Olhemos para o lado

SÃO PAULO (e por hoje chega!) – No ar a coluna Warm Up de hoje, que versa sobre as qualidades de nossos vizinhos e seu automobilismo fantástico, que tem até multibolha como a TRV6 da foto aí embaixo.

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Júnior
Júnior
17 anos atrás

Ao Bortola:
Temos a mesma opinião. É isso aí mesmo. Só não gosto de oval(questão de gosto), por causa dos toques desonestos, e por exigir pouca habilidade. É só alinhar o carro para a esquerda e pronto! Tanto é verdade que não existe nenhum piloto que saiu da NASCAR , indo direto para a F-1.
Abs. :-)

Hägar, o Horrível.
Hägar, o Horrível.
17 anos atrás

Souza,
você é o típico cara que não sabe nada de automobilismo e só ve sefor pela TV. Um Asno. Pra existir piloto otário, antes precisa existir automobilismo, isso foi o que o Caique tentou lhe dizer. Se nosso automobilismo continuar do jeito que está indo, pode começar a comprar DVDs para recortdar o passado. A Argentina teve simplesmente FANGIO e você vem com nossos títulos, bla, blá ,blá…

Souza
Souza
17 anos atrás

Cada pais tem suas características. Eles podem ter mais categorias e nós temos mais pilotos. Não troco nossa historia no automobilismo com nossos 8 titulos na F1 e 6 na Indy por alumas categorias internas a mais. Nossa historia é maior

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

J. Paul Tracy,

Vou responder pelo Eduardo L..:

A TC utiliza o Acompanhante para manter a tradição destas provas, já que até a decada de 70 a TC corria em estradas e o Acompanhante era na realidade o mecânico, pois como as provas eram longas e em estradas, se o carro quebrasse ele é quem ia tentar consertar. Quando a categoria foi para os Autódromos, houve um acordo entre todos que o Acompanhante continuaria, assim como no rallye. É isso.

Este ano a TC completa 70 anos de campeonatos initerruptos.

Um abraço.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Souza,
Por que é importante fornecer alguém para a F1?

Nenhum piloto é maior que uma categoria. Fangio, Clark, Moss, Emerson Piquet, Alonso, Senna, Stewart, Mansell, Schumacher, Prost, etc, só existiram ou existem por causa da F1 e não o contrário.

Piloto nasce, aparece, decresce e para, a F1 por exemplo (pode ser Le mans, Indy, etc) recebe estes pilotos e depois outros e outros eoutros. Eles existem por causa dela, Categoria.
Por isso a Argentina dá um banho na gente, o povo de lá gosta mais de Carros que de Pilotos, Marcas que Scuderias, agora se aparecer um piloto bom, ótimo, poderá ir divulgar o País na F1, Le Mans, Indy.

Simples assim.

Souza
Souza
17 anos atrás

se eles tem um automobilismo muito superior ao nosso porque não conseguem fornecer um piloto sequer para a Formula 1 ? O ultimo foi Carlos Reuthman há 30 anos atrás. e o Caca Bueno é quase um idolo por lá.

Bortola
Bortola
17 anos atrás

Ao Júnior:
Pelo menos na Nascar os motores são os mesmos utilizados em modelos de rua,mas com preparação pra corridas (ovais),e o câmbio é de 5 marchas modificado tb,por isso o nome stock.O q eu kis dizer é q isso q temos no Brasil,deveria ser xamado de sei lá o q…Talvez campeonato de bate-bate?Mistura stock com turismo…tsc,tsc.Não passa de um grande balcão de anúncios,com um custo baixo e retorno garantido…Enfim…

juan paul montracy
juan paul montracy
17 anos atrás

A GP2 passa no Sportv…
e Eduardo L. , oq eu quis dizer é q é inadimissível alguma categoria de pista ter co-piloto hoje em dia, e em relação a acidentes e/ou mortes, isso pode acontecer em qualquer categoria, o máximo que se pode fazer é tentar evitar,,,

ricardo carrard dos
ricardo carrard dos
17 anos atrás

te entrega flavio, queres pagar ou receber? a trw6 e otima a stockcar brasil pessima? acho que tu estas escondendo algo……

