Guaporé chamando – I

SÃO PAULO (força) – Já que ninguém faz nada, os pilotos fazem. Guaporé teve corrida no fim de semana passado. A Copa Fusca teve apenas dez participantes, mas é um começo. Aqui em SP acabaram com a Speed 1.600, que já reuniu mais de 50 carros, não muito tempo atrás.

Everson “Kiko” Melo na classe A e Erick Scheis, na B, foram os vencedores nas duas baterias. Todo o apoio deste blog aos fusqueiros gaúchos. O negócio é ir em frente.

Daqui a pouco, mais notícias de Guaporé.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
miguel carvalho
miguel carvalho
15 anos atrás

Acompanho sempre que posso algumas provas de automobilismo aqui no sul e fico emocionado vendo a pilotagem do ERIK SCHEIS esse garoto de santa maria que guia uma barbaridade ,com apenas 16 anos estreiou vencendo na copa fusca andando na frente de pilotos com mais de 15 anos na categoria,e so nao foi campeao porque quebrou o cambio na ultima prova.Agora provou que acelera mesmo vencendo o campeonato gaucho de 2008 de formula 1.6.Tive a oportunidade de ve-lo pilotando de kart-cross com apenas 12 anos ,onde foi praticamente imbativel.Parabens garoto,voce vai longe.

Max
Max
16 anos atrás

Caros amigos Raphael e Speed Racer,

Sabem porque o automobilismo não vai pra frente…por 3 motivos:
1º A maioria dos pilotos se acha um Airton Senna
2º A maioria dos preparadores se julgam DEUS

e

3º 99% dos cartolas são ladrões

Juntando essas 3 coisinhas, tem-se que: enquanto os pilotos e preparadores ficam brigando por coisas banais nos regulamentos, os cartolas arrancam o dinheiro de rodo dos pilotos. Os preparadores tão cagando e andando, pois não tem cultura suficiente para enchergar um pouquinho mais na frente e perceber que com um grid cheio, todos ganham.
E os cartolas ficam de fora, cagando regras sendo que além de nunca terem sentado num carro de corrida, ficam dando risada de como os pilotos são trouxas.

Entenderam.???…o problema é conceitual….tem que mudar o conceito!!!

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Prá quem acha que fusca é retardatário…..

de vez em quando, na Rio-Santos, na ‘serra’ de Juqueí, já vi MUITO fusca inteiro levar muito milzinho bonitinho, moderninho, tunnadinho…
Na subida da Mogi-Bertioga ou Tamoyos então….
Podem ser muito divertidos sim.

Erlon Radl
Erlon Radl
16 anos atrás

Apenas para complementar: A Copa Fusca é equipada com motor AP 1.6 à Alcool e injeção eletrônica multipoint.
Os freios são a disco nas 4 rodas.

REBITE pOp
REBITE pOp
16 anos atrás

O cara que poe uma Fuca pra correr …na era dos multiprocessadores multiponto e toca fita TKR ops! …e o cacete a quatro, nao pode ser um cara ruim houhouhou…

SPEED RACER
SPEED RACER
16 anos atrás

Prezado Raphael, na boa, presumo que você nunca participou de corrida alguma, ainda mais por nossas bandas.
Quando escrevo apoio é porque faz vários anos que a FAUGO não cria e muito menos planeja categoria alguma, quando você chega com um projeto pronto acaba sendo desprezado (ciúmes) e muito menos apoiado. Ora, apoio não é bancar a categoria mas usar no mínimo seu suposto prestígio para apoiá-la, por exemplo, reduzir preços das inscrições e carteiras, usar seu “prestígio” junto a mídia, participar das reuniões dos pilotos e ouvir suas reivindicações, enfim, coisas que uma Federação tem a obrigação de fazer conforme seu estatuto (Na boa, você já leu algum?). O que acontece em Goiás não é diferente do Brasil, a quantidade de pilotos cresce em função dos Rallyes de regularidade que na verdade são patrocinados por grandes empresas, mas onde estão os Karts, fórmulas e as categorias Turismo? Porque os Presidentes de federações não saem de seus cargos?Aqui mesmo a dinastia é longa, dizem que não entra dinheiro, mas porque então não sai e entrega o cargo? Por amor ao esporte? Quantos presidentes se quer sentaram em um carrinho de rolimã?
Se a resposta não foi suficiente, favor mandar-me novo post.
Abraços de um apaixonado e abnegado pelo automobilismo.

