Piquetmania

SÃO PAULO (então vai) – É Piquet na coluna do Brandão, Piquet na coluna do Lua… Este blog vive uma Piquetmania! E nosso posto avançado nas ruínas de Roma, Marcvs Avrelivs, mandou a foto de um carro que pouca gente lembra que Nelson dirigiu.

Aí está o Ensign-Ford N178 sendo guiado pelo tricampeão no GP da Alemanha de 1978. Que veio a ser sua estréia na F-1.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mattos
Mattos
16 anos atrás

É realmente uma pena q depois de 87 o Piquet tenha pego somente carros ruins. Isso dá margens para os menos conhecedores, ou espectadores pós 87 venham fazer comparações chulas e digam aqui que ele perderia para o Prost, que foi nada mais nada menos que um piloto seguro, constante, e bom aproveitador de oportunidades, além de sortudo!
O Piquet mesmo já afirmou q não iria para a McLaren em 88, pois não trabalharia com o Ron Dennis de jeito nenhum… Ele não é um cara q corria atrás dos melhores carros para vencer. Foi um vencedor em todos quesitos, extremamente inteligente, estratégico, um piloto como poucos na história. Infelizmente o que a imprensa diz se torna verdade pública, e o Nelson nunca foi de moldar palavras, nem fazer uma imagem de santo. Ele é o q ele é… Autêntico, como poucos são.

Decio
Decio
16 anos atrás

Pena que sua carreira tenha entrado em decadência apos o terceiro título.
Ficou relegado a carros ruins

Marcos Andre
Marcos Andre
16 anos atrás

Grande Piquet , O melhor piloto brasileiro vivo e um dos dez melhores do mundo.

mario mala
mario mala
16 anos atrás

Ei pentelhos!!! demora um pouco para um pais ter dois pilotos tao admiraveis, cada um com seus defeitos , mas absolutamente fantasticos pilotos! o problema nao sao os pilotos, mas os torcedores de PILOTOrarará… isso é coisa de boleiro, voltem pro futebol meninasrarará…

Julio Cesar Manfredi
Julio Cesar Manfredi
16 anos atrás

Eis o maior piloto de fórmula 1 que o nosso país já teve. Pra quem entende de automobilismo e analisa os carros e as equipes que o Piquet correu e o que ele fez com esses carros conclui que ele foi o maior. De Brabham venceu Renault, Williams, Ferrari e Ligier (que na época era uma equipe de ponta) e na Williams venceu o Mansell que tinha o melhor carro dentro da equipe. Isso fora as inovações e malandragens trazidas por ele para a fórmula 1. Salve o nosso primeiro tricampeão mundial.

walter
walter
16 anos atrás

Assino em baixo do que disse o Mozart.
Que privilégio o nosso, de ter torcido por essas feras todas.

Uncle Bernie
Uncle Bernie
16 anos atrás

que foi uma grande besteira que o Piquet fez em trocar a Williams pela Lotus isso foi, mas o próprio diz que nunca ganhou tanto dinheiro na F1 quanto nos dois anos que ele guiou pela Lotus…

Mas vou dizer uma coisa, queria ter visto ele guiando pela Ferrari, tenho certeza que ia ser o máximo

R/T
R/T
16 anos atrás

E o poodle dele se chama Schumacher !!! Esse Piquet, não existe, fera, personalidade pura (lembram se do “Suruba” que acabou virando “Pilar Rossi” ? )

tatú
tatú
16 anos atrás

Uncle Bernie. Pelo que me lembro, a Honda iria para a equipe que o Piquet e o Senna escolhessem. Nesse caso quem ficaria orfã do motor Honda seria a Lótus. Foi a maior besteira que o Nelson Piquet fez. Deveria ter ido pra Mclaren. Eu acreditava muito mais nele que no Prost.