Rodrigo Borges
Rodrigo Borges
17 anos atrás

Lucas, eu cobri o Sul-Americano de Superturismo dois anos, creio que 1998 e 1999. Acabou pq a categoria ficou muito cara e não eram muitas as montadoras oficialmente envolvidas, acho que duas ou três. Quem corria em times particulares sofria. Mas o campeonato era excelente e os pegas entre Ingo Hoffmann, Cacá Bueno e Oscar Larrauri naqueles dois anos foram incríveis.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Uma das categorias mais legais que ja passaram por esta américa do Sul é a Super Turismo SUDAM no final dos anos 90. Com carros de verdade como Mondeo, Vectra, Civc entre outros. Parecia o BTCC em formato sul americano.

Mas inexplicavelmente e LAMENTAVELMENTE acabou. Alguém daqui assistia? Passava no Sportv.

Allan
Allan
17 anos atrás

Ainda não entendo pq tem gente que defende a formula da Stock. Soa tão falso como uma nota de 8 reais. Quaqluer coisa que coloquem pra andar com aqueles pilotos e aquela grana vai dar retorno. Então, %!$&# poe logo carros de verdade. É triste ver taxis (Astra), carros de Rally (Lancer) ou já vencidos (além do citado GM, o Bora). Sobra o 307… Cade o Civic? Sentra? Focus Sedan? Megane? Carros na mesma faixa, que deveriam ter tração dianteira e motores condizentes com a realidade (2.0 turbo com 300 cv seria ideal…). A receita americana pegou por aqui. Falta só forçarem bandeiras amarelas e os ovais pro espetáculo ser igual… Credo…

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Ao Bortola:
Valeu, é isso mesmo. Os dois canais pertencem ao mesmo proprietário: Fox
E não tenho nada contra, só espero que evoluam e continuem melhorando a programação. Aliás, esses erros de programação devem ser erro mesmo é da NET, porque ela erra em todas as emissoras.
Quanto à NASCAR, existe os motores Ford, GM e Dogde. Eu só não gosto muito de oval. É só desalinhar o carro para a esquerda e tirar o concorrente da prova. Muita xaropada. Gosto de automobilismo autêntico. :-)

adrianóvisk
adrianóvisk
17 anos atrás

o brasil só tem uma solução, o aeroporto de cumbica. a globo por décadas enfiou na cabeça sub nutrida gersoniana dos brasileiros com muito orgulho que nao desistem nunca que bom é futebol, novela, gente pelada se traindo. e acabou. fim.

Bortola
Bortola
17 anos atrás

Júnior: O Speed channel e o FX são os canais voltados para o público maculino do grupo FOX.
A Stock Car pode até existir,não tenho nada contra.É boa até,apesar da zona,mas é isso q atrai a audiência.Mas tem q mudar de nome.Tem q se xamar Campeonato Brasileiro de Turismo,pois a única coisa de “stock” lá é o câmbio de 5 marchas.Tudo bem na Nascar é assim tb.Bolhas iguais,motores iguais,chassis iguais…Mas não tem ao menos nenhum carro com motor V6 de série fabricado no Brasil!Pra ser turismo,teriam q ser no tamanho original os carros né?Tem isso tb!O último carro realmente Stock Car q teve foi o Omega,aliás o último carro com motos V6 de série fabricado no Brasil.Eram 340 ou 350 hp esse motor na Stock.Mas como a GM é uma brincalhona…Vender um carro com motor 2.416V mal trabalhado diga-se de passagem,com um tanque menor q o de uma Parati é brincadeira!

celentano
celentano
17 anos atrás

Prezado Eduardo L., o que eu descobri no regulamento eh que nao ha obrigatoriedade de uso de motores com a mesma marca das bolhas, e portanto quando as equipes constatam que um motor ALFA se adapta melhor a categoria, porque usar um VW, assim todos ou quase todos usam os mesmos motores.

