Ói o trem

SÃO PAULO (quem vai chegar) – Tem coisa que merece ser divulgada. Graças ao blogueiro Márcio Nakajima, pude conhecer o formidável trabalho de Ralph Mennucci Giesbrecht, que criou um site sobre estações ferroviárias brasileiras.

Um trabalho de fôlego, completíssimo, com informações precisas sobre malhas estaduais e federais, fotos de centenas de estações, mesmo as desativadas (quase todas, infelizmente, neste país que não entendeu que trem é o que há), mapas, histórico, rigorosamente tudo.

Eu, que amo trens, fiquei bobo. Selecionei uma fotinho da estação de Vinhedo, aqui perto de SP, que mostra bem a cara que o Brasil já teve um dia, e que poderia ter hoje.

Mas, em vez disso, resolvemos riscar o país de asfalto.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celso vedovato
Celso vedovato
16 anos atrás

Poxa que legal esse site. Encontrei até um comentário sobre a estação do França, um lugarejo onde o meu pai nasceu no interior da Bahia com menos de 3000 habitantes. Está tudo abandonado, é uma estação linda daquelas clássicas que vemos em filmes, tem também um pontilhão em ferro sobre o rio, tudo lindíssimo mas tristemente abandonado. Uma pena

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

pra quem não conhece recomendo o passeio de são joão del rey a Mariana (?) será essa cidade?, não importa. É uma maria fumaça, um passeio de quase uma hora, E S P E T A C U L A R …trem do sec XIX . Eu fiquei encantado, mais até que minha filha que sentiu o que era trem antigamente.

J. Marcel
J. Marcel
16 anos atrás

Que espetacular!!!
Achei a estação da minha cidade.
Muitos parabéns. Uma pena o não-reconhecimento desse tipo de obra pela nossa cultura.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Já conhecia este site, é muito legal mesmo. Descobri algumas coisa sobre a estação da minha cidade, que tem mais de 120 anos.

Há algumas semanas li uma reportagem sobre o serviço de trens de passageiros Amtrak, dos EUA. É de babar! Quando será que chegaremos lá?

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Esse site é ótimo! FAz uns anos passo por ele. A melhor parte é a das estações de trem metropolitano de SP, as que existiram, onde eram, o que restou, fotos da época… Muito boa dica.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Lindo o site. Conheci alguma das coisas lá, do Marumbi, do caminho de Itupava, revi várias coisas que tinha visto a pé.
Inclusive no meio de uma trilha, tive que me aliviar bem no local da chacina do km 65.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Uma vez, procurando informações no Google sobre como chegar no estádio de Mogi Mirim de ônibus, acabei trombando com esse site, no qual soube que a estação antiga da cidade virou a sede da Rodoviária… é realmente muito bom o site, esse é daqueles que precisa ser visitado com toda a calma…

Quanto aos trens, é uma pena mesmo que a malha tenha sido tão sucateada… tinha uma inveja danada de uns ex-vizinhos aqui na minha rua que, quando eu era garoto, iam sempre para visitar parentes em Presidente Prudente de trem… um tio meu também sempre vinha para cá ou voltava para o interior de trem, nos tempos que ainda existia a estação de Marília, de onde seguia de ônibus para Julio Mesquita… sempre quis fazer essa viagem, mas nunca pude… quem dera esse país fosse riscado de cima a baixo por trens bala, como na Alemanha, na França, no Japão… mas é sonhar demais…

Théo
Théo
16 anos atrás

Até vc, Gomes? que isso de fotinhO…??? Não é umA foto?? Então seria fotinhA!! Ajuda aí a combater essa praga da internet, vai…

Abraços!

Japoneis
Japoneis
16 anos atrás

Valeu por postar Gomes…
Dizia um professor meu que na epoca que queriam desenvolver a malha ferroviaria aqui no Lisarb, estavam pagando às construtoras, por metro construido, entao nada mais justo que fazer um monte de curvas pra ganhar mais! e com isso o trem nao pode desenvolver altas velocidades e fazia com que a viagem fosse demorada demais comparada ao transporte rodoviario…
Se é veradde eu nao sei, mas que a qui na regiao onde tem estação de trem, pra cada lado que voce olhe tem uma curva, chegando ou saindo da estaçao e faz um pouco de sentido…
Lembrando que certas empresas estao fazendo muito bom uso da ferrovia, vide ALL logistica, mesmo estando defasadas…
Apenas fico triste por nunca ter viajado de trem, um trem de verdade nao passeios turisticos…

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Calma, Filome, tudo no seu tempo…

Eduardo
Eduardo
16 anos atrás

É, o Brasil vai padecer até o final pelo fato de ter saído da Idade Média direto para o Século XXI. E todos acham que JK foi o ‘herói’ desta “conquista’.
O Brasil se tornou refém da indústria automobilística e seus agregados, e qualquer ameaça a esta monopólio faz com que fábricas de meia-pataca (leia-se Volkswagen) ameacem deixar o país e desmpregar milhares.
O país colocou no lixo a malha ferróviária, e não tem como tapar os buracos da rodoviária. Resultado: Fretes absurdos, rodovia caindo aos pedaços, pseudo-carros com suspensões de meio metro de altura para conseguir passar por lombadas e dar a este ‘povinho’a a sensação de ter subido na vida, por ter comprado um carro zero e pagar em cinco anos…
Tá tudo errado….