Mozart
Mozart
16 anos atrás

Realmente eu não consigo entender esta rivalidade besta entre admiradores, desse ou daquele piloto, aqui no blig do Gomes.
Acompanho F-1 desde a época antiga ( Clark, Hill, Hulme etc…)
Eu que já dei 55 voltas em torno do Sol, já ví de tudo.
Quando Emerson foi correr na Europa, e abriu o caminho, aquilo já era o máximo, a gente só ia saber da corrida mesmo, quando saía a Quatro Rodas.
E aquela alegria imensa com o primeiro e depois com o segundo título.
Quando Emerson montou sua equipe e saíu da briga pelas vitórias, apareceu o grande Piquet que aliou rapidez e técnica, como um grande professor. ( Lembro da corrida decisiva, quando foi bicampeão em 83 na Africa do Sul, eu e uns amigos organizamos um churrasco, para a possível comemoração, era um sábado de manhã, e assim que terminou a prova e o campeonato já garantido a festa foi até a noite ).
A ascensão de Senna, coincidiu com Piquet já quase fora das disputas, e Senna foi um legítimo sucessor de Emerson e Piquet, nos dando tanta alegria também.
Em suma, fui grande fã e torcedor dos três, a ponto de ter posters.
Bom … é isso.

Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Eis o vivo exemplo de um piloto que venceu superando adversidades, nunca teve o melhor carro em mãos e quando isto aconteceu, enfrentou uma situação dentro da própria equipe que só um piloto com seu temperamento, argúcia tática, velocidade (sim, ele era rápido!) e malandragem poderia contornar. Piquet merece sempre ser lembrado, qualquer que seja a situação, data, circunstância ou momento. Para que os “torcedores” se lembrem que antes de um outro tricampeão, existiu Nelson Piquet Souto Maior.
Viva o vivo Piquet!

Rogério Alvarenga
Rogério Alvarenga
16 anos atrás

Valeu Christian.
Abração

Christian S
Christian S
16 anos atrás

Rogério Alvarenga
Enviei os links para seu e-mail para não detonar a páginha de comentários do blog aparecerá Christian-Mutatis Multimídia

Madrugada
Madrugada
16 anos atrás

Sou fã do cara desde os tempos que se escrevia PIKET

Luiz Carlos
Luiz Carlos
16 anos atrás

Que venha a Piquetmania, os adoradores do automobilismo vão agradecer.
O Nelson é exemplo vivo de pilotos que não existem mais, são os abnegados, exímios no acerto de seus carros conhecedores de mecânica, mexem e fuçam na máquina até a exaustão. Pilotos que criam uma autêntica simbiose com engenheiros, técnicos e mecânicos, e motivam a equipe. Ele era conhecido também pelas suas descontraídas e às vezes até perigosas, brincadeiras com seus colegas e sua equipe. Que o digam o Lua e Toninho de Souza. Mas, acima de tudo um piloto que nunca pegou moleza, suou para conseguir seu espaço, ele deixou sua marca registrada no universo da velocidade.
De grande personalidade, é sincero e não tem papas na língua, era e ainda é, avesso a badalações, não gosta de falar sobre automobilismo com quem não entende nada, por isso mesmo um certo baba ovo falastrão de uma certa emissora nunca se deu bem com ele.
Que venham histórias do Nelson Piquet, o magnífico.

Rogério Alvarenga
Rogério Alvarenga
16 anos atrás

Amigos
Onde posso acessar a coluna do Lua e do Brandão, para ler as colunas?
Abraços

Kirk
Kirk
16 anos atrás

Valeu Caca – voce esta certissimo sobre a McLaren 28. Acho que to ficando velho e misturando as coisas. hehe.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
16 anos atrás

Esse é o Brandão, é dificil parar para ler alguma coisa, mau da minha gereção, mas suas colunas são muito boas de se ler, mais uma vez parabéns!

Fabiano
Fabiano
16 anos atrás

Quem quiser montar um modelo em papel (isto mesmo, papel) deste carro pode conseguir uma cópia fre neste endereço http://www.metmania.com/dlf1/petit/pxtop4.html

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Uncle Bernie,
Aguarde a coluna “Dança das cadeiras” que estou terminando.
De gente que viveu em um dos bastidores das negociações de 1987.
Vale o que a imprensa noticiou. Mas a história é um pouco diferente.
Aguarde.
Já havia começado a era dos contratos do tamanho de uma bíblia.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

SE minha avó não tivesse morrido ela estaria viva até hoje. Alguém já disse uma vez que o SE não joga.

Não entendo esse pessoal que não consegue torcer por mais de um piloto ao mesmo tempo. Eu, que já não sou tão novo assim, torci para o Emerson e quando veio o Piquet, torcia para ele também. A mesma coisa aconteceu quando veio o Senna e por aí vai.

GTo
GTo
16 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, ao vivo, direto de 1078, para mais uma empolgante luta entre as Viúvas do Senna contra as Noivinhas do Piquet!

