Sábado, 30

SÃO PAULO (pequenos registros) – Quando Roland Ratzenberger morreu no sábado, 30 de abril, durante a classificação para o GP de San Marino de 1994, o autódromo ficou evidentemente chocado e entristecido. Boa parte dos pilotos que corriam na época nunca tinham visto um colega morrer de perto e em ação.

Eu nunca tinha visto ninguém morrer, nem de perto, nem de longe. No fim daquela tarde, antes de voltar ao meu hotel em Riolo Terme, fiz algumas fotos da parte de trás dos boxes da Simtek, no modesto paddock de Imola.

Não têm grande valor jornalístico. Valem apenas como curiosidade.

Sobre Ratzenberger, é leitura obrigatória o texto de Luiz Fernando Ramos, o Ico, no GPtotal. A dica é do Lucas Carioli.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

É para emocionar qualquer um.

Renato
Renato
17 anos atrás

Lembro desse fim de semana como se fosse hoje…eu tinha sete anos, e depois da morte de ratzemberger eu estava na casa da minha avó e meu avô perguntou “vai assistir a corrida amanhã?”
eu respondi “acho que não vô, não quero ver o senna morrer também”

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Muito bom este texto do GP total.
Acho muito interessante esse negócio de ciclos. Isso acontece mesmo.
Foi um fim de semana tenebroso.

amaral
amaral
17 anos atrás

o acidente de ratzemberger foi a primeira coisa q vi quando liguei a TV naquele sábado 9 (ou 8) da manhã.
assim mesmo, apertei o botão, a imagem q se formou era dele indo reto na curva villeneuve, pensei, nossa q pancada; daí o carro voltou rodando à vista da camera e mostrou a lateral vazada, via-se o macacão branco do piloto já inerte, ali gelei.
não via isso na TV em F1, desde os anos 70, peterson em monza – escapei de ver o acidente do paletti no canadá, e o do gilles só vi à noite no telejornal; fiquei abalado o resto do dia, e não levantei para ver imola ao vivo o dia seguinte.
fui à casa de meus pais sem saber do novo acidente, entrei, minha mãe veio correndo me dizer q o senna tinha morrido, entrei na sala de TV e vi meu pai com lágrimas nos olhos, pela primeira vez na minha vida.

eu já tinha imaginado a possibilidade da morte aquele ano por causa da disputa crescente entre senna e schumacher, via os dois como muito agressivos para o esporte, mas foi enorme minha surpresa quando minha mãe me contou, não tinha pensado mais nisso naqueles dias.

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás

Eu adorava o visual da Simtek. Ficou muito bacana a combinação de roxo com preto e a logomarca da MTV em verde claro, para dar um contraste.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Na primeira volta, o gordinho está limpando as rodas?

O visual da Simtek era meio “cavernoso” não acha? Elegante. Bonito. Mas um tanto “Dark”.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Sobre o Ratzenberger, enquanto procurava alguma foto do acidente dele para colocar no post sobre Senna no meu blog, encontrei um site memorial a ele. O endereço é:
http://www.roland-ratzenberger.com

Está em alemão, não entendo patavinas, mas vale para dar uma circulada, ver fotos da carreira dele e tal.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Aliás, Simtek que talvez tenha ficado um pouquinho mais na memória por conta do acidente, por ter sido uma equipe tão efêmera quanto Pacific, Andrea Moda e outras daquele tempo, que chegavam a ser uma temeridade estarem na pista…