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
17 anos atrás

Leiam a coluna do RL hoje (04/05) e verão que é exatamente a antítese do que o FG escreveu ontem. Enquanto o primeiro exalta suas qualidades o último as critica, inclusive ironiza essas supostas qualidades da categoria (50 carros disputando o grid, ex-pilotos de F1, etc…). Agora sei por que um não fala da coluna do outro, simplesmente porque tem opiniões muito divergentes em alguns assuntos, um deles a Stock Car. Não sei se o RL a elogia por questões de interesse com relação a emissora em que trabalha, provavelmente é um dos motivos, já que a Stock tem falhas gritantes que qualquer um percebe, imagine se um jornalista experimentado como ele não perceberia. Não quero polemizar, apenas achei interessante como os dois tem opiniões simetricamente opostas e a minha humilde opinião é que concordo com o FG, realmente a Stock perde feio das categorias dos nossos vizinhos.

Ivan
Ivan
17 anos atrás

Existe uma grande diferença entre Brasil e Argentina que ajuda a explicar o atraso: nossos dois últimos presidentes (FHC e Lula) são entreguistas, enquanto Kirchner enfrenta os interesses particulares para avançar com seu país.

Com presidentes vendidos no poder, nosso automobilismo (como todo o resto) só andará pra tras.

Roberto PE
Roberto PE
17 anos atrás

Flávio, concordo com o artigo, deveríamos ter mais automobilismo por aqui. Então, que tal você lançar no blig uma nova seção para criar novas categorias?? Todo mundo opinava, dava dicas e idéias. E,quem sabe um dia vingava ??? Afinal, com tanta gente que entende do riscado por aqui, certamente ia sair coisa boa. E pra nao ficar na teoria, gostaria de um campeonato multimarcas com duas categorias (poderia der uma até 1.6 e outra até 2.0) e mais uma de monopostos, que nem era a super vê. Corridas no mesmo dia, duas baterias pra cada uma….que tal ??

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Excelente coluna. Realmente a comparação das culturas no automobilismo mostra a nossa fragilidade.
Porém, de nada adianta sempre meter o pau na Stock.
Se a Globo pinta tudo azul, é a mesma linha que vc descreveu muito bem daquela voz sintetizada que anuncia os filmes, é a forma global de se comunicar.
A Stock não é culpada pelo atraso de outras categorias, e tem a virtude de aumentar o interesse no automobilismo.
Assim, criticar o ufanismo ao automobilistico da Globo é necessário para lembrar como anda o automobilismo como um todo; e reconhecer que a Stock funciona também é importante.

JOSÉ MARIA
JOSÉ MARIA
17 anos atrás

Um pouco menos Flávio, sem querer ser argentino, desdenhar das bolhas da Stock brasileira dizendo que é defasada, que é isto que é aquilo e depois elogiar ás bolhas Argentinas :
Ford Mondeo, Renault Laguna, VW Passat, Vectra, Peugeot 406, Alfa Romeo 156 !!!
Nada contra estes carros que são muito bons por sinal e depois dizer que tem televisão , tem isto , tem aquilo, aposto que se fosse aqui deste jeito alguns comentaristas estariam metendo a boca , ” Onde já se Viu o time tá numa pindura no campeonato e fica aí patricinando carro de corrida!!!”

E os autodromos então dizer que tem 40 , só que você não fala em que condição estão , aquele por exemplo em que o Gualter se acidentou ano passado é uma %!$&#e depois desdenhar dos patrocinadores de genéricos, ora !!!trabalho em uma farmaceútica (que não patrocina ninguém ) más vejo com bons olhos isto estes patrocínios, aposto que se não existisse patrocinador também estariam metendo a boca, é a lama mesmo !!!

