Senna

SÃO PAULO (e a cidade está calma) – Eu já escrevi tudo que tinha a escrever sobre Ayrton Senna. Nem mais, nem menos. O suficiente. Hoje é aniversário de sua morte. Não tenho nada a dizer, como na maioria das vezes, embora seja meu ofício dizer o tempo todo o que acho de tudo.

Fui aos arquivos. Melhor assim. Senão corro o sério risco de me tornar mais repetivivo do que sou.

1997: A Sombra

1999: Cinco anos

2001: Sete anos

2002: De heróis e heroísmos

2004: E nada vi

2004: Memórias irrelevantes

2005: Paolo Sandri

Imola, 1994

Está aí. Uma overdose de Senna e de Imola, para quem gosta de remoer tristezas do passado. Eu não gosto. Apenas coloquei os links. Não reli texto algum. Não gosto da maioria deles, exceto talvez o sobre meu grande amigo Paolo Sandri, que os céus o tenham.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago lima
Thiago lima
13 anos atrás

Flavio, sem querer ser chato, ou ser coveiro de tópicos antigos, tem como disponibilizar novamente esses textos?

Abraços e parabéns pelo site e também pela revista Warmup

Danilo Albergaria
Danilo Albergaria
17 anos atrás

Realmente, Flávio, esse seu texto sobre o Paolo Sandri foi genial. Lembro-me de quando o li pela primeira vez, assim que saiu.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Só para mostrar o que AYRTON SENNA representa:

“No dia que Ayrton Senna morreu eu estava treinando com meu pai. Minha madrasta chegou e disse “o Senna acabou de morrer”. Não queria demonstrar meus sentimentos na frente do meu pai, por isso fui pra trás do trailer e chorei. Esse dia marcou uma passagem na minha vida, eu mudei porque para um garoto de 9 anos o Ayrton era invencível, um super-herói e os heróis não perdem. Isso mudou minha forma de encarar as corridas. – LEWIS HAMILTON.

“não vejo nada demais, ele entrou em uma equipe fantástica e foi muito bem preparado para pilotar um F1. O Ayrton Senna também subiu ao pódio 3 vezes na sua primeira temporada e a corrida de Mônaco entrou para a história, tudo isso com um Toleman!” – NIGEL MANSELL sobre LEWIS HAMILTON.

wilson rogerio carpi
wilson rogerio carpi
17 anos atrás

Nunca fui fã de Ayrton Senna na F-1, porém ele fez um ótimo trabalho enquanto esteve lá, afinal, ninguém vence 3 campeonatos de F-1 ao acaso.
Porém, se for pra falar em melhor piloto de corridas de todos os tempos, eu citarei um italiano, chamado Tazio Nuvolari.
Foi ele quem iniciou várias técnicas de pilotagem utilizadas até hoje.
Mas, mesmo sendo “Piquet-zista” confesso, michael schumacher não seria o que é hoje se Ayrton Senna não tivesse batido em imola/1994.-

Souza
Souza
17 anos atrás

eu só queria saber o que tem a ver a doação financeira do schumacher para as vitimas do tsunami e as vitorias do barrica e massa com este tópico.

Souza
Souza
17 anos atrás

mais chato que os fãs do Senna são aqueles que fazem questão de desmerecer o cara , principalmente quando é lembrado em datas como essa. pra que ficar depreciando ? cada um tem suas preferências, ficar criticando as preferências e opiniões dos outros é coisa de frustrado.

Rodrigo Bosch
Rodrigo Bosch
17 anos atrás

É possível que alguém não ache o Senna o melhor de todos os tempos, talvez ache esse título uma grande bobagem, talvez credite ao Alemão algo semelhante, enfim, cada um tem sim o direito de escolher quase tudo, e isso inclui quem admirar.

Caique….

O fato de vc ter uma admiração maior ao Emerson não faz de vc nem melhor, nem pior do que eu, apenas diferente…. e quando o FG criar um post falando do Elmo ( o que só poderá ser falando bem) te garanto uma coisa, não entrarei lá dizendo que uma vitória do Barrichelo me causa a mesma emoção ou que curto mesmo é o Caca Bueno (respeito quem goste, pra deixar claro). Ainda, quanto ao fato de generalizar o Senna como um marco do esporte nacional, me baseio na grande maioria das pesquisas apontarem ele dessa forma (italianos gostam de pesquisas assim e o resultado todos conhecemos). Provavelmente, tem argentino que prefere o Batistuta ou americano que prefira o Magic Johnson, respeito! Desculpe ter incluido vc em uma simples generalização, mas algumas são difíceis de escapar.

Paulo Areias…. que bom que de vez em quando a gente é entendido…

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Eduardo L. e Daniel Fiedman,

Obrigado pelas colocações. Existem aqueles que vêm ao Blog postam duas ou tres vezes e somem e não sabem nada sobre um ou outro e falam mer.das. O que dá pena é um despreparado desses vir falar que me escondo numa capa Nacionalista fez-me rir, acho que a unica pessoa do Blog que não poderia ser assim taxado sou eu. Pena que não existam mais Pedros Jungbluts, Virgos, Thiagos Azevedos (que é novo, fã do Senna e centrado), Felipe W., etc. para se manter um diálogo onde cada um tem direito a uma opinião e saiba escutar.