Raphael de SSA
Raphael de SSA
16 anos atrás

Prezado Speed Racer,

Vc. poderia explicar melhor como Federação Local acabou com a categoria.
Veja só, concordo que falta de apoio atrapalha, porém colocar sempre a culpa em terceiros é uma mania nossa!!!!!!!

SPEED RACER
SPEED RACER
16 anos atrás

Fui um dos criadores da SPEEDFUSCA aqui em Goiânia (2002/2003), só que corríamos com motor AP 1.8 álcool, apenas com cabeçote rebaixado, escape dimensionado e leve trabalho no carburador Solex, chegamos a 125 cavalos de potência máxima, o fusquinha chegava na reta final a quase 190 KM/h (com pneus 186/70 – 14), pra parar o carro era um Deus nos acuda, fizemos algumas corridas com os carros de marcas de Brasília que andavam com Weber e 140cv, demos canseira quando estava no seco, quando chovia então era um pega maravilhoso. Agora adivinhem porque a categoria não pegou? Isso mesmo….a nossa gloriosa federação, que só aparecia e aparece pra receber. Falta de apoio e autódromo capenga foi fundamental para a categoria acabar, tínhamos 10 fuscas e outros em montagem….acabou tudo!!! Gomes como faço para mandar fotos?

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Tony,
nós daqui só podemos por enquanto é torcer para que o complexo de Piracicaba continue crescendo, e a nova pista fique de acordo, como foi noticiado aqui.

Daí para um circuito, é meio caminho andado.
E a cidade e autoridades percebem que vale mais a pena investir em turismo e pode-se evoluir no assunto.

Tony Bonfato
Tony Bonfato
16 anos atrás

O trabalho que a APPA/RS vem fazendo não é de hoje não. Há muito tempo eles estão, praticamente, reestruturando o automobilismo gaúcho. O crescimento dos campeonatos dessa associação tem aparecido a olhos vistos!! Muita dedicação e muito suor.

Acredito que hoje, o automobilismo gaúcho é o melhor estruturado no Brasil, em termos regionais, além de guardar a alma daquele verdadeiro automobilismo, com mobilização de fãs e famílias para acompanhar as corridas (e comer churrasco, é claro), também em provas de longa duração como a tradicional 12 Horas de Tarumã, que terá mais uma edição esse ano!

Eles estão de parabéns, enquanto nós aqui de SP……….. sequer temos um autódromo para substituir Interlagos, quando fecha…..

Ô vexame……

Ponto para os gaúchos!!

Angelo Gomes
Angelo Gomes
16 anos atrás

Corrigindo o que falaram, em Londrina é motor a vento ainda. No RS é mesmo motores AP.

Erlon Radl
Erlon Radl
16 anos atrás

Caro Alexandre Ozorio:
Eu sou responsável pela parte de divulgação da APPA/RS. Houve a separação dos Fuscas do Marcas devido ao grande crescimento da categoria Marcas. Ficaria impraticavel e perigoso os 45 carros no grid (Em tarumã foram 13 fuscas e 32 marcas). E em guaporé tivemos 17 carros na Endurance, 27 no Marcas, 12 Formulas 1.6 e 10 Fuscas. Para Tarumã na proxima etapa o Grid do MArcas chega à 35, os Fuscas chegam a 15 carros.

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
16 anos atrás

Creio que no sul eles correm com os fuscas com motor AP, assim como fazem também em Londrina, e também faziam em Campo Grande. Os puristas que me desculpem, mas o AP tem a grande vantagem de…. custar mais barato. Quebra menos.
Por que não reativar a Speed 1600 em Sao Paulo com fuscas AP? Pq não permitir que fuscas AP andem na superclassic? (sei, sei… sou suspeito para falar…).

fernando carvalho
fernando carvalho
16 anos atrás

É , parece que os ” Pinicos Atômicos “, como eram chamados os fusquetas (Ressalva: na divisão 3 !!!! E tome Ingo & Guaraná !!!!) estão voltando !!!!! Parabens a “tchurma “lá de Guaporé . (P.S: “Cêis nun ké “levar um DKW , quase novo , pouco rodado , que foi dirigido por uma velhinha somente aos finais de semana , lá em baurú , prá participar não ???