Depois de algum tempo sem darem o ar da graça, eis que surgem novamente, com todas as suas neuras de gente que não sabe admirar um esporte sem puxar a sardinha para determinado lado…. lamentável.

Tal comportamento provocou a ira dos criadores de outro glorioso site, o GPTotal, que foram obrigados a censurar alguns posts.

Por essas e por outras, assisto F1 torcendo para ter ousadas ULTRAPASSAGENS, para CHOVER na hora da largada e depois parar, e depois chover de novo, para ter alguns ACIDENTES (sem hipocrisia, galera…), para o MELHOR ganhar, para que EU possa me divertir nos domigos de manhã ou nas madrugadas de sábado com uma BOA CORRIDA DE CARROS.

Piquet, Senna ou Emerson? O único piloto pra quem eu torci de verdade foi o Zanardi.

Esse sim, tem CORAGEM no nome.

wilson rogério carpi
wilson rogério carpi
16 anos atrás

Bom moçada….

Os brasileiros sempre se destacaram na F-1, quer fosse com Emerson Fittipaldi (o 1º Campeão) com Wilson Fittipaldi (o 1º contrutor de F-1 fora da europa) José Carlos Pace (o Moco), Nelson Piquet (Irreverente), Senna (Fez um ótimo trabalho na F-1, pq ninguém é campeão por acaso).

Mas falando de Piquet, a primeira vez q ele foi testar um F-1 (Mc Laren M23 da Bob Sparchot) ele achava q era o bicho. Na primeira volta ele disse: Tô em casa, isso é igual a um Kart.

Mais uma de Piquet (de uma revista 4 rodas de nov/1990): GP da Inglaterra, Silverstone 1979.
Piquet já tinha uma posição melhor q Niki Lauda (seu companheiro de equipe) mas não estava contente com o lugar do carro no grid.
Diz a lenda q ele pediu ao Gordon Murray pra tirar as 3ªs. Marchas.
Gordon questionou: quebrou?
Piquet: não, mas tira.
Após discuções, tiraram as marchas.
Piquet saiu e fez um temporal,
Na volta, gordon ficou estático ao lado do carro esperando o piloto sair, e comentou: que o carro fica mais leve eu sei, que vc nao usa essas marchas eu sei, mas não sei como vc conseguiu sair parado do boxes em quarta.
Piquet respondeu: isso foi a primeira coisa que eu testei ontem.

Se não é verdade, pelo menos lenda virou.
Está na revista 4 Rodas (nov/1990) que tem uma Mercedes 190E na capa.

Pessoalmente, eu nunca ví tanto espaço dedicado à Nelson Piquet em uma reportagem.

Uncle Bernie
Uncle Bernie
16 anos atrás

Ron Dennis jura de pés juntos até hoje que JAMAIS ofereceu um contrato para o Piquet em 88.

Agora, se quer saber… Se o Piquet tivesse ido pra McLaren em 88, o Senna teria ido pra Williams que não perderia o motor Honda, ou vocês acham que a japonesada teria deixado o Senna?

E além de não sairem da Williams, também não teriam saído da Lotus e a McLaren correria de Ford ou Judd em 88.

Talvez até pegasse os Renault em 89 (o que fez a Williams) e a história poderia ter sido bem diferente…

No entanto todos sabemos que o SE NÃO EXISTE!!!!

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Bicho, como tem gente CHATA que não perde a oportunidade de espetar o Ayrton…..
O post é do piquet , falando dele lá em 78, época que o ayrton ainda tava no kart, etc e tal, e aí os bonitões aqui não perdem a oportunidade de infamar essa rivalidade idiota entre os admiradores do senna X admiradores do piquet……
Quem está nos extremos é arauto da babaquice. A virtude está no meio, como dizia antigo provérbio latino.

Respeito o mesmo tanto todo o conjunto da obra do Ayrton e do Piquet. Pronto bicho, chega! Deu no saco! Nota-se a diferença entre as gerações, que curiosamente não se vê por aí nenhum admirador do Emerson com essa sanha toda de provar que ele era melhor do que os outros……

Pê que Pê viu…

Dú
16 anos atrás

Nélson e Ron Dennis? O Piquet tava de saco cheio da coisa, da coisa de negociar. Pilotar ainda na F1 curtia, até quando de sua última temporada, quando teve senão a sua maior vitória e mais antológica. Apesar que sua maior vitória foi quando do pancão em Indy, de ser um cara respeitado no empresarial, de continuar raramente nos fomentando com suas tiradas, mas acima de tudo um cara que respeita o Émerson e acredito fielmente que sente muito pelo Ayrton. Legal o Lua aqui, legal a moçada curtir o espaço Piquet, e mais legal ainda, o Grande Prêmio pelo que o Flavio viveu na época Ayrton, estar se consolidando como o maior site de esporte a motor.

