Galvão na Bandeirantes
SÃO PAULO (sim, existiu) – Thiago Sabino nos oferece esta raridade televisiva. Um compacto do GP da Argentina de 1980, ano em que a Globo deu um pé na F-1 e a Bandeirantes (Bandeirantes, não essa coisa ridícula de “Band”) assumiu as transmissões.
E quem narrava? Ele mesmo, Galvão Bueno, com comentários do Giu Ferreira e reportagens de Álvaro José. Aí o Piquet foi vice-campeão, a Globo foi atrás e pegou a F-1 de novo em 1981.
Aahhhh ta explicado…
Valeu ai tatu!
Thiago. Esses carros tinham tanto efeito-solo, que algumas equipes dispensavam a asa dianteira ou usavam com o mínimo de inclinação.
Como os brasileiros na F1 estavam uma draga desde a ida de Emerson para a Fittipaldi, a Globo não viu mais futuro na F1 e abriu mão para a Bandeirantes. Não contava porém com a evolução muito rápida de Nelson Piquet, que de coadjuvante em 79 passou a vice campeão em 80. Quando viu que o telespectador voltou a acompanhar as transmissões, foi lá, comprou os direitos para o campeonato de 81 e nunca mais largou o osso, pois nunca se sabe quando surgirá um novo Lucas di Grassi.
As largadas nessa época eram engraçadas. Zona total. Um monte de carro desalinhado, gente queimando a largada, carros em movimento…
O Álvaro José, na fase atual de comentarista de jogos olimpícos, está o maior mala da televisão brasileira.
De Ja vu ?
Isso já saiu aqui
Valeu Flavio! Ontem não tinha muito o que fazer, cheguei de vôo e fui procurar umas coisas no YT e achei isso ai. Alguns pitacos da minha parte:
-Gostei do slogan ( aqui começa o automobilismo dos anos 80) do Solera..
-Outra: ( Observações de caráter eminentemente Tecnico, se referindo ao Giu Ferreira)
-Piquet com sua proverbial simpatia, e alvaro josé brigado com o barbeiro. Alias o piquet tá a cara da Gretchen…..ehehehehe
-Meca da Brabham dando umas bicas no pneu traseiro a hora que ele sai dos boxes…
-Como essa Brabham era bonita. Carro unico da F-1 moderna sem asa dianteira que é lindo
-Alinhamento dos carros na largada….notem
-Competitividade à toda prova, os ponteiros andam junto o tempo todo…
-Pista muito muito estreita na reta que antecede a chicane.
-Piquet saindo do vácuo do Laffitte, reparem o tanto que o BT está fora do solo e o tanto que a suspensão trabalha…
-Pega Piquet X Reutemann sensacional. Mais uma vez a BT esta alta demais em relação ao solo… Queria saber de onde havia downforce para a parte dianteira do carro…
-O Gilles passou reto…muito muito muito estranho…..e realmente ele saiu muito muito facil do carro….
Bons tempos de F-1…..
Austria
entrem neste aqui GP da Autria 1980 bela narração de galvão bueno.
http://br.youtube.com/watch?v=rdOlp3mxYbU
Atitude louvável dele a de ontem a do Galvão falando para as autoridades não esquecerem de refazer o autódromo depois do PAN
A Globo poderia ter pego apenas 1, ou a F1 ou o GB.
Vocês viram como foi ontem, sem a matraca no ar?
No ano seguinte o piquet foi campeão com o Luciano do Valle narrando.
É verdade gente…
Se o cara efetivamente tava a 220km/h, o Kubica tava a 400… hehehe… Mas acho mesmo que para a epoca, aquilo era o mais seguro… Agora, o que me espanta é a rapidez com que ele sai do carro… acho que nem tava amarrado no carro…
E o Piquet, hein? Voces perceberam a simpatia e paciencia com o Alvaro José? Sensacional… hehehe
Mas realmente é sensacioanl ver este tipo de matéria… por bem ou mal, agente ve como as coisas evoluiram….
Tem o Fernando Solera, também (“o grande larga” é engraçado). E é claro que isso não deu certo, imagina o Galvão dividindo transmissão com alguém e ainda aparecendo em segundo nos créditos.
Se aquele carro tava a 220km/h como falaram, o do Kubica tava a 400.
Na batida do Gilles ouve-se o comentário sobre a Alta Segurança atual dos carros de F1, que cruel 2 anos depois o cara perde a vida num vôo sem volta.
Túúúúúdo a vêêê….