Jr
Jr
17 anos atrás

Caique, respeito sua opinião. Só questionei o fato do seu argumento ser totalmente descabido com o assunto do post….

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Marconi,
Obrigado pela interpretação e defesa de minha posição.

Paulo
Paulo
17 anos atrás

É isso aí ! Se tem muito fã do Senna que é chato pra caramba, idolatrando demais o cara, também têm muita gente que detesta o cara, e vem entrar num post só para provocar briguinha chata … no final dá no mesmo: chato existe em todo lugar !

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Jr.,
ótimo seu ultimo post, logo releia o que escrevi e veja que EM NENHUM MOMENTO DESDISSE quem queria homenagear o Senna, aliás pelo contrário, escrevi pelo menos em uns 4 posts diferentes que era um DIREITO de quem o tinha como ÍDOLO. Quando falei do Schumacher falava não do ÍDOLO Schumacher, porque não é meu idolo, aliás sinceramente nenhum deles é ou foi, e sim de uma atitude de SER HUMANO, do cara que atende por Schumacher, teve e também não falei mal do Senna.
Logo seus comentários são todos infundados, basta ler um a um o que escrevi. O unico brasileiro a quem dedico minhas alegrias maiores foi ao Emerson e ainda assim não desdisse nada sobre o Senna a não ser que ele não me despertou maiores emoções ou alegrias que as que me despertaram o Barrica, o Massa , o Piquet, o Pace, etc.

Jr
Jr
17 anos atrás

Marconi,

Nem vou me prolongar nesse assunto que já vi que você é que não tem discernimento suficiente pra interpretrar um texto de três linhas.
Enfim, com essa popularização da internet essas coisas são cada vez mais comuns…

Mas vamos lá. Acho ridículo comparativo entre pilotos, coisa de criança mesmo. Ainda mais quando usam argumentos fora da pista tipo esse, que ao meu ver foi simplismente ridículo. Seja ele por critica as ‘viuvas’ ou não.

O FG simplesmente fez um post pra relembrar a data. Deixem os fãs do caras se expressarem a vontade aqui. Porque isso incomoda tanto vocês?? Se o cara é idolo a A ou B, o que interfere na vida de vocês?
Pelo menos extravazando aqui eles não vão disvirtuar outros posts do blog com esse mesmo assunto.
Respeitem a opinião alheia!

Carlos Miguez
Carlos Miguez
17 anos atrás

FG
Como você bem disse/escreveu: tudo o que tinha a ser escrito sobre Airton Senna e o acidente de 1º de maio de 1994 já foi escrito. Posso até estar errado mas infelizmente o aniversário de sua morte sequer foi mencionado na grade de programação daqueles que ganharam milhões e mais dezenas de milhões (talvez até centenas de milhões) com o constante uso de sua imagem e promoção, muito menos por aqueles que usaram-no como escada, tanto para auto-promoção, como para instrumento de achaque. Aproveitaram-no como “héroi” até muito depois da morte pois lhes convinha. Não preciso citar nomes…

Marconi
Marconi
17 anos atrás

Jr,
Me desculpe, pensei que voce soubesse ler e interpretar textos, por isso copiei sem permissão, o que o Caíque escreveu em resposta a outro bloguista e está a seguir.

…”Quando falei sobre o ato do Schumacher ter ajudado com doação os atingidos pela Tsunami, não me referi ao Piloto, me referi ao Homem.”…

Como você pode observar e se quiser é só ler os textos completos lá no ínício, em momento nenhum o cara fala que o Schumacher é melhor que o Senna, nem o compara a ninguém e só diz que prefere o Emerson por gosto pessoal. No caso do Schumacher ele estava falando de uma atitudo que mexeu com ele e ainda escreveu que se fosse o Rubinho o outro qualquer teria ficado emocionado da mesma maneira.

Você continua com um fósforo aceso procurando um pavio, lamentável. Pelo menos leia direito.

Léo Engelmann
17 anos atrás

FG, pelo menos você citou. Lembrou de Senna.

A TV Globo, ontem, não colocou nada no ar sobre Senna. Nenhum jornal. Somente hoje pela manhã no Bom Dia SP ( !!! ) mostrou um encontro de motos em Sorocaba, interior de São Paulo, realizado desde 1995 para lembrar a morte de Senna.

Triste não é lembrarmos momentos de sofrimento. Triste é não mostrar o lado bom da pessoa que desencarnou.

Maçaranduba
Maçaranduba
17 anos atrás

Todos aqui sabem que não gosto dos fanáticos pelo Senna, mas hoje vou me permitir discordar sem agressões e por.radas que eu adoro…hahahahaha.