Eros Cavalero
Eros Cavalero
16 anos atrás

Piquet na McLaren em 88? Respeito a opinião alheia, mas acho q perderia pro Prost.

R/T
R/T
16 anos atrás

Já que imaginar e sonhar não custa nada, Piquet na Mclaren em 1988 teria sido espetacular, e pois é, quem teria sido Ayrton ? Será que a 100T teria existido da forma que existiu ? Teria ele 3 titulos ? Não, ele teria 1 titulo, e Nelson uns 5 ou 6

Joe
Joe
16 anos atrás

Gosto muito do Piquet e gosto muito do Senna.Não tenho problema quanto a isso,ao contrário de muitos aqui.

cruz
cruz
16 anos atrás

Ave Nelson!!

Ibá
Ibá
16 anos atrás

Há algum tempo atrás comentei sobre o fato de que houve um convite do Ron Dennis para o Piquet ir para a MacLaren em 88. Só não deu certo porque o Nelson não concordou com a quantidade de dias que teria que dedicar ao merchandising… era Mestre em pilotagem e mecânica, mas não tinha o dom de ator (como o outro). Se tivesse ido para a MacLaren, quem seria Senna? Num exercício de imaginação: quando chegasse ao primeiro título, Nelson já estaria aposentado com quatro ou cinco campeonatos na mão.
Foi o menos político e o último dos grandes pilotos de uma F-1 que valorizava o homem acima da eletrônica. Valeu campeão.

jorge lima
jorge lima
16 anos atrás

Se o piquet assina com o Ron Denis em 88, adeus Senna.

Caca
Caca
16 anos atrás

Kirk, #28 era a McLaren da BS Fabrications, onde ele correu por 3 GPs depois desse.

De Ensign, foi só Alemanha 78.

Kirk
Kirk
16 anos atrás

Mais um fa do Piquet mania – quanto mais estorias melhor! Esse carro podia ser lento, chumbado, mas ate que era bonito. Ele so correu na Ensign com o no. 22? Achava que tinha visto foto do Nelsao com o 28 tambem… ou entao sonhei. :-)

Dú
16 anos atrás

Reginaldo, fazia colegial no Objetivo da Paulista, turminha básica. Rubens Tripólli, Maurizio Sala com sua hondinha cb 125 já decorada de azul em dois tons. E o Ernest Pereny fazia kart com o Irmão. Gêmeos idênticos, tanto que nem sei se o Di Genio matou a charada ou o Élcio do interlagos motor club. Só sei que matavamos aula e íamos assentar pneus com os parrilla e komet. Daí o Pereny foi pra Vê qdo. o Nélson estava na Super pela Gledson. A determinação do Nélson era algo anormal para a época, quando disputava com Troncon e Lameirão. Mas tinha um menino que vinha no kartódromo com o chofer de merça. Falavam que atravessava sampa, de santana até a jangadeiro. Para nós éra uma loucura, imagina quanto tempo demorava. Onde está o motorista que levava o Ayrton?

João Girão
João Girão
16 anos atrás

O maior de todos,mas para mim o melhor de tudo e ver o mané do Galvão não ter autoridade moral em matéria de automobilismo fazer qualquer comentário a respeito dele. PIQUET “FOREVER”.

josè
josè
16 anos atrás

Enquanto os pilotos bonitões da época(década de setenta)chegavam ao sul do mundo de avião de linha e particulares para correr de super vê,o Piquet chegava de kombi,montava o carro,corria e normalmente ganhava.
O único “defeito” do Piquet era a sua mania de falar a verdade,chegou na F1 fez grandes amigos,uma legião de admiradores e alguns inimigos.
Acho estranho que tenha gente que não goste do Nelson,afinal ele é tri campeão assim como foi o Senna.
Mas tem pessoas assim que gostam dos balujadores,dos que pensam 10 vezes antes de falar dos que lutam com o carro que não presta e conseguem ser campeoes mundiais,que veem JESUS em uma curva etc..
Piquet não,ele gostava era de acelerar e de acertar carros como ninguem,vencer e ir para casa sem maiores comemorações ,sem rede globo,sem galvão e outros puxa-sacos oportunistas.
Claro que os tempos são outros e talvez piores,por isso esse verdadeiro culto a esses pilotos ,,,,a essas pessoas que ~botavam o pé na táboa e não reclamavam,que eram pessoas normais em um esporte nem tão normal,não eram robos apertando botões e acelerando aceleradores sem curso.
Não me surpreende que as pessoas gostem do Piquet,do Gilles,do Emerson,do Lauda e tantos outros ,num mundo de celebridades instantaneas só os melhores são lembrados.