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Perfeito,Gomes!
Assim como nossos amigos que já disseram de tudo por aqui, só posso concordar.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Hoje é um novo dia que se inicia e amanhã tem automobilismo de verdade em Interlagos, não se esqueçam.
Gostei dos comentários feitos até agora. Eles indicam claramente o descontentamento da maioria com o que temos por aqui.
Ficou claro também que isso só foi possivel para a maioria graças a divulgação das VERDADES automobilísticas a que esse blog sempre se esmerou em divulgar.
Graças a essa postura honesta podemos crer que uma nova mentalidade está se formando exatamente nos formadores de opinião, que somos todos nós que aqui interagimos e que atuamos em nossos territórios sociais.
Isso é ótimo, e será cada vêz melhor se continuarmos assim, discutindo e trocando informações, mas, acima de tudo divulgando-as a quem nos possa ouvir e compreender.
Sempre se falou que o Brasil é abençoado pois em se plantando tudo dá. Nunca acreditei nessas frases proferidas por políticos por causa do nível esgoto deles, mas, acredito na filosofia intrínseca a essa pois, em verdade, em verdade vos digo que não temos quase nada por aqui, temos que plantar de tudo para formarmos um país de verdade para a maioria descente, graças a Deus, da população.
Plantemos então a verdade de cada um por aqui e veremos o que colheremos de bom com isso.
Bravo don Flávio, continue acelerando.

Eduardo L.
Eduardo L.
17 anos atrás

Outra coisa importante: Os motores podem ser trabalhados pelas equipes, mas o limite de giros funciona igualzinho aquela válvula Pop-Off que se utilizou na F1 até 1988, aliás este é o segredo do kit do Berta.

Eduardo L.
Eduardo L.
17 anos atrás

Celentano,

Amigo, você está apenas um pouco certo.
Os motores podem ser (e são) de fabricantes diferentes. O que é obrigatório no Rewgulamento é que sejam homologados e outra coisa que não está lá, mas faz parte é que todos os motores são regulados pelo Orestes Berta, que utiliza um Kit de fabricação própria que faz com que o motor não ultrapasse o limite de giros estabelecido. A seguir o Regulamento copiado do Site Oficial.

ARTICULO 3°:

MOTOR
Deberá ser el homologado por la categoría, el cual tendrá las siguientes características:
• Cilindrada: 3000 cc.
• Cilindros: 6 en V.
• Potencia aproximada: 350 HP.
• Régimen de giro: 7250 rpm.
• Ubicación: Delantera longitudinal.

La posición del motor será la determinada por la placa soporte, la cual esta homologada por la categoría, prohibiéndose cualquier tipo de modificación.
El depósito de aceite debe ser el homologado por la categoría y estar en el lugar homologado.
Esta prohibido la canalización de aire al motor y sus periféricos. A excepción del sistema de escape (múltiple y caño de escape).

Um abraço.

celentano
celentano
17 anos atrás

Em tempo, li o regulamento inteiro da TRV6, e o mesmo nao fala em motores originais de cada marca, os motores sao iguais para todos.

celentano
celentano
17 anos atrás

Pois bem, entrei no site dos argentinos e constatei que a categoria eh BOLHA, a mecanica eh igual em todos os carros e o chassi eh de um unico fornecedor, portanto cabe perguntar qual a diferença p/ os STOCK daqui. O que chama a atençao eh o numero de pistas que eles utilizam, no campeonato de 2007 serao mais de VINTE confirmadas, isso sim eh que populariza o esporte.

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

Que adianta ter competições boas se não aparece um piloto argentino que preste há um tempão?

Se ter competições boas servisse para celeiro de pilotos, o Japão seria um depósito de campeões mundiais!

Maximo
Maximo
17 anos atrás

Brasileiro é viciado em Globo e a Globo decidiu que automobilismo só serve ser for pra tocar musiquinha.

Amantes do automobilismo sao minoria e por isso nao se desenvolve produtos para este público e sim para o público Hommer Simpson.

Os Ceregattis da vida se emocionam com uma tocada limpa, com um S bem contornado…
Hommer Simpson gosta de para-choque com para-choque.

Os Caíques da vida gostam de prestar atençao para identificar as diferencas no ronco de cada motor…
Hommer Simpson nao gosta de barulho.

Os Joaquins da vida conhecem a historia, os pilotos que a fizeram e se interessam pelos causos contados e passados nos boxes…
Hommer Simpson le Caras e quer saber quem comprou um iate novo.

Os Brandoes da vida colocam a cabeça para funcionar e enxergam incontáveis possibilidades de marketing e entretenimento que conseguem transformar uma corrida em um evento (como o Farnel)…
Hommer Simpson só considera evento relevante o que passa no Jornal Nacional.

