

A aquisição da DKW pela VW foi feita entre 67 e 68.

Agora, o que esse bicho tá fazendo em Cuba???? Será que não pode ter vindo pela base Americana em Gauntanamo?

emerson
emerson
17 anos atrás

este é um legitimo audi Zé do Caixão, só não sei o ano…….

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

Que ano será esse carro, alguém saberia dizer? Que eu saiba a revolução foi entre 1958 e 1959, mas esse carro está parecendo mais moderno que isso.