EdisPj
EdisPj
16 anos atrás

Sempre fui e serei fã de carteirinha do Piquet, alias, quando comecei a assistir a fórmula um ele estava começando a incomodar os então poderosos, sendo vice-campeão, em 80, dai em diante, entrou pra história, com seu estilo único e suas táticas pouco usuais, que depois viraram escola. Pra mim, o melhor… Ave Nelson!!!

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

O Dú..para de falar no livro que tô com coceira pô.
Dizer o que desse maluco beleza que metia o pau até no hotel Aeroporto (na frente de Congonhas) pq dizia que ali, as pulgas chutavam o carinha pro chão…Tempos duro$ aqueles.
Hj se diverte, alias, continua se divertindo.
Show de cara, show de piloto,
Que sorte a nossa.
Emerson, Nelson e o Airton.
Nunca mais…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Esse sim, ganhava sem ter o melhor carro, ao contrário de um outro piloto brasileiro que tem mais lenda do que a Bíblia inteira…

Paulo Uzêda
Paulo Uzêda
16 anos atrás

Grandissimo Nelson,

Gostei da Piquet mania , sou fá e gosto de rever os momentos aqui no blog.

Valeu

Antônio
Antônio
16 anos atrás

Grande Nelson. O olhar por trás da viseira diz tudo, a gana de vencer estão bem claras ali.
Bela homenagem ao nosso grande tri-campeão.

Dú
16 anos atrás

Somos maduros, passamos da nóia da mídia e curtimos automobilismo. Grande Nélson, Eterno Ayrton e Émerson o Grande. Mas que o Reginaldo vai surtar com o livro na mão vai! Esta foto cheira gasolina, cheira pneu queimado e tem nos olhos do piloto a determinação de vencer a próxima curva. Como num post da Alessandra sobre o Sr. Rubens, ano atrás numa coluna no GP. Piloto tem de prender a respiração, mirar e acelerar. O Netinho que anda de Stock, que venceu em Daytona de TZ 250 falava, e o Alex confirma. Largou, acelera e desvia, nem olha para trás. Lá vem Londrina!

Ângelo Mello
Ângelo Mello
16 anos atrás

Eu vivo uma Piquetmania desde 1986, qdo comecei a acompanhar a F-1 regularmente.

roger
roger
16 anos atrás

Brandão…me refresca a memória (história do BMW cinza chumbo by Lua confirmando…)
Abraço

all80's
all80's
16 anos atrás

realmente ganhar de mansell na williams n e p qualquer um.ô flavio: bota a foto de piquet mandando uma rosca p senna em 86 na hungria.

Blog F1 Grand Prix
Blog F1 Grand Prix
16 anos atrás

Anos mais tarde o Piquet deu uma entrevista dizendo que esse carro era tão ruim, mas tão ruim que ele ficou torcendo para que quebrasse logo. A razão: o Nelsão não conseguia mais dirigí-lo; o carro era duro e pesado, quase não fazia curva. Ainda mais em Hockeinheim, onde todos andam com configurações aerodinâmicas baixas. Em pensar que três anos depois ele vencia a corrida nessa mesma pista e arrancava para o primeiro título dele, em 1981…

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Posso estar enganado, mas acho que ele usou este carrop também no GP da Itália, em Monza, quando deu pancão.
Ajudem-me.
Os neurônios do Matuza já não funcionam tão bem como antigamente.
Ainda mais no meio de uma auditoria fiscal!

roger
roger
16 anos atrás

Il viejo ‘trifodon’ 1
(não tenho um puto idolo que não este cara que EU vi fazendo e acontecendo!)
Estou ficando velho e saudoso!
Aliás o “s” Interlagos é se Souto o Maior !

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Piquet é Piquet, sou fã do cara!