Marcelo Dias
Marcelo Dias
16 anos atrás

É Jef, tem razão…

O primeiro carro seu, o meu, e de praticamente TODOS os brasileiros que tem entre 35 e 60 anos…

O meu era um 1500 branco 1972…

Tenho saudades dele!!!

André Buriti
16 anos atrás

Aqui no Rio chegamos a lançar a categoria, o máximo que conseguimos foram seis carros, mas a relação custo-benefício era muito boa, gastávamos a metade do que um Gol ou Voyage gasatria para correr.
Se não fosse o problema das obras no autódromo hj teríamos uns 15, 20 carros correndo tranquilamente.
O tempos de volta não eram ruins, lembro que o melhor Fusca virava um 2´27´´ no circuito grande de 4900 mts, enquanto os carros de tração dianteira viravam 2´25´´, com mais acerto andáríamos junto com eles.
Um vez colocamos um motor mexido, com comando 300º, o carro andou muito rápido, atropelando todo mundo no retão, pena que o motor teve problemas de lubrificação e teve que ser encostado para não quebrar definitivamente.
Como carro de corrida é uma excelente escola, tração e motor traseiros fazem um conjunto muito eficiente nas curvas. Palavra de quem andava atrás dos Fuscas no circuito, teve muita gente que rodou tentando acompanhar os besourinhos na Sul.

Jef
Jef
16 anos atrás

Adoro Fusca.
Foi meu 1º. carro, como deve ter sido de muitos outros aqui. O meu era azul calcinha 74 motor 1.300.

Que saudades!

Tô pensando seriamente em comprar outro.

Blabla
Blabla
16 anos atrás

UAHUAHUAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAUH issu ai é uma corrida!?!?!?!?!?!?!?!?

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
16 anos atrás

Ano passado esta categoria estava correndo junto com a categoria Marcas e Pilotos (Fiesta, Corsa, Celta, Gol, Uno…). As duas categorias juntas colocavam 30 carros no grid. E com bastante equílibrio entre Fuscas e os outros. Não sei porque separaram. Acho que perdem a força assim. Não saio de casa para ver corrida com apenas 10 carros no grid!!! Com 30 estava muito legal, valia a pena levar o isopor e a churrasqueira para Tarumã, Guaporé ou Santa Cruz do Sul (é cariocas, sintam inveja! Os gaúchos têm 3 autódromos e várias categorias, vocês t~em apenas “meio” autódromo).

Carlos Maciel
Carlos Maciel
16 anos atrás

Correção Flávio,
10 Fuscas no Grid não é um começo não. Nossa Copa Fusca, antiga Speed 1600, era o fenômeno de crescimento nos últimos 10 anos. Quando meu pai corria por meados dos anos 90, largavam uma média de 30 em Tarumã (capital) e no mínimo 25 em Guaporé (interior).

Em 2003 participei da 2ª etapa do campeonato da Copa Fusca, em Guaporé mesmo, onde largaram 21 carros.

10 carros no Grid não é começo não meu amigo, é o fim, triste fim da categoria de mais simpatia do automobilismo Gaúcho.

Abraços a todos

Thi@go Pereira
Thi@go Pereira
16 anos atrás

Quando era criança eu ia seguido para Guaporé, toda a minha família por parte de pai morava lá. Me lembro que vi um destes fusquinhas de perto. Estas corridas eram muito comuns a 15 anos atrás. Faz anos que não vou a este autódromo. Me lembro que em fim de semana de corrida agente ia de manhã ao autódromo e só voltava a noite. Ficávamos o dia todo comendo churrasco, era de mais!!!

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Olha só, dez fuscas e mais um Chevete,um 147,um Passat,um Polara etc… e pronto ,uma classic lá no Sul, falta pouco,é só abrir o leque.

wrnicius
wrnicius
16 anos atrás

Enquanto isso los hermanos……..