Sessão Coruja

SÃO PAULO (um mar de saudades) – Não, não vá dormir sem ver este presentão do desaparecido Comendador Ceregatti. Um compacto do GP do Brasil de 1980, vitória de René Arnoux.

Vejam os barrancos de Interlagos. Aquele Interlagos.

Vejam as suspensões dos carros nas ondulações daquele Interlagos.

Vejam a Curva 1.

Vejam o povo vibrando.

Vejam as meninas gostosas vestidas com roupas da Coca-Cola no grid.

Vejam o trofeuzinho em forma de garrafa de Coca-Cola no pódio pequenininho.

Vejam os louros da vitória.

Vejam tudo, e digam se essa Lotus do De Angelis não era uma coisa…

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
flavioailon
flavioailon
16 anos atrás

Sensacional eese video. por isso vc flavio e o meu guru qdo o assunto e automobilismo.Essas imagens sao sensacionais em comparacao a f1, hoje,que todos nos gostamos mas o ambiente e um pe no saco, todo mundo vive de mal com avida.valeu a vc nos mostrar isso no seu blog.
um abraco .

Flavio

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Bendito Youtube, ele que garante essas recordações de tempos que não vivi, afinal, tinha apenas 4 anos quando dessa corrida…

É, acho que a cena do bombeiro em momento “dorme, filhinho” é a mais cômica… legal também o jogo de imagens, os closes nos pilotos, os carros pulando na reta com as ondulações… a largada me fez lembrar algumas etapas da Superclassic, quando vemos a largada do lado da pista e depois correr para o outro lado e assistir a corrida toda… e ver em ação gente que praticamente não vi, como Gilles, é sempre muito bom… e uma Interlagos que também praticamente não vi…

É claro que as coisas evoluem e é para isso que estamos nesse mundão velho sem porteira… mas é como disse o Guerra, para haver a “excelência” de hoje, é porque tivemos os “amadores” de ontem, assim como nessa época já se tinha evoluções diante dos primórdios… mas uma coisa é certa: não é à toa que os grandes nomes são lembrados desses tempos e não de hoje, quando basta apenas ter habilidade nos dedos e não no conjunto da obra… tempo que o cara tinha de ser bom para andar com essas máquinas, nesses circuitos e tal… hoje qualquer um faz, naquela época só os bons faziam…

Valeu pelo presente, mestre Cerega…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Discordo, Marcelim.
Não se trata de coisas mal-feitas.
Era o estado-da-arte da engenharia da época.
Eram os limites que a tecnologia de então permitiam.
O que é admirável de fato são as soluções encontradas em cada carro, as experiencias evoluindo passo a passo, as tentativas e erros sem o uso de computador, baseadas apenas no talento de pilotos e projetistas.
Era mal organizada, perigosa, meio amadora. Isso é visível.
Assim como era muitíssimo mais próxima do público, e infinitamente mais simpática.
Não sou contra a evolução da tecnogia embarcada, e nem poderia ser.
Sou Engenheiro e vivo de tecnologia. Como poucos, sou um sobrevivente.
Peço que olhe a história não sob a perspectiva de “Mal-Feito” e sim da “Tentativa e êrro”.
Se a gente pensar assim, as corridaças e pilotos e máquinas do pré-guerra são puro lixo… E não é nada disso.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Caro Edson, na época eu tinha nove anos e a Fórmula 1 parecia fascinante. O engraçado é que hoje eu baixo os vídeos, leio as estatísticas, começam a vir as memórias e percebo quanto era ridícula a categoria.

Acho que as pessoas deveriam fazer isso também, aí acaba essa fantasia nostalgica.

Sejamos realistas, a F-1 não é mais um espetáculo para o público comum, para curtir é necessário perceber as sutilezas atuais do esporte. Mas daí a achar que essa coisa amadorística e mal-organizada é uma maravilha é exaltar as coisas mal-feitas.

E de coisas mal-feitas, o nosso cotidiano já está cheio. Aprendamos a apreciar a perfeição, ora pois.