Se é para se homenagear o piloto com mais raça e mais espetacular de todos os tempos, fico com o Gilles Villeneuve. Aquele sim era espetacular, raçudo e neste aspecto muito melhor que o Somatório de 3 Senna, 2 Piquet, etc., e está fazendo este ano 25 anos que faleceu, aliás de maneira muito mais estupida que o Senna (provavelmente os Sennistas em sua grande maioria sequer viram o vídeo) e também passou na TV. Se é para se recordar do Homem/ Desportista e não do Ídolo e sendo eu brasileiro, creio que o Senna, enquanto homem , não nos acrescentou nada se comparado por exemplo com o Pelé, Por Desportista e Ídolo, esse sim é inigualável. Muitos virão aqui para falar mal até do Negão, mas isso é porque ele está vivo e o Senna faleceu aos olhos de todos, só por isso. O Senna não parou nem pararia uma Guerra como o PELÉ parou, a ponto dos inimigos irem a campo juntos para verem o Santos jogar. É claro que para essa criançada que só sabe de Senna e ainda faz xixi nas calças, isso pode parecer história, mas é VERDADE, o Pelé parou uma GUERRA e o Senna não pararia uma briga de bairro.
Chega, falei até demais, mas não saí batendo. Quem gostou ótimo, quem não gostou também.

Jr
Jr
17 anos atrás

Marconi,

Se nao tivesse lido os posts, nao teria lido sobre o autruismo de Shumacher, certo?

Continuo achando de uma infantilidade sem tamanho comparar quem mais ajudou a humanidade: o Senna, o Shumacher, o Super-Homem ou o Homem Aranha??

Bizarro isso…

O FG apenas postou isso para relembrar a data, e tem gente que vem aqui devanear…

Eduardo L.
Eduardo L.
17 anos atrás

Paulo Areias,

Você bateu errado. Foi falar de um participante que nem a você dirigiu um post, falou mal do sujeito, tentou ser sarcástico e pior, falou de política logo com quem.

Spada
Spada
17 anos atrás

Flávio,

Bom dia!

Para dizer a verdade, sempre torci muito para o Piquet, inclusive em um treino em Interlagos (1991), estava na fila da lanchonete no setor A e o reporter da Globo perguntou: Quem torce para o Ayrton? Todos gritaram…EEEEEEEEEUUUUUUUU……. depois ele perguntou de novo: Quem torce para o Piquet: EEEEEEEEUUUUUUUUUUUUUU….só ouvi a minha voz…RS Ele veio me entrevistar porque eu torcia para o Piquet e não para o Ayrton…fiquei na hora meio Nervoso, pois a matéria iria sair no Jornal Nacional e respondi um monte de baboseiras…….a melhor resposta que eu vi depois : Por que ele é o “ultimo romantico”.
Sim, Piquet era um romantico, e eu o adorava, achava o Senna um verdadeiro chato, desde a 1ª corrida pela Toleman, sempre queria ganhar, ter o melhor carro e até se dipos a andar na Williams DE GRAÇA! Me dava sempre aquela impressão que se estivesse perdendo um joguinho de futebol, pararia tudo, colocaria a bola embaixo do braço e diria: O jogo acabou…a bola é minha!!
Mas, depois daquele ano sofrível que foi 92 para o Ayrton, comecei a torcer por ele….e chegou 93 (para mim o melhor ano dele na F1), fui a Interlagos com todos os anos com meu insepáravel companheiro de corridas, meu sobrinho que na época tinha 13 anos, e falei: O Prost vai ganhar mesmo, mas vamos arriscar…de repente chove! E foi a vitória mais linda que eu já vi de um brasileiro em Interlagos…..não sei por que, mas esta foi especial….
Chegando 94, foi aquele favoritismo todo em cima dele e chegando em Interlagos…aquele banho de agua fria nos brasileiros…rodou!!!
Bem, aí veio Aida, e depois a fatídica Imola……não me esqueço que naquela manhã, instantes antes da batida já estava fazendo contas….agora ele vai abrir mais um pouquinho do Shumy e depoooooooooooooooooooooooooooooois……..gritei….PQP!!!!!! A batida!!!
Na hora fiquei P…………., e agora, o outro vai abrir 30 pontos em cima dele, vai ser dificil de buscar……e o tempo passando…..a cabeça mexeu……ele não se mexeu mais……aí é o que todo mundo viu ao vivo!
Até hoje não posso ver qualquer imagem dele que me emociono…….esta foto particularmente!

Abs

Spada

Abs

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Não lí todas as colunas mas, das que lí, a melhor é a do teste dele na Willams. Me arrancou gargalhada a história da quantidade de marchas no carro….

Senna era ímpar….

Andre Viana
Andre Viana
17 anos atrás

Como a maioria falou, com a morte do Senna, fomos privados de corridas emocionantes, hoje a f-1 se resume a passar nos boxes, vemos um ou outro piloto mais ousado, e os que ainda sao , sao criticados,como ocorreu com o massa.

Nao sou eu que estou falando, e um fato, apesar de toda maioria ser burra,Segundo a maioria das publicacoes internacionais sobre automobilismo , Senna e ate hoje o maior piloto da historia da f-1 e f-3.