Os Portilhos e Ruises da vida se armam de todo aparato possivel (e impossivel) para irem assistir uma corrida e documentar a maior quantidade de memórias que for possível…
Hommer Simpson assiste a matéria do Globo Esporte e já está demais.

Magno e seus capangas eram testemunhas anônimas em Interlagos pelo simples prazer de assistir corridas…
Hommer Simpson sempre leva uma placa GALVÂO FILMA EU.

Máximos assistem corrida de carrinho de feira… mas nao assistem Stock Car…
Hommer Simpson assiste Stock Car na Globo e acha lindo, maravilhoso, o quinto melhor campeonato do mundo.

E assim o automobilismo brasileiro segue o caminho que todos vemos.
Breve veremos o momento em que à exemplo do futebol, nossos talentos serao todos formados no exterior e quem quiser assistir corridas terá de pegar um aviao até a Argentina.
Ainda bem que é perto…

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Falar mai eu também sei.
Apontar os defeitos eu também sei.
Sugerir opções e arregaçar as mangas, não.
Então, fico quieto.

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Ao Tiago S.
A GP2 passa no canal SPEED. Só que tem que saber por telepatia e poderes extra-sensoriais para descobrir o horário. Pela programação da NET, colocam programas que nem existem na grade de programação. Um horror! Mas consegui pegar aos domingos no canal FX. Mas, é sorte. Parece os dois canais são do mesmo proprietário. Só pode ser :-)

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi Flavio, oi pessoal!

Nao sei se vao me crucificar pelo comentario mas olha, se o FIA GT3 Brasil realmente estrear este ano e der certo como os promotores prometem, a Stock está morta, pois, fala-se em custo por temporada quase 50% inferior ao da Stock e isto correndo de Aston, Lamborghini, Ferrari, etc.

Se isto for verdade.. a “bolha” da stock vai estourar…

Um abraço

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Texto lúcido, claro e esclarecedor. Mas como gosto da coisa, sábado e domingo irei ao autódromo (que tem uma estrutura bem precária, diga-se de passagem – geralmente 40 minutos para ir ao banheiro, químico é claro e mais 40 minutos para tentar beber algo, isso no domingo pois no sábado nada se vende na arquibancada) para ver o ”’show”’ de nosso automobilismo.
Vale acrescentar que os comentários dos bloqueiros assíduos elevam o conteúdo do texto do FG.
Abs

Carreteras Argentina
Carreteras Argentina
17 anos atrás

Até que enfim um lugar onde encontro opiniões como as minhas em relação stock v8.

Isso é corrida. Isso é uma categoria decente.

Assim como na DTM alemã onde Mercedes e Audi fazem seus chassis, aqui nos nossos hermanos tb temos fábricas dispostas a investir. Mas pq elas investem lá e aqui ficam satisfeitas apenas em encapar os Stocks v8? Acho q a escolha feita pela stock brasileira para modernização da categoria foi errada.

seria muito melhor seguir o padrão europeu DTM que o americano da nascar. Lá o show já começa nos superspeedways, com traillers espalhados por todo inetrior do circuito, fãs, etc… aqui nem autódromos direito nós temos…

Fico imaginando, como apaixonado por esse esporte, em um dia ver… assim como na F1, estar torcendo por um piloto da equipe Honda, Ford, GM, Mitsubischi, WV, peugeot, etc. E não por pilotos de equipe de Genéricos da indústria farmaceutica.
´
É lamentável ver em dia de corrida de stock v8 as arquibancadas, lotadas de gente que na verdade só está aproveitando o espaço que lhe foi dado pelo patrocinador… e nós que realmente gostamos desse esporte, temos que ficar com os piores lugares…

Fora… Farra dos bois na Stock V8.
Queremos Automobilismo de verdade !!!