Edison Guerra
Edison Guerra
16 anos atrás

Marcelim,
Quanto amargor,meu camarada.Estive lá,e hoje aos 50 anos,consigo entender perfeitamente a evolução da categoria,no aspecto segurança.Hoje,ao vermos estas imagens,ficamos estarrecidos,porém em 1980 era o máximo.Também ficávamos espantados,quando víamos imagens de anos anteriores,onde nem sequer guard-rails haviam.A evolução tecnológica nunca para,mas os carros da época eram bem mais belos.
Abraço.

1GT
1GT
16 anos atrás

Vídeo bonito, nostálgico…mas foi aí nessa época que começou tudo o que vocês repudiam hoje…

Lucca Furquim
Lucca Furquim
16 anos atrás

Essa semana esse blog está fogo heinnn amigos!!!!! Ainda bem que não tenho problemas cardíacos..rsrsrrs…Valeu Comendatore!!!!!! Avante!!!

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Bravo ! Ceregatti!
Que video legal,com direito até a um close da barriga do Carlo Chitti no começo, que lindas eram as Alfas.
Que alegria do Chapmam no final, com o segundo lugar do De Angelis ,mas ficaria só nisso,a Lotus nunca mais seria a mesma.
Seria também a ultima boa temporada da Equipe Fittipaldi na F1 ,pelo menos peguei esta fase e torci muito pelo time, algo que os jovens de hoje provavelmente nunca saberão o que é ,uma pena!

Kathy Lima
Kathy Lima
16 anos atrás

Muito legal, uma Zona!!!
Nos dias atuais morreriam pelo menos metade do grid, as vadias no pódium não gostei, detestaria vê-las agarradas ao Kimi.
Ice Kiss

Speed Arosi
Speed Arosi
16 anos atrás

Sensacional …..não é necessário mais comentários

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Muito legal esse video, hilário o bombeiro dormindo… e os carros lindos, ultrapassagens…bons tempos!!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Quanto ao meu “desaparecimento…”
Como fornecedor de peças estampadas para as montadoras, ando cercado de carros por todos os lados.
Na VW, o projeto NF.
Na GM, os projetos Viva e 700…
Ando até o pescoço de trabalho, e no meu tempo livre 100% de dedicação ao projeto de um outro carro, esse sim muito rápido e revolucionário…
E mais não digo, pois ainda é cedo.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Ah, e essa Lotus parece um caminhão da Kenworth, na pintura e no design.

Ou então se parece com um torpedo com o piloto servindo de espoleta, hehehe

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Esse saudosismo todo é coisa de tiozinho intimidado pela ameaça do novo. Troquem suas patroas por menininhas de 20 que o saudosismo vai embora, hehehe

Só isso explica o fato de alguém ter saudade de uma corrida porcamente organizada em um circuito porco, com carros porcamente construídos competindo.

Não existia área de escape, só uma grama cheia de barrancos que faria um F-1 atual sair voando a mais de dois metros de altura.

O asfalto consegue ser pior que os das ruas, que faria um carro atual rodar em plena reta.

Os carros são tão mal construídos e acabados que parecem ter sido construídos na serralheria do seu João ou na chaparia do seu Zé.
Imaginemos a segurança de um calhambeque desses…

O público amontoa-se ao redor da pista, sem obedecer a qualquer critério de segurança ou risco.

O bandeirinha parece estar mais preocupado em espiar o carro parado do que em acenar a bandeira amarela, representando um risco enorme.

Aquele copersucar parado na contramão NO MEIO DA CURVA representaria uma tentativa de homicidio na velocidade em que os carros andam atualmente.

Aqueles guard-rails, capazes de degolar um piloto em caso de acidente não são admissíveis sequer em rodovias dignas de respeito atualmente, que dirá em um circuito de F-1?

Ah, e a cena da garota dependurada no piloto suscitaria reações furiosas das feministas atualmente.