Eu que acompanho corrida regularmente desde 84 tenho que para mim, isto se deve em grande parte a Senna ser um piloto ultra agressivo, nao era contido como piquet, shumacher, prost , emerson ou alonso, pois normalmente colocava mais de 1segundo na classificacao em qualquer companheiro de equipe, seja o hill ou ate o prost, e por isso que acho que perdemos um grande piloto, daqueles que dava gosto de ver, como foi com o prost, shumacher e piquet, depois que os mesmos abandonaram as pistas, mas com o agravante de o mesmo ter morrido nas pistas da mesma forma que fazia em toda corrida, pilotando mais do que o carro, por isto e que causou um baque nacional.

Senna virou um idolo , principalmente,pelo seu comportamento como piloto , pois somente a tv nao nao sustenta idolos como o senna, ele deve realmente ter fazer coisas acima do normal, como fizeram pele ou maradona, para citar os grandes do esporte.

Os que defendem que foi a tv que mitificou o piloto, estao enganados pois supondo que o massa ganhe 3 campeonatos nao sera um piloto idolatrado como senna, principalmente devido ao seu estilo de pilotar.

Lembro que desde que comecei a companhar as corridas de f-1, os meninos da minha idade, pelas idas de 85-86 ja torciam mais para o Senna do que para Piquet, mais pelo seu estilo de pilotar e por ser um piloto mais rapido.

Senna deixou grandes contribuicoes tambem fora das pistas, como o inicio do instituto ayrton senna, que hoje com a grande ajuda de sua irma, baseada em seus principios se tornou referencia em nosso pais.

Um ultimo comentario,
porque certos blogueiros ficam vigiando o site para tentar impor suas opinioes como se fossem os donos da verdade denegrindo a imagem so Senna? Porque nao apenas discorrer sobre o tema , alias , ja melhoraram bastante, pois antes ficavam bastante irritados se alguem falasse bem do Senna , respondendo imediatamente que o shumacher foi melhor, rssss,sendo que o topico era sobre a morte do mesmo e suas contribuicoes ao automobilismo.

Resumindo, dos que vi correr,Senna para mim foi o melhor em termos de velocidade pura, Shumacher foi o mais constante juntamente com Prost, Piquet foi excelente mas pior que os 3 acima,Hakkinen mediano, levou tunda do Senna, 30pts a 0, quando correram juntos, alonso, bom piloto, portanto ratifico novamente que o legado do Senna em termos de F-1 foi muito grande baseado principalmente no que vi, nao no que me contaram.

Marconi
Marconi
17 anos atrás

Jr,

Posts do tipo que você escerevu é que dão margem para discussões chatas. Leia todos os posts antes de vir com um fósforo aceso procurando um pavio.

Daniel Fiedman
Daniel Fiedman
17 anos atrás

Paulo Areias,

Já deu mais de 40, mas não pelo assunto, mas porque a guerrinha entre Viuvas x Aqueles que não concordam começou. Dê uma lida e poderá confirmar. Eu não falei mal do Senna, o Matusa Caique não falou mal do Senna , o Marcelin, etc. e as Viuvas deitaram falação, ninguém pode sequer não concordar. Você foi tão ba.ba.ca que apelou para um papo de nacionalismo e política justo sobre o unico Bloguista que é filiado a partido no Blig, pelo menos é o que sabemos.
Com relação ao Pace, todos os Posts deram mais de 50 e no de seu aniversário, mais de 100, só que pelo seu comportamento, se disséssemos que o Pace era Italiuano você acreditaria.

Veja os posts do Thiago Azevedo, do Luiz Fernando e aprenda a se comportar e a escrever que nem HOMEM.

Jr.
Jr.
17 anos atrás

Po, um post sobre o aniversario da morte de Senna e tem gente que vem falar da ajuda do Shumacher às vitimas do Tsunami?????

As vezes isso aqui parece o blog dos teletubbies…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

A questão resume-se em discutir o que é um ídolo e o que ele representa.
Sempre digo que Ayrton Senna ultrapassou e muito os limites do mundinho dos aficcionados por F1 (que é basicamente o que somos … rs …), e passou a representar valores relevantes para muita gente. Respeito quem pensa diferente, mas é assim que o mundo é (e antes que falem que isso só acontece no capitalismo, basta relembrar Mao Tsé Tung e Lênin nos velhos tempos do socialismo chinês e soviético). Nunca houve um piloto de automóveis que provocasse esse sentimento (e não é só por aqui não, as pesquisas de popularidade feitas pelo mundo mostram que Senna ficou marcado na mente de muitas pessoas), e acho que muitos daqueles tradicionais fãs de automobilismo não aceitam muito bem esse fato, já que a imagem de Senna eclipsou muitos outros valorosos pilotos. Mas é mesmo um fato incontestável e temos que lidar com ele.
Particularmante, admiro e sempre admirei (mais do que todas as outras características) as qualidades de Senna como PILOTO. Entendo que ele atingiu (mais do que qualquer outro) as caracteríticas que admiro em um piloto de automobilismo de competição. Mas respeito esse sentimento que ele deixou como legado, da admiração das virtudes da pessoa Ayrton Senna.