Paulo Roberto Filome
Paulo Roberto Filome
16 anos atrás

O Flavio, vc se esqueceu dos montes de fotos de carros/onibus/caminhoes com trens que eu te mandei ? Publica uns pro pessoal comentar um pouco do que era… como estao fazendo aqui, com a vantagem de ter uns carros no meio para sabermos um pouco mais tambem. Ahi eu te mando meu CD com quase 7000 fotos de trens so do Estado de SP.
O Ralph eh gente fina e faz um trabalho nota 10.

Thi@go
Thi@go
16 anos atrás

Que MARAVILHA!!! Tem uma página sobre a estação aqui da minha cidade, São Leopoldo / RS. Hoje ela esta super bem conservada, com estação, locomotivas e vagões restaurados. Hoje existe uma moderna estação bem ao lado da antiga, que aliás uso todo dia para ir trabalhar em Porto Alegre. Ah!! Esta nova estação também esta fotografada neste site. Ótima dica, obrigado!!!

Fabio Bandini
Fabio Bandini
16 anos atrás

Pra quem gosta de trens, uma ótima matéria que saiu na revista Piauí de janeiro, se não estou enganado. Achei a matéria na net e é sobre o “achador-geral da república”, um procurador que já achou trens, estradas de ferro e terrenos públicos, tungados por particulares.
Além de bem escrito, o texto desmascara verdades como a Fepasa era deficitária. Tudo pelo bem da privatização.
http://conjur.estadao.com.br/static/text/51987,1

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Nada contra ferrovias, muito pelo contrário. Acontece que o problema aqui é mais complicado. Nunca houve uma padronização da bitola dos trens. Vai daí, o trem que anda no Sudeste não anda no Nordeste e por aí vai. Resolver isso hoje além de caríssimo é complicado.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Meio atrasado, hein Gomes?

De qualquer forma, o abandono em que se encontram as ferrovias e estações do Brasil afora é uma mostra do descalabro e pouco caso para com o patrimônio público, além de desprezo pela importância que as ferrovias tiveram para o interior paulista, por exemplo.

Mais da metade das cidades do interior do estado de São Paulo surgiram graças às paradas e estações de trens, cujos construtores iam desbravando a mata, enfrentando índios e a malária .

A cidade onde moro por exemplo, teve um mártir, o engenheiro Cristiano Olsen, massacrado com sua equipe pelos índios caingangues.

Os políticos brasileiros deixaram as ferrovias deteriorarem propositalmente para atender aos lobistas das empresas de transportes rodoviários e o resultado é esse abandono que se vê ai.

Marcog
Marcog
16 anos atrás

Falando em trens daquela região, imagino que já tenha feito esse passeio. Caso não conheça, recomendo levar os filhotes.

É aquele “trem de Campinas”, faz uma viagem curta até Jaguariúna, de Maria Fumaça… gostoso pra curtir uma boa manhã de sol. Só é bom tomar cuidado com as fagulhas de carvão. Se pega no olho, arde pra dedéu….

Mais informações em http://www.guiadasemana.com.br/detail.asp?ID=12&cd_place=22643

http://www.abpf.org.br/

Abs

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

Ô Gomes, põe aí as fotos da estrada Curitiba-Paranaguá que eu te mandei. Aquela estrada de ferro é uma maravilha de engenharia (para a época em que foi construída)

Askjao
Askjao
16 anos atrás

A cidade ao qual corro sempre que dá nos finais de semana para fugir da violencia está no link abaixo devidamente quebrado…
http://www.estacoesferroviarias.com.br
/efcb_rj_linha_centro/paraibasul.htm

Mandrake
Mandrake
16 anos atrás

A maioria das estradas de ferro q construimos no passado era na direção litoral – interior…

Tivéssemos construido uma enorme paralela a BR-116 e a estória teria sido outra!

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

É muito triste a situação da malha ferroviária do Brasil, diante do desinteresse absurdo por esse, que deveria ser o maior canal de escoamento da produção agrícola e mineral, entre outras.
Resta esse ar bucólico das estações, que não deixa de ser belo.

Abç.