Para completar o lado trash do vídeo, a musiquinha de sintetizador, só falta ser de um Yamaha DX-7, hahahaha

Nada mais 80’s trash, hehehehe. Realmente isso é digno de deixar Freud encucado…. ah, se eu fosse psicólogo!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

É pessoal…
Carros de verdade, pista de verdade, pilotos de verdade.
Emoções humanas verdadeiras e não pasteurizadas.
Outros tempos.
Pilotos conversando entre si e não enfiados nos boxes ou protegidos por assessores de imprensa.
Experimentem contar quantos sorrisos gratuitos, naturais aparecem nas imagens.
Metade do público que estava lá não pagou, inclusive eu. Em Interlagos, fui em todas, e só paguei a primeira prova, extra-oficial em 1972. Depois… Nunca mais.
Pena que só dá pra sons e imagens. Impossível transmitir a emoção de estar lá, ao vivo e em cores. O clima reinante em Interlagos era de festa, alegria e prazer, uma aura inesquecível.
E não é nostalgia, não.`
É fato.

Fernando Honda
Fernando Honda
16 anos atrás

Skol e automobilismo… Bela mistura, hein… Belo carro!!

Paulo Emilio
Paulo Emilio
16 anos atrás

Eu tive o privilégio de estar lá em 1980, na verdadeira pista de Interlagos.Após o GP fui para os boxes , passando por um buraco na cerca ( outros tempos heim ? ).Jamais me esquecerei da cara de raiva do Emerson Fittipaldi nos boxes , após a prova , claramente chateado com o resultado e principalmente pela forma como foi ultrapassado pelo Keke Rosberg , seu companheiro de equipe , no retão de Interlagos. Outra imagem inesquecível em Interlagos para mim foi ver o Clay Regazzoni conversando animadamente com seu chefe de equipe Morris Nun. Algumas semanas depois em Long Beach…….

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

A Lotus é bonita, mas eu gostava mais daquela Ferrari. Era diferente de todos os demais. Legal ver gente como o Chapman, quase tão simpático quanto o ron Denis.

Marcos Fioretti
Marcos Fioretti
16 anos atrás

Caramba…. que maravilha de lembranças…. a pista, os carros, o todo!!!!!!!
Parabens pelo arquivo!!!

Top Gear
Top Gear
16 anos atrás

Nossa, nenhuma asa, aerofólio carro, carro aerofólio, carro liso liso, e olha os pneus… ááááhhhh os pneus, áááhhhh me tirem daqui, quero voltar no tempo.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Velhos e belos tempos que não voltam mais, Tudo era muito diferente. Literalmente uma zona daquelas.
Melhor nem pensar que dá vontade de chorar de saudade.
Saudade da BOA!!!!.
Os que viveram esses tempos são privilegiados – eu inclusive –
Isso não nos pertence mais…

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Multidão dentro da pista na largada, Ferrari no barranco, menina coca-cola no pódio na maior pilha, vencedor aproveitando a onda e chegando junto mesmo, Chapman antes do seu retiro no Pantanal,desorganização total, parece até outra categoria se comparada aos dias atuais.

Essa Lotus aí não é aquela que foi proibida de correr não é mesmo ?

Foi a seguinte a qual acho ser o carro de F1 mais lindo de todos os tempos…belíssimos tempos…

RODRIGO RAS
RODRIGO RAS
16 anos atrás

MUITO LEGAL SÓ FALTA COLOCAR UM VÍDEO DO MUTILADO AUTÓDROMO DE JACAREPAGUÁ. QUE COMO INTERLAGOS, JAMAIS SERÁ O MESMO.

Caca
Caca
16 anos atrás

Esse video é parte do filme “pole-position”, que é a segunda parte do sanguinolento “Speed Fever” (Febre de Velocidade). Há tb uma 3a. parte, chamada “Turbo Time”. Os 3 são dos mesmos produtores, Fracassi e Morra, 2 italianos malucos apaixonados por corridas.

O filme foi dublado em cada país em que era exibido, mas o original em italiano é impagável. Essa aí é a versão em inglês, que foi exibida legendada nos cinemas (Speed fever apenas, as outras 3 parte sjamais passaram no Brasil).