“Para se ter uma idéia, eu e minha família ficávamos no setor C em Interlagos, em frente aos boxes (hoje é o setor M). Nos treinos de sexta-feira o público era sempre pequeno e eu ficava sentado separado de minha família, no primeiro lance da arquibancada, e jurava que o Senna me cumprimentava todo vez que saía dos boxes com um aceno de cabeça enquanto abaixava a viseira de seu capacete. Subia a arquibancada correndo e falava para meu pai: Pai! O Senna deu oi para mim!
Ora… provavelmente quando Senna trocava de marcha, o carro dava um tranco que fazia a cabeça dele ir um pouco para frente.
Meu pai nunca falou isto para mim.”

Muito legal esse trecho. Muito legal mesmo.

Saudades, campeão !

Luiz Fernando

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Paulo Areias,

Como você é novato no Blog, por favor fique quieto ou procure se inteirar um pouco mais quando o assunto for política e engula suas frases sobre nacionalismo barato.

1- Gosto de automobilismo e me dou o direito, que aliás todos temos, de torcer por quem eu quiser ou gostar, mas com uma condição: não gosto de entrar nessa polêmica RIDÍCULA de pilotos, mas me dou o direito de deixar minha opinião sem ofender a quem quer que seja. Na unica vez que fiz isto me desculpei via Blog e foi com o L. Fernando que é um fã do Senna. A você não ofendi .

2- Como você é novo aqui, leia um pouco mais posts antes de caminhar pelos pitacos políticos, afinal sua frase t %!$&#de criança se esquece que existem muitos aqui que gostam de política e como você ainda não viu/leu, um post de política ou guerra entre Árabes e Judeus neste espaço dão mais mensagens que a guerra entre Piquet x Senna, já que a postagem chega algumas vezers a 200 posts.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Salve Thiago S.,

Quando falei sobre o ato do Schumacher ter ajudado com doação os atingidos pela Tsunami, não me referi ao Piloto, me referi ao Homem. Veja que os Ronaldinhos (Gaucho e Fenômeno), Zidane e Beckhann propuseram uma partida beneficente. Estes citados recebem por ano algo em torno de 60 milhões de Dólares (Zidane o que recebe menos- 60M.) entre salários e patrocínios e se propuseram a fazer uma pelada, que muito provavelmente teria a participação do Schumacher, embora todos sejam embaixadores da UNICEF . O Schumacher pegou uma caneta e assinou um Cheque de 10 Milhões de Dólares e isso me emocionou, e o mesmo sentimento teria acontecido se tivesse sido o Rubinho, o Maradona, qualquer um, afinal depois disso é que chamaram o cara para ser também representante da UNICEF.
Daí a eu menosprezar o Senna vai uma diferença grande. Eu apenas não nutro nenhuma idolatria por ele, pelo simples motivo de não te-lo tido como ídolo, apenas torcia por ele e fiquei triste quando ele teve o acidente que o vitimou. A mim diz muito mais o Emerson, a quem vi , de corpo presente, fazendo sua estreia no automobilismo. Caso este acidente do Senna tivesse acontecido com o Emerson, muito provavelmente eu teria ficado muito chateado. Só isso. Quem tem o Senna como ídolo, que o tenha, afinal é um direito de cada um, agora que não tente (que não é o seu caso), só porque alguém não comunga da idéia, colocar este alguém como INIMIGO, etc, por que aí descambamos para guerra de pelancas entre simpatizantes e eu tô fora. Grande abraço,
Caíque.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Rodrigo Bosch,

Repare que nos posts que enviei não critico quem goste ou ame o Senna, apenas não gosto de que se o coloque como algo Divino porque isso ele nunca foi, agora, COMO ESCREVI, se alguém quer homenageá-lo é um problema de cada um. Com relação ao que você escreveu sobre os americanos terem tido o Michael Jordan, o Maradona para os argentinos e nós termos tido o Senna, por favor me tire desta , porque TODOS que frequentam o blog a muito tempo sabem que pra mim o piloto brasileiro que mais gostei de ver foi o Emerson Fittipaldi , logo o Senna pra mim foi Tri-campeão mundial, mas em momento algum me fez vibrar mais que o Rubinho ou o Piquet, ou o Massa, mas não o que mais admirei, o Emerson, logo seu raciocínio do Jordans , Maradonas, etc, neste caso, pra mim não vale e espero que respeite assim como respeito quem tem pelo Senna a admiração que tenho pelo Emerson. Em adendo: Pra mim não existe esse negócio de maior de todos os tempos, isso é uma das maiores IDIOTICES que já li em automobilismo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Carlos Müller

Muito legal o seu relato hehe.

Concordo com você,com o Leo, com o Rodrigo, com o Paulo…

Leo
Leo
17 anos atrás

É incrível como não se respeita a opinião alheia aqui…

Admiro muito o Senna porque foi o cara que me fez gostar de automobilismo e me inspirou a correr de kart anos mais tarde. Da mesma forma que ele influenciou uma legião de kartistas nos anos 80 e 90.
Isso, pelo que ele fez na pista, não por causa de bandeiras, musiquinhas ou porque o cara ajudava velhinhas a atravessar a rua…isso talvez valesse para o público em geral, não para os fãs do automobilismo de verdade.
E antes que digam que sofri lavagem cerebral da Rede Globo e do Galvão, estive em Jacarepagua em 88 e 89.

Também acho desnecessário e repetitivo relembrar o dia da morte dele, que pra mim, como fã também foi doloroso. Acho que devemos relembrar sim o aniver’sario das grandes vitorias e conquistas.

Duro é ver gente aqui que o maximo de contato que tem com automobilismo deve ser atraves de joguinhos eletronicos no PC falando um quilo de baboseiras…

Carlos Müller
Carlos Müller
17 anos atrás

Por incrível que pareça, o que falta as pessoas de uma forma geral é conhecer mais a Geometria Euclidiana, que mais a frente permitiu a elaboração por parte de Albert Einstein da Teoria da Relatividade. Sim, relatividade, pois o legado de Einstein nos diz que tudo depende da posição do observador em relação ao acontecido. E é assim que devemos encarar o assunto Ayrton Senna. Quem acha o assunto chato, passado, que fale, mas evite estereotipar. O mesmo quem gosta de falar sobre o assunto: respeite quem não gosta. De novo, tudo depende da posição das pessoas com relação a este assunto quando aconteceu. Este que vos escreve neste momento, sente que deve suas visitas a este blog, ao menos de início, à Ayrton Senna. Fui assistir minha primeira corrida de F-1 no Rio de Janeiro, em 1989, aos 6 anos de idade devido ao fato de Senna ter vencido o campeonato mundial no ano anterior. É fato. Vi Senna ganhar em Interlagos em 1991 e 1993, aos 8 e 10 anos, respectivamente. Foi maravilhoso! Eu era uma criança, provavelmente nem entendia direito o que significava ídolo, mas sei que vibrei muito! E ainda vibro ao lembrar!
Estava em Interlagos no ano passado quando o Felipe Massa ganhou. Também vibrei muito com a vitória do Felipe Massa no Brasil, mas depois de uma análise concluí que não a curti tanto quanto nas de 91 e 93. Por que?
Por que eu era criança. E crianças sonham. E como diz uma parte do texto entitulado Você Aprende atribuído a Sir William Shakespeare:

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens: poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Quem hoje tem cerca de 25 anos era apenas uma criança no período compreendido entre o primeiro título mundial de Senna e sua morte.
Para se ter uma idéia, eu e minha família ficávamos no setor C em Interlagos, em frente aos boxes (hoje é o setor M). Nos treinos de sexta-feira o público era sempre pequeno e eu ficava sentado separado de minha família, no primeiro lance da arquibancada, e jurava que o Senna me cumprimentava todo vez que saía dos boxes com um aceno de cabeça enquanto abaixava a viseira de seu capacete. Subia a arquibancada correndo e falava para meu pai: Pai! O Senna deu oi para mim!
Ora… provavelmente quando Senna trocava de marcha, o carro dava um tranco que fazia a cabeça dele ir um pouco para frente.
Meu pai nunca falou isto para mim. Deixou que seu filho, criança, sonhasse. Do meu ponto relativístico, era o que acontecia.
Mas isso aconteceu por que EU cresci sabendo mais sobre Ayrton Senna. Se pegássemos alguém que tivesse 10 anos quando Fangia estava em seu alge, provavelmente ainda hoje suas mais tenras lembranças seriam sobre ele. Portanto, apelando para a Física, vamos respeitar a posição de quem olha para o que aconteceu.
De minha parte, admito, com tudo o que acontece no mundo hoje em dia, preferiria estar todos os dias grudado na grade do setor C nos treinos de sexta-feira esperando o Ayrton Senna sair dos boxes em sua McLaren e me dar um aceno com a cabeça.

Paulo Areias
Paulo Areias
17 anos atrás

Daniel Fiedman
Há pessoas que quando faltam argumentos vêm com sofismas, quem conhece estes sofismas e não sendo bobo devem denunciar, é o que estou fazendo.
Você disse que o assunto sobre o Pace deu nem me lembro mais, acho que perto de 100 posts e que o do Senna ficaria em 35.
Como não sou bobo, quero te lembrar que sobre o Pace FG levou uma semana fazendo homenagem a ele, por falar nisso, já pensou se faz o mesmo com Senna? Como você iria chiar, hein?
Continuando, você quer comparar a quantidade de posts de um dia com o de uma semana?
Pensa que tem otário aqui?
Por sinal, já começou a perder, quando fui te responder já tinha 36 posts num dia, kakakaka.
Rodrigo Bosch
O Caíque parece detestar o Senna, coisa engraçada né, Senna era um rapaz tão educado, falava bem, fazia doações em segredo.
O Caíque agora se refugia sob a capa do nacionalismo.
Já teve um filósofo que afirmou: o nacionalismo é o último refúgio dos canlhas.