Ass.: Rodrigo Meira – Niterói RJ

Tiago S.
Tiago S.
17 anos atrás

Pois é, concordo com o que o
Paulo R. Guedes disse… aqui não tem divulgação nenhuma, tudo que fico sabendo é pelo blog normalmente. Esses dias mesmo teve aquela corrida de porshe eu até gostaria de ter ido mais fiquei sabendo aqui 1 dia antes. Comentei por um acaso com uns amigos meu que nem ligam pra corridas, sobre a super classic e tal as corridas que rolam em interlagos, a primeira coisa que perguntam é -pow como vc fica sabendo? ninguem divulga nada-
e aqui é sempre assim, até pra ver na TV não tem divulgação, assisti esses dias a DTM na bandsports se nao me engano, por pura sorte. Vi acho que no Limite eles comentando que passava la e acabei dando sorte de ver.
Tb não entendo pq nenhuma emissora compra os direitos, e quando compra passam nos horarios mais ridiculos, alguma emissora transmite a GP2?

Eduardo L.
Eduardo L.
17 anos atrás

Juan Paul Montracy,

Então não verei mais Indy, ChampCar, F1, Le mans, pois até onde humildemente sei; e me lembrando do Nelson Piquet que disse:
A 300 km/h não há segurança que segure.
Só verei corridas de Velocípedes para craianças até 4 anos.

Se liga Meu, Quem corre sabe que a cada curva e freada a morte tá ali te sorrindo e ainda assim a desafiam.

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
17 anos atrás

Tyke compound detected!!!!!!!!

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Bem lembrado, também temos uma imprensa especializada bem fraca aqui no Brasil, ao contrário da Argentina. Lá, jornalista entende e gosta de automobilismo.

juan paul montracy
juan paul montracy
17 anos atrás

O automobilismo da Argentina ñ é a assim tão magnífico, há umas semanas morreu mais um piloto na TC, no mesmo acidente vários pilotos e acompanhantes se machucaram, categoria q até hoje tem “acompanhante” é brincadeira…. :-/

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

Isso mesmo, Gomes!

Eu acho que diferença entre o Brasil e Argentina está na atitude das pessoas. Aqui, quando 5 ou 10 pessoas resolver se revoltar contra alguma coisa justa, outras 50, 100, mil ou sei lá quantas pessoas falam que esses 5 são um bando de desocupados.

Lá, se a revolta é justa, os mil vão para o pau, apanham, gritam, vão presos, batem panelas, mas não desistem.

Tony Bonfato
Tony Bonfato
17 anos atrás

Caríssimos,

Há alguns posts atrás, Quanto o FG coloccou dados sobre o TC – Turismo Carretera, eu prometi colocar um link que conta a história da categoria que é a mais popular da Argentina e está completando 70 anos.

La vai:

http://foro-gratis.latin-foros.com/tema-721-autohistoria.html

Está em castelhano, mas é facílimo de ler. É do fórum El Quinto Elemento. Aproveitem e dêem uam passeada pelo fórum para ver o nível das discussões….. O tópico Erasé una vez… é fantástico!

Bom proveito, amigos!

Thiago Teichmann
Thiago Teichmann
17 anos atrás

Complementando quanto aos motores, podem ser quaisquer, desde que atendam as seguintes cartacteristicas:
· Cilindrada: 3000 cc.
· Cilindros: 6 em V.
· Potencia: 350 HP.
· Corte: 7250 rpm.
· Posição : dianteiro longitudinal

Mais sobre o regulamento: http://www.trv6.com.ar/reglamento.php

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

E sobre autódromos…

O q fizeram com Interlagos e Jacarepaguá É CRIME!

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

A coluna tá ótima.

Falando um pouco sobre as montadoras brasileiras: elas tratam o consumidor MAL PACAS!

Carros básicos lá fora (corolla, civic) se transformam em carros de luxo no Brasil.

Modelos que substituem um anterior, chegam aqui em uma categoria mais cara (Jetta X Bora, Kadett X Chevette, Astra X Kadett) enquanto lá fora são lançados pelo mesmo preço ou até menor.

E a despeito dos nossos impostos escorchantes (os MAIORES DO MUNDO) o preço dos nossos carros em dólares é ABSURDO! De jan de 2003 prá cá aumentaram de forma aviltante.