Lembram de “Febre de velocidade”?

Paulo Souto
Paulo Souto
16 anos atrás

haha maior zona. o bombeiro dormindo é o retrato do Brasil. um monte de gente na pista correndo risco. e o Rene Arnoux que tinha mais cartaz que o Alain Prost e acabaou que não deu em nada. Bons tempos mas tempos perigosos.
Saudosismo é compreensível ,mas não era melhor e nem pior apenas diferente

xerox
xerox
16 anos atrás

Lindas imagens, corrida pra valer. Parecia uma coisa meio improvisada no autódromo, mas mostra o entusiasmo do público e dos pilotos, bem diferente de hoje. Até os louros da vitória dão um charme especial à corrida.
A imagem do bombeiro dormindo é ótima.

Pedro (Tatuapé)
Pedro (Tatuapé)
16 anos atrás

E o Colin Chapaman vibrando no final … parece o Ron Dennis?
O bombeiro dormindo é sensacional.
Mas o melhor são as gostosas do podium, naquele tempo tinha e rolava uns selinhos, pelo menos no podium, já depois …
E pra fechar, eu tava lá!!!

amaury
amaury
16 anos atrás

Nada como ser bacana e fazer parte da historia do GP brasil de F1. o ano era 1980, fazia desenho industrial no Mackenzie namorava as ´´mina´´e corria de kart! …vidinha danada! nesse GP de 80 trabalhei na sinalizaçao e aquela ´´mancha´´ branca com boné azul na curva um sou eu. como tenho certeza? era o unico cara trepado na mureta da UM naquele ponto. ficava com as bandeiras de oleo e atençao. hoje isso seria impensavel por um bandeirinha numa posiçao dessas… na minha frente passavam os caras meio flet, por traz passavam os carros que saiam dos boxes!!! passei a corrida com o radinho ligado na orelha, estourei os labios no sol mas tambem dei umas cacetadas como o churrasco nos boxes da skol e pra arrematar uma macaronada no box dos tomates voadores.

Tiago S.
Tiago S.
16 anos atrás

Putz isso sim que era F1 de verdade, pilotos pilotando e não clicando nos botões. Alias acaba de sair (1:30 da madruga) no site do grande premio a renault pintada com as cores do seu primeiro carro, que por sinal ficou muito melhor que a atual.

Dú
16 anos atrás

Mais que nunca o refrão: éramos felizes e não sabiamos………. O que é isso? Imagens e sons……

Chiquetto
Chiquetto
16 anos atrás

Prefiro algumas centenas de milhares de vezes a Lotus John Player Special, com certeza o Formula 1 mais bonito de todos os tempos.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Rapaz do céu, com certeza vou dormir mais feliz.

Quanto mais vejo essas imagens, mais eu eu fico desanimado com a F-1 atual.

Como os motores falavam alto e bonito não é não?!

Sem palavras…

Dudezi
Dudezi
16 anos atrás

O Fittipaldi não conseguia andar por causa do patrocínio. Ele via tudo redondo…redondo….redondo…

Adriano Silva
Adriano Silva
16 anos atrás

O cochilo do bombeiro é um momento hilário….parece que farreou a noite toda..:-P

Leandro Ferrarotto
Leandro Ferrarotto
16 anos atrás

Ué cade os apendices aerodinamicos???

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Essas ondulações deveriam ser terríveis pra esses carros, que de tanto efeito solo, nem de asa dianteira precisavam…
Outra coisa legal é ver o “Fittipaldi” (é muito estranho não chamar o Copersucar de Copersucar) patrocinado pela Skol

Francisco
Francisco
16 anos atrás

Essa Lotus Essex é dos carros mais lindos já projetados.

E não tem aquele monte de penduricalhos… gênios trabalhavam sem túnel de vento, e os seus carros passavam a milímetros dos guard-rails.

Um dia ainda arranjo uma máquina do tempo: vou ver o show no teto dos Beatles e um GP em Interlagos antigo.