Rodrigo Bosch
Rodrigo Bosch
17 anos atrás

Caíque,

Pra não estender esse assunto, minha admiração ao Senna vem do fato do piloto que ele era, não da sua origem de país coincidir com a minha, evidentemente, me orgulho do fato dele ser brasileiro. O que admiro, é o esporte, e o que reconheço no Senna, é o seu maior expoente! Sorte dos americanos terem o Jordan no basquete, sorte dos argentinos terem o Maradona (mesmo sendo menor que o Pelé), e por aí vai, mas não houve piloto como o Senna. Como brasileiro, vitória do Senna, Piquet, Massa, Barrichelo ou qq outro, me causam a mesma emoção, mas a pilotagem do Senna, vai além do nosso nacionalismo. O agravante de sua morte prematura é que nos tirou belas corridas (sendo egoísta) e a vida de uma pessoa jovem que tinha muito pra fazer, por si, e por muitos outros também.

Paulo Areias
Paulo Areias
17 anos atrás

Tiago F
Não perca tempo discutindo com estes bobos, eles tem orgasmo a política brasileira. Quer coisa mais imunda que isso?
Estamos conversando sobre esporte, relembrando o expoente maior que já este país já teve, Ayrton Senna da Silva, e lá vem eles com aquela velha cantilhena comuna.
Não vê que é inveja?
São perdedores nato, não conseguem progredir e invejam quem progride e faz sucesso.
Quer saber de uma coisa, eles tem mais é que torcer por Rubinho Barrichello. Todo comuna é assim invejam os vencedores e gostam de ficar ao lado dos perdedores, se identificam com eles.

Tiago S.
Tiago S.
17 anos atrás

Caíque, prazer Tiago.
bom só tenho 22 anos confesso que não conheço um nada de F1 comparado com você e com a maioria daqui, mas com todo respeito, para alguém que diz que respeita aqueles que prestam suas homenagens você parece muito interessado em diminuir o valor que é dado ao Senna, me lembro pouco das corridas porque era muito moleque, mais choro facilmente em ver os videos das suas corridas. Pode ser que para ele não significava muito sair comemorando com a bandeira na mão, mais pra mim sempre significou, porque sempre passou a sensação de alguem que está ali representando a nação no que melhor sabe fazer, não que eu tenha motivos de sobra pra defender esse país que na verdade mais tem motivos para… deixa pra la, mais das poucas alegrias que o povo brasileiro teve, muitas vieram dele. Afinal não é só com dinheiro que se ajuda ou se conforta alguem, certo? E eu acho que de forma direta e indireta o Senna ajudou tanto quanto Schumacher só que em situações diferentes.
Me surpreenderia se o Schumacher não tivesse feito nada no episódio do Tsunami, enfim, concordo que temos motivos mais importantes para reverenciar mais não concordo que atos diferentes sejam pesados na mesma balança.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Rodrigo,

Nenhuma vitória do Senna me deixou mais feliz que por exemplo a primeira vitória do Barrica ou a do Massa 14 dias atrás. Fiquei alegre com todas as que eu vi de um piloto brasileiro. Não acho absolutamente nada demais que alguém ache que o Senna não acrescentou nada de bom para ele (ou ela), afinal isto é um direito constitucional de um cidadão. De forma análoga aqueles que se deliciam com as lembranças dele também têm o direito de expressar este sentimento que não os faz mais brasileiros ou humanos.

Rodrigo Bosch
Rodrigo Bosch
17 anos atrás

Não se poderá mais falar de fórmula 1 sem falar de Senna. Há quem se incomode com isso, mas credito isso ao fato de que cada um tem seus fantasmas e lida com morte, ídolos, fama de um jeito. Esse espaço deveria ser ocupado por quem tem algo de produtivo que foi pelo que o Senna proporcionou. Há milhares de posts ai falando de tudo, mas entrar nesse e dizer que o Senna é só passado é querer posar de senhor da razão, mas que não passam de tolos, que só se movimentam para fazer algo improdutivo. Quem ama automobilismo não poderá nunca ser indiferente ao Senna, pelo que ele foi como piloto, e não por ele ter nascido no Brasil. Esportista não salva país, nem político, nem religioso, e aí de quem espera sem ser salvo dessa maneira, mas herói cada um tem o direito de escolher o seu, mesmo que ele não nos faça nem pior, nem melhor.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Para aqueles que têm o Ayrton como Ídolo maior, que prestem homenagens que lhes pareçam ideais. Eu não presto homenagem nenhuma. Quando aconteceu o acidente fatal, fiquei consternado e bastante triste, mas desde sempre a figura do Ayrton não me disse nada enquanto cidadão brasileiro, aliás nem ele nem nehum outro esportista, para ser sincero me lembro de um que mexeu com minhas emoções humanas, foi o Schumacher naquele episódio das Tsunamis, pois foi a maior doação financeira de uma pessoa física para socorrer aquele monte de coitados que perderam tudo, desde objetos até a família inteira Concordo com alguns posts abaixo sobre quem realmente deveríamos reverenciar por brigar por nós e nós simplesmente riscamos essas personalidades do Mapa. Àqueles que prestam suas homenagens meus respeitos.

Bruno Carvalho
Bruno Carvalho
17 anos atrás

Engraçado afirmarem que um mero piloto de corridas represente mais para uma nação do que pessoas como Rui Barbosa, Santos Dumont, Netinho, sem falar pessoas como Chico Mendes que deram a vida para defender o nosso povo.

Isso explica a decadência moral que a gente vive. Idolatria é sinônimo do capitalismo alienante que a mídia vende para as mentes francas e ignorantes.