Como o povo continua comprando o que tem nas lojas, com as cores q estão lá (preto ou prata), com os pacotes de acessórios caros pra kct (mas cadê o ABS? ah… custa mil dólares), para quê vão fazer marketing nas pistas?

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Flávio, concordo em parte. Ser multibolha para mim não é problema. O problema é a segurança(precária) e o sistema de classificação, que virou piada em Portugal. Mas concordo com você, que a CBA não está nem aí, para o automobilismo. Principalmente os fórmulas. Esse assunto foi bem reportado no programa Limite(ESPN-BR). Aliás, a própria ESPN(internacional) compra os direitos do WRC, e só passa entre 2hs e 5hs da madrugada!?!?? Dá para entender? Algum comentário no Limite e é só. Não divulga nem horário. A gente que tem que descobrir, ficar ligado dia e noite para caçar a corrida. Não entendo o que passa na cabeça dos programadores da ESPN. Ou sei, sei. lá. Automobilismo é o 2° esporte de preferência do brasileiro.
Quer fazer monomarca? Então faça um fórmula, que é mais barato e desenvolve melhor os pilotos. A F-3 que eu assisti domingo na ESPN-BR, foi super sem graça. Sem competitividade e com pilotos e equipes muito fracos. Assim nosso automobilismo vai à bancarrota, como diria aquela bichinha :-)

Kenola
Kenola
17 anos atrás

Essa pergunta ja vem me perturbando ha algum tempo.. quem sabe alguem saiba me responder: pq a stock car se chama “stock”? No meu entender, o termo “stock” eh usado em ingles quando queremos referenciar um objeto “original de fábrica”, sem modificações, padrão, etc. Espero q minha intuição esteja certa: de que um dia, a stock foi realmente “stock”.

Péricles leite
Péricles leite
17 anos atrás

Até onde eu sei, não é verdade que exista uma lei de incentivo ao automobilismo na Argentina.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Por categoria Escola entenda-se Fórmula 1400/1600, sem asas e com pneus Radiais de carros de passeio sem torneamento.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

A coisa é simples,mas trabalhosa.
– Precisamos formar platéia para corridas simples.

– Precisamos ter categorias escolas e obrigar o menino Kartista e seu Pai a entender que Sennas e Piquets surgem de vez em quando e o certo é que o menino ou menina aprenda tudo antes de se mandar para uma F3 ou sair do País.

– Uma categoria multimarca, tipo Grupo N, com pelo menos 6 marcas diferentes , no máximo 5 carros por marca com supervisão do Fabricante e motores 2.0 L.

– Um Campeonato de Protótipos Nacionais e motores Turbo 2.0 L.

– Stock Brasil para quem gosta.

Isso é possível, para ser feito em 2 ou 3 anos e não custa muito financeiramente, mas custa muito em vontade e isso parece que a CBA não gosta de gastar.

Esqueci: Brigar pela volta de todas as pistas e acabar com a necessidade de luxo em Autódromos para as equipes.

Paulo R. Guedes
Paulo R. Guedes
17 anos atrás

Pessoal, existe uma grande diferença na organizaçao argentina e a nossa. Grana!!!.
A muito tempo existe uma lei que obriga as montadoras locais a investirem uma porcentagem do seu faturamento no automobilismo.
Isto faz com que todas montadoras e algumas importadoras patrocinem equipes que competem com seus veiculos. Isto possibilitou a criação de campeonatos multimarcas.
Quanto a organização, creio que lá como cá existem bons e maus dirigentes, não acredito que os incompetentes ou mal intensionados somente existam deste lado da fronteira. Talvez os pilotos sejam mais atuantes e exijam mais dos diregentes que aqui.
Uma grande diferença que vejo na Argentina é quanto a divulgação e patrocinios de programas de televisão. Mesmo pequenas empresas patrocinam os vários (creio 7 ou mais) programas de televisão semanais sobre automobilismo inclusive em canal aberto. Existe publico, audiencia até para mesa redonda do tipo comum em programas sobre futebol.
Porque aqui somente TV a cabo tem programa sobre automobilismo. Será que não existe publico? O que voces acham?