O pessoal não lembra em quem votou na última eleição, na sabe o que ocorre em sua cidade ou no país na sabe que um sujeito que não fez nada de muito significativo para a ninguém além dele mesmo é lembrado como mártir.

Cultura lixo pura.

Daniel Fiedman
Daniel Fiedman
17 anos atrás

Paulo Areias,

Apenas gosto de AUTOMOBILISMO DE COMPETIÇÃO. Piloto bom pra mim não tem nacionalidade, pois se me fizer ter entusiasmo por ele torço a favor. Por isso torci para o Prost, Para o Piquet, Para o Senna, para o Schumacher, para o Villeneuve (o Pai) entre muitos. O que faz todo mundo ficar pu..to com aqueles a quem chamam de Viuvas não é o fato de serem e terem o Senna como ídolo, mas sim que qualquer um que venha e diga que Fulano é sensacional, que vem o exercito Senna e é devidamente esquartejado. Vide seu comentário, onde já coloca o cara como o Inimaginávelmente mehor de todos os tempos. Aí aparece um ou outro e começa o quebra-quebra chato pra caramba. Quanto a data de hoje pra mim, acho-a normal, como acho que se deveria sempre se lembrar do Senna de maneira simples sem salamaleques e bandas, porque isso enche o saco e faz o povo esquecer mais rápido quem foi o cara, basta a gente se lembrar que a um mes atrás o Flavio colocou uma homenagem ao Pace, aliás excepcional Piloto, e deu quase 100 posts e esse do Senna não vai bater 35.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Entendo perfeitamente que muitos frequentadores desse ótimo fórum seguem a linha de pensamento do Flavio Gomes, e assumem uma posição mais “distante” do mito Ayrton Senna. Questão de opinião e gosto, e que merece todo o nosso respeito.
Entretanto, ao praticar esse pensamento (e de forma consciente), voces acabam por ficarem distantes (em uma atitude propositalmente banalizadora) do reconhecimento do fenômeno Ayrton Senna como a ascensão de um esportista que transcendeu o estreito mundo da F1 para galgar o posto como um dos maiores mitos da história do esporte mundial.
Esse assunto – por si só – daria um excelente artigo, nas letras inteligentes e perspicazes de Flavio Gomes.
Sinto, entretanto, que ele insiste em situar o acontecimento como um mero fenômeno esportivo (e ele tem todo o direito de fazê-lo).
Mas, francamente, aqui não se trata de opinião: para boa parcela do povo brasileiro, Ayrton Senna representa bem mais do que um piloto de automóveis. Para o bem ou para o mal.
É somente a minha opinião. Espero que respeitem.

Marcelo F. L.
Marcelo F. L.
17 anos atrás

Não Arthur Berger, você que é um complexado. Fica chorando para gente que você nunca conheceu.

Deveria estar levando a sério é a política não F1 já o que acontece em um GP não modifica em nada a vida dos brasileiros.

Quem fica rico são os pilotos e não bobocas que ficam os venerando como se fossem superiores as outras pessoas.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Não sei o porquê da implicância contra as pessoas que gostam de lembrar o Senna.
Vejo muita amargura no comentário desse povo que só o que fazem é xingar os fãs do Senna de viúvas.
Se não gostam dele, ok, não comentem, não leiam sobre ele, ou deixem de assistir um pouco a tv que vocês criticam, que fala tanto dele! Lembrando que num feriado como este (acredito que esteja ensolarado em boa parte do Brasil) existem coisas mais interessantes para fazer do que assistir vale a pena ver de novo ou Faustão.
E se alguém aqui não reconhece o talento dele, sugiro que freqüentem mais os autódromos, assistam mais a corridas ou mudem de esporte. Quem sabe bocha?
Que saco!

Paulo Areias
Paulo Areias
17 anos atrás

Erik
Meus parabéns, assisiti o filme que vc fez e a música ficou ótima.
Não ligue para os que chamam os fãs desse melhor piloto brasileiro de “viúvas do Senna”, isto é inveja e a inveja é um sentimento que só prejudica quem a sente.
Se nós somos viúvas do Senna eles são as amantes do Piquet ou noivas do Rubinho.

André Arrais
André Arrais
17 anos atrás

Vejam a comemoração e a alegria de Schumacher no pódio do GP de San Marino, 1994. Sugiro que leiam também os comentários dos que viram o vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=47ccbOpItCg

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Rodrigo

Ano passado mandei umas fotos para o Flavio que estavam circulando na internet dizendo que eram do Ayrton, pois bem, as fotos eram do Ratzenberger, na época o Flavio comentou que tinha falado com a médica que cuidou do Senna, ela disse que buraco era bem pequeno, agora, inchado deve ter ficado mesmo, uma porrada daquelas não tem como não ficar!

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

Marcelo F. L.: Você é medíocre. Nunca li tamanha bobagem.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Ao blogueiro Marcelim, se quiser recolocar seu texto fique à vontade, mas nada de links enormes que dificultam a leitura dos comentários, ok?

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
17 anos atrás

Pena que não dá para ler